Vamos falar de SOM AO VIVO, acoplamento e sistemas

Don Ismah

Member
O título é curioso, mas é algo que venho tentando entender. E acho que me perdi nos conceitos... :confused:

Empilhar caixas sempre foi a saída mais fácil para aumentar a pressão sonora - quem conhece a era Polyvox PM5000, sabe que não era um que empurrava um PA, então dobrar potência não é simples dentro de um certo limite.

Para que se tenha um acoplamento, é preciso que a distância máxima entre o centro dos transdutores, deva ser de metade do período/comprimento da freq de corte superior (frequência mais alta emitida pela caixa). Se cria assim ondas isofásicas, e uma certa diretividade (ao menos dentro da zona de Fresnel certo?).

Isso explica porque na época dos PM5000, das Vegas (eu não tive o prazer :() se usavam caixas separadas para as 3 ou 4 (ouço falar até de 5) vias. Pois assim se podia jogar com as distâncias, tendo um alinhamento horizontal (quase) perfeito. Já o vertical era desnecessário, já que as caixas de diferentes níveis, reproduziam regiões diferentes. Isso gera uma parede sonora (em referência ao "The Wall", do Grateful Dead), que realmente faz tremer paredes...

Mas a distância que desse alto SPL atinge é pouca. Dentro da zona de Fesnel, a queda é de -6dB cada vez que a distância dobra. Ou seja, mesmo que se chegue a 125dB em frente ao PA, a 2m serão só 119dB... a 32m 95dB...

Com eventos cada vez maiores, e a necessidade de jogar o som pra longe, surgiram as Line Arrays.
São arranjos de colunas, geralmente suspensas, com transdutores para cada região de freq alinhados verticalmente.

É sabido que Line Arrays (não vamos considerar "Láine Erreys", feitos a facão na garagem de casa) são o auge da engenharia acústica, e são também os sistemas mais utilizados, e mais erroneamente utilizados pelo que parece.

E assim melhora ainda mais a diretividade com quedas de apenas -3dB, aumentando a distância da zona de Fresnel. Isso se deve ao projeto da caixa ou o tipo de arranjo que gera isso?

Agudos soam por drives, que usam guias de onda, para evitar diferença de tempo entre vias, deveria usar um delay nos agudos?
A "conversão" dos médios, médio-graves (e graves em caso de sistema fly) em ondas isofásicas, se deve a que? E se existe, a dos graves e sub graves?
 
Back
Topo