Testador de cabos CSR-TC

Desde que conheci o testador Behringer CT100 (http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=13), sempre pensei em como eu havia ficado tantos anos sem uma ferramenta tão boa e prática quanto um testador de cabos. Utilizo o aparelho sempre antes de qualquer evento, permitindo um rápido e confiável teste nos cabos, evitando assim uma possível dor de cabeça.

O problema do CT100 é que ele é caro e raro de ser encontrado no Brasil. Visitando uma loja de som, encontrei este testador, da marca CSR (na verdade a empresa importa e coloca sua marca).

Este testador permite testar os seguintes conectores e cabos: XLR, TRS (P10), Phono (RCA), DIN (Midi), Speakon e os P2 (bananinhas). Na verdade, qualquer esquema de ligação pode ser utilizado, como por exemplo:

XLR – P10
XLR – RCA
banana – Speakon
banana – RCA
XLR – Speakon
P10 – Speakon

E assim por diante.

Basta o usuário encaixar os conectores do cabo e ir variando a grande chave seletora na parte superior. De acordo com o esquema de luzes, o usuário sabe que o pino 1 de um conector está ligado ao pino 3 do outro, e assim por diante. No próprio painel, há a serigrafia do que cada número representa no conector.

Evidente que, como no Behringer CT100, o usuário precisa saber como interpretar o que cada luz representa.

O aparelho é bom, a construção parece sólida. Utiliza uma bateria de 9V, e inclusive há uma luz para verificar se o estado da bateria é boa ou não. Não há botão liga-desliga, o que força ao usuário lembrar de retirar a bateria toda vez que for guardar o aparelho, mesmo de um dia para o outro, para evitar que a bateria descarregue.

Comparado com o CT100, este CSR tem a vantagem de testar também conectores banana e Speakon, mas infelizmente não há uma forma de descobrir problemas intermitentes, como no aparelho da Behringer, o que realmente faz muita falta. Até dá para fazer o procedimento de movimentar o cabo e ver se as luzes "piscam", indicando um problema intermitente, mas é necessário fazer isso para cada condutor (no cabo do XLR, 3 vezes). O sistema da Behringer é infinitamente superior.

O preço é de R$ 120,00, em média, e a enorme vantagem é que qualquer loja de eletrônicos do Brasil vende equipamentos da CSR, então mesmo que a loja não tenha basta encomendar um. Ele até pode parecer nada mais que um "multímetro chique" (e é quase isso mesmo), mas para quem tem muitos cabos, vale a pena o investimento, é um enorme ganho de tempo.

Be the first to comment on "Testador de cabos CSR-TC"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar