Introdução
Já há algum tempo o mercado precisava de um sistema de monitoração in ear sem fio que possuísse boa qualidade e preço mais acessível. A Staner supriu esta necessidade quando passou a comercializar, por meio de OEM, o sistema de monitoração in ear sem fio SWM-1E (originalmente o Karsect KP1T). O conjunto é composto pelo transmissor SWM-1E e pelo receptor SWM-1R.
As principais características do sistema são: range de freqüências de operação que vai de
O transmissor SWM-1E
O transmissor SWM-1E é um dispositivo que possui as dimensões de um receptor comum de sistemas de microfone sem fio, medindo 210 x 175 x
Como se pode observar no lado esquerdo do painel frontal, o SWM-1E possui uma entrada para headphones e um controle para o seu volume, além da chave liga-desliga do aparelho. Este controle de volume não afeta o sinal que é transmitido para o receptor.
O display do dispositivo fica localizado no centro do painel frontal e é de fácil visibilidade. Veja figura 4.
Na primeira linha do display podemos visualizar os indicadores L/1 e R/2. Estes indicadores mostram a presença e o nível do sinal de áudio que chega ao transmissor. O desenho ao lado (canto superior direito) indica a força do sinal de transmissão.
Nas linhas abaixo estão indicados o canal de operação e sua respectiva freqüência. O destaque é para o símbolo localizado no canto inferior direito do display, que está relacionado ao limitador. Quando o símbolo está com o ponto cheio no interior do círculo marcado como LIM, o limitador está ativo. Caso haja apenas o círculo vazio, o limitador está inativo.
No lado direito do painel frontal estão os controles para acesso e navegação do menu de configuração do aparelho (vide figura 5). Observa-se também o led indicador de limitação do canal direito.
Na figura 6 podemos ver o painel traseiro do equipamento, no qual vemos a antena, as saídas físicas de áudio com conectores XLR, as entradas de áudio com conectores J10, a chave de ganho e a tomada para a fonte de alimentação externa.
O auxiliar da mesa deve ser conectado às entradas J10. Se desejarmos enviar o sinal deste auxiliar para outro dispositivo, podemos usar as saídas XLR. Outro recurso interessante é a chave de ganho, que pode acrescentar 10 dB ao sinal transmitido.
O receptor SWM-1R
O receptor SWM-1R tem o tamanho idêntico aos receptores de microfones sem fio de lapela, medindo 123 x 65 x
O receptor possui um clip para que possa ser preso à roupa do usuário. O aparelho possui modo de recepção em true diversity, como pode ser observado na figura 8, que mostra as duas antenas.
O botão ao centro é de dois estágios e controla o volume e o balanço do receptor. Há também dois leds, que indicam, quando acesos, qual antena está em funcionamento.
Assim como o display do transmissor SWM-1E, o display do SWM-1R mostra basicamente as mesmas informações com algumas diferenças. Veja a figura 9.
Na primeira linha observamos os indicadores de MIX e LIM, além do desenho da antena. Quando o círculo relativo ao MIX está preenchido, o sistema mixa os canais L&R, fornecendo um sinal mono ao usuário. No caso contrário, o usuário receberá um sinal estéreo em seus fones. De forma semelhante ao transmissor, no SWM-1R, quando o círculo referente ao LIM está preenchido, o limitador está ativado. O desenho da antena indica a força do sinal recebido pelo aparelho. No caso da imagem acima, o transmissor estava desligado. Com o transmissor ligado, o indicador comporta-se como o mostrado abaixo.
O display também mostra a presença e intensidade do sinal de áudio no receptor, indicado pelos ícones 1/L e 2/R. Mostra ainda o canal de operação do receptor e a capacidade das pilhas.
As funções SQL e EQ indicam, respectivamente, o nível de sensibilidade do squelch e o tipo de equalização que está sendo utilizado. O squelch pode ser ajustado em 1, 2 ou 3 dB de sensibilidade, enquanto o equalizador pode ser alternado entre 4 presets, a saber: desativado (o retângulo mostra apenas o indicativo EQ), reforço nos agudos (aparece no display apenas EQ TR), reforço nos graves (aparece no display apenas EQ Ba) e o reforço nos graves e agudos (EQ TRBa, conforme mostrado na figura 10).
O sistema é bastante prático e simples de usar. Possui alcance razoável. Em teste feito na igreja, conseguimos boa recepção a cerca de
No teste que fiz, o usuário foi meu pastor, que ficou encantado com a possibilidade de usar o sistema e com isso eliminar todos os monitores do palco. Ele gostou também da facilidade em receber recados durante o culto por meio do in ear.
Outro aspecto bem legal é a quantidade de canais do sistema. Logo quando cheguei com o equipamento na igreja e o liguei-o, observei que ele estava configurado para o canal 48. Antes do culto, quando liguei também os microfones sem fio, percebi que um deles ficava mudo. Quando eu desligava o SWM-1E, o microfone voltava. Estava ocorrendo cancelamento porque ambos os sistemas estavam operando exatamente na mesma freqüência. Numa operação rápida, mudei o canal de 48 para 1 e ambos os sistemas voltaram a funcionar perfeitamente.
É claro que não é um sistema impecável, mas para aplicações semiprofissionais como a maioria das nossas é, o Staner/Karsect SWM-1E atende perfeitamente por um preço bastante razoável.
OBS: Vocês jamais imaginariam ver declarações destas vindas de mim, não é?
Abraços a todos.
BOM DIA, EXCELENTE REVIEW, GOSTARIA DE SABER QUANTOS PONTOS SEM FIO POSSO A ADICIONAR E ESTE RECEPTOR.
Não tenho absoluta certeza mas acredito que dentro dos 48 canais disponíveis no sistema, em cada um eu posso adicionar um receptor. Isso independe da quantia de bases e receptores. Desde que cada um ocupe uma frequência no canais disponíveis, Acredito que não haverá problema. Eu por exemplo estou usando 2 bodys com uma base no mesmo canal, transmitindo 2 sinais distintos um em cada entrada ( L e R )
qual o valor do reptor
Muito bom saber que este equipamento atende à necessidades não tanto profissionais. Não queria investir sem saber da qualidade. Muito grato!
Gostaria de saber se consigo colocar duas entradas de sinal diferentes no transmissor?
Desde já obrigado!
Éder comprei 2 recentemente usados e estou usando uma base para 2 bodys receptores. Entro com um sinal no L e outro distinto no R. Faço o balanço nos bodys e depois ligo o mix para ele deixar o sinal mono nos fones. Estou tendo um problema de vazamento de sinal entre os canais. Eles não ficam independentes nem a pau. Entrei em contato com a Staner e estão estudando o caso.
Olá parabéns e obrigado pelo texto!!! você pode nos explicar como funciona a MIX?É possível mixar os sinais L & R no Body Pack?? Por exemplo: Estou ouvindo L & R (em mono) e sinto que L está baixo e quero aumentar seu volume…É possível aumentar o volume somente do L na MIX???
Obrigado!!
Daniel pelas especificações do aparelho ( transmite o sinal em estéreo ) é para permitir sim mas estou tendo problemas de vazamento de sinal nos canais. Por exemplo se eu entro com um sinal apenas no canal L, o mesmo sinal aparece também no canal R do body, o que não deveria acontecer há menos que eu ativasse o modo mix nele. Entrei em contato com a Staner e estão estudando o caso. Nos 2 que comprei isso acontece então não é um defeito isolado. Aguardando ansioso a resposta deles para o problema.
Bom dia!
No meu sistem qnd aumento o volume no receptor, começa a cortar o som, sai tudo picotado. Já fiz diversos testes com e sem limites, mix…já liguei direto no aux da mesa, já tentei passando pelo Power Play… Já não sei o que testar, não sei se pode ser um defeito. Alguém já passou por isso?
Boa tarde. Eu preciso do sistema para o seguinte. Toco em uma banda com voz/guitarra/baixo/bateria. Gostaria de ouvir ouvir minha guitarra e minha voz e/ou outras vozes no palco. Esse sistema serve para isso? No caso, os outros integrantes também tem interesse no investimento. Então basta comprar um unico transmissor e 4 receptores com 4 fones? Agradeço
Olá eu tenho um, mas estou passando dificuldades porque no meio do baile ele corta o sinal. Mesmo com pilhas novas alcalinas, o som fica indo e vindo. E isso atrapalha muito. Gostaria muito da ajuda dos amigos. Abraço. Ariel Azevedo.