Como ligar a 01v no computador?

G

Guest

Guest
Ola pessoal,

este é o meu 1º Forum aqui, gostaria de saber como posso ligar minha 01v no meu note book, já vi que é possivel ligar atravez de um cabo de MIDI X USB ou pelo TO HOST.

O Que preciso saber na verdade é qual dos dois é melhor e onde encontro este cabo TO HOST...

Valew
 
Olá tolusso.

Geralmente os computadores não têm portas MIDI, o que exigiria uma placa de som especial ou um dispositivo externo. Por isso, o mais normal é usar a conexão USB para interligar o notebook à 01V.

Para fazer esta conexão vc precisa de um cabo USB normal, daqueles que usamos para impressoras.

Veja a imagem abaixo:

73_1.JPG


[]'s
 
David,

Então usando ele eu consigo usar mais efeitos esse tipode coisas né?

Valew
 
não...
na verdade este cabo serve apenas para vc inerrligar o studio manager da yamaha (que é o soft que controla a mesa) na mesa. ele não adiciona nem usa áudio. apenas conrola a mesa. para usar mais efeitoss, ou gravar em multi pistas, vc vai precisar de uma placa de áudio (sound blaster e do tipo não servem), ai podenso ligar ou as saidas analógicas, ou se a placa tiver, as saídas opticas da 01v na placa de auido
ingo
 
velhinho...vou direto ao assunto....que equipos vc tem, o que pretende e pra qque vai usar.....conta tudo de uma vez, pingadinho assim fica dificil......
 
Não tenhu muita coisa, tenho a O1v (tá "original" sem nenhuma placa de espanção ainda), e um note.

Estamos bolando pra fazer uma gravação no acampamento de carnaval, até lá a gente pretende almetar ela pra 24 canais, e microfonar tudo.

Encomendei um Cabo MIDI IN + MIDI OUT X USB, que usarei para ligar a mesa no computador (mac).

O que eu queria saber se com essa ligação será possivel gravar por pistas ou se preciso de alguma outra coisa.

e o que este cabo faz.

Desculpa a enrolação,

Valew
 
Não vou dar certeza, mas que eu saiba não se transmite áudio por uma interface MIDI... me corrijam se eu estiver errado. Qualquer coisa, é só olhar no manual.
 
cara..na boa...pq vc encomendou o cabo se não sabe pra que ele serve?
não tem como vc mandar audio, ainda mais 24 canais por um cabo midi....
midi é uma coisa, áudio é outra.
se vc quer gravar em multicanal, vc precisa de uma placa de áudio multicanal....simples assim..
com a 01v no maximo vc sonsegue mandar uma saída dela pra entrada do micro...
vc falou em mac, se o mac tiver entrada digital optica, vc pode ligar a saida optica da mesa no micro, e mandar o master da mesa pro micro, mas pra gravar 24 canais separados, só com placa de áudio com 24 canais...
abçs
ingo
 
MIDI USB?
Melhor comprar pronto...
Mais o que deseja fazer com o cabo?
Porque o que está escrito aqui como dúvida não tem nada haver com a realidade.
A 01V não transmite áudio pelo USB nem pela MIDI.
 
Gente, que confusão :shock:
Há, basicamente, 2 jeitos de gravar multipista pela O1V:

1 - Com a placa my-16mLAN (ou outra semelhante, que desconheço), que usará o Slot da mesa. Só faz 16 canais. Desse jeito, o computador precisa de uma porta Firewire.
2 - De forma analógica, tirando Direct Outs dos canais para uma placa de áudio multicanal, como disse o ingo. Desse jeito é muito trabalhoso, mas também funciona. É o jeito tosco, na minha opinião.

A porta USB da mesa serve SÓ para controlar via Studio Manager. NÃO FAZ GRAVAÇÃO.
A porta Midi também NÃO FAZ GRAVAÇÃO.
E o cabo que nosso colega comprou não terá utilidade alguma para esse trabalho.

Se quer uma mesa de 24 ou 32 canais que grave multipista, tá na hora de pensar em uma mesa maior.
 
Existe uma terceira forma, usando Direct outs pelos ADAT, e uma interface com várias entradas ADAT. Dá pra fazer até 24 saídas assim.
 
rafaellerm disse:
Existe uma terceira forma, usando Direct outs pelos ADAT, e uma interface com várias entradas ADAT. Dá pra fazer até 24 saídas assim.
gabriel_equalize disse:
2 - De forma analógica, tirando Direct Outs dos canais para uma placa de áudio multicanal
Qual a diferença? Nesse caso, a outra interface ADAT estaria funcionando como uma "placa de áudio multicanal".
O negócio é que é um cabo por canal... Vai ficar parecendo uma floresta de cipó.
Tá bom, tá bom, pode fazer um multicabo.
 
Com o ADAT, são 3 cabos, 8 canais por cabo. Não dá pra considerar uma "floresta de cipó". Além de que assim, o processamento da mesa está disponível no sinal.
 
mais é justamente isso que eu quero, controlar a mesa pelo pc ou not, a outra duvida seria, qual a melhor ligação pela to host ou pelo mid.
pra gravação multipistas eu já sabia que só com placa de expansão ou placa de áudio.

eu já baixei todos os programas referente sobre o assunto de controlar a mesa pelo pc, só falta mesmo eu saber qual a melhor saída a ser usada e esse cabo tão difícil de achar, eu tenho um esquema de como montar um mais tenho que ter um conversor mid para usb, achei esse esquema no site <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.adonissom.com/forum/index.php?board=28.0">http://www.adonissom.com/forum/index.php?board=28.0</a><!-- m -->
 
Acredito que o To Host seja mais fácil, se já tiver uma porta serial disponível. É só fazer o cabo DE9-Mini DIN, como mostra o esquema. Se já tem a porta serial ou um conversor USB-serial, não precisa do FT232. Ele é só um conversor USB-RS232 para ser usado em placa, é o que vem dentro dos adaptadores que se encontra por aí.
 
Back
Topo