Yamaha LS9: uma console digital sob medida para aplicações e

bersan

Administrator
Moderador
Tópico para a discussão do seguinte Teste de Equipamento publicado no Som ao Vivo:

Yamaha LS9: uma console digital sob medida para aplicações em igrejas
http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=22

Aqui está um pequeno trecho do teste:
"<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 12pt; TEXT-INDENT: 0cm" align="justify"><span style="mso-bidi-font-size: 12.0pt"><font size="3"><font face="Times New Roman">Finalmente chegou! Recebemos em nossa igreja, cercada de muita curiosidade, dúvidas e insegurança, a nossa tão esperada console digital, uma Yamaha LS9-32. Compacta, fácil de usar e extremame..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Som ao Vivo
http://www.somaovivo.mus.br
 
LLLLIIIINNNDDDAAA!

Eu quero uma! Uma senhora mesa de som! Recursos até dizer chega e ainda é pequena e leve.

Um abraço,

Fernando
 
Ôpa!
Vai ter excursão David?!
rsrsrs
Legal o preço por canal, dá pra vender minha mesa e comprar três canais!!!!!
:|

Abçs :!:
:mrgreen:
 
Thiago.

Na verdade, ela não tem subgrupos como os que estamos acostumados a trabalhar nas analógicas. A mesa tem uma função chamada LINK, com a qual vc agrupa todos os canais que quiser. Qd vc altera o volume de um destes, vc altera tb o volume dos outros que foram linkados.

[]'s
 
Isto mesmo, Thiago. Para conseguir aumentar o volume de apenas um canal, é exatamente o que tem de ser feito.

Apesar de se conseguir fazer isto com apenas dois toques de botão, a função não é tão ágil quanto um sub-grupo.

[]'s
 
David disse:
a função não é tão ágil quanto um sub-grupo.
Ainda assim, é uma "senhora" mesa! rs

Ano passado eu tive o privilégio de brincar um pouco com uma. Realmente, outro nível em consoles e muito intuitiva.

Achei show o eq. gráfico como os faders!!!
Poxa, e gravar direto no pen drive é um facilitador e tanto.

Abçs!
:mrgreen:
 
Olá Rafael.

Quero aproveitar que vc reativou o tópico para corrigir uma falha que cometi no texto... em novembro último, qd houve um workshop da Yamaha aqui em Vila Velha, eu conversei com o Aldo Linares, o consultor de produtos da empresa, e ele me mostrou como configurar subgrupos na mesa. Então, pode-se sim trabalhar com subgrupos na LS9.

[]'s
 
Olá pessoal! Bela mesa digital, hein!!? Estive pesquisando a respeito, pois em minha igreja estamos querendo "migrar" para console digital e depois de ver este tópico da LS9-32 fiquei intusiasmado!
O que vcs acham, esta se não for a melhor opção, seria uma delas? Teria uma outra sugestão?

PS: Cada vez que uso este forum fico mais feliz pela seriedade e qualidade! Parabéns!
 
Olá ecdiacov.

Há mesas digitais mais baratas no mercado. A própria Yamaha tem a 01V96 e a DM1000. São boas mesas, mas há necessidade de mudar de cena constantemente. É mais simples e fácil acessar as funções na LS9.

[]'s
 
Olá David!
Bacana também estas opções! Mas se eu não estiver enganado, a 01v96, por exemplo, para poder utilizar os 40 canais eu preciso adiquirir os "expansores" ! Já a LS9 tenho 32 canais a disposição, o que me atenderia perfeitamente!
 
Deixa eu aproveitar o assunto console digital! Recentemente fui andar pela Santa Efigenia e conversando com um vendedor sobre equalizadores fiquei interessado no Ultra Curve da Behringer, principalmente pela função de AutoEQ. Mas quando falei de minha intenção em migrar para uma console digital ele disse que então não haveria necessidade de um EQ pois a mesma já teria este recurso! Isto é verdade? A LS9-32 tem este recurso?
 
A paz irmão eu pude tocar eu uma funcinando por algumas horas, e quem montou o som disse que ela tem um eq de 31bandas, não pude ver esse recurso pois estavamos no meio do culto mas gostei muito dela.
No cosa do ultra curve eu uso um em minha igreja e foi uma otima aquisição, pois alem de auto eq. uso a função rta pra muitas outras coisa, e tem ate um decibelimetro pra gente ter noção do som que tamo fazendo.
Abraço
 
Olá ecdiacov.

A LS9-32 tem oito EQ's gráficos: 4 de 31 bandas e 4 de 15 bandas, que vc pode insertar onde quiser... no entanto, há situações em que é preferível ter um EQ externo... o acesso fica mais rápido às funções.

Com relação ao "auto-Q", a mesa não tem o recurso. Na minha opinião, o auto-Q é uma faca de dois gumes. Por exemplo: dependendo da resposta de freqüência das caixas, o sistema não será capaz de reproduzir as freqüências mais baixas e/ou mais altas, apesar de elas estarem sendo produzidas no amplificador e enviadas para as caixas.

Qd vc põe o RTA prá funcionar, ele não ouve estas freqüências pela razão óbvia. Ao usar o auto-Q, o aparelho toma como referência as leituras do RTA e interpreta que há necessidade de um forte incremento nestas faixas pq o RTA não as está ouvindo. Conclusão: vc fica com um sistema que não reproduz as freqüências mais baixas e/ou mais altas, mas operando com um forte ganho na região. As freqüências serão enviadas aos falantes e certamente provacarão distorções e problemas mais sérios.

Normalmente, há necessidade de ajustes finos nos resultados apresentados pelo auto-Q, principalmente nos graves e agudos. Vc não pode confiar a um aparelho a função do seu ouvido... o aparelho ajuda, mas não pode ser determinante. Na verdade, acho que vc está melhor sem este recurso.

[]'s
 
Back
Topo