Sistema para Atender Igreja de Pequeno Porte

Dr.Tonieto

New Member
Olá Amigos do Som ao Vivo!
É Minha segunda postagem no fórum, e gostaria muito de contar com a experiencia e orientação dos amigos "Velhos de Guerra" rsrsrs.

Estamos com sérios problemas relacionados a Sonorização em uma congregação,várias reclamações de vizinhos,e até mesmo de membros devido a péssima qualidade do som e o volume ensurdecedor.
O Sistema que é utilizado atualmente,são sobras de equipamentos que foram descartados de Congregações maiores.equipamentos estes que em sua maioria estão obsoletos,arcaicos e em péssimo estado de conservação.

A Intenção é de começar do Zero,trocando tudo,porém em 2 etapas,primeiro as caixas e depois os periféricos.
Estou ciente que o procedimento padrão seria um projeto técnico,acústica etc... porém este "procedimento padrão" acaba saindo da realidade financeira de pequenas igrejas como no nosso caso.

A Intenção é conseguir montar um Sistema que proporcione um som agradável,ambiente e atenda a programação da igreja,mas que se enquadre dentro do orçamento que foi liberado.

Então começando da primeira etapa "P.A e Retorno" gostaria de algumas dicas,aconselhamentos, etc... sobre o tipo de equipamento,marca,modelo e até mesmo posicionamento. que poderia nos atender.
Conto com a ajude de vocês!

Segue algumas informações do Templo e Fotos:

Medidas:
Comp 12M / Larg 5M / Alt 3.50. Instrumentos: Guitarra / Baixo / Bateria(Eletrônica.)
Cobertura: Lage(Concreto).
Piso: Cerâmica.
Capacidade: Aprox. 100 Pessoas
Valor Total que foi disponibilizado: R$ 8.000 ( para caixas e periféricos)
12042650_505330129639985_4360199237946825220_n.jpg 12719416_557788244394173_8534327366581007541_o.jpg
 
Última edição:
8 mil é pouco realmente, então não da pra forçar muito...
Entenda também que o nome é "sistema" porque é composto de várias partes, logo se o SISTEMA não for todo atualizado você ainda terá problemas, menores mas terá.

Com 8mil não da pra trocar tudo.
Passe uma lista do que vocês já tem.

Mas de antemão vou sugerir o mesmo que sugeri a um colega em outro tópico.
Caixas Attack VRF1230A ou Samson XP112A
Retornos VRM1230A ou Samson XP112A
Mesa Soundcraft EFX8/K (Veja se é suficiente 8 canais de MIC mais 2 stereo totalizando 12 canais)
 
Olá Amigos do Som ao Vivo!
É Minha segunda postagem no fórum, e gostaria muito de contar com a experiencia e orientação dos amigos "Velhos de Guerra" rsrsrs.

Estamos com sérios problemas relacionados a Sonorização em uma congregação,várias reclamações de vizinhos,e até mesmo de membros devido a péssima qualidade do som e o volume ensurdecedor.
O Sistema que é utilizado atualmente,são sobras de equipamentos que foram descartados de Congregações maiores.equipamentos estes que em sua maioria estão obsoletos,arcaicos e em péssimo estado de conservação.

A Intenção é de começar do Zero,trocando tudo,porém em 2 etapas,primeiro as caixas e depois os periféricos.
Estou ciente que o procedimento padrão seria um projeto técnico,acústica etc... porém este "procedimento padrão" acaba saindo da realidade financeira de pequenas igrejas como no nosso caso.

A Intenção é conseguir montar um Sistema que proporcione um som agradável,ambiente e atenda a programação da igreja,mas que se enquadre dentro do orçamento que foi liberado.

Então começando da primeira etapa "P.A e Retorno" gostaria de algumas dicas,aconselhamentos, etc... sobre o tipo de equipamento,marca,modelo e até mesmo posicionamento. que poderia nos atender.
Conto com a ajude de vocês!

Segue algumas informações do Templo e Fotos:

Medidas:
Comp 12M / Larg 5M / Alt 3.50. Instrumentos: Guitarra / Baixo / Bateria(Eletrônica.)
Cobertura: Lage(Concreto).
Piso: Cerâmica.
Capacidade: Aprox. 100 Pessoas
Valor Total que foi disponibilizado: R$ 8.000 ( para caixas e periféricos)
12042650_505330129639985_43601.html

12719416_557788244394173_85343.html

Se puder coloca os equipamentos que você já tem. Como nosso amigo disse anteriormente, sendo um sistema até com os microfones devemos nos preocupar.
 
8 mil é pouco realmente, então não da pra forçar muito...
Entenda também que o nome é "sistema" porque é composto de várias partes, logo se o SISTEMA não for todo atualizado você ainda terá problemas, menores mas terá.

Com 8mil não da pra trocar tudo.
Passe uma lista do que vocês já tem.

Mas de antemão vou sugerir o mesmo que sugeri a um colega em outro tópico.
Caixas Attack VRF1230A ou Samson XP112A
Retornos VRM1230A ou Samson XP112A
Mesa Soundcraft EFX8/K (Veja se é suficiente 8 canais de MIC mais 2 stereo totalizando 12 canais)


Como disse anteriormente, os equipamentos que temos são equimentos que foram substituídos de outras congregações,por apresentarem algum defeito etc.. mas segue a lista do que temos:
1 Mesa Ciclotron AM 12.3R (Com alguns canais com defeito e uma saída Queimada)
1 Ciclotron DBS 4000 (Também com um saída queimada)
4 Caixas Artezanais com AF 12 Selenium e Tw selenium (2 Usadas para o P.A e 2 como Monitor)
1 - Microfone sem fio Karsect
1- Microfone XM8500 Behringer
 
Como disse anteriormente, os equipamentos que temos são equimentos que foram substituídos de outras congregações,por apresentarem algum defeito etc.. mas segue a lista do que temos:
1 Mesa Ciclotron AM 12.3R (Com alguns canais com defeito e uma saída Queimada)
1 Ciclotron DBS 4000 (Também com um saída queimada)
4 Caixas Artezanais com AF 12 Selenium e Tw selenium (2 Usadas para o P.A e 2 como Monitor)
1 - Microfone sem fio Karsect
1- Microfone XM8500 Behringer

Realmente a coisa tá feia. Vamos planejar um milagre, pelo mercado livre dá pra tentar.
As caixas podem ser attack como dito anteriormente.
Sua mesa é muito simples e as vezes nem compensa arrumar $$$.
O Amplificador guarda/vende. Ele é forte!

Eu aconselharia pegar um DBX PA2 - é um excelente processador e você encontra Mesas da Soundcraft com ótimo custo benefício.

Já o microfone sem fio verifica se é UHF e se sobrar uma graninha tenta pegar um shure com fio.
vlw
 
8 mil é pouco realmente, então não da pra forçar muito...
Entenda também que o nome é "sistema" porque é composto de várias partes, logo se o SISTEMA não for todo atualizado você ainda terá problemas, menores mas terá.

Com 8mil não da pra trocar tudo.

Se puder coloca os equipamentos que você já tem. Como nosso amigo disse anteriormente, sendo um sistema até com os microfones devemos nos preocupar.

Realmente o orçamento disponibilizado não ajuda muito. mas estive pensando em algumas alternativas que "Talvez" seja viável.

*Ao invés de 2 Caixas para o P.A,pensei um 1 Caixa em Cluster central. Porém tenho dúvidas se funcionaria bem devido a altura do teto ser de 3.50M.
*Para o Retorno para o Púlpito pensei em um conjunto Ativo + Passivo de 10".
e aí o que acham?
 
Acho que um cluster sairia mais caro, fora que sua igreja é bem retangular. Agora que vi as fotos eu compraria somente as caixas do pa com a mesa e processador e faria um teste pra ver como que fica. No seu caso um retorno de 10 cairia bem.
 
Olá amigo! Indico a você o que uso. No PA uma única caixa em cluster, como você mesmo citou, então podia ser uma staner SR315. Pro retorno uma SR212 atenderia. O restante ficaria pra mesa. Lembre se, com boas caixas bem posicionadas e uma boa mesa, você não precisará de periférico algum.
 
Acho que um cluster sairia mais caro, fora que sua igreja é bem retangular. Agora que vi as fotos eu compraria somente as caixas do pa com a mesa e processador e faria um teste pra ver como que fica. No seu caso um retorno de 10 cairia bem.

Penso que talvez um cluster central com 1 caixa boa sairia mais em conta até mesmo em custo benefício. exemplo: 2 Attack VRM1230A R$ 4.200, e se substituíssemos as 2 Attack por 1 Rcf art 312a R$ 3.300.

A Minha dúvida é se pelas dimensões da igreja 1 caixa em Cluster atenderia bem levando em consideração que os instrumentos(guitarra,baixo e bateria)serão ligados na mesa. haveria necessidade de um Sub?

Isso é apenas um pensamento meu,posso estar errado. conto com a ajuda de vocês!
 
Olá amigo! Indico a você o que uso. No PA uma única caixa em cluster, como você mesmo citou, então podia ser uma staner SR315. Pro retorno uma SR212 atenderia. O restante ficaria pra mesa. Lembre se, com boas caixas bem posicionadas e uma boa mesa, você não precisará de periférico algum.
Amigo,e a SR315 você usa ela com os instrumentos em mesa? guit,bass,bateria.?
 
Na verdade só uso as 212 no retorno. Só liguei bateria eletrônica nelas uma vez, e aguentou de boa. Teclado violão guitarra e microfones (8) são ligados nela tranquilo. A 315 tem mais grave e é mais potente, então creio que aguenta de boa.
 
Caro doutor @Dr.Tonieto ;

seja bem vindo ao SAV. Reforço a sugestão do @Ronaldo1. Faço apenas uma observação:
retorno acho que vc vai ficar melhor servido se comprar 2 caixas. Optando por esta sugestão acrescento que adquira 1 Staner SR315a e 1 Staner SR212a para o retorno, na de SR315a vc endereça bateria ( e deixa o batera descer o braço sem medo ), baixo e teclado ( se ou quando tiver ) e na SR212a vc endereça vozes e os demais instrumentos. Ideal seria mais tarde vc adquirir mais uma SR212a e deixar exclusiva para voz. Pro PA compra mais uma Staner315a e põe em fly, vai te atender bem pois sua igreja é bem estreita 9 tem certeza que são só 5 m de largura mesmo? ) e não é comprida, embora não seja alta o volume não ficará, para as pessoas da primeira fila, tão mais alto do que ficaria se vc usasse uma caixa de cada lado. A cobertura provavelmente vai ficar melhor do que a LR que vc usa hoje e vc terá melhorias gastando bem menos ( seu pastor vai ficar feliz ).
Dei uma pesquisada pra vc e te apresento o seguinte orçamento:

- 2 Cx Staner SR315a ( uma pro PA e uma pro retorno ) - R$1683,00 cada, somando R$ 3.366,00 na Kabum;
- 1 Cx Staner SR212a ( para o retorno ) - R$ 1.516,00 na Kabum;
- 1 Mesa Soundcraft EFX12/K - R$ 1.950,00 na Kalifa;
- 1 kit de microfones Superlux PRA D5 ( com 5 mics ) - R$ 896,40 na Kalifa Pro.
Nas minhas contas vc leva uma caixa a mais do que pretendia a princípio, um bom kit de microfones ( praticamente igual á um Shure Sm58, mas na minha opinião melhor de trabalhar ) e ainda sobra um dinheirinho. Os preços são á vista e a mesa ( e talvez outros ítens ) precisem de confirmação de estoque.
 
Caro doutor @Dr.Tonieto ;

seja bem vindo ao SAV. Reforço a sugestão do @Ronaldo1. Faço apenas uma observação:
retorno acho que vc vai ficar melhor servido se comprar 2 caixas. Optando por esta sugestão acrescento que adquira 1 Staner SR315a e 1 Staner SR212a para o retorno, na de SR315a vc endereça bateria ( e deixa o batera descer o braço sem medo ), baixo e teclado ( se ou quando tiver ) e na SR212a vc endereça vozes e os demais instrumentos. Ideal seria mais tarde vc adquirir mais uma SR212a e deixar exclusiva para voz. Pro PA compra mais uma Staner315a e põe em fly, vai te atender bem pois sua igreja é bem estreita 9 tem certeza que são só 5 m de largura mesmo? ) e não é comprida, embora não seja alta o volume não ficará, para as pessoas da primeira fila, tão mais alto do que ficaria se vc usasse uma caixa de cada lado. A cobertura provavelmente vai ficar melhor do que a LR que vc usa hoje e vc terá melhorias gastando bem menos ( seu pastor vai ficar feliz ).
Dei uma pesquisada pra vc e te apresento o seguinte orçamento:

- 2 Cx Staner SR315a ( uma pro PA e uma pro retorno ) - R$1683,00 cada, somando R$ 3.366,00 na Kabum;
- 1 Cx Staner SR212a ( para o retorno ) - R$ 1.516,00 na Kabum;
- 1 Mesa Soundcraft EFX12/K - R$ 1.950,00 na Kalifa;
- 1 kit de microfones Superlux PRA D5 ( com 5 mics ) - R$ 896,40 na Kalifa Pro.
Nas minhas contas vc leva uma caixa a mais do que pretendia a princípio, um bom kit de microfones ( praticamente igual á um Shure Sm58, mas na minha opinião melhor de trabalhar ) e ainda sobra um dinheirinho. Os preços são á vista e a mesa ( e talvez outros ítens ) precisem de confirmação de estoque.
Tambem sou favorável neste caso o fly pa.
 
A Minha dúvida é se pelas dimensões da igreja 1 caixa em Cluster atenderia bem levando em consideração que os instrumentos(guitarra,baixo e bateria)serão ligados na mesa. haveria necessidade de um Sub?

Se vc vai colocar a bateria e o baixo no PA é extremamente recomendável que vc use caixas de 15". Uso minha Roland TD4KX2 com minhas Art310a e elas aguentam tranquilo, já usei pra retorno com baixo e teclado junto e deu tudo certo,mas não ficaria tranquilo em usar uma caixa só pra PA com a banda completa. Talvez com compressor e tal pode até rolar, mas pra mim seria tenso. Com um sub ficaria ideal, no caso das Art310a.
Com relação ao sub ser dispensável, acho difícil dizer sem conhecer a acústica do local. Minha impressão é que igrejas pequenas tendem a ter problemas com graves e um sub, principalmente se for acima de 15" pode trazer mais problemas que soluções. Acho que vc já tem em mãos sugestões suficientes para fazer um significativo salto de qualidade com relação ao seu sistema anterior e, na minha opinião, se não há a possibilidade da compra de um sub no médio prazo deve deixar esta questão para uma próxima etapa.
 
Se vc vai colocar a bateria e o baixo no PA é extremamente recomendável que vc use caixas de 15". Uso minha Roland TD4KX2 com minhas Art310a e elas aguentam tranquilo, já usei pra retorno com baixo e teclado junto e deu tudo certo,mas não ficaria tranquilo em usar uma caixa só pra PA com a banda completa. Talvez com compressor e tal pode até rolar, mas pra mim seria tenso. Com um sub ficaria ideal, no caso das Art310a.
Com relação ao sub ser dispensável, acho difícil dizer sem conhecer a acústica do local. Minha impressão é que igrejas pequenas tendem a ter problemas com graves e um sub, principalmente se for acima de 15" pode trazer mais problemas que soluções. Acho que vc já tem em mãos sugestões suficientes para fazer um significativo salto de qualidade com relação ao seu sistema anterior e, na minha opinião, se não há a possibilidade da compra de um sub no médio prazo deve deixar esta questão para uma próxima etapa.
Verdade, para quem usa baixo no P.A tem que ser 15". Se as 2 de 15" ficar de boa, não compre sub. Pois cada vez mais grave o som fica mais embolado. Mas se o som ficar sem peso, fique atento com as frequências de 100hz pra baixo principalmente a de 60hz.
 
Amigo @AltVan13. Muito obrigado por sua sugestão.
Estava pensando aqui. que tenho um powerplay,com alguns fones parado na Igreja sede,poderia utilizar ele e deixar o retorno para os músicos no fone. economizaria com caixas para os músicos e diminuiria também o volume no altar.(Não Podemos esquecer que precisamos resolver a questão de excesso de volume também).
Deixaria 2 Monitores de 10" para o Púlpito,acha que atenderia bem?ou prefere as de 12"
Para o PA Deixaria 1 caixa com falante de 15" em fly.
 
Surgem outras dúvidas rsrs...

*Com Relação a Caixa em Fly,ha alguma diferença no comportamento,sonoridade,etc..se colocarmos ela em Fly porém na horizontal(Deitada)?

*Com Relação a Staner SR315, é um bom produto,tem boa sonoridade? esta no mesmo nivel de Attack,Samson,SoundBox,Antera etc..? Pergunto isso pois nunca ouvi em funcionamento.
 
Surgem outras dúvidas rsrs...

*Com Relação a Caixa em Fly,ha alguma diferença no comportamento,sonoridade,etc..se colocarmos ela em Fly porém na horizontal(Deitada)?

*Com Relação a Staner SR315, é um bom produto,tem boa sonoridade? esta no mesmo nivel de Attack,Samson,SoundBox,Antera etc..? Pergunto isso pois nunca ouvi em funcionamento.
Sobre a caixa deitada, o mair problema é que você perde médioos e agudos. A corneta joga essas frequencias no teto e com mais "forca" no chao. Perdendo as mesmas frequencias nas laterais. Mas sinta-se a ventade para testar.

Já a Staner, gosto do som delas. Marca de história no Brasil.
 
@Dr.Tonieto ;
Estou gostando muito da linha de raciocínio que vc está seguindo! Ê por aí mesmo, garoto!!!!
Vc quer posicionar a caixa desta maneira porque esteticamente fica bem melhor né? ! Eu 5b faria a mesma coisa, mas é preciso ver quais são os ângulos de dispersão da caixa a ser usada para ver se vai atender . Acho que vi dar. O powerplay foi uma ótima sacada SUA, parabéns. Más não esqueça que o vocal e o pastor também precisam se ouvir . Eu usaria o powerplay e manteria as caixas como falei antes.
 
O FLY é legal, teria uma dispersão melhor, mas não é via de regra assim, se quiser manter seu R/L como esta apenas inclinando, pode continuar assim de boa a igreja é estreita e aceita essa configuração.
O gerenciador não é uma peça essencial, principalmente pra você que só vai usar R/L sem reforço nem nada, gasto desnecessário, mas se quiser comprar um bom EQ pode valer a pena.
Quanto a usar uma caixa só ao invés do R/L, você vai sacrificar algumas posições nas primeiras fileiras pois a abertura horizontal nunca é grande o bastante, mas pelas dimensões, atende sim.
 
Back
Topo