Usar ou não usar espuma no microfone

Murilo Scafe

New Member
Fala amigos do SAV!

Ontem no culto a ministrante perguntou se poderia usar o microfone sem a espuma porque estava com um cheiro desagradável hehe (tá certo, foi descuido meu deixar meses sem dar uma lavadinha)

Pois bem, eu disse que não se fosse apenas ela que iria usar tudo bem mas o mic passaria por várias pessoas durante o culto todo e eu não estava afim de puf puf

A pergunta é, vocês costumam usar espuma?

Eu estava pensando também em colocar espuma nos mics dos vocais, até mesmo para protege-los da saliva, vento, poeira, etc.


Abraços
 
Murilo,
Particularmente não gosto muito, mas é útil em algumas excessões.

Por exemplo,

- quando você está sonorizando ao ar livre com muito vento (por isso a maioria dos microfones para reportagens externas na TV utiliza espuma)

- a pessoa que utiliza o mic tem muita sibilância em 'S' ou 'P/B' (se não me engano, a Ana Paula Valadão utiliza espuma no mic para atenuar a sibilância)

-Agora uma coisa curiosa, em 2009 eu tive que colocar espuma em TODOS os mics lá da igreja por um motivo de saúde pública: a cidade aonde moro estava tento vários casos de Gripe H1N1 a ponto da prefeitura decretar a suspensão de cultos, festas, fechamento de restaurantes por um final de semana. Para proteger a saúde de quem utiliza os mics, após todos os cultos, as espumas eram higienizadas.
 
digosoul disse:
- a pessoa que utiliza o mic tem muita sibilância em 'S' ou 'P/B' (se não me engano, a Ana Paula Valadão utiliza espuma no mic para atenuar a sibilância)


mas digosoul, nesse caso você não consegue eliminar acionando o corte para baixas frequências na própria mesa?
 
Bruno_IBB disse:
mas digosoul, nesse caso você não consegue eliminar acionando o corte para baixas frequências na própria mesa?

Então Bruno, na maioria dos casos sim.

Mas essa sibilância feminina é aguda, se não me engano perto de 8k.

Se você fizer um corte por filtro muito forte, ou utilizar um De-esser (equipamento para redução de sibilância) atenuando demais, pode comprometer a inteligibilidade. Por isso as vezes pode ser interessante utilizar um filtro "mecânico"
 
Acho interessante usar espulma,quando necessário...exemplo:se uma pessoa somente que vai utilizar,e não há problema de sibilância não vejo o porquê usar.
Agora se o mic vai ser usado por diversas pessoas,talvez se faça necessário...ficar cortando frequencia em torno de 7kh,pode se perder timbre,o que não é nada bom,principalmente em locais com acústica ruim onde você tem que ficar cortando algumas frequencias para minimizar problemas,e ainda vai ter que cortar mais porque o sopro captado pelo mic está causando sibilância,pode crer que isso não é nada bom,nesses casos é melhor matar o mau pela raiz.
P/B se resolve perfeitamente com um HP.
 
cada caso é um caso...eu mesmo ao longo desses 22 anos de estrada, so me lembro de ter usado essa espuma uma unica vez.
prefiro usar o filtro da mesa e trabalhar na equalização do canal. essa espuma mesmo lavando constantemente "pra mim" se torna anti-higienica.
mas como disse, cada caso é um caso!
 
Back
Topo