A empresa inglesa Allen & Heath, que renovou o mundo do áudio desde seu primeiro console criado para a banda Pink Floyd, entrou de cabeça no mundo dos mixers digitais produzindo consoles com características únicas e inovações, e os mixers da série QU estão dentre estes consoles.
A linha é composta por 3 mixers, sendo eles: QU-16, QU-24 e QU-32 e o ultimo lançamento QU-Pac. O teste foi realizado em partes na QU-32 e na QU-24.
Pra começar, o QU-32 possui 32 inputs mono e 33 faders automatizados, além de 3 entradas estéreo, entrada 2-track e quatro retornos FZ, sendo assim, 40 entradas para mixagem, possui quatro sub-grupos, quatro DCA, dois Matriz e quatro máquinas de efeito, 12 saídas de mixagem, sendo 4 mono, 3 estéreo e LR, 4 saídas de sub grupo e 4 saídas Matrix. O console QU-24 só difere na quantidade de inputs (24 mono), faders (25), e 2 subgrupos a menos, e a tela é um pouco menor também (5″ contra 7″ da QU-32). Todos os consoles da linha QU possuem um recurso que acho fantástico: QU-Drive, que permite a gravação/reprodução de 18 canais diretos para uma interface USB (pendrive ou HD externo), e até 32 canais de in/out via saída USB na QU-32, e 24 na QU-24.
Os consoles podem trabalhar com o multicabo digital da linha A&H, mas neste caso o custo para a linha QU creio que fique elevado, valendo a pena já partir para a linha GLD, e são compatíveis com o sistema de monitoramento pessoal ME-1, no qual comentarei a frente.
Vamos ao que interessa, o teste!
Logo de cara consegui me familiarizar com o console, e vou resumir ele de uma maneira simples: um console digital com cara de analógico! Trata-se de um mixer digital que quem vai operar não precisa se preocupar com o path nem de entrada nem de saída (logicamente que sem utilizar o multicabo digital, mas se for utilizar também é muito simples de se configurar), só quem já passou um aperto para configurar um path de um console que não tem intimidade (que não utiliza regularmente) sabe o quanto isso é bom!
Quanto ao operacional do console, em questão de minutos já me sentia confortável para fazer o evento, e afirmo que dentre os consoles da mesma categoria (M32, X32, SI Expression, 01v96i, entre outras) este é sem duvidas o de maior facilidade de operação. Está tudo a mão. São 3 layers, o primeiro é composto pelos inputs, o segundo pelas saídas e entradas estéreo e o terceiro trata-se de um layer customizado (basta pressionar os 2 botões ao mesmo tempo que tem acesso a este layer), no qual podemos configurar o que utilizar em cada fader através do Setup do console, confesso que utilizei muito este layer deixando a mão os canais individuais mais utilizados e os grupos que fiz, além dos retornos de efeitos pra facilitar a utilização.
O processamento dos canais é muito intuitivo, temos a mão o ganho, HPF, Equalizador paramétrico de 4 vias, gate, compressor, pan. As funções básicas são acessadas/ativadas apenas se selecionando o canal desejado e pressionamento o botão correspondente ao processamento que deseja, um exemplo: se quer habilitar o compressor, basta selecionar o canal e pressionar o botão do compressor, um led ficará acesso demonstrando que o compressor está ativo no canal, para se alterar as opções do compressor, basta clicar na aba “Processing” ao lado da tela e clicar acima da aba COMP da tela touch, em seguida será aberta as opções de compressor como Threshold, ratio, gain, attack e release, e o ajuste procede da mesma maneira, se clica na aba attack (por exemplo) e através do knob abaixo da tela se faz o ajuste. Confesso que fiquei contente com a facilidade de se ter um resultado muito satisfatório com poucos ajustes, o pré da mesa se mostrou quente, muito bom, utilizei a mesa em 4 locais, sendo 3 igrejas e um home studio, e em nenhum local demorei mais do que 10min para fazer a passagem do som e conseguir um excelente resultado.
O console possui 10 vias auxiliares, sendo 4 mono e 3 estéreo, e isso pode ser visto como um problema por alguns, pois apenas 7 vias de auxiliares estão disponíveis, porém penso diferente. Na maioria das igrejas os operadores querem muitas vias auxiliares para se fazer a monitoração de todos os músicos e cantores individualmente, neste caso parece que se tornou uma regra: quanto mais melhor! Mas para os consoles atuais vejo que temos uma nova filosofia quanto ao monitoramento, que trata-se da utilização dos monitores individuais, onde a A&H possui o ME-1, a Behringer o P16-M, a Roland o M-48 e assim por diante. Na linha QU não é diferente, com a utilização do sistema ME-1 é possível fazer a monitoração individual sem a utilização de uma via auxiliar para tal, onde é possível se ter o controle de até 40 canais em cada ME-1 configuráveis em 16 vias de acesso, da pra montar grupos de canais para se ter o controle de todos os 40 canais, desta forma se tem 7 vias auxiliares livres para se utilizar de acordo com o necessário. O problema aqui é apenas um: maior investimento a ser feito.
Como já disse, é um console bem simples de se operar, o mais fácil na minha opinião, vou citar um exemplo: em uma via auxiliar é possível ligar/desligar ou deixar pré ou pós-fader uma determinado canal apenas selecionando a via (mix2 por exemplo) e pressionando os botões chamados PRE FADE e ASSIGN, onde todos os botões SEL ficarão com o led acesso, demonstrando que estão ligados ou desligados (acesso ou apagado) na via seleciona, ou Pre ou Pós-fader, muito simples.
Todas as vias de saída do console possuem compressor, equalizador paramétrico e um equalizador gráfico de 31 bandas, sendo possível realizar ajustes mais finos com o auxilio do RTA incluso na própria mesa. Um recurso bacana do equalizador de 31 bandas é utilizar os faders como o próprio equalizador, no QU-32 se tem disponível todas as frequências e no QU-24 é necessário “virar a página” para se ter acesso a todos as frequências através dos faders, ou se preferir, pode fazer os ajustes diretamente na tela touch.
Um recurso que gostei muito foi o QU-Driver, no qual é possível fazer a gravação de 18 vias (ou 16 vias + LR) diretamente no pen-drive ou HD externo, não necessitando de um PC plugado a mesa para tal. Para habilitar este recurso é necessário formatar o pen-drive de acordo com o padrão reconhecido pela mesa, onde é gerada algumas pastas para salvar os tracks, shows, livrarias, entre outros; bastando fazer o procedimento diretamente na mesa através da opção UTILITY / QU-DRIVE.
Toda linha QU possui a opção de ser controlada remotamente, bastando um router e um Ipad ou Iphone para tal controle. Utilizei o recurso deixando o mixer configurado para DHCP e conectando o router na porta network, acionei o aplicativo QU-Pad e pronto, estava funcionando todos os recursos! Durante a utilização não percebi nenhum delay entre a comunicação dos dispositivos, apenas vi a bateria do ipad sendo drenada muito rápida (não sei afirmar se tem a ver ou não com o recurso em si, pode ser apenas um coincidência).
Comparação com outros Consoles
Como mencionei, realizei os testes em alguns locais, onde em todos já existia uma previa estrutura com mixers diferentes, e assim consegui fazer um comparativo entre outras mesas, dentre elas: 01V96i, X32, Soundcraft SI Expression 3 e uma ZED420.
Nestes testes pude perceber que a QU se mostrou com um pré pronto, em alguns casos não precisei fazer praticamente nada, só abrir os canais para se ter um resultado melhor do que o mixer que estava instalado, em outros pequenos ajustes. O legal foi ver todos os músicos e demais envolvidos se olhando e comentando que estava melhor ou com algum detalhe a mais que não conseguiam obter com o console antigo.
Vou focar mais o comparativo com a SI Expression 3, da igreja do amigo Cavic, que fizemos a troca dos consoles durante um ensaio, o resultado e a diferença (para melhor é claro) foi percebida de imediato por todos, bateria mais presente, vozes mais destacadas, um som mais limpo e presente em sua totalidade. Após fazermos os ajustes básicos, deixamos que o técnico Wesley operasse a mesa durante o culto, para isso apenas orientamos o básico (o mínimo mesmo) pra não haver conflitos e o deixamos a vontade, o evento ocorreu sem nenhum problema. Ao final do culto tivemos apenas elogios e comentários sobre a facilidade de operação.
Em outros locais o teste foi realizado somente durante o ensaio devido ao sistema de monitoração instalado, ai veio o principal ponto: poucas vias de auxiliares. Isso fez com que o teste não fosse realizado durante o evento principal, apenas nos ensaios, devido a impossibilidade de se utilizar as vias de monitoração para todos. Mas o resultado sobre a qualidade foi o mesmo: melhor qualidade e maior facilidade.
Conclusão
Dentre os consoles disponíveis na mesma faixa de preço e características próximas, creio que os da linha QU são o que temos de melhor em termos de qualidade e facilidade de operação, arrancou elogios de todos que a utilizaram. Sendo os pontos negativos deste console a pouca quantidade de vias auxiliares e o preço (cerca de 30% em média mais caro que os rivais).
Agradecimentos
Gostaria de agradecer ao pessoal da Audio Premier (importadora oficial dos produtos Allen & Heath), principalmente ao Vladimir Ganzela, Kadu Melo e Ygor Andrade, que forneceram o console para que os testes fossem realizados e também pela realização do Workshop sobre os produtos da Linha QU, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o console e utiliza-lo realmente, sentindo na pele como é fazer uma mixagem na QU-24.
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