Pesquisadores demonstram nova pesquisa de “zonas de som”

Já pensou em ouvir somente as instruções do GPS no banco da frente do carro enquanto os passageiros no banco traseiro ouvem somente a música? Que tal um retorno que não interfira no PA? Ok, talvez estejamos longe de não ouvir o retorno, mas já existem trabalhos nesse sentido.

Pesquisadores que estão estudando “zonas de percepção otimizadas” (Perceptually Optimised Zones) convidaram pessoas do mundo do áudio para observarem seu progresso em um evento em Guildford, Inglaterra.

A equipe da Universidade de Surrey – composta de experts em engenharia e psicoacústica – está tentando criar “zonas de som”, que permitirá que duas ou mais pessoas ouçam sinais de áudio diferentes no mesmo espaço, sem que precisem usar fones de ouvidos.

O departamento de engenharia, que consiste de funcionários e estudantes do Centro para Visão, Fala e Processamento de Sinal da Universidade, além de engenheiros do parceiro industrial Bang & Olufsen, desenvolveu métodos para irradiar sons de uma forma que o áudio se concentre em zonas dedicadas – com vazamento mínimo entre elas.

Enquanto isso, uma equipe de especialistas em psicoacústica do Instituto de Gravação de Som e Bang & Olufsen chegaram a um modelo da percepção do efeito que sinais que se interferem têm em uma zona de som, para quantificar a performance de um sistema de uma maneira relevante.

Além de explicar a ciência por trás do projeto, os pesquisadores conseguiram demonstrar o resultado de seus estudos usando a “Esfera de Som Surround” – uma estrutura de metal geodésica que suporta 72 caixas Genelec 8020, que são controladas individualmente por software via placas de som MOTU.

DSCF7626-2

A esfera permite que a equipe crie duas zonas de som individuais dentro da estrutura, onde as pessoas podem ouvir sinais de áudio diferentes sem interferência da outra zona, e sem o isolamento causado pelo uso de fones de ouvidos.

Os cientistas dizem que é possível usar a pesquisa para aperfeiçoar a zona de som de sistemas e, por exemplo, reduzir a quantidade de alto-falantes no uso cotidiano.

“Se duas pessoas em uma única sala desejam ouvir áudios diferentes, isso só é possível com o uso de fones de ouvidos, que é extremamente isolante. O que o nosso projeto pretende alcançar é uma maneira de reproduzir efetivamente fontes de áudio em zonas confinadas, minimizando quaisquer vazamentos para outros usuários na mesma sala”, diz o pesquisador chefe, Dr. Philip Jackson.

“O projeto facilitaria o fato de estar com outra pessoa, e também daria controle sobre o consumo de áudio. Isso tem algumas vantagens óbvias em várias aplicações, por exemplo, em um carro, no banco da frente você pode querer ouvir as instruções do sistema de navegação, enquanto as pessoas no banco de trás estariam ouvindo um filme”.

O projeto deve ser concluído até o fim de Abril de 2014.

Fonte: Surrey uni audio team demonstrates new sound zones research

Enhanced by Zemanta

About the Author

Carlos Gonçalves
Webmaster - Som ao Vivo

Be the first to comment on "Pesquisadores demonstram nova pesquisa de “zonas de som”"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.