Diferença entre módulo automotivo e amplificador de potência

Qual a diferença entre um Módulo automotivo pra um Amplificador de Potência, por que eles tem uma grande diferença de preços? Eu posso usar um módulo para dar festas, mas claro usando um transformador adequado?
 
Re: Diferença entre módulo automotivo e amplificador de potê

Bom, com relação ao som não vou opinar, vou deixar pros mais conhecedores. Quanto ao tansformador, você esta equivocado, você deverá usar um retificador, que será alimentado com tensão alternada em 127/220v e fornecerá tensão contínua em 12v para os amplificadores.
 
Re: Diferença entre módulo automotivo e amplificador de potê

Simplificando, as principais diferenças são:
1 - QUALIDADE
2 - Tensão de entrada
3 - Conexões
 
Re: Diferença entre módulo automotivo e amplificador de potê

É que os módulos de som automotivo mais comuns dão 20, 30, 40 mil watts rms, custam perto de R$ 1,5 mil, são relativamente pequenos e pesam míseros 3, 4kg, sendo que os amplificadores de potência profissionais, o mais forte que se tem registro é de 22 mil watts rms, custa uma fábula na casa dos R$ 15 mil, e pesa cerca de 50kg, além de ser extremamente grande.

Eu falei que não voltaria mais a postar aqui, mas confesso que não resisti!!
 
Re: Diferença entre módulo automotivo e amplificador de potê

Junior Dorico disse:
É que os módulos de som automotivo mais comuns dão 20, 30, 40 mil watts rms, custam perto de R$ 1,5 mil,
Isso porque os falantes automotivos tem BAIXÍSSIMA sensibilidade. Por isso a necessidade de tanta potência.
 
Re: Diferença entre módulo automotivo e amplificador de potê

Amigos, eu achei um anúncio no ML de um sub automotivo:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-198524673-caixa-dutada-c-moldura-sub-12-160-rms-c-moldura-completa-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... mpleta-_JM</a><!-- m -->

Mas meu pai está falando q som automotivo é pra carro e som profissional é pra festas, podem me esclarecer se essa caixa serve pra colocar no meu sistema de som?
 
Re: Diferença entre módulo automotivo e amplificador de potê

gabrielhowat disse:
Mas meu pai está falando q som automotivo é pra carro e som profissional é pra festas
Que "som automotivo é para carro" é bem simples de entender :D

Agora, som profissional é para festas? Depende.
Som profissional é para usos profissionais.
Já vi muita festa movida à som automotivo. Um carro encostado na garagem com porta-malas aberto e fazendo a barulheira danada.

Se as festas em que você pretende prestar serviço estão dispostas à pagar por um serviço PROFISSIONAL, você deve usar equipamentos profissionais.
 
Re: Diferença entre módulo automotivo e amplificador de potê

Boa noite

oseiasgsousa disse:
Bom, com relação ao som não vou opinar, vou deixar pros mais conhecedores. Quanto ao tansformador, você esta equivocado, você deverá usar um retificador, que será alimentado com tensão alternada em 127/220v e fornecerá tensão contínua em 12v para os amplificadores.

Sim mas se for por esse caminho o que é que vai fazer o papel de rebaixar essa tenção de 127v/220v para 12vcc, lembrando que a maioria desses são progetado para 13,8vcc normalmete bateria carreda fornece essa tensão e principalmente quando o veiculo em movimento.

Na verdade para ser sincero a vocês não vejo vantagens em usar modulos automotivos não por varios fatores como ja falados:

* Mentem sua potencia
* Tamanho e peso da fonte para poder ser alimentalos em corrente CA

Guilherme Vaini
 
Re: Diferença entre módulo automotivo e amplificador de potê

Junior Dorico disse:
É que os módulos de som automotivo mais comuns dão 20, 30, 40 mil watts rms...
Dorico, por curiosidade, eles dão tudo isso mesmo? ou há controvérsias?
Ahhh! e não deixe de postar, seus posts fazem falta.
 
Re: Diferença entre módulo automotivo e amplificador de potê

Metal

Claro que não dão, a minha resposta foi em tom irônico, pois o povo do som automotivo sempre enfativa que possui um sub de 3000 rms e um módulo de 12.500 rms. Esse pessoal não tem nenhuma informação técnica, e alguns instaladores que conhecem acabam entrando nessa para sobreviver no mercado.

Como sempre dizia um amigo velho conhecido em fóruns sobre áudio, o famoso Álvaro JR, potência é uma grandeza física, e pelo que sabemos, os conceitos físicos não mudaram desde que foram descobertos.

Então, apenas de forma simples: Uma potência da Advance 500X, que fornece 800 watts totais em 4 ohms, consome uma corrente de 8,8 amperes aproximadamente a plena potência (tanto que utiliza um fusível de 10A na entrada de rede). Todos sabemos que quanto menor a tensão, maior a corrente, pois tenho aqui um pequeno módulo que utilizo para som de rua em uma moto, e que consome praticamente igual a Adavance, porém esse módulo fornece cerca de 120 watts segundo o fabricante.

Pois bem. Considerando isso, qual seria então o consumo de um sistema automotivo de milhares de watts? Deixo para que alguém mais entendido no assunto possa desmistificar isso, pois até hoje não recebi nenhuma respostas convincente sobre tal.

Em relação ao amigo que pretende colocar um som automotiFo pra festas...colega, aqui vai uma sugestão. Compre duas caixas ativas altas, e uma caixa de graves (ou sub, como queiram), e 'seje' feliz pra sempre. É a melhor coisa.

E agora, o mais importante de tudo. ESTUDE SEMPRE, BUSQUE CONHECIMENTO A TODO MOMENTO, pois camarão que dorme a onda leva.
 
Re: Diferença entre módulo automotivo e amplificador de potê

Djvaini disse:
Boa noite

oseiasgsousa disse:
Bom, com relação ao som não vou opinar, vou deixar pros mais conhecedores. Quanto ao tansformador, você esta equivocado, você deverá usar um retificador, que será alimentado com tensão alternada em 127/220v e fornecerá tensão contínua em 12v para os amplificadores.

Sim mas se for por esse caminho o que é que vai fazer o papel de rebaixar essa tenção de 127v/220v para 12vcc, lembrando que a maioria desses são progetado para 13,8vcc normalmete bateria carreda fornece essa tensão e principalmente quando o veiculo em movimento.

Na verdade para ser sincero a vocês não vejo vantagens em usar modulos automotivos não por varios fatores como ja falados:

* Mentem sua potencia
* Tamanho e peso da fonte para poder ser alimentalos em corrente CA

Guilherme Vaini


Guilherme, só quis ser o mais simples possível, sendo coerente com o questionamento do post. Não quis e não posso entrar em tantos detalhes técnicos, como o funcionamento de uma fonte retificadora, para não confundir o Gabriel. Agora, se alguém se dispunha, fique á vontade para detalhamentos.
 
Re: Diferença entre módulo automotivo e amplificador de potê

Bom,vamos a um calculo simples.
No sostema elétrico do automóvel temos uma tensão de 12 volts.
NENHUM sistema consegue ter aproveitamento de 100%,assim,imaginando algo hipotético,suponhamos que um módulo consiga essa proeza.
Assim,suponhamos que o mesmo forneça uma potência de saída de 3000 watts.(tem módulos mais potentes ???)
Então,no nosso módulo hipotético o rendimento é de 100%,assim.
P=vxI
3000=12 X I
3000/12=I
I=250 amperes.
Ou seja,nosso módulo consumiria uma corrente de 250 amperes funcionando à plena potência.
Para um sistema alimentado por 2 baterias de 60 amperes já é um consumo acima do suportado.
Imagina com uma só bateria.
Lógico que a potência declarada está longe da potência real.
Se você usar fonte de alimentação pra esse módulo,a corrente do primário do trafo deverá ser de um dácimo da corrente do secundário ou seja 25 amperes em 127 volts.
Pra 220 essa corrente será de metade ou seja 12,5 amperes.
Qualquer amplificador profissional consome mais que isso.
E olhe bem,o amplificador em questão,o automotivo,não perde energia.(não existe tambem)
Isso sem mencionar as taxas de distorção,a resposta de freqüência,taxa de subida,sinaç/ruido e etc.
Pra falar a verdade,pra mim,som no carro só um radinho com cd basta.
Se quero qualidade de hifi,ouço em casa mesmo.
 
Re: Diferença entre módulo automotivo e amplificador de potê

[/quote]Guilherme, só quis ser o mais simples possível, sendo coerente com o questionamento do post. Não quis e não posso entrar em tantos detalhes técnicos, como o funcionamento de uma fonte retificadora, para não confundir o Gabriel. Agora, se alguém se dispunha, fique á vontade para detalhamentos.[/quote]


Não precisa simplificar o assunto, pq eu sei como essas coisas funcionam!
 
Re: Diferença entre módulo automotivo e amplificador de potê

Penso assim também. No meu carro apenas 4 alto falantes full range, que montei com difusor de agudos (nem tweeter nem nada) um dvd e nada de módulo.
Se quero alta fidelidade, ouço meus valvulados em casa. E se quero alto SPL (geralmente não quero, é por questões profissionais), monto meu sistema que utilizo para trabalho, com diversos alto falantes.

Em relação aos automotivos, não tem conversa, e nem compensa ficar discutindo. Cheguei a ouvir uma vez que os watts rms de som automotivo são diferentes dos watts rms de som pra 'casa' e som profissional.

Ainda bem que eles não sabem que decibel (DB) é igual pra tudo.
 
ressuscitando o tópico, aqui em frente onde trabalho, tem um chilenos que ficam tocando o dia todo, baixo, violão, teclado, percussão, flauta e voz, e fiquei curioso com o som que eles tiravam, com isso tudo em apenas 2 caixas passivas de 15" e TI, e fui ver o sistema, eles usavam um gerador, que meu filho de 12 anos carregaria com uma das mãos amarrada nas costas, uma mesa behringer (aquelas com efeito e eq) e pra minha grata surpresa um módulo taramps é isso mesmo um modulo automotivo, tudo montado no mesmo rack, a mesa o modulo e por fora o gerador.
O cara espalhava a caixa ligava os cabos plugavas os instrumentos puxava a cordinha do gerador e tocavam.

O grande detalhe, o som que eles tiravam desse sistema, é muito melhor do que muitos sistemas montados para ar livre, com caixas amplificadas, mesas, amplificadores, periféricos e etc..., de muita igreja por ai
 
Isso tudo em uma caixa de papelão. Tá "serto". [emoji106]

Nunca subestime o poder do pessoal do automotivo...

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
 
Teoricamente sim. Mas não sei se essas fontes aguentam esse tipo de carga.

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
 
Galera vou ressuscitar a parada por que tive uma experiência esses dias que me deixou de cabelo em pé, nas Igrejas que atendo aqui na região os caras tem uns sistemas razoáveis, Alive 206 da Staner, OLA206 da oneal e o Attack VRV 206A, então nesse nível, posso falar com propriedade.
Fui tocar em um evento de uma igreja e os caras colocaram uma carretinha com 8sub 4 médios e 4 D408TI .... eu logo imaginei, isso vai ficar uma booooooosssta.
Galera, pra minha surpresa o cara do som manjava um absurdo e gente, não senti diferença grande do que tava tocando lá para o som que ouço dentro das igrejas, o timbre com certeza diferente, mas, nada absrudo, acho que devemos reavaliar um pouco as opiniões sobre esses módulos classe D, pois, todos os sistemas ativos que conheço de Line arrays, estão utililizando classe D. Acho que seria muito válido do Forum promover um teste com esses módulos e verificar essas diferenças citadas por muitos aqui, desde esse dia estou meio cético diante desse assunto, acho que vou fazer um teste por aqui, por que se eu ver que der na mesma, vou resolver um grande problema com meus subs.
 
Back
Topo