Yuri,
Indiscutivelmente a melhor alternativa é ir na loja e testar.
Vou dizer por quê: recentemente tive de decidir por um violão que a minha antiga Igreja estava disposta a comprar. Não foi definido valor algum, porém eu deveria ter bom senso. Olhei vários pela internet primeiro e fiz um filtro do que poderia ser mais possível... em ordem de prioridade coloquei assim: 1º tagima signature Juninho Afram (captação fishman) 2º crafter DE7N 3º qualquer um outro das marcas takamine, fender etc..
Á princípio, tinha certeza que ía ficar com o Tagima, pois era preço bom ($1.200 c/ case muito boa) e principalmente pela captação fishman... resultado: no belo dia da compra fui às lojas para testar.. simplesmente o tagima não me agradou, tinha características que não enchiam meus olhos. Testei o crafter ($1.000) e fiquei apaixonado, som suave e ao mesmo tempo encorpado, tampo bonito, captação boa, e tinha saída xlr...
Enfim, não tem como comprar sem fazer isso, a não ser que você queira arriscar seu dinheiro.. e outra coisa: defina realmente o que você quer comprar, o timbre que está procurando, qual será a utilidade do violão, etc... verifique tudo isso pois na hora fica mais fácil de decidir. Digo isso por experiência própria.
Obs.: eu testei também outros bem mais caros: tagimas mais caros, crafters mais caros, fender, ibanez, etc... mas não tinha condições de comprar um violão de quase $2.000, por isso fiquei com o crafter, e fiquei super satisfeito.
A suma é: saiba o que você quer comprar e vá pra loja com os ouvidos atentos, sem preconceito com marcas, preços, etc, é claro, considerando as limitações.. mas vá seguro do que você está procurando; na maioria das vezes, nos surpreendemos muito com a realidade, e você pode chegar a comprar aquilo que nunca esperava!
Abraços
Espero ter ajudado.