X32 - WiFi e Routing Duvidas

Fabio

Member
Bom dia pessoal!

Graças ao nosso bom Deus, nossa novela com a XL-2400 acabou... :D:D
Adquirimos a X32 nessa segunda-feira e venho assistindo a videos/tutoriais e lendo tudo que posso, já consegui operar o básico dela sem problemas, mas começaram aparecer algumas duvidas:

- na Aba Setup->Network - aparece as opções para definir o IP e mascara de rede, esse ip eu tenho que colocar o mesmo do roteador wifi que estou conectando na traseira dela? ou tem que ser um ip diferente do roteador?

- Não testei ainda, mas se eu ligar o usb da mesa no pc, instalar o driver corretamente, posso enviar uma copia do sinal L/R para meu DAW fazer uma gravação simples do culto? ou tenho que usar uma saída normal mesmo(dca/matrix/mixbus)? Se é possível pelo usb como faço o roteamento?

Obrigado desde já, queria dizer que estou impressionado com o console, fácil demais, nunca tive contato com digitais, mesmo assim já consigo operar o básico sem problemas...

*Desculpem se abri outro tópico sobre a x32 é que aquele principal tá impossível de usar...
 
Logicamente o IP não pode ser o mesmo do roteador porque vai dar conflito.
O IP deve estar contido na faixa de IP disponibilizada pelo roteador.

Para gravar na DAW você tem que instalar o drive da placa XUF não do USB da mesa. O USB da mesa é para controle remoto dela.
O roteamento é feito no routing, você deve direcionar os sinais para o CARD.
Mas se quer a gravação do L/R simples não precisa usar o PC, grave diretamente no pendrive.
 
Obrigado Eliabe pelas dicas,

já testei a gravação pelo usb direto na pendrive, fácil, fácil, mas não é o que precisamos, é mais rapido gravar pela DAW e já manter arquivado no próprio pc no formato que preciso.

Quando eu quis dizer "usb da mesa" eu estava me referindo ao USB da XUF mesmo...
Mas pelo que vi vou ter que ligar a mesa pelo USB remote para controlá-la pelo pc, e para gravar no DAW quero usar o firewire visto que o pc também tem essa entrada

Sei que dá pra fazer pelo Routing da mesa, mas como não sei fazer, gostaria se possível de uma explicação passo-a-passo pra fazer isso com sucesso...

Obrigado mais uma vez
 
Fábio:

Com relação ao sua pergunta
- na Aba Setup->Network - aparece as opções para definir o IP e mascara de rede, esse ip eu tenho que colocar o mesmo do roteador wifi que estou conectando na traseira dela? ou tem que ser um ip diferente do roteador?

você tem três parâmetros para completar.
- o primeiro é o IP da mesa que você mesmo vai atribuir,
- o segundo é a mascara da sub rede, este parâmetro você vai conseguir em seu roteador, veja nas configurações dele. e
- por fim o gateway que é o IP do roteador.

verifique este video do Youtube https://www.youtube.com/watch?v=RisOvJABh4I

qualquer duvida é só postar.


Quanto a sua segunda pergunta,

- Não testei ainda, mas se eu ligar o usb da mesa no pc, instalar o driver corretamente, posso enviar uma copia do sinal L/R para meu DAW fazer uma gravação simples do culto? ou tenho que usar uma saída normal mesmo(dca/matrix/mixbus)? Se é possível pelo usb como faço o roteamento?

A X32 já vem pré configurada para as gravações dos canais de 1 a 32, mas se você tem necessidade de fazer qualquer mudança, é só ir botão ROUTING, na aba "Card Out".

No seu caso em especifico que você quer gravar a saida Master pela placa XUF, basta fazer a instalação dos driver, tanto o usb como o Fireware, mas faça a instação do driver da XUF e não da XUSB
- USB Driver 6.13.0 (July-09-2013) ou
- Firewire Driver 6.13.0 (July-09-2013)

atualize também o firmeware da sua placa XUF
X-UF Card Firmware 8412 (Jul-11-2013).

para baixar vá ao site da Behringer
http://www.behringer.com/EN/Products/X32.aspx

Perceba que não existe roteamento para o "Card Out" receber o Master LR (pois o master LR é um canal virtual e não fisico), então vá no roteamento e altere "Local 25-32 para "out 9-16", isso se você estiver utilizando o LR nos out 15 e 16, depois é só configurar sua DRAW para receber os canais 31 e 32, pois sua DRAW vai reconhecer 32 canais de entrada e o out 15 e 16 serão os dois últimos canais de saída configurados em seu Card OUT.

Qualquer duvida é só postar.

Um abraço.

Fábio Portella.
 
Fabio obrigado pela ajuda, fiz o roteamento como voce disse, mas no DAW nao consegui fazer funcionar... uso o audacity e estou tentando usar o Tracktion, liguei uma UCA222 no AUX OUT 5 e 6, fiz um mix usando o MIXBUS6 e na aba Routing->aux out configurei o 5 e 6 para o mixbus6, resumindo: tenho um mix dos canais na saida mixbus6 e direcionei ela para a saida aux 5 e 6, nestas saidas p10 conecto minha UCA222.

mas não queria usar a uca222 a mesa tem uma interface muito melhor... porque é tão complicado assim, faço uma gravação simples LR de cada culto e aproveito o mesmo sinal que entra no pc para usar no programa de transmissao online, pela uca222 funciona perfeito, mas se pudesse ser direto pela interface da mesa seria ótimo.
 
Amigo nunca fucei demais, mas o audacity realmente não é facinho de se mexer. Achei um saco!
Uso geralmente o nuendo ou cubase, e em nenhuma das duas tive problemas para reconhecer a XUF, em questão de minutos fiz o roteamento IN/OUT.

Sugiro que primeiro domine uma DAW e se dedique a ela.
Quanto ao roteamento da mesa, não tem erro... No routing manda pro "card 1-8" (assim sucessivamente) o que desejar e na DAW diga que a XUF é o "audio device" da sessão.
 
Eliabe, o Audacity reconhece a XUF como nas imagens abaixo:

Dispositivos de entrada:


Dispositivos de saida:


Se eu escolher para o dispositivo de gravação a opção "X_UF Wave In 01/02 (Behringer X-UF WDM) só entra no Audacity os canais 01 e 02 da mesa, e isso sem controle nenhum entra como se fosse DIRECT OUT.

o que preciso saber no momento é como enviar um sinal geral LR(ou um mix que eu escolher) da mesa pro pc através da usb da XUF que pelo menos tenha um controle na superfície da mesa para ajustar os níveis e a DAW pode ser qualquer uma...
 
Fábio, para você ter controle total de seu dispositivo de gravação (X32) utilize o dispositivo de gravação ASIO, assim você vai ter controle dos 32 canais de sua X 32. se você fez a configuração do ROUTING como recomendei em um dos posts acima

Perceba que não existe roteamento para o "Card Out" receber o Master LR (pois o master LR é um canal virtual e não fisico), então vá no roteamento e altere "Local 25-32 para "out 9-16", isso se você estiver utilizando o LR nos out 15 e 16, depois é só configurar sua DRAW para receber os canais 31 e 32, pois sua DRAW vai reconhecer 32 canais de entrada e o out 15 e 16 serão os dois últimos canais de saída configurados em seu Card OUT.

é só escolher os in 31/32 que você vai receber o LR do master.

Os drives WDM, não são de qualidade profissional, e não são recomendados para gravação em DAW. Use sempre os drivers ASIO.
 
e ai blz, gostaria tirar uma duvida pegamos uma x32 agora e ja instalei para ela ser operada pelo PC, so que quando vc vai mudar da pasta 1/16 para 17/32 ela nao muda nada na mesa isso e normal, pois tinha a 01v96 e ela mudava os botoens na mesa quando alterava no pc e tambem ela não esta fazendo alteração nos aux (Bus) vc mexe no pc e não acontece nada na mesa a questão botoes, pois o som sim ele e auterado, da uma ajuda ai blz
 
Boa noite.
Em minha igreja eu trasmitia ao vivo os cultos pelo Facebook usando o Obs Studio
Ligado em uma mesa de som Usb.
Mas agora mudaram a mesa para uma Beringer XR12 Wifi
Alguém tem alguma dica de como fazer minhas transmissões, usando essa mesa? Estou totalmente perdido!!!!unnamed.png
 

Attachments

  • unnamed.png
    unnamed.png
    115.9 KB · Visitas: 1
Back
Topo