Violão tb dá microfonia?

G

Guest

Guest
Oi, posto poucas msg mais tô sempre acompanhando o site, muito legal.

ontem deu uma microfonia forte lá na ig, abaixei todos os mics e ainda continuou forte, logo no inicio do culto. Só acabou quando cortei o violão. Aí vi que o kara q tava tocando tinha ajoelhado e colocado o violão na frente do retorno.

Piro que tomei maior estoro. O kara q tava a frente me deu brigueiro na frente de todo mundo.

Aí, violão dá mesmo microfonia?
 
JF disse:
Oi, posto poucas msg mais tô sempre acompanhando o site, muito legal.

ontem deu uma microfonia forte lá na ig, abaixei todos os mics e ainda continuou forte, logo no inicio do culto. Só acabou quando cortei o violão. Aí vi que o kara q tava tocando tinha ajoelhado e colocado o violão na frente do retorno.

Piro que tomei maior estoro. O kara q tava a frente me deu brigueiro na frente de todo mundo.

Aí, violão dá mesmo microfonia?

Entao nao foi microfonia, foi VIOLONIA, hehe...

Brincadeira, nao sei te explicar tecnicamente, mas ja aconteceu cmg tb, creio q seja ganho alto e por causa do captador do violao q deu isso, daki a pouco eles te falam com certeza o pq disso.
 
Olá,

em geral a captação de violão é feita através de microfone interno (em geral capsula de eletreto) e por isso é possível sim dar microfonia.
 
Estranho isso nunca aconteceu comigo
mas ta ai nunca parei pra reparar o funcionamento interno de um violao.
acho q volume do retorno deveria estar muito.
 
A Paz pessoal,

Já aconteceu comigo e como muitas vezes ajusto a mesa e um musico retorna antes de eu chegar, vai na mesa e nem olha e vai aumentando os agudos as vezes até topando, quando começa a tocar começa a microfonia, já aconteceu com certa frequencia que hoje apenas diminuo os agudos e resolvo o problema.
 
Olá JF, seja bem vindo de volta. Você foi um dos primeiros a se cadatrar e depois sumiu...

O Thiago está certo. Diferente da guitarra e do contrabaixo, que usam captadores eletromagnéticos (que interagem com a vibração das cordas, que são sempre metálicas), os violões possuem microfones na parte interna. Esses microfones captam o som de dentro da caixa de ressonância (dentro daquele "buraco" que tem no corpo do violão) diretamente. Por isso que funcionam tanto com cordas de metal quanto de nylon.

Por causa disso, é necessário ter cuidado com o posicioamento do violão em relação a retornos. Se o volume estiver muito alto e o violão for posto exatamente de frente para a caixa, pode acontecer exatamente o que você descreveu, mesmo com ninguém tocando (o microfone vai captando os ruídos ambientes e...) No caso, oriente o músico a colocar o instrumento de costas para a caixa, só isso.

Um abraço,

Fernando.
 
Uma boa opção para controlar a microfonia oriunda de violões é a utilização do no feedback ou abafador ou ainda redutor de ressonância.

Veja a figura abaixo:

nofeedback.jpg


Qualquer loja de instrumentos musicais tem um destes para vender e custa cerca de R$ 40,00.

[]'s
 
Que legal, David, não conhecia o produto.

Pergunta (meio besta, acho): é para usar quando ninguém está tocando, certo?

Um abraço,

Fernando.
 
Bersan,

Na minha igreja este dispositivo é imprescindível. O púlpito é espelhado acusticamente, todo de mármore, reflxões aos montes.

Todos os grupos tem violonista (no total de sete grupos), e todos usam "feedback". Se vc observar alguns DVDs, os famosos acústicos, vc verá "feedbacks" na maioria dos violões e baixolões tb.

Usar este dispostivo por parte do músico é uma dor de cabeça a menos para o técnico, além de dar ao músico uma gama maior de controle de volume do seu instrumento.

No que diz respeito a captação do violão fazendo uso de mics, na universidade eu já passei aperto tb. O violonista era o Yamandu Costa, segundo me consta, um dos melhores do mundo no instrumento. O cara é muito chato em relação a som, não levou o técnico dele e tive que advinhar como o técnico fazia para tirar o que o cara pedia.

O cara toca ora em níveis baixíssimos ora em níveis elevados, a margem dinâmica é larga, muito larga, vale notar que a música do cara te impressiona, um nível técnico impressionante, um gênio na verdade.

Ele chegou 45 minutos antes do evento, na passagem de som tinha ora que eu pedia para morrer. rsrs... Se eu não tivesse alinhado os monitores antes, bye... bye.. o evento iria atrasar no mínimo uma hora.

Abraços,
 
Bersan disse:
Pergunta (meio besta, acho): é para usar quando ninguém está tocando, certo?

Não... é para usar durante a apresentação mesmo. Coloque o no feedback na boca do violão e pode ficar tranquilo em relação a ele, que não vai dar mais microfonia.

[]'s
 
Voltando às perguntas meio bestas,

nunca vi o produto. Pela foto, parece um tipo de "simples tampa" para a boca da caixa de ressonância. É isso mesmo?

E se for isso mesmo, é correto dizer que estou assim isolando o microfone interno, e então necessitarei colocar um microfone externo?

E se esse raciocício estiver certo, a sonoridade do violão, não vai mudar não? Sempre achei que a caixa de ressonância (tipo de madeira/formato/volume) fosse importante para a sonoridade do mesmo.

Sempre trabalhei com violões "elétricos", com captação ativa por microfone interno e saída P10. Até já captei violão com microfone, mas apontado diretamente para a boca. Nunca vi esse "No feedback", vou começar a reparar.

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
E se for isso mesmo, é correto dizer que estou assim isolando o microfone interno, e então necessitarei colocar um microfone externo?

E se esse raciocício estiver certo, a sonoridade do violão, não vai mudar não? Sempre achei que a caixa de ressonância (tipo de madeira/formato/volume) fosse importante para a sonoridade do mesmo.

Bom, agora vou falar como violonista heheh...

De princípio... os componentes principais do som de um violão, são o tampo e o encordoamento. Ou seja, o timbre é resultado da interação (principalmente) desses dois componentes. A "boca" só serve pra trocas de ar, e não condução do som (experimente microfonar um violão direto na boca pra vc ver a embolação que fica). Eu arrisco a dizer que os tampões "no-feedback" não alteram praticamente nada o timbre do violão elétrico. E quando tem algum músico que reclama sobre alguma perda de timbre, é facil resolver com equalização.
 
Exatamente, a "caixa de ressonância" ressoa a vibração que a corda produz na madeira e muitíssimo pouco amplifica o som que a corda produz.

O feedback impede que o som das caixas acústicas cheguem diretamente ao microfone do violão.
 
Bersan disse:
... nunca vi o produto. Pela foto, parece um tipo de "simples tampa" para a boca da caixa de ressonância. É isso mesmo?

É exatamente isso...

Bersan disse:
... E se for isso mesmo, é correto dizer que estou assim isolando o microfone interno, e então necessitarei colocar um microfone externo?

A primeira parte do raciocínio está certa... o abafador isola o captador do violão do som externo, por isso evita a microfonia. A segunda parte não é necessária, a menos que vc queira captar outros timbres do violão para mixá-los.

Bersan disse:
... Sempre trabalhei com violões "elétricos", com captação ativa por microfone interno e saída P10. Até já captei violão com microfone, mas apontado diretamente para a boca. Nunca vi esse "No feedback", vou começar a reparar.

O abafador só é usado para violões com captadores. Qd vc está microfonando um violão sem captação passiva ou ativa, ele não é necessário.

[]'s
 
Back
Topo