Uso de retorno para sonorizar tudo.

biritonio

Member
Voltei ao forum com o seguinte questionamento.

Dá para usar apenas retornos para sonorizar um ambiente?
Somente para voz e playbacks.

Pois retornos costumam ser bem mais leves e baratos.

Claro que o som é direcionado para cima, mas... dá?

Quais são as outras diferenças em relação a um pa de frente?
 
dá sim amigo, retorno tbm e uma caixa acústica. agora para sonorizar um ambiente vai depender da quantidade e disposição em relação ao ambiente. eu tenho um pa grande e quando vou fazer pequenos eventos principalmente onde só tem voz uso somente meus retornos. claro que em pé fixado em um tripé e não deitado no chão.
 
biritônio;

Até que dá mas se vc é exigente em relação a qualidade do que se está ouvindo vai ter alguns problemas. Vai ser difícil definir um volume ( geral ) que atenda bem as necessidades dos músicos e do público, nem sempre o volume individual de cada voz e instrumento no retorno é o ideal para sua mix no P.A., normalmente a acústica do palco é mais complicada que a da nave logo a equalização utilizada para ele pode não ficar natural para o resto da igreja. Basicamente é isso que me ocorre.
Agora pode ser que vc esteja apenas querendo utilizar caixas que são normalmente utilizadas para monitoração, que normalmente são menores e mais leves,e utilizá-las no P.A.  Vc precisa atentar se a faixa de frequência em que ela opera vai te atender e tb o SPL. Acredito que seja mais comum utilizar caixas de P.A. como retorno, perceba que muitas já vem com inclinação específica para atender esta aplicação, do que o contrário.
Levando estas questões em consideração creio que nada impede que vc use uma caixa, seja para retorno ou para P.A. desde que que ela atenda as especificações de cada aplicação no ambiente a que se destinam.
 
A caixa de retorno é para ligar no master da mesa, sendo assim pode receber todas as equalizações de um pa normal.
Mas a caixa que eu quero não tem suporte de tripé e se for colocar em pé pode cair por ter uma base curta demais,
sendo assim a caixa ficaria deitada de lado no chão. Seria preciso fazer uma baita adaptação para colocar em tripé.
 
É a formula que encontrei na relação preço, potência e peso. Visto que a alta do dólar nos faz buscar alternativas no mercado nacional.
 
Tenho uma caixa pa de ótima qualidade mas é pesada e quero trocar por duas fraquinhas ou um retorno potente para futuramente tocar com um par de retornos ou mudar de idéia e fazer o que é certo. Manter o retorno e pegar um par de boas caixas futuramente.
 
biritonio;

Fiquei meio confuso. Mas com relação a fazer o que é certo, quem faz assim faz uma vez só. Quais são suas caixas de PA?
Quais as caixas de retorno que está pretendendo colocar no lugar delas?
Qual a área a ser sonorizada?
De qualquer forma acredito que as caixas no chão não vai ficar bom.
 
Muitas caixas de retorno já vem com o "copinho" para se colocar em pedestais e se usar como PA.
Agora tenha em mente que, os retornos são mias baratos porque não precisam de tanta potência e as vezes tem menos qualidade também. Evidente que existem retornos que são mais potentes que muito PA, mas estes se equivalem em preço a uma caixa comum.
O valor é exponencial ao benefício.
Então a resposta é, pode ser usado?
Sim, se usado da forma correta, em pedestais ou locais que proporcionem uma melhor propagação.
Em caso de dúvidas, leia: http://www.somaovivo.org/artigos/a-lei-dos-inversos-dos-quadrados-e-o-audio/
 
Tenho apenas uma sky 700. Não comprei o par pq estava ainda
testando a caixa, mas já vi que o meu problema é ganhar portabilidade
e quero trocar por um retorno sky true da Studior.
É para sonorizar um quadrado de 20 metros com 5 metros de pé direito.
Pois se eu pegasse duas caixas Js121a de 150w corria o risco de estourar
os falantes pois já tive uma dessas e quando toquei frequencias de sub estourou o falante.
Mas esse retorno sky true tem protenção de picos, SPL de 131 e é leve, 16 kilos.
 
A Js121a desce até 80hz e não tem proteção contra picos e o retorno sky desce até 70hz com a diferença que
custa mais que o dobro da Js121a, mas tem proteção contra picos.
 
Pelo que entendi seu problema é portabilidade. ou seja, diminuir peso e dimensões.
Mas essa ideia de querer caixas DEDICADAS a uso somente como retorno (no caso True StudioR), para função de PA. Não acho melhor opção. PA tem que ser no pedestal, em pares, para distribuição do som o mais uniforme possível.

Não compraria um retorno DEDICADO para fazer função de PA no chão.
Compraria uma caixa PA convencional com o copinho na base e o corte (angulação no gabinete) para posição de retorno. 2x1.
A Art310 não te atenderia? Faz PA + monitor e é leve como uma pena.
 
Bem vá a fonte: http://www.studior.com.br/strue.html
A caixa não foi idealizada para ser usada como PA, logo não tem suportes nem preparação para isto, sendo assim você teria de adaptar para poder usá-la desta forma.

Não é nada recomendável!
 
O Sandro e o Eliabe já disseram tudo, por um lado confirmando que não vai ficar bom usar a Sky True como PA ( neste caso,a meu ver, qualquer adaptação vai ficar mais para gambiarra do que outra coisa ), lembrando que ela tb não vai atingir as frequências que vc quer mas isso nenhuma caixa de PA vai atingir, muito menos caixa pra monitor que é mais centrada nas frequências de voz. Por outro lado fornecendo uma opção que te atenderia em praticamente todas as necessidades ( leve, pequena e de custo equivalente ) e que, ainda que não dispense o uso de um sub, provavelmente não vai te decepcionar nos graves ( as minhas já liguei baixo, teclado e bateria eletrônica, já microfonei o bumbo e enderecei pra ela, e a menina superou as expectativas - a Art 310a MKIII ).
 
Back
Topo