Som para eventos pequenos.

Allanscaires

New Member
Amigos, vou explicar minha necessidade. Hoje eu tenho um par de selenium SPM 1503(ativa e passiva), uma mesa yamaha de 6 canais,um cubo de baixo staner de 200w e um cubo Laney de guitarra valvulado de 50w. Quando eu faço shows pequenos em residencias ou bares, eu levo isso e uso a bateria acustica e fica bom. Mas dependendo do local preciso microfonar a bateria e entao tenho que alugar um som. Pensei em investir em um som pra casamentos de umas, sei la 200 a 300 pessoas. Tenho uns 6 mil para investir...o que vcs sugerem? Dois subs? Duas RCF 310 e um sub? Preciso de ideias para aliarmos potencia e qualidade...vcs acham que da? O que sugerem?
 
Fala @Allanscaires, tudo bem?
Você vai precisar de um kit de microfones de bateria, o pessoal fala bem do kit da Superlux.
Com 6 mil vai ser um pouco complicado comprar caixas e sub de boa qualidade.
Com 10 mil, comprei na Musitech um par de JBL Eon One, mas não sei se atenderia o seu programa musical. Quando comprei as minhas caixas, eu tinha em mente que queria um array vertical, tendo consciência que o SPL não é tão forte, mas tem um timbre excelente e não agride os ouvidos de quem está próximo à caixa, ainda assim atendendo com pouca perda quem está a 10 ou 12 metros de distância.
Então, as perguntas são:
1. Qual o seu programa musical, ou seja, quais ritmos toca?
2. Nesses casamentos haverá balada ou só fundo musical?
3. O som será usado em eventos ao ar livre ou apenas locais fechados?
4. Você já tem as caixas da Selenium. A ideia é continuar com elas ou vendê-las?
5. Qual é a possibilidade de aumentar esse orçamento?
6. Caso compre subgraves em separado, você vai precisar de um crossover ou processador digital para fazer os cortes de frequência. Isso está incluso no orçamento, caso o subgrave que você comprar não tenha crossover?
7. Prefere caixas ativas ou passivas?
 
Extremamente pertinentes os questionamentos feitos pelo @Bruno Freitas. Respondendo vai ajudar bastante a chegarmos á uma solução mais adequada para sua aplicação.
Avalie o custo benefício de trocar sua bateria por uma bateria eletrônica, mesmo que uma usada de boa marca e procedência. Não é difícil achar pois muitas igrejas e usuários acabam comprando e depois se desfazendo. Se vai microfonar bateria, e mesmo que use a bateria digital, recomendo que tb pense em trocar sua mesa por uma mesa digital, primeiro porque, se continuar com a batera acústica, vai precisar de pelo menos mais uns 6 canais ( dá pra usar menos, até apena 2 mics mas o resultado, embora possa ser satisfatório, não será o mesmo que com 4 ou 6 mics ) e segundo porque tanto uma quanto outra se beneficiariam grandemente, mas grandemente mesmo, dos recursos que temos em uma mesa digital. Falo por experiência própria, tenho uma Roland TD4KX2 e uso ela na minha XR18. Divido as peças em dois canais ( que é o máximo que consigo neste modelo sem usar recursos de MIDI ) e procuro endereçar as peças da bateria de forma que possa fazer uma equalização para cada grupo.
Pense bem nesta questão pois um bom kit de mics para bateria novo, mesmo os da Superlux, deve estar em torno dos 2K5 a 3K, fora pedestais e cabos que vc tb vai precisar. Os kits mais tops devem estar entre 5K á 7K eu acho, que seriam os da Lewitt ou da Audix, isso na minha preferência que não goste de Shure, ou antes prefiro a sonoridades das marcas que citei. Uma Roland como a minha vc encontra usada em ótimo estado, ás vezes uma que era usada apenas para estudo, por 4K.
200 pessoas a 300 pessoas vc faz com 2 RCF Art310MKIV + sub. Se forem entre 100 pessoas acredito que até umas 150 um Evox 8 deve atender. Todas as opções, considerando só as caixas, já extrapolam o seu orçamento inicial.
Considere tb que depois de ouvir as RCF vc irá querer trocar as Selenium, logo, acho que sua solução passaria, devido ás limitações de orçamento, por definir um projeto mais completo, levando em consideração a questão da bateria, da mesa, das caixas e dos retornos e implementá-lo em etapas que te permitam se capitalizar.
 
Fala @Allanscaires, tudo bem?
Você vai precisar de um kit de microfones de bateria, o pessoal fala bem do kit da Superlux.
Com 6 mil vai ser um pouco complicado comprar caixas e sub de boa qualidade.
Com 10 mil, comprei na Musitech um par de JBL Eon One, mas não sei se atenderia o seu programa musical. Quando comprei as minhas caixas, eu tinha em mente que queria um array vertical, tendo consciência que o SPL não é tão forte, mas tem um timbre excelente e não agride os ouvidos de quem está próximo à caixa, ainda assim atendendo com pouca perda quem está a 10 ou 12 metros de distância.
Então, as perguntas são:
1. Qual o seu programa musical, ou seja, quais ritmos toca?
2. Nesses casamentos haverá balada ou só fundo musical?
3. O som será usado em eventos ao ar livre ou apenas locais fechados?
4. Você já tem as caixas da Selenium. A ideia é continuar com elas ou vendê-las?
5. Qual é a possibilidade de aumentar esse orçamento?
6. Caso compre subgraves em separado, você vai precisar de um crossover ou processador digital para fazer os cortes de frequência. Isso está incluso no orçamento, caso o subgrave que você comprar não tenha crossover?
7. Prefere caixas ativas ou passivas?
Amigo, obrigado pelas considerações. Bem, vamos lá:
Meu som é pop rock, reggae e mpb
Se ao dizer "balada" vc se referir a um DJ, sim, normalmente tem um no fim de cada farra
A maioria dos lugares sao fechados ou semi abertos, embora ar livre possa acontecer.
Gosto das selenium, ja fiz mais de 500 eventos com elas, fora ensaios e sempre corresponderam...a menos que seja inevitavel, tentarei mantê-las.
Meu orçamento pode esticar ate uns 8 mil, mais que isso e dificil...
Pensei em comprar um sub q ja tenha cross embutido.
Nao tenho preconceitos com caixas ativas ou passivas...
A ideia de por uma RCF ou talvez um yamaha DBR de 10, e que sao leves e isso ajudaria muito meu voz e violão...as selenium pesam uns 34kg

Aguardo sugestões.
 
Sei q nao tem muita saida pra minha duvida. Vou colocar assim: Uma rcf 310a + um Sub attack de 1000w ativo, atenderiam quantas pessoas em lugar fechado? Daria pra colocar um DJ nestas caixas, com um som bacana pro ambiente tbm?
 
Eu em seu lugar, continuaria com o que tem, por enquanto.
Juntaria mais 4k. + 6k de investimento + 2k de esticadinha estaria com um total de 12k.
Compraria um sistema top de linha, logo de uma vez.
Pode ser demorado, pode trazer ansiedade, mas ao se concretizar, vai estar com o melhor.
Vai trazer mais segurança e satisfação para você e seus contratantes.
Vai trazer mais indicações, por parte até dos músicos.
Ou
Aproveita a oportunidade.
Com estes 6k que tem, pega este subline 18sa do Murilo.
Depois coloca 2 promaxx10a
E comemore ....
 
Colegas, consegui uma Dbr10 pra testar...e pus lado a lado com a SPM1502...Me corrijam, mas sao 315rms contra 200, alem do spl ser maior na DBR...Ainda assim ao ligar a mesa eu tive que aumentar todos os parametros em relaçao a minha SPM...e ainda assim.nao ficou mais alto...sei la...Achei que uma DBR faria voz e violao com mais sobras( sem usar tanto volume)...mas nao aconteceu..E outra se eu mudar a chave de line para mic e ligar a mesa acontece o q? Pq na SPM nao tem isso... Sera q to fazendo algo errado?
 
Colegas, consegui uma Dbr10 pra testar...e pus lado a lado com a SPM1502...Me corrijam, mas sao 315rms contra 200, alem do spl ser maior na DBR...Ainda assim ao ligar a mesa eu tive que aumentar todos os parametros em relaçao a minha SPM...e ainda assim.nao ficou mais alto...sei la...Achei que uma DBR faria voz e violao com mais sobras( sem usar tanto volume)...mas nao aconteceu..E outra se eu mudar a chave de line para mic e ligar a mesa acontece o q? Pq na SPM nao tem isso... Sera q to fazendo algo errado?

Pode ser que algumas frequências tocassem mais alto antes e você esteja sentindo falta delas agora... Afinal, estamos comparando uma caixa com falante de 15" e que custa R$ 1.300 com uma caixa que tem falante de 10" que custa pra lá de R$ 3.000. Caixas mais caras geralmente são mais caras por causa do timbre, não apenas do volume. Ou por serem importadas.
 
Tinha um sistema Attack, e quando comprei e ouvi pela primeira vez a 310a MKII da RCF eu estranhei muito o timbre, sentia falta de tudo e exagero de agudos, hoje é uma das caixas que mais me agradam em relação a timbre, referencia conta muito e vem so com o tempo e uso. Essas caixas DBR se equiparam a QSC serie K, e a serie K perde feio em timbre pra serie 3 da RCF, pelo preço (R$3k) eu iria facil de RCF 710a, que engole em timbre e SPL as duas (Selenium nem entra na jogada). Sei que as vezes somos repetitivos em oferecer RCF e FBT, mas de todas que usei, foram as marcas mais justas em relação a custo-beneficio, portanto sempre que possível, vou recomenda-las.

OFF: meu mais novo sistema

WhatsApp%20Image%202018-04-14%20at%2021.09.37_zpsetpskhc1.jpeg


RCF NXL24-A + 8003-AS II
 
Caraca !!! Wow, Wow, Wow!!!
Quanto foi? Quantas pessoas atende no total local aberto no limite mesmo?
Parabéns Murilo! Fico muito, mas muito feliz com sua conquista. Os retornos são 710 ou 708? Acho que são 710 né ? Baia sistema!
 
Quanto as Selenium já usei as SPM 1501, acho que era esse o modelo, e uma das minhas RCF Art310a MKIII engoliu as duas em timbre e SPL. Não cheguei nem no 0 dB da 310 pois as Selenium começaram a clipar e como não eram minhas fiquei com medo de queimar. Outra diferença cavalaria é a forma como vc escuta o som a distância. Ao passo que nas Selenium vc vai distanciando e começa a perder inteligibilidade, a Art310 continua nítida dando a impressão que o som mais perto está bem mais alto do que realmente está.
 
Caraca !!! Wow, Wow, Wow!!!
Quanto foi? Quantas pessoas atende no total local aberto no limite mesmo?
Parabéns Murilo! Fico muito, mas muito feliz com sua conquista. Os retornos são 710 ou 708? Acho que são 710 né ? Baia sistema!

Rapaz, não deu pra abrir o volume, tive que trabalhar com o minimo do minimo, a acústica não ajudava muito. Porem é sistema pra 500+ pessoas em lugar aberto facil, monitores 710a, sobra volume pra abrir. Segue algumas fotos:

WhatsApp%20Image%202018-04-14%20at%2022.35.09_zpsgkor1dzr.jpeg


WhatsApp%20Image%202018-04-14%20at%2022.35.08_zpsm5nxtcer.jpeg


WhatsApp%20Image%202018-04-14%20at%2022.35.07_zpsxn91brjw.jpeg


WhatsApp%20Image%202018-04-14%20at%2022.35.06_zpsynkfr9rr.jpeg


WhatsApp%20Image%202018-04-14%20at%2022.35.041_zpsxfpn4myv.jpeg


WhatsApp%20Image%202018-04-14%20at%2022.35.05_zpsxbxrhhob.jpeg


WhatsApp%20Image%202018-04-14%20at%2022.35.051_zpsfogajlu3.jpeg


WhatsApp%20Image%202018-04-14%20at%2022.35.04_zpsuunzivq4.jpeg


WhatsApp%20Image%202018-04-14%20at%2021.09.38_zpsuxzncn2f.jpeg


 
Esse kit de batera da Lewitt é qual modelo? O i5 vc usou pra voz? Como se comportaria na sua opinião o 440 no lugar dos SM57, rola? O primeiro Lewitt que vc mostrou é um condenser?
 
Esse kit de batera da Lewitt é qual modelo? O i5 vc usou pra voz? Como se comportaria na sua opinião o 440 no lugar dos SM57, rola? O primeiro Lewitt que vc mostrou é um condenser?

É o Beat Kit Pro 7, do nosso amigo @tonreb (por enquanto :D:D:D). O i5 eu usei pro Trompete, ficou muito bom. O 440 tem um som mais encorpado do que o SM57, são características diferentes, pra esteira o SM57 se sai melhor. É o mic mais animal do kit, o LCT 340, capta absolutamente tudo lindamente.
 
Ok, eu tenho um LCT 840 que ainda estou conhecendo devido às várias possibilidades que ele oferece e um LCT 440-PURE que é o novo predileto deunha esposa. Se tranca no quartinho de música e fica horas brincando com o menino.
 
Back
Topo