Yamaha PM5D ou yamaha CL5?

Gerinho

New Member
Lembrando que a PM5D já saiu de fabricação.

E por que a CL5 não é tão aceita pelos técnicos de grandes bandas de nome como a PM5D?
 
De fato a CL5 não é uma mesa tão aceita pelo mercado pelo menos ainda.
Enquanto a PM5D já é uma mesa consagrada no mercado, vejo isso no dia a dia.

A minha opinião para isso è que a PM5D é uma mesa que possue acessos rápidos, por exemplo eq, insert, etc, é um projeto antigo, se parece com a 01v96.

Pensando em uma ideia mais próxima do dia a dia do pessoal do forum, enquanto a CL5 é um projeto novo, assim como a M7CL, ambas possuem o Central Logic(CL).
É uma mesa que depende mais da tela touch da console, não possue displays de acesso rápidos como a PM5D e projetos mais antigos.

De fato os displays de acesso rápido ajudam na operação, mas nada que não seja possível re-adaptar á nova console.
A CL5 está mais para a M7CL e para a LS9( projetos novos).
Por exemplo eu já ouví veteranos dizer que nunca sabem bem se estão na mix ou na matrix na LS9, mas depois de um tempo você se entende com a mesa, desde que preste atenção, na minha opinião, é uma questão de adaptação.
Outro fato, é a questão de aversão a novidades, muitos estão acomodados, trabalhando com determinados artistas, a certo tempo, com o mesmo sistema, e muitos pensam que em time que está ganhando não se mexe, o técnico está acostumado com aquela console, está com cenas e livrarias salvas na console, eu acredito que esse seja um outro motivo.

Outro é que a PM5D parece ser uma mesa mais robusta do que a CL5, e ela ainda não possua a confiabilidade que a PM5D, por ser uma console nova no mercado.

Eu acredito que esses sejam os motivos.
 
O motivo da pergunta é porque eu estou interessado em comprar uma mesa desse porte, pois já tenho uma DigiDesign Mix Rack, e pretendia comprar uma outra Mix Rack, mas conversei com meus técnicos e chegamos a conclusão de que é melhor investir em uma mesa diferente da Mix Rack, pois ai nós teríamos duas mesas de médio-grande porte na empresa, e iríamos comprar uma PM5D e foi ai que eu lembrei que ela já saiu de fabricação, e fiquei com dúvidas a respeito da CL5, então por isso vim aqui no forum tirar essas dúvidas, se você puder me ajudar um pouco mais eu fico agradecido, ou se você conhecer alguma outra mesa desse porte de boa qualidade para que eu possa investir na faixa dos 100-150 mil reais, também agradeço.
 
Olha, dentre as citadas ficaria com a CL5 e te digo mais, a mesa está sendo muito bem aceita, até mais que as Digi, mais como vc falou em outras mesas, tem a Digico SD8, tem Allen&Heath Alive, está saindo a nova SSl live l500 essa ainda não sei a faixa de preço e tem tb as sondcraft série Vi que por sinal são bem aceitas tb ao contrário da serie si, A cl tem a facilidade do operacional da m7 mas os prés da pm, fora que já vem com Dante integrada eu mesmo já fiz um evento em que estavam ligadas duas mesas pra o mesmo evento uma Digi Profile e Uma CL5 e poso afirmar o som da CL5 deixou a DIgi lá no cantinho, mas tb gosto muito da profile, só fiz uma comparação mas todas essas mesas que citei são ótimas.
 
Pensando do ponto de vista de locação, vejo as PM5D sendo mais locadas do que as outras mesas sitadas, principalmente a comparada a CL5, as SoundCraft vejo sair raramente, fazem parte de setups de artistas.

Eu acredito que Digico e SSl fujam do seu orçamento, lembrando que caso adquira uma Cl5 precisara dos módulos de inputs e output também, assim como em uma digico, SSl, e Soundcraft Vi.
No caso de uma Pm5D não há a necessidade dos módulos.

Entre em contato com os fornecedores e peça um orçamento dessas consoles, e terá uma base melhor para tomar decisões.

Do ponto de vista do negócio, penso que é melhor comprar uma Pm5D, pois vejo ela sendo mais locada do que as outras mesas acima e toda semana ela sai, as vezes chega e já sai novamente, mas você precisa conciliar também preço.

Pm5D é uma mesa utilizada muito em festivais, vejo artistas pontuais pedindo Digico, e SoundCraft, eu acredito que você tem que ter um serviço fechado com essas determinadas consoles, ou caso seus clientes não possuam nenhuma preferencia de consoles.

Caso contrário acredito que seja melhor investir em uma Pm5D.
No mercado pelo que vejo: Yamaha Pm5D e Digidesign Profile, estão entre as consoles mais locadas.

Essa é a minha opinião, não estou entrando no mérito de qualidade, ou dizendo que as outras consoles são ruins, mas apenas dando o parecer do dia a dia do mercado de locação, o mérito aqui é a questão do negócio, e não qual tem maior qualidade, acredito que o valor da locação seja o que mais influencie na hora de locar uma ou outra mesa, mas também tenho apenas uma ideia do valor de locação dessas consoles.

Abraço.
 
Entendo o Ponto de vista do Colega Danilo, o grande lance do mercado é seguir a tendência, eu tb tenho uma pequena locadora, e hj minha prómixa aquisição se Deus permitir sera uma CL3, para o meu mercado que é aqui na Bahia estaria de ótimo tamanho, tendo em vista que a diferença para a CL5 são apenas mais um banco de 8 Faders, mas hj o mercado esta migrando para essa linda de Mesas com seus respectivos Racks, o Própio Aldo sitou isso aqui na semana passada quando esteve em Salvador, fora questão de tamanho, valor e capacidade de trabalho, na CL5 vc pode ter até 72 canais de entrada, gravação via cabo de rede, integração com sistema de rede Dante, mas independente de qualquer coisa vc tem que saber o que é melhor para sua empresa, o que faz falta na sua empresa, se essa compra vai render mais e maiores valores, a opinião minha e a do Danilo são apenas opiniões, isso que é legal, se não tudo seria igual, um grande abraço e boa sorte.
 
É o que eu venho falando aqui no SAV a algum tempo já... a tendência do mercado é todos convergirem pro protocolo DANTE, principalmente depois da linha CL que vem com o protocolo nativo... todos os outros fabricantes já tem soluções do protocolo que permite até 512 canais de ida e volta e montagem de rede de áudio baseada em IP...

No meu ver a PM5D tem mais saída pq tem mais tempo de rodagem... mas naturalmente vai ser substituída por outras consoles... e pra mim a CL Series é uma ótima candidata a isso...
 
Blz, valeu pessoal. Então é só uma questão de tempo até que os técnicos se adaptem a CL5
E Danilo, você está certo, a Digico SD8 e a Allen & Health ssl estão bem acima do meu orçamento.
 
lasones disse:
Só a nivél de informação, tanto a Digico SD8 e a Ilive da Alen são mais baratas que a PM5D

Lasones, você tem certeza que a Digico SD8 é mais barata que a PM5D? Porque eu sempre achei a Digico muito mais mesa em relação a tudo (qualidade, status de marca e etc.), sou de recife e o pessoal aqui compara as mesas da "Digico" com a "Midas". Obrigado pela informação, vou pedir um orçamento a Digico pra ter uma noção.
 
Sem dúvida umas das melhores consoles é a PM5DRH, não é porque eu tenho 2. Tenho também 2 M7CL e uma mix rack. Mas a PM5DRH é uma console muito confiável.
 
Back
Topo