Yamaha 01v96i ou Behringer X32

Jefferson Telles disse:
alex PEREIRA disse:
antes a behringer usava seu próprios prés nos ADA, por isso quando for expandir a mesa, você não nunca terá a mesma qualidade, já hoje é diferente ela está usando os prés da MIDAS, ai o jogo vira.

Os prés da X32 podem até ser bons, aliás, durante o tempo em que tive uma mesa Behringer, nunca tive nada a reclamar da sua sonoridade. O que me deixou com os dois pés atrás foi a sua (falta de) durabilidade. Em dois anos que estive com a mesa, a fonte dela queimou em três oportunidades, fruto do malfadado subdimensionamento e utilização de componentes de baixa qualidade, que tanto se falavam nos foruns e eu teimei em acreditar. Assim, mesmo com os relatados avanços da marca, risquei-a da minha vida no que diz respeito à mesa de som. Outros equipamentos como o DCX 2496 e o DEQ 2496 ainda utilizo até hoje.
Mas essa mesa que queimou a fonte era uma X32? e você tinha uma rede boa pra ela?
Isso que você falou é muito importante, estamos realmente considerando comprar essa mesa...
 
victorjunio820 disse:
Isso que você falou é muito importante, estamos realmente considerando comprar essa mesa...

Não era uma X32 e não quero que me entendam mal. Minha implicância é com a marca e não com o produto. Pode parecer pré-conceito, mas duvido que eles tenham mudado da água para o vinho. Meu sistema é alimentado por um nobreak Smart UPS 1500BR e o único que equipamento que deu problema até hoje foi a mesa Behringer 2442FX novinha que eu possúia e espero nunca mais chegar nem perto dela.
 
A Behringer tem um histórico nada agradável. Mas pelos relatos que vejo aqui mesmo e em outros grupos, eles acertaram nessa X32.
 
tem uma turma da pesada aqui no SAV, que comprou essa mesa e diz a cada dia se surpreende a cada dia com a X-32, nos prés, nos recursos, na funcionalidade, gravação multipista, etc....

como eu já falei, eu trabalho com uma 01v96, sinto diferença da M-300, mais a 01 depois que você pega intimidade com ela, tudo fica mais fácil e simples de mexer, é uma excelente mesa para igreja.

como você falou, que 16 canais é o suficiente e 8 aux. vão te atender, vá de 01v96, mais por outro lado, você disse que a igreja está se expandindo, tem que pensar mais na frente será que quantos canais irão te atender 16, 20, 24, 26, 32 canais, a 01 aceita expansão e sabemos que ela aguenta o tranco. Agora o outro lado da moéda, vamos comprar a X-32 porque já tem os 32 não iremos gastar com expansão é mais bonitinha, colorida, cheia de luizinhas piscando, parecendo uma arvore de natal, mais será que a X-32 aguenta o tranco até "nova expansão" da igreja.

Amigo é pagar pra ver, eu não estou defendendo A e malhando B, as dua são excelentes mesas,mais indo pelo histórico das 2 mesas citadas aqui e pela logica, qual mesa cairia no orçamento que você tem hoje.

Além de trabalhar em 2 igrejas, eu tenho meu próprio equipamento, faço eventos, e um desses eventos é para o Pr Bené Gomes do Koinonya de Louvor, eu fazia com uma mesa digital O3D da yamaha e vi que não precisava disso tudo, não usava a terça parte do que ela oferece, eu ligava 4 microfones 1 violão e 1 teclado na mesa, olha só como são as coisas, passei a fazer com um mixer da roland de 12 canais, mais leve e bem mais fácil de carregar, agora pouco tempo conheci um cara que é musico proficional e mora nos EUA, ele veio ao Brasil e me vendeu uma mesa soundcraft EFX 12 canais com efeitos da lexcon analógica pelo mesmo preço que ele comprou lá fora 850 reais + 250 reais do case, agora vou passar a usar ela.

O que eu quis dizer, que tudo é a necessidade, a yamaha tem muito estrada e só relatos bom, a berhinger não tem muita estrada "com mesas digitais" e o histórico dela "x-32" são relatos bons.

hoje se eu fosse orçar uma mesa digital, pra qualquer lugar que fosse, em que eu seria o tec. de áudio desse lugar, eu não me veria trabalhando numa mesa com poucos auxiliares, uma mesa sem fácil acesso aos recursos, e sem ter o visor colorido pra fácil visualização (ainda mais no escuro).

Coloquei mais grilo na sua cabeça né.

vou dar minha opinião definitiva, como a instalação é fixa e só você, e de repente + 1 cara, junte mais uma grana e seja feliz na X-32, tome todo cuidado possível com ela coloque regras, case com cadeado, monte um som reserva, com o som antigo, para ensaios para não ter que ligar um equipamentos caro e sem um tec perto para acompanhar
 
Cara a pergunta é a seguinte, quantas pessoas vao operar o som da igreja? Todas as pessoas sabem mexer numa mesa analógica ou ate mesmo na digital? como o Alex citou em tópicos anterior, precisa saber, pois onde 2 poem a mão é complicado e uma mesa digital se você nao souber reverte o problema amigo ferrou. Ate achar o erro ja acabou o culto.

A proposta do Carlos (kadu) é otima pois ele esta te dando uma interface da focusrite e se não me engano ela faz gravação certo Kadu? Ou seja voce ira ter os 24 canais que vai supri sua necessidade hoje, com folga.

Mas para mim sigo como o Alex disse, prefiro logo uma x32. Não so porque tem luizinhas piscando, parecendo uma arvore de natal kkkkkkkkkk. Mas porque creio que seja o melhor custo hoje para uma igreja.

Um detalhe muitas pessoas falam de durabilidade, mas muitas pessoas que falam isso trabalham na estrada e pode ser que a x32 nao guente o tranco como uma LS9. Como é para igreja e instalaçao fixa e creio que não tenha culto todo santo dia, entao a x32 é so zelar, cuidar direitinho que dura para o resto da vida.

Ou seja. Vai de x32 e seja feliz.
 
wills2ka disse:
Cara a pergunta é a seguinte, quantas pessoas vao operar o som da igreja? Todas as pessoas sabem mexer numa mesa analógica ou ate mesmo na digital? como o Alex citou em tópicos anterior, precisa saber, pois onde 2 poem a mão é complicado e uma mesa digital se você nao souber reverte o problema amigo ferrou. Ate achar o erro ja acabou o culto.

A proposta do Carlos (kadu) é otima pois ele esta te dando uma interface da focusrite e se não me engano ela faz gravação certo Kadu? Ou seja voce ira ter os 24 canais que vai supri sua necessidade hoje, com folga.

Mas para mim sigo como o Alex disse, prefiro logo uma x32. Não so porque tem luizinhas piscando, parecendo uma arvore de natal kkkkkkkkkk. Mas porque creio que seja o melhor custo hoje para uma igreja.

Um detalhe muitas pessoas falam de durabilidade, mas muitas pessoas que falam isso trabalham na estrada e pode ser que a x32 nao guente o tranco como uma LS9. Como é para igreja e instalaçao fixa e creio que não tenha culto todo santo dia, entao a x32 é so zelar, cuidar direitinho que dura para o resto da vida.

Ou seja. Vai de x32 e seja feliz.

Quem mexe no som agora são três pessoas, mas vai passar a ser somente duas e em mesas digitais não sabemos muito (já mexemos com algumas) e iremos fazer alguns cursos.
 
A focusrite grava sim. Mas tem que somar os dois dispositivos no sistema para a DAW enxergar um só. Eu uso Mac e é transparente, não sei como funciona isso no Windows.
 
Victor:

Em agosto do ano passado trocamos nossa 01V96VCM por uma X32. A troca foi feita devido a necessidade de mais saídas para gerenciamento dos fones.

Posso te falar que a qualidade da X32 é excelente. Pesquisei bastante antes da compra, inclusive foi até uma feira de áudio em São Paulo em Maio do ano passado (AES 2013) justamente para avaliar as consoles que tinham os recursos que necessitava. A X32 foi a console que me atendeu em tudo que necessitava - 16 saídas, gravação, além de outros quesitos. Analisei também as consoles da SoundCraft entre outras, mas o melhor custo benefício ficou mesmo com a X32. Não tenho do que reclamar, e se alguém me pergunta quando a confiabilidade da mesa, posso afirmar que não tenho nada contra ela, pelo contrário, são só elogios.

Li também varias reportagens sobre a X32 em revistas especializadas, sendo ela muito bem conceituada (inclusive a fonte utilizada na X32, sem contar os conversores, prés, entre outros), no ano de seu lançamento ganhou vários prêmios internacionais. Diante disso tomamos a decisão de compra-la para a igreja. Só recebemos elogios dos músicos quando passamos a utilizar a X32. Gostei também dos efeitos e dos compressores, sem contar a facilidade na sua utilização. Hoje outras pessoas já estão operando a X32. Antes somente eu é que operava a 01V, isto porque tinha experiência com estúdio de gravação. Os outros músicos que gostavam de tecnologia somente ligavam a 01V e apertavam o "on" do canal. Se ocorresse algum problema durante um culto ou ensaio, eles ligavam para mim.

Victor. já trabalhei com a 01V e com a X32, e posso te falar que a X32 está bem a frente em vários quesitos. Se fosse tomar a decisão hoje de adquirir outra mesa para colocar no lugar da 01V, com certeza faria a mesma escolha (X32). Tenho acompanhado o lançamento de algumas outras consoles neste período, e na minha opinião, ainda não chegou uma console que tenha tantos recursos quanto ela. E olha que já surgiram vários lançamentos - A Roland com a M-200 , Allen & Hearth com a QU-16 e QU-24 (estas QU tem também muitos recursos, inclusive de gravação), além das consoles SoundCraft que abaixou o preço, Presonus e por ai vai.

Com certeza você fará uma boa compra escolhendo a X32. Qualquer duvida é só perguntar.
 
carlosecg disse:
A focusrite grava sim. Mas tem que somar os dois dispositivos no sistema para a DAW enxergar um só. Eu uso Mac e é transparente, não sei como funciona isso no Windows.

Carlos. No windows não tem como somar dois sistemas na DAW. Este recurso somente existe nos MACs.
 
Fabio_Portella disse:
Victor:

Em agosto do ano passado trocamos nossa 01V96VCM por uma X32. A troca foi feita devido a necessidade de mais saídas para gerenciamento dos fones.

Posso te falar que a qualidade da X32 é excelente. Pesquisei bastante antes da compra, inclusive foi até uma feira de áudio em São Paulo em Maio do ano passado (AES 2013) justamente para avaliar as consoles que tinham os recursos que necessitava. A X32 foi a console que me atendeu em tudo que necessitava - 16 saídas, gravação, além de outros quesitos. Analisei também as consoles da SoundCraft entre outras, mas o melhor custo benefício ficou mesmo com a X32. Não tenho do que reclamar, e se alguém me pergunta quando a confiabilidade da mesa, posso afirmar que não tenho nada contra ela, pelo contrário, são só elogios.

Li também varias reportagens sobre a X32 em revistas especializadas, sendo ela muito bem conceituada (inclusive a fonte utilizada na X32, sem contar os conversores, prés, entre outros), no ano de seu lançamento ganhou vários prêmios internacionais. Diante disso tomamos a decisão de compra-la para a igreja. Só recebemos elogios dos músicos quando passamos a utilizar a X32. Gostei também dos efeitos e dos compressores, sem contar a facilidade na sua utilização. Hoje outras pessoas já estão operando a X32. Antes somente eu é que operava a 01V, isto porque tinha experiência com estúdio de gravação. Os outros músicos que gostavam de tecnologia somente ligavam a 01V e apertavam o "on" do canal. Se ocorresse algum problema durante um culto ou ensaio, eles ligavam para mim.

Victor. já trabalhei com a 01V e com a X32, e posso te falar que a X32 está bem a frente em vários quesitos. Se fosse tomar a decisão hoje de adquirir outra mesa para colocar no lugar da 01V, com certeza faria a mesma escolha (X32). Tenho acompanhado o lançamento de algumas outras consoles neste período, e na minha opinião, ainda não chegou uma console que tenha tantos recursos quanto ela. E olha que já surgiram vários lançamentos - A Roland com a M-200 , Allen & Hearth com a QU-16 e QU-24 (estas QU tem também muitos recursos, inclusive de gravação), além das consoles SoundCraft que abaixou o preço, Presonus e por ai vai.

Com certeza você fará uma boa compra escolhendo a X32. Qualquer duvida é só perguntar.

Obrigado Fabio, Queria muito ouvir(ler) a opinião de alguém que já mexeu com as duas mesas.
Pelo que vi nos comentários dos colegas aqui do fórum de longe é a melhor compra, mas aproveitando você que já trabalhou com as duas, você já gravou com as duas? muda alguma coisa na gravação? os efeitos são realmente "melhores"?
 
Victor:

Já gravei com as duas. Quando tinha a 01V utilizava uma placa DANTE, gravando em multi pista 16 canais. Com a X32, que já vem com uma placa USB, também já gravei em multi pista, mas com ela tenho até 32 canais, o dobro a 01V96i.

As duas tinham gravações excelentes, muito pouca diferença com relação a qualidade, na minha opinião a X32 sendo um pouco melhor. Mas lembre-se as gravações multi pista pegam os sinais logo após a entrada pelo pré, então não passa pelos efeitos, compressores e equalizadores. Isto ocorre com as duas consoles. Pode-se fazer algumas configurações e redirecionamentos para pegar o sinal com efeitos, compressores e etc, mas normalmente não é isso que queremos em uma gravação multi pista. Na X32 você ainda pode gravar o sinal do master diretamente em um pen drive, sendo criando uma arquivo stereo WAV.

A forma de gravar em multi pista é a mesma nas duas consoles. Basta instalar o Driver USB / ASIO que qualquer programa de gravação já reconhece os canais de gravação das consoles. Na X32 são 32 canais e na 01V são 16 canais. Se você utilizar Mac, não precisa instalar nada para utilizar a X32, com relação a 01V não sei como funciona.

Quanto aos efeitos, realmente são melhores. Lembro-me de quando ainda tinha a 01V e foi a Expomusic e participei de um evento da Roland com uma console deles. Ali vi que eles tinham um reverb muito melhor que os da 01v. Não acreditei que um reverb poderia soar tão "macio" e "gostoso". Quando adquiri a X32 percebi que agora tinha um reverb que chegava aos pés dos da Roland. Mas a X32 não parou e lançou uma versão nova do firmeware (atualização do software dela), onde foram acrescentando vários efeitos novos, como equalizadores, compressores, simulador de amp de guitar e muito mais. Esses novos plugins (como chamamos os efeitos) da versão 2, são por si só muito bons e trouxeram recursos que só tinha visto em estúdio e que só havia visto na linha CL da Yamaha. A 01v é um projeto antigo da yamaha que até uns dois anos atrás (antes do lançamento da X32) reinou absoluta nesta faixa de preço, tanto que, os comentários é que ela sera descontinuada e este ano teremos novidades da Yamaha, bom, mais uma console chegando.

Bom, Victor, espero que tenha te ajudado.
Um abraço
 
Fabio_Portella disse:
Victor:

Já gravei com as duas. Quando tinha a 01V utilizava uma placa DANTE, gravando em multi pista 16 canais. Com a X32, que já vem com uma placa USB, também já gravei em multi pista, mas com ela tenho até 32 canais, o dobro a 01V96i.

As duas tinham gravações excelentes, muito pouca diferença com relação a qualidade, na minha opinião a X32 sendo um pouco melhor. Mas lembre-se as gravações multi pista pegam os sinais logo após a entrada pelo pré, então não passa pelos efeitos, compressores e equalizadores. Isto ocorre com as duas consoles. Pode-se fazer algumas configurações e redirecionamentos para pegar o sinal com efeitos, compressores e etc, mas normalmente não é isso que queremos em uma gravação multi pista. Na X32 você ainda pode gravar o sinal do master diretamente em um pen drive, sendo criando uma arquivo stereo WAV.

A forma de gravar em multi pista é a mesma nas duas consoles. Basta instalar o Driver USB / ASIO que qualquer programa de gravação já reconhece os canais de gravação das consoles. Na X32 são 32 canais e na 01V são 16 canais. Se você utilizar Mac, não precisa instalar nada para utilizar a X32, com relação a 01V não sei como funciona.

Quanto aos efeitos, realmente são melhores. Lembro-me de quando ainda tinha a 01V e foi a Expomusic e participei de um evento da Roland com uma console deles. Ali vi que eles tinham um reverb muito melhor que os da 01v. Não acreditei que um reverb poderia soar tão "macio" e "gostoso". Quando adquiri a X32 percebi que agora tinha um reverb que chegava aos pés dos da Roland. Mas a X32 não parou e lançou uma versão nova do firmeware (atualização do software dela), onde foram acrescentando vários efeitos novos, como equalizadores, compressores, simulador de amp de guitar e muito mais. Esses novos plugins (como chamamos os efeitos) da versão 2, são por si só muito bons e trouxeram recursos que só tinha visto em estúdio e que só havia visto na linha CL da Yamaha. A 01v é um projeto antigo da yamaha que até uns dois anos atrás (antes do lançamento da X32) reinou absoluta nesta faixa de preço, tanto que, os comentários é que ela sera descontinuada e este ano teremos novidades da Yamaha, bom, mais uma console chegando.

Bom, Victor, espero que tenha te ajudado.
Um abraço

Ajudou sim, é muito!
 
Victor acho que voce ja tem as resposta, o Fabio disse tudo.

Voce mesmo diz que não sabem mexer com mesas digitais, ja usaram algumas vezes. Eu creio que a x32 é mais intuitiva do que a 01v.
O Fabio respondeu tudo, e posso lhe afirmar vocês vão ter muito o que aprender com ambas as mesas e uma das ultimas coisas que vocês vão fazer é a gravação multi pista pois precisa de tempo e paciencia para deixar tudo redondinho. Eu trabalho hoje na igreja com a mgp32 e gravo L/R direto no pen drive e fica muito bacana o audio.

Ou seja abraça a X32 e vai firme.
 
Opinião

A Yamaha 01v é muito mais mesa que x32,pura inocência se alguém tiver duvidas disso.
Não existe milagre, uma mesa de 32 canais da Yamaha, seria a LS9 e custa mais que o dobro da X32.
é não é atoa, o material empregado e componentes são muito superiores.

Então temos duas situações :

Profissionalmente falando a linha seria, Yamaha 01v, LS9, M7, PM5D
Digico, Midas, Digidesign e por ai vai.

Agora vem a pergunta, mas e a X32?
sim, ai vem o fator custo x beneficio que é o forte da marca e sempre foi.
oferece muito mais canais e até mais recursos, por um bom valor.
mas no segmento de eventos e não. para atender aos exigentes riders de bandas por. ai.

Tem gente que comenta : Ahhh mas a X32 tem o pré da Midas, eu sinceramente não entendo.
pra mim quer. pré de midas, compra midas, seria como ter um Cruze com motor de BMW.
nunca vai ser um BMW.

Náo quero que. pensem que não uso Behringer, tenho muita coisa em minha empresa desta marca.
Mas sempre coloco a marca no. lugar dela, sei até aonde eu posso ir com ela.

abraço a todos.
 
Então eu sou bem inocente mesmo. Não acho a X32 melhor que a 01V, eu acho ela MUITO melhor. Sonoridade, design, recursos, praticidade, etc. O que a 01V tem que a X32 não tem? A logo da Yamaha. Entendo que para locação é interessante trabalhar com equipamentos "padrão" tipo sm58, 01V96, etc. Mas só isso já chega para dizer que é melhor? Os "exigentes riders por aí", quando são exigentes mesmo, nem passam perto da 01V, nem da LS9. Para utilização nas igrejas (que foi a origem do tópico) chega a ser uma covardia a comparação, é uma surra da X32.
 
andrecorrea disse:
Então eu sou bem inocente mesmo. Não acho a X32 melhor que a 01V, eu acho ela MUITO melhor. Sonoridade, design, recursos, praticidade, etc. O que a 01V tem que a X32 não tem? A logo da Yamaha. Entendo que para locação é interessante trabalhar com equipamentos "padrão" tipo sm58, 01V96, etc. Mas só isso já chega para dizer que é melhor? Os "exigentes riders por aí", quando são exigentes mesmo, nem passam perto da 01V, nem da LS9. Para utilização nas igrejas (que foi a origem do tópico) chega a ser uma covardia a comparação, é uma surra da X32.

Olá Andre,
desculpe se interpretou mal, o "inocente" foi um termo que usei. Não foi para deixar ninguém chateado.

Mas como você mesmo disse, eu tenho empresa de locação, faço eventos e não sei se felizmente ou. infelizmente, se por exemplo eu fizer um show de um cliente e. levar uma X32 eu sei que vou ser motivo de piada. todos sabem disso.

Por isso foi que eu mencionei que em outros casos ela tem melhor custo x beneficio.
Pra mim seria muito melhor se isso não acontecesse, pois pra minha empresa seria muito melhor eu investir 12 mil em uma mesa de 32 canais do que 25 mil em uma dos mesmos 32 canais. mas, praticamente sou obrigado a trabalhar com Yamaha.

Culpa de quem? dos técnicos?
será?

Ou será que é o histórico de fidelidade que ambas as marcas conseguiram no mundo?

Mas o resumo geral, e ler na começo do tópico quando escrevi a palavra Opinião.

Respeito a sua se não concordar com a minha.

Abraço André
 
Valerius disse:
.......
Pra mim seria muito melhor se isso não acontecesse, pois pra minha empresa seria muito melhor eu investir 12 mil em uma mesa de 32 canais do que 25 mil em uma dos mesmos 32 canais. mas, praticamente sou obrigado a trabalhar com Yamaha. ....

Creio que preço, hoje, não serve como referência. Pois depois da X32 o mercado mudou, pois a X32 veio com um preço tão baixo que os concorrentes foram obrigados a baixar o preço. Exemplo a Soundcraft, que baixou o preço da linha Si Compact e Expression. A Yamaha pode vender mais barato seus produtos. Agora, porque não vende? Politica da Empresa.

Pensem comigo. Pergunta pra um senhor de idade de uns 60 anos, qual a melhor seleção brasileira de futebol, a dos anos 70, 80 ou a Atual? Ele vai responder que é a "Antiga". É a mesma perspectiva da LS9, o pessoal já convive com ela nos palcos, FOH a tanto tempo que pra eles mesa de 32 IN é LS9.
 
Back
Topo