Yamaha 01v96v2

Antonio

New Member
Olá amados. Estou pesquisando uma mesa de som para substituir a minha Vlz 1604 que uso na igreja com minha banda. Adoro o som da mesa, mas ela já está um pouquinho velha e estou com vontade de trocá-la. Gostaria apenas de manter a qualidade. Andei olhando a Onyx 1640, acredito que seja um espetáculo. Mas aí deparei-me com a Yamaha 01v96v2. Ocorre que não conheço as mesas da Yamaha, principalmente essa que é digital. Vocês me ajudariam muito se me informassem qual mesa compensa comprar. Cabe salientar, que a Mackie que tenho já me serve perfeitamente com a quantidade de canais e recursos. A yamaha 01v96v2, por sua vez, custa quase o mesmo que a Onyx 1640. Qual compensa comprar tendo em vista a qualidade, durabilidade, enfim, qual é mais mesa? Agradeço e fico no aguardo.
 
Antônio,

São mesas bem diferentes.

Mackie é Mackie. Os prés são melhores, a sonoridade da mesa é melhor que a 01V96. Mas a diferença é pouca e só será percebida por ouvidos treinados.

A 01V96, por sua vez, é muito mais que uma mesa de som. Falando bem rapidamente, ela tem compressores por canais, equalizador paramétrico real por canal, o que lhe permite um controle muito mais preciso de equalização, vários efeitos internos de boa qualidade. Ou seja, você compra a mesa e junto vem um monte de periféricos. Se você fosse comprar os periféricos em separado, pagaria muito mais. As digitais são caras, mas tem grande valor agregado.

Para quem faz apresentações em vários lugares, é possível salvar as cenas (imagine os ajustes feitos para cada local ou mesmo para cada música como uma cena). Vai tocar agora no ginásio X? Só voltar a cena da última apresentação que foi feita lá. Vai tocar a música Y? Traga a cena dos ajustes dessa música, com tudo já configurado.

Além disso, a 01V96 é expansível. Com a compra de alguns acessórios opcionais, dá para levá-la até 40 canais. As analógicas não tem expansão (a não ser emendando outra mesa). Se o número de canais lhe atender atualmente, a vantagem é que poderá expandir no futuro, à medida que o louvor da igreja também crescer!

Mas há desvantagens. O acesso a algumas funções é indireto. Tem que apertar esse botão, apertar aquele e só depois regular. Perde-se alguns poucos segundos, mas esses poucos segundos podem significar um brigueirão depois. Existem digitais feitas para PA, mas esta 01V96 foi pensada para estúdio.

Além disso, não é qualquer operador de som que trabalha com ela. Há inúmeros recursos, e conhecer bem de áudio é fundamental para a correta operação do sistema. Sua igreja tem uma equipe boa e responsável? Todos os dias tem alguém do som presente? Se sim, é uma ótima aquisição. Se não, a analógica é talvez seja melhor, pois qualquer um chega lá e mexe!

Quanto qualidade e durabilidade, ambos os fabricantes Yamaha e Mackie são excelentes. Só que as digitais, por serem equipamentos eletrônicos mais sensíveis, demandam energia mais limpa, logo aterramento e condicionamento de energia são essenciais.

Um abraço,

Fernando

Ah, não sou usuário de digitais, mas adoraria ($$$) ser. Por enquanto para mim não dá.
 
Obrigado meu caro Fernando pelas explicações.
Minha maior preocupação é mesmo com a qualidade do som, pois sou eu mesmo que vou controlar o mixer. Apesar de nunca ter operado uma mesa digital, acredito que com um pouco de leitura e treino eu seja capaz de fazê-lo.
 
Oi Antonio, uma idéia pra vc é deixar sempre uma memória básica pronta.
Assim, vc poderia começar de onde já existe alguma coisas ok?
a 01v96 como o bersan falou foi pensada para estúdio mas muita gente já usou em PA e Monitor.
O Barão Vermelho e se não me engano o Roupa Nova, entre outros.
Ela possui apenas 8 aux. que podem ser endereçados aos omni outs.
e bem é uma mesa Yamaha ou seja tem som de Yamaha assim como as 4K ou as PM1D.
Soa bem diferente de outras consoles e nem chega aos pés das inglesas de grife.
de uma olhada neste link que a Yamaha disponibiliza.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www2.yamaha.co.jp/manual/pdf/pa/english/mixers/01V96E1.pdf">http://www2.yamaha.co.jp/manual/pdf/pa/ ... 1V96E1.pdf</a><!-- m -->
 
Olá Ricardo. Obrigado pelos comentários. Mas o que você quer dizer com som de Yamaha? Você não gosta? Por quê? Pergunto apenas porque não conheço muito bem, pois como descrito acima, há muito tempo tenho a minha Vlz e essa sim eu conheço. Acho um espetáculo. Para se ter uma idéia a luz vermelha dela nunca piscou. Nunca ouvi o som "rachar", mas sempre me deu um som gostoso de se ouvir. Um som bem limpo, nada muito pesado e, reconheço que minhas caixinhas não são das melhores. A yamaha reconheço que tem diversas coisas que a Mackie não tem, mas vou lhe ser sincero: tenho muito receio em trocar de marca e perder qualidade no som da banda. Por isso estou pesquisando para ver se realmente compensa comprar a Yamaha, por causa do que ela pode me oferecer em termos de recurso, ou ficar com a Mackie que me oferece excelente qualidade de som. Ainda porque dizem que a Onyx e infinitamente melhor que a VLZ. Abraços.
 
Antonio.

Se vc quiser ter uma idéia dos recursos da 01V, vc pode baixar do site da Yamaha o programa Studio Manager com o arquivo de edição da 01V, instalar no seu computador e usar... dá prá ter uma noção muito boa da capacidade da mesa.

[]'s
 
Valeu David pela dica. Até baixei o programa, mas vou lhe ser sincero: entendi pouca coisa. Sei que a mesa oferece excelentes recursos. Vou tentar lhe explicar meu drama: estou querendo trocar a minha mesa de som e apareceram duas possíveis substitutas: a onyx 1640 e a Yamaha 01v. A febre por mesas digitais está intensa, mas eu prefiro ir com bastante cautela. Em procura na internet, não encontrei tão bons comentários acerca dos mixers Yamaha, quanto os que são feitos aos mixers Mackie, além do que atualmente tenho um mixer mackie. Na internet pouco achei sobre a 01v e o diferencial que todos usam é o fato da mesa me oferecer mais recursos que o onyx da Mackie. Contudo, todos são a favor de que a Mackie realmente tem uma qualidade sonora melhor em decorrências da qualidade dos seus preamps. Qual a minha dúvida então: a Yamaha tem qualidade tão inferior assim a Mackie onyx ou a diferença não é assim tão perceptível? Encontrei muitos comentários sobre a 01v antiga, mas sobre a versão 2 ainda não li e nem vi muita coisa. Mudou muito de uma para a outra? Para não dizer que não conheço a Yamaha já toquei uma vez numa MG, mas sinceramente achei que não chegou nem aos pés da minha velha Vlz . Enfim, caso a qualidade sonora de ambas sejam semelhantes, com certeza compensa comprar a digital, contudo, caso a mackie seja bem melhor convém analisar se não compensa esperar um pouco mais para comprar um mixer digital. Outra coisa que me preocupa também é saber se a yamaha, por ser digital, não é um mixer frágil, que apresenta problemas com mais facilidade que a Mackie, que, convenhamos, é um tanque, pois a minha guerreirinha, comprada em 01mar2001, nunca apresentou qualquer problema sequer. Qualquer comentário é bem vindo e poderá ajudar bastante. Agradeço aos que já me responderam e aos que tiveram paciência para ler essa carta. Fiquem na paz. :?
 
Olá,

Recentemente em nossa igreja compramos uma 01V92V2 para trabalhar com PA e monitor. Esta mesa aqui em BH expandida nos saiu por R$ 12.000. Foi um bom investimento.

O que deve ficar claro ao comprar esta mesa é que ela não é total recall, a opção é trabalhar com os ganhos analógicos zerados e trabalhar o sinal com o ganho digital da mesa.

Em nossa igrejas são sete grupos de louvor que ministram por escala, todos possuem cenas prontas, a passagem de som que antes levava tempo se resumiu a um check line, tudo muito rápido.

Abraços,
 
Antonio.

Se entendi bem, vc usa a mesa com a banda e a utiliza em vários locais diferentes... é isso?

Vc precisa analisar o que é mais importante prá vc... se praticidade ou qualidade. É claro que não estou dizendo que se vc tem uma coisa não tem a outra... as duas coisas devem andar juntas. No caso da qualidade dos prés, a Mackie ganha, mas os prés das Yamaha não são tão ruins assim... a maioria das pessoas nem percebe estas diferenças. Em favor das analógicas, tenho a dizer que o acesso às funções é mais rápido... está tudo ali na mão... na digital vc precisa navegar por cenas e isso pode comprometer o seu trabalho.

No caso de apresentações em locais diferentes, a mesa digital te dá a vantagem de preparar o setup muito mais rápido, pq vc já traz as configurações de casa.

Se vc está em dúvida quanto à sonoridade da mesa, procure uma igreja onde haja uma e participe do culto... preste atenção nos timbres dos instrumentos, converse com o operador e tire suas conclusões.

Prá finalizar, acho que se vc optar pela digital, poucas pessoas vão notar a diferença de timbre.

Ah... qd me referi a mesas analógicas e digitais, estava falando sobre os modelos que vc citou.

[]'s
 
Obrigado a todos pela atenção dispensada. Ajudaram bastante. Estava conversando com um amigo e ele me falou de uma igreja aqui perto em que o pessoal usa uma Yamaha 01v96v2. Vopu marcar um dia para ir dar uma olhada, ou melhor uma ouvida no som, e verificar se realmente me agrada tanto quanto a minha velhinha VLZ. Mas se alguém tiver mais algum comentário para fazer pode ficar a vontade, pois estou ouvindo todas as boas opiniões para ajudar a formar a minha. Afinal de contas, criei o tópico pensando em comprar a Onyx e já estou me definindo pela Yamaha. A propósito será que alguém teria o manual em português da 01v96v2 para enviar para <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->, ajudaria bastante, pois apesar de entender um pouco o inglês, não conheço a mesa da yamaha e fico viajando no que está escrito no manual. Um grande abraço a todos. :D
 
Oi Antonio - as Yamahas tem um som característico que soa um pouco "duro" se comparados com outros modelos de pré amp.
Não significa que é ruim e sim que elas tem esse som mais "duro" mesmo, mas é um som consagrado no mundo todo.
Não conheço a Onyx ainda.
Mas uma opção seria a LS9 que achei muito legal também, mas não sei sobre preço.
A LS9 te permite fazer um backup em pendrive e ter a sua programação a qualquer hora.
Acho que fará em todo caso uma bela aquisição
 
Valeu Ricardo. Agradeço o comentário. A LS9 eu já vi e sei que tem um som legal, é um espetáculo de mesa e gravação com mp3 pude presenciar pessoalmente, algo fantástico. Saberia me dizer se os preamps da LS9 são os mesmos da 01V? Fiquem na paz.
 
Antonio disse:
Saberia me dizer se os preamps da LS9 são os mesmos da 01V?

Eu tenho a impressão que não são, mas como não tenho certeza, resolvi perguntar a quem sabe. Enviei um e-mail para o Aldo Linares, consultor de produtos da Yamaha Musical do Brasil, e estou esperando a resposta. Assim que ele responder, eu repasso.

[]'s
 
Vou tentar por aqui também mas, acho que não são os mesmos não.
 
Olá Ricardo.

Consegui o e-mail do Aldo, mas de acordo com a resposta automática que recebi, ele está fora até o dia 14/04. Semana que vem eu tento novamente.

[]'s
 
Aproveitando o assunto sobre esta mesa,

Usando ela para controlar o monitor, teria a possibilidade de salvar várias equalizações para um mesmo canal, sem precisar salvar a cena inteira?

Por exemplo, o grupo tem três guitarristas que tocam em dias diferentes,
o guitarrista A gosta de pouco médio, o B gosta de médio flat e o C gosta de muito médio.

Daria para eu salvar as três equalizações só no canal da guitarra, sem precisar salvar os outros canais?

Por que assim como só mudam os guitarristas, eu só carregava a equalização de cada um e não a cena inteira.

Abraços!
 
Calebe.

Salvar três equalizações diferentes no canal não é possível, mas vc pode salvá-las num banco de equalizações que a mesa dispõe e depois chamá-las para qualquer canal que quiser.

[]'s
 
Excelente,

No final das contas daria no mesmo né?

Eu salvaria no banco de dados a equalização de cada um e depois endereçaria para o canal desejado.

Muito obrigado!
 
Back
Topo