ligação de amplificadores

Wallace

New Member
Olá pessoal sou novo aqui, gostaria de tirar algumas duvidas...
para que finalidade tem operadores que ligam os amplificadores um no outro? é pra dar mais potencia? gostaria que vcs me respondesem, desde ja obg.
 
Bom na verdade essa ligação entre potências é apenas para retransmitir o sinal de audio que vem da mesa. Cada potência empurra uma quantidade de caixas, a depender de quantos ohms ela pode trabalhar 1,5 02, 04 ou 08 ohms. Essa potência só é distribuída para os falantes.
Funciona assim: A mesa capta o sinal dos instrumentos, se ela tiver pré dá um grau no sinal que antes de chegar na potência passa por outros periféricos como, Equalizador, Efeitos , Compressor , Crossover e manda o som para a potência já na freqüência certa, potência pega esse mesmo
sinal processado e envia pra outras potências que estão empurrando outras caixas e por aí vai. É mais ou menos isso. Talvez alguém aqui possa lhe dar uma explicação mais detalhada. Blz?
 
Vamos lá.

Temos de lembrar que a ligação entre potências se resume apenas ao sinal de entrada, ou seja, não ligamos a saída de caixa de uma potência na entrada de sinal de outra. Geralmente, como o Klerber disse, liga-se em paralelo as entradas. Porém, existem outras formas de se ligar várias potências na saída de um mesmo pré, ou crossover, ou o periférico que seja...

Quanto a finalidade, com certeza é obter mais spl no PA, ou mais volume, como queiram, já que muitas vezes usando um power só não é suficiente para a cobertura sonora de um certo ambiente.

Apenas para constar: Dobrar a quantidade de watts em um PA não significa que você terá o dobro do som. Exemplo. Colocar duas potências de 1000 watts não quer dizer que você terá o dobro de SPL que um sistema com apenas 1 potência de 1000 watts.

Pela sua pergunta, percebi que você é leigo no assunto, então para começar a entender, saiba de uma coisa. Intensidade sonora (ou volume, spl, etc), se mede em decibel (db), e não wm watts, ok? Watts é uma grandeza elétrica, e especifica a corrente elétrica que a potência eletrica entrega nos bornes de saída. Para medirmos a intensidade sonora, db, e com equipamento adequado.

Qualquer dúvida pergunte novamente.
 
galera valeu mas é mais o menos assim, eu ja vi por ai varios amplificadores ligados um no outro, mas pelo q eu entendi é para que todos eles sejam controlados pelo master da mesa, ai por isso q eles tem q estar ligados em paralelo um no outro, é isso galera? respondam por favor
 
Resumindo .. pra ele entender:

Vc tem um sinal que sai do MASTER L da mesa, e 8 CAIXAS onde vc precisa de ter um controle independente de volume pra cada caixa.
Vc liga no AMP1 na entrada (IN) e faz uma "EXTENSÃO" do mesmo sinal usando a saída OUT (também do AMP1).
Pega um cabo dessa saida OUT (AMP1) e liga na entrada (IN) do AMP2 - agora vc ja tem dois canais com o mesmo sinal (MASTER L).
As saidas "amplificadas" do amplificador, voce liga AMP1 >> CAIXA >>1 ..... AMP2 >> CAIXA2

E asim sussesivamente, até chegar ao numero de caixas desejadas. Se não for te confundir muito, vc tb pode no mesmo amplificador entrar IN, sair OUT (CANAL A). entrar IN (CANAL B) .. mas se vc nao entendeu o primeiro, esquece este .. pra não complicar mais.

AGORA NUNCA LIGUE AS SAIDAS PARA AS CAIXAS EM OUTRO AMPLIFICADOR.

Se ainda não ficou claro, so pergungar.
Abraços.

*Os maiusculos foram apenas pra destacar cada ítem, OK.
 
Tenho duas Behringer Nu3000 (não recomendo a ninguém) preciso ligar 4 falantes em uma e outros 4 falantes na outra mais isso seria apenas um sinal que vai pro processador ,como faço o jamp delas ?
 
Tenho duas Behringer Nu3000 (não recomendo a ninguém) preciso ligar 4 falantes em uma e outros 4 falantes na outra mais isso seria apenas um sinal que vai pro processador ,como faço o jamp delas ?


No processador você sai com o sinal na conexão OUT
No 1* amplificador o sinal que vem do processador você liga na entrada IN
Deste 1* amplificador você conecta um cabo na saída OUT.(este mesmo cabo)
Que vai entrar no 2* amplificador na entrada IN.
 
Tenho duas Behringer Nu3000 (não recomendo a ninguém) preciso ligar 4 falantes em uma e outros 4 falantes na outra mais isso seria apenas um sinal que vai pro processador ,como faço o jamp delas ?

No processador você sai com o sinal na conexão OUT
No 1* amplificador o sinal que vem do processador você liga na entrada IN
Deste 1* amplificador você conecta um cabo na saída OUT.(este mesmo cabo)
Que vai entrar no 2* amplificador na entrada IN.
 
Tenho duas Behringer Nu3000 (não recomendo a ninguém) preciso ligar 4 falantes em uma e outros 4 falantes na outra mais isso seria apenas um sinal que vai pro processador ,como faço o jamp delas ?
No processador você sai com o sinal na conexão OUT
No 1* amplificador o sinal que vem do processador você liga na entrada IN
Deste 1* amplificador você conecta um cabo na saída OUT.(este mesmo cabo)
Que vai entrar no 2* amplificador na entrada IN.
Posso até estar errado, mas se é o mesmo aparelho que encontrei no site da Behringer:
NU3000_P0B1P_Rear_XL.png

Então ele não tem entradas paralelas, como falaste. Neste caso, a única solução é fazer um cabo em Y para ligar os dois amplificadores. Se feito do jeito certo, não há risco e é a mesma coisa que pontear amplificadores que têm duas entradas em paralelo. Se tens dúvida do esquema de ligação, tenho certeza de que vais encontrar procurando aqui no fórum.
 
Pode crer, obrigado Rafaellerm pela correção, um amplificador sem outputs line, tinha que ser bheringer.
 
@rafaellerm Valeu pela explicação...se eu entendi e pesquisei o assunto aqui no tópico,muito interessante...só veja se meu raciocínio está correto :

Cabo XLR que sai do processador -> Espeto Cabo Y ->Uma ponta do Y entra no INPUT A do primeiro amplificador - A outra ponta do Y entra no Input A do segundo amplificador.

Depois só ligar as caixas nas respectivas saídas" A" de cada amplificador

Correto ?

A minha duvida é , tenho 4 falantes de 8ohm em paralelo = a 2ohm,precisaria da potencia total do amplificador que é bridge,só que é 4 ohm,existe alguma solução ?


Valeu mesmo
Abraço
 
Última edição:
Back
Topo