Vidro, vidro temperado ou acrílico

Pessoal...

Li vários tópicos sobre biombo aqui na comunidade, e fiquei com algumas dúvidas.

Como sempre tenho me dado muito bem com vossos conselhos, nada melhor do que perguntar novamente aos grandes profissionais de audio deste forum (Eu = puxa saco :roll: ) rsrs

Tenho um espaço de 4m² para o biombo, com paredes de alvenaria ao fundo; 180º de vidro;

1 - Há diferença na utilização de vidro temperado ou vidro normal para o aquário?

2- Se eu não utilizar tratamento acústico, o ideal seria o acrílico devido a diminuição da pressão sonora? (O qual já foi falado aqui no forum que o acrílico absorve mais que o vidro ) :shock:

3- Se eu utilizar espuma ortopédica densa nas paredes de trás de alvenaria, com o vidro na frente (é claro), eu resolvo meu problema de isolamento interno e absorção de ondas?

Conforme <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=1501&highlight=aqu%E1rio">http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewt ... =aqu%E1rio</a><!-- m -->

4- O ideal é utilizar o biombo com o sanduiche acústico de madeirite + espuma + eucatex + fibra de vidro + madeirite? Isso sendo colocado ao fundo (parede de alvenaria) resolve? ou teria que fazer uma parede com esses materiais de 1 metro na frente e o resto pra cima de vidro?

5- Qual o melhor custo benefício?

Obrigado pessoal..
 
Fernando Silva disse:
3- Se eu utilizar espuma ortopédica densa nas paredes de trás de alvenaria, com o vidro na frente (é claro), eu resolvo meu problema de isolamento interno e absorção de ondas?

Creio que não, o correto é um material chamado sonex, específico para tratamento acústico, só é "parecido" com a espuma ortopédica...
 
Amigo, nunca faça com vidro convencional!

É totalmente inseguro!
Vidro temperado se fragmenta ao quebrar, além de ter muito mais resistência....

Quanto as demais coisas, aí já não tenho experiência prática, mas o pessoal já opina e te ajuda

hehe

Abraços

isinho
 
Na teoria, o acrílico é bem melhor.
Já trabalhei com acrílico e vidro temperado. Sinceramente não senti diferença de sonoridade nenhuma. Porém, uma grande facilidade do acrílico é o transporte.

Vidro comum é totalmente inseguro. Uma baqueta que voe no vidro, pode quebrar.

Quanto ao tratamento acústico interno, recomendo o Sonex.
Observação: Sonex não é o nome do material, e sim o nome da marca (pouca gente sabe disso). Existem muitas opções de espumas absorventes por aí, mas as da Sonex são as melhores.

Numa opção mais econômica, dá pra levar com lã de rocha.
 
gabriel_renascer disse:
Quanto ao tratamento acústico interno, recomendo o Sonex.
Observação: Sonex não é o nome do material, e sim o nome da marca (pouca gente sabe disso). Existem muitas opções de espumas absorventes por aí, mas as da Sonex são as melhores.

Nossa, pensei que fosse o material. É como bom bril, a marca virou sinônimo do produto... :)
 
Montei um em nossa igreja, fizemos de vidro temperado de 8mm e colocamos atrás um material "similar" ao sonex, ele absorve um pouco do som lá de dentro, porém percebi que o vidro não absorve em nada o som produizido pela bateria, ficando bem alto lá dentro. Já ouvi dizer sobre vidro acústico, não sei qual seria o beneficio.
Para se ter uma idéia, isolamos com este material "similar" ao sonex no fundo do biombo e no teto dele e ao microfonarmos a bateria, o som das peças se misturavam entre os microfones, nos forçando a trabalhar com um gate no bumbo e na caixa.
Então antes de pensar em fazer de vidro, pense que o vidrovai simplesmente segurar o som dentro do biombo e não absorvê-lo de certa forma.

Se quiser vir pra sampa ver o nosso rolando, é só marcar um dia. rsrsrs
 
veja....na igreja tem um ''aquario" feito em vidro 8mm (ñ sei se é temperado)...mas barece q o baterista ta no banheiro tocando...somos salvos graças ao gate....qnto ao acrilico ñ sei...ruim q fica fosco com tempo...vidra já meio dificil ficar fosco....questão q quebrar...o nosso já voou mtas baquetas mas nunca quebrou.
Uma sugestão minha é vidro..porem ñ tudo...faça em madeira até meia altura dos tons e até cobrir o pratos faça de avrilico 8mm ou vidro..por dentro coloque Sonex ou algo assim...faça o piso "fofo" por causa do atack da caixa...80% do fazamento esta nela...e o som "forte" sai de baixo. então uma boa absorção no chão segura bem...no estudio fizemos um biobom curvo q isola bem o som da caixa...resolvemos 60% do fazementos da caixa nos outras mics...
 
Mas não tinha nem como absorver mesmo...

[inflamando discussões on]Afinal, o vidro está em estado líquido![inflamando discussões off]

hehehe
 
Galera,
na minha opnião vidro não vira.

A sujestão é fazer como nosso amigo falou, madeira até a altura dos tons, e deopis acrílico (para o batera ter uma visão da galera e todos tbm poderem olhar pra ele), faz tipo "Gobos", na madeira na parte de dentro vc aplica o Sonex, dobrável, coloca ele meio que dando a volta na batera. Lembrando que não é bom que a parede de isolamento fique muito perto da batera. Se puder ter um espaço de 1m fará uma boa diferênça!


homegobo.jpg

fullstudiogobo2sml.jpg


Abraços!
 
Fernando,

é melhor que seja carpete, e vc e o batera vão preferir isso!

BATERA: Ele vai querer usar carpete para que as peças da bateria não saiam andando enquanto ele toca, principalmente o bumbo.

VOCÊ: Vai querer usar para abafar o som e controlar ressonancias.

Pode crer que no som faz uma bruta diferença!

(Alias o palco soa MUITO melhor se estiver todo com um carpete, principalmente se os retornos forem de chão, oq é uma maioria nas igrejas!)
 
Fernando Silva disse:
Essa madeira até os a altura dos tons, revestida de sonex resolve?

Na minha opinião:

O resultado técnico é excelente, mas é MUITO feio.
A bateria é uma das coisas mais bonitas em um palco bem montado. Talvez seja por isso que sou contra as baterias eletrônicas.

Escondê-la dentro de uma caixa de madeira vai estragar todo o romantismo do palco. O público só vai ver os tons e os pratos de ataque. Vai ficar parecendo um estúdio de gravação.

Nesse caso, prefiro perder em qualidade, e ganhar em estética.
 
Isso é verdade!!!!
Para amenizar isso pode ser um acrílico que parte do chão, e vai até uns 2 metros de altura tem um efeito ecelente tbm. Já toquei em igrejas assim.
 
pois é...esteticamente é horrivél...mas é o melhor...se for acrilico só na frente...atrás p amenizar vc pode fazer de sonex a parede da costa....
 
no meu caso, a idéia é isolar a bateria, fazer um quartinho msm e taus.
Devido nosso palco ser pequeno, perderíamos um pouco mais de espaço, mas não ia pegar a batera em 4 mics q ficam no palco ( vocal, cubo da guitar, 2 e 3 voz masc). Isolaria e mic nela. o Pastor e a esposa iam amar a bateria só no PA!!! hehehe
 
Estou mandando as imagens do biombo que montamos na igreja

DSC00798.jpg


DSC00783.jpg


DSC00788.jpg


DSC00789.jpg


Já pensei em fechá-la até a meia altura e isolar por dentro também, mas ficaria estranho.
Percebam que atrás e no teto colocamos o material tipo sonex, comprei em uma fábrica que tem aqui em Guarulhos e é indica para isolamento acustico, paguei R$40,00 o metro quadrado (4 placas), ele já vem com cola e é muito fácil de instalar.
 
Back
Topo