Que tal um mic condensador para o cantor? Samson C05!

Quando a gente fala em microfones de mão, desses que os cantores usam, é quase como falar de microfone dinâmico, já que a enorme maioria dos mics de mão são também dinâmicos.

Existem, porém, microfones de mão que são condensadores, com a enormes vantagens que eles oferecem, como melhor resposta nos agudos (muito melhor resposta), uma maior sensibilidade, etc. Por outro lado, são microfones geralmente bastante caros , por isto raros.

Uma pessoa aqui do fórum comentou muito sobre o Samson C05, que na igreja dele todo mundo o prefere ao Shure SM58. Eu encontrei um desses vendendo em uma loja sendo vendido por um preço bastante legal, e não resisti à compra. Foi uma boa surpresa: é um mic excelente, sem exagero! Nunca tinha usado um mic assim, fiquei surpreso!

É um microfone com cápsula condensadora com as seguintes especificações:

Formato: microfone de mão, adequado para vocais
Padrão polar: cardióide
Resposta de freqüência: 50Hz a 18KHz
Sensibilidade: -44dB
Impedância: 200 Ohms
Max SPL: 130dB SPL
Necessita de Phantom Power para funcionar
Peso: 340g

O “blister” (o invólucro do microfone) vem com o mic, um bom cachimbo (aparenta ser bem resistente), um cabo balanceado de 20 pés (aproximadamente 5 metros). O plugue dos cabos não é dos melhores, mas também não é dos piores. Ainda há uma capinha de nylon, um pouco melhor que as capas de TNT da LeSon mas bem inferior às capas de couro dos microfones de primeira linha.

Finalmente, o cartão de garantia da Florence Music (incríveis 90 dias), e o cartão da Samson nos Estados Unidos, onde lá tem 3 anos de garantia. Alô Florence Music: só 3 meses de garantia? Depois as distribuidoras reclamam que o pessoal compra no Paraguai… está aí um dos motivos! Produto do distribuidor oficial precisa ter garantia grande, pelo menos um ano!

O preço está na faixa dos R$ 275,00 nas lojas. Eu consegui este por R$ 175,00. Só não digo onde foi porque era o último da loja.

Atentem para a sensibilidade: é de -44dB, bastante alta para um mic de mão (pois os dinâmicos geralmente tem sensibilidade na faixa dos -53dB), e para a resposta de freqüência, que se estende até 18KHz. O peso de 340g é bem mais adequado que o “peso-pesado” do seu “primo”, o  Q7 da Samson (398g).

 

Testando

Levei para a igreja, e após o culto fui pegar “a laço” alguns cantores para testar. Minha esposa (soprano), um amigo (voz masculina) e uma amiga que é a soprano com os maiores agudos que conheço. O pessoal já vai com alguma má-vontade (ok, mais por minha culpa do que por causa deles, estou sempre pedindo testes), mas desta vez eu vi o pessoal se surpreender. Amaram o microfone!

O mesmo se comportou muito bem com a voz da minha esposa, deixou a voz do rapaz aveludada, e pela primeira vez eu vi um microfone fazer jus aos agudos da soprano das notas altíssimos. E olhem que já testei a voz dela com Beta58, AKG D880, etc. Quanto a voz do rapaz, a sonoridade obtida me lembrou muito a do Shure SM-58, só que com agudos melhores. A voz masculina ficou aveludada.

Duas coisas que o pessoal gostou: “dá para usar mais de longe, não precisa colar na boca” (claro, é um condensador) e tive ótimos resultados com um único mic em um dueto masculino/feminino. Duas pessoas sentaram próximas uma da outra, mantiveram  o mic há um pouco mais de distância, e ambas as vozes estavam bem presentes. Até em um trio funcionou bem.

Eu senti falta de um pouco mais de médios no mic, deixando a voz um pouco sem “presença”. Por outro lado, havia agudos limpíssimos e um grave fortes. Aliás, o gráfico da curva de resposta de freqüência mostra uma certa deficiência de graves, mas na verdade o mic tem um efeito de proximidade bastante acentuado, e então você “escolhe” o realce nos graves pela distância entre o mic e a fonte sonora (boca). Só não pode ficar variando a distância…

Outra coisa: ele não sibilou, nem com vozes femininas nem masculinas. Acho o SM-58 ótimo para homens, mas ele tem o problema de ficar sibilando em vozes femininas. Esse aqui não sibila em nenhum dos dois casos!

Não testei com instrumentos, mas tenho certeza que ele terá bom desempenho em cordas (violinos, violões, contrabaixo acústico, etc) e metais (saxofones, etc).

Realmente, ótimo mic. O pessoal ficou impressionado. Em comentários de fóruns nos EUA, é considerado excelente para um mic de U$ 70,00, e mesmo uma alternativa barata a quem não pode pagar por um Shure Beta87 (outro condensador de mão). Realmente, em várias opiniões no exterior o mic era mais elogiado que o Shure SM-58.

O teste foi feito com um Behringer SL3242FX (tudo em flat) e uma caixa Yorkville YS-150.

Problemas

Como todo consensador, é um mic de cápsula bem mais frágil. Não deve (e nem pode) cair no chão, sob risco de dano permanente. Por outro lado, nos EUA o pessoal tem reclamado que não serve para usuários que literalmente gritam ao microfone, caso em que distorce, em comparação com o SM-58 da Shure, assim como também sua aparente fragilidade (os fios, por exemplo, poderiam ser mais grossos).

Além disso, como tudo que usa Phantom Power, precisamos nos lembrar: o cabo tem que ser balanceado, com conectores também balanceados, e todas as conexões (ligação do cabo no microfone e na mesa de som) devem ser feitas com o Phantom Power desligado. Se o P.Power estava ligado, espere alguns segundos até retirar a conexão do cabo na mesa.

Conclusão

Depois de testar dúzias de microfones, aprendemos que não existe microfone ruim, existe é microfone usado errado!. Cada tipo de fonte sonora, cada voz, ficará melhor em um determinado microfone que em outro. Mas este Samson C05 é realmente uma boa escolha, com agudos excelentes e também bons graves, resultando em um ótimo microfone para vozes, com grande versatilidade (tipos de vozes e acreditamos até tipo de . Excelente resultado pelo preço que custa, sendo o melhor microfone de mão que já testamos até hoje quando o assunto é resposta de agudos.

 

2 Comments on "Que tal um mic condensador para o cantor? Samson C05!"

  1. Olá meu irmão em Cristo, A paz do Senhor!
    Faço parte da mesma denominação que você, ou seja, você vai vai conseguir me entender bem, eu espero.
    Temos uma mesa pequena na nossa igreja e estamos aproveitar bem cada canal. Sendo assim estamos estudando a possibilidade de adquirir microfones condensadores para o Grupo de Louvor. O irmão acha que seria adequado?
    As irmãs sentam distante dos varões, ou seja, mais microfones.

    Obs: Nossa mesa de som POSSUI phantom power.

  2. Fiquei curioso sobre a loja. Não pode falar pq era o último? Vai ver eles já renovaram o estoque e ainda tem um preço legal. Quero muito comprar um desse aí. Se puder ajudar, te agradeço desde já. Abraço!

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Fechar