X32 - P.A mono, Auxiliar(BUS) em stereo?

Fabio

Member
A paz queridos!!

Estava procurando material na internet sobre minha duvida mas não achei nada que resolvesse...

Uso a x32 na igreja em mono, somente o BUS 16 enviando o geral pro ampli -> 2 caixas, somente. Todos os canais endereçados ao P.A com o PAN no meio.

Mas uso outro BUS para endereçar uma mix separada para 2 saídas auxiliares, onde ligo essas duas saídas P10 à entrada de uma interface de áudio conectada ao pc. Uso essa mix (igual a uma mix de retorno por fone) para a transmissão ao vivo.

Gostaria de aprender como fazer uma mix em stereo para a transmissão ao vivo, ou seja, o PA permanece mono, mas a mix da transmissão eu criaria uma imagem stereo através do PAN dos canais.

só nao sei como....
 
Oi @Fabio.

Escolha 2 buses post-fader ou configure dois para post-fader. Eles precisam estar lado a lado, como o 9 e o 10, ou o 7 e o 8, por exemplo. Habilite o link entre eles. Automaticamente a X32 entenderá que você quer uma saída estéreo e configurará o PAN do primeiro BUS para L e o do segundo para R;

Faça um patch dos Buses para duas saídas físicas da mesa (um para cada uma, obviamente). XLR ou P10 tanto faz, nesse caso. Essa decisão depende somente do tipo de cabeamento e da entrada do equipamento de transmissão ou da interface que você usa. Nesse passo o que você está fazendo é roteando seu BUS estéreo para saídas da mesa;

Agora é só mixar. Para a mix, acredito que a maneira mais visual (e legal) de fazer é selecionar o BUS no painel de faders de baixo do display LCD da mesa (você verá que ao selecionar qualquer um dos dois canais, o outro será selecionado automaticamente por conta do link), clicar no botão "Sends on Fader" e fazer sua mix nos faders dos canais.

Importante: Lembre que toda a configuração de eq, gate, compressor, etc, que você fizer nos canais também irá para sua mix da transmissão, e você ainda tem a opção de configurar tudo isso em cima da sua mix, aplicando compressor, equalizador, etc, o que é bem interessante em transmissões ao vivo.

Se precisar de ajuda técnica para aplicar o que te falei, grita ai...

Abraço e boa sorte.
 
Ok, mas não é muito recomendável o uso de stereo para transmissões, principalmente se você usa esses servidores 0800.
O grande problema esta no som em dispositivos móveis, que ficará baixo ao extremo, já tentei várias vezes e sempre tem um resultado pior que em mono.
Sem falar que em alguns servidores, sei sinal será convertido em mono novamente.
 
Oi @Fabio.
Escolha 2 buses post-fader ou configure dois para post-fader. Eles precisam estar lado a lado, como o 9 e o 10, ou o 7 e o 8, por exemplo. Habilite o link entre eles. Automaticamente a X32 entenderá que você quer uma saída estéreo e configurará o PAN do primeiro BUS para L e o do segundo para R;

Faça um patch dos Buses para duas saídas físicas da mesa (um para cada uma, obviamente). XLR ou P10 tanto faz, nesse caso. Essa decisão depende somente do tipo de cabeamento e da entrada do equipamento de transmissão ou da interface que você usa. Nesse passo o que você está fazendo é roteando seu BUS estéreo para saídas da mesa;
Ok, deu certo nessa config, estou roteando pros auxiliares 5 e 6 usando p10 para a interface.

Agora é só mixar. Para a mix, acredito que a maneira mais visual (e legal) de fazer é selecionar o BUS no painel de faders de baixo do display LCD da mesa (você verá que ao selecionar qualquer um dos dois canais, o outro será selecionado automaticamente por conta do link), clicar no botão "Sends on Fader" e fazer sua mix nos faders dos canais.
Então ae é que está, eu faço assim na monitoração por fones ou caixa. Quando vc faz a mix usando o "sends on fader" não abre nenhuma opção de PAN nos canais, até porque o canal selecionado é o BUS. Desse modo eu teria que fazer a mix da transmissão e assim que desligar o sends on fader fazer a imagem stereo nos canais... não era bem o que eu esperava.

Ok, mas não é muito recomendável o uso de stereo para transmissões, principalmente se você usa esses servidores 0800.
O grande problema esta no som em dispositivos móveis, que ficará baixo ao extremo, já tentei várias vezes e sempre tem um resultado pior que em mono.
Sem falar que em alguns servidores, sei sinal será convertido em mono novamente.
Valew a dica, vou testar isso ae. Apesar que eu faço pelo servidor do Ustream, e estou migrando em breve para o servidor do Youtube, na documentação do Youtube o recomendado para streaming é audio 128kbps, mp3, stereo.
 
Fabio, parabéns pelo trabalho que vocês fazem por ai... Aqui na nossa igreja transmitimos pelo Ustream(http://iepb.org.br/culto-ao-vivo/), e usamos uma via auxiliar numa interface USB simples de dois canais.
Queria saber duas coisas de você: qual a interface que vocês usam, e como é a burocracia pra esse servidor do Youtube?

Abraços,
 
Oi @Fabio.

Estava em trânsito e só cheguei em minha cidade agora. Desculpa a demora nesse comentário.

Então... Agora eu entendi o que você não conseguia fazer. Na verdade você gostaria de controlar o PAN dos canais de maneira diferente para cada BUS/Saídas principais. A curto prazo não consigo pensar em como fazer porque o PAN pertence ao canal, e não ao BUS, então, assim como as configurações de equalizador, gate, etc, a configuração do canal vai para todos os buses.

O que penso que podia te atender é você passar a usar uma saída MONO da mesa pro seu P.A.. Você não usa, certo? Pelo que entendi na tua primeira pergunta, você usa a saída Master da mesa. Seria isso?

Você pode fazer o contrário do que estava pensando - Gerar um BUS mono pro P.A. e todas as outras mixes em estéreo.

Você pode usar, inclusive, via Matrix, que acho que atenderia perfeitamente tua demanda.

Pense em rotear o seu Master LR para uma via qualquer de Matrix. Da feita que fizer isso, o sinal do LR vai somado pra via de Matrix (desde que o canal não esteja linkado com o posterior). Roteie essa via Matrix para uma saída e mande pro seu P.A. Esse patch ficará transparente pra você, já que o teu fader do Master LR continuará controlando o volume principal do seu P.A.

Amanhã vou tentar ver se existe como controlar do jeito que você pensou inicialmente. Se conseguir algum resultado posto aqui.

Se essa solução que propus te atender, avisa, também.

Abração.
 
Back
Topo