Ajuda para microempreedimento de sonorização!

AltVan13

Well-Known Member
Olá amigos do SAV!

Estou abrindo um microempreendimento de sonorização. Estou com dificuldades para compor preços e gostaria da ajuda dos amigos neste sentido.
 
Altair, não sei nem por onde começar, pois preços é muito complicado, depende muito da região, concorrencia, qualidade dos equipamentos disponiveis, etc...
Creio que para levar o tópico adiante, vc terá de dar o pontape inicial para o pessoal comentar logo em seguida.
tipo especificar detalhadamente os eventos que pretende atender e devagar ir formando sua tabela de preço.
ex: um PA para mini banda, com retorno, mesa digital . quantos costumam cobrar ?
uma simples palestra com um par de caixas no pedestal e um mic sem fio ?
e por aí vai...

Fotos reais dos equipamentos e fotos de eventos já realizados também ajuda muito. Fica mais fácil de voce mostrar a qualidade dos serviços prestados e justificar seus valores na hora da negociação com o contratante.
 
Vamos lá!
Hoje tenho:
Mesa MG206c USB
Microfones sem fio Vocopro UBF 5900 ( 4 transmissores independentes )
Microfones sem fio Lewitt LTS 240 D ( 2 transmissores )
Microfones com fio : Audix OM5 ( 2 )
Superlux Pra D1 ( 3 )
Sennheiser e815
Efeito Behringer Rev2496
Amplificador de fones Art HP6
Condicionador de energia Pentacústiva PM 1.1
Cabos Bespeco
Pedestais
Caixas RCF Art 310a MKIII.
Fones de ouvido AKG 414 K ( 3 )
Fone de ouvido Koss Porta Pro ( 1 )

A ideia surgiu da sugestão de um conhecido que em um evento onde emprestei meu som, como não está completo ainda não estou cobrando e se faço eventos para amigos, disse que eu poderia alugar o som até mesmo para a Eletronuclear. Este conhecido já trabalhou para uma pessoa que fazia isso com um equipamento bem inferior ao meu, mas a pessoa faleceu e ele não sabia mais quem estava fazendo isso agora. Na sequência do evento igrejas que participaram gostaram do som ( nunca tinham ouvido uma RCF na vida ) e começaram a cogitar da possibilidade de atendê-los.
Pelo que me informei nos eventos que fiz ( recitais e festas de igrejas ao ar livre ) e pelo que já ouvi em festas de aniversários, de 15 anos e em premiações da Eletronuclear ( onde trabalho ) os equipamentos não são de qualidade e a pessoa que sonoriza geralmente não tem experiência com som ao vivo.
Então de imediato preciso de sugestões de preço para atender a seminários, palestras, audiências públicas que exijam de 2 á 6 mics sem fio e o par de RCF`s no pedestal, que é o que posso atender com qualidade agora.
Vou acrescentar aos meus equipamentos o seguinte:
Caixas FBT Promaxx 14a ( 1 par )
Caixa FBT Promaxx 15a ( 1 a princípio )
Multicabo 28 vias ( de 15 á 20 metros, o que vcs aconselham? )
DBX Driverack Venu 360
Microfone sem fio Audix Rad360 w3om5 ( 2 )
Kit para bateria 7 pçs Superlux DRK-B5C2mKII
Mesa Behringer XR18 Air.
Nesta configuração, chegando o par de Promaxx 14a e o multicabo já começo a prestar serviço para eventos de igrejas e conforme for adquirindo o restante vou compondo o preço.
E aí? Já dá pra me ajudar?
Com as Promaxx no PA e as Art como retorno consigo sonorizar eventos de até quantas pessoas em local aberto?
 
Última edição:
1 sub apenas?.... altere para o Subline (seguindo a mesma linha de eqpto).
O multicabo, o maior possível, pense em vários ambientes, ou então, como está cogitando a XR18, nem precisa de multicabo grande, apenas cabos de tamanhos adequados para ligar diretamente na mesa (neste caso, pense na mesa como sendo um digital snake!), desta forma teria de incluir um IPad na lista....
O processador acho que da pra aguardar um pouco.... os ajustes que fará podem ser feitos diretamente na mesa digital, fica mais fácil (a não ser que tenha delay....).
O kit de batera eu alteraria, pensaria em um Audix, Shure (sem ser PG!!!), Lewitt, AKG...... mas como não sei os valores envolvidos.... não posso falar os modelos....

O mic sem fio não é bem aceito para locação (mesmo sendo muito melhor do que a maioria tem por ai..... e muito melhor mesmo!!!), desta forma recomendo pegar um Shure GLDX (que já terá um sistema de transmissão legal) e será bem aceito.
 
Se eu fosse priorizar o kit de batera compraria um dos 3 abaixo:
-Kit de Microfones para Bateria Lewitt DTP Beat Kit Pro;
-Kit de Microfones para Bateria Audix DP7;
-Kit de Microfones para Bateria Lewitt DTP Beat Kit 6.
Os dois primeiros estão em torno de 4k e o último 2,4k. Este útimo seria melhor que o Superlux que citei antes?
Digo que não vou priorizar o kit de batera pois o que economizo nele, e num multicabo, viabiliza então de forma mais rápida a compra da XR18.
Quanto ao sub fiquei em dúvida, o Promaxx 15Sa tem 1200w e 136 dB, já o SubLine tem 600w e 135 dB. o Andry havia me recomendado o Promaxx como melhor rendimento e o Subline como melhor preço.
Pretendo investir nesta etapa no máximo 20k e depois compraria o resto das coisas.

 
Quanto ao Sub, o subline 18sa rende bem mais que o promaxx 15sa, são 137dB contra 135dB.

Os kits que menciona são bons, o Beat 6 vale mais a pena que o kit da superlux que menciona (e que também não é ruim!), o que pode ser feito é comprar este mais básico e depois acrescentar com o mic melhor para o bumbo (o 640REX ou o D6 por exemplo).
 
Tonreb;
Voltando aos subs, a escolha do Promaxx 15Sa deveu-se a busca por minimizar peso e volume mantendo o maior spl possível devido a questões de transporte. No site da FBT temos as seguintes especificações:
- Promaxx 15Sa 38Hz / 120Hz 136 dB e 33,5 Kg;
- Subline 15Sa 38Hz / 120Hz 135 dB e 30,6 Kg;
- Subline 18Sa 33Hz / 140Hz 137 dB e 53 Kg.
Considere ainda que no caso de um apenas faltar graves eu compraria outro sub posteriormente. Neste cenário o 18Sa continua sendo sua recomendação?
 
Última edição:
Quanto a XR18 o progama de controle dela tb roda no Windows e no Android, não é? Logo não vou precisar comprar um Ipad.
 
@AltVan13 , o Subline que tem somente 600W é o 15sa. O @tonreb recomendou a substituição no seu projeto pelo 18sa, esse sim com 1200w, a mesma potência do Promaxx 15sa, mas com algumas diferenças de projeto que fazem com que seu rendimento seja bem superior.
Trabalho com FBT desde o começo do ano e posso te afirmar, concordando com o @tonreb, que o ideal seria um sub para cada caixa de alta. As FBT falam demais! Mas, se o investimento for pesar pra você nesse momento e tiver que ficar com somente um, vai de Subline 18sa.
 
Então Dudufeijo;

Obrigado pela força, estou mesmo precisando. Com relação aos subs a questão é a portabilidade que me fez optar por falantes de 15". Está nos planos tb a adequação do transporte ás necessidades do som. Hoje não adiantaria ter um sub de 18" e não ter como transportar logo ficaria, temporariamente, com apenas um de 15" e compraria outro depois.
 
Então Dudufeijo;

Obrigado pela força, estou mesmo precisando. Com relação aos subs a questão é a portabilidade que me fez optar por falantes de 15". Está nos planos tb a adequação do transporte ás necessidades do som. Hoje não adiantaria ter um sub de 18" e não ter como transportar logo ficaria, temporariamente, com apenas um de 15" e compraria outro depois.
Fica então somente ProMaxx 15SA mesmo...OU 905 da RCF.Ou algum da mesma porte.O Subline 18 é "um pouco" mais pesado.Carregar ele sozinho não é uma boa opção..
Abrcs,
andry110
 
1 sub apenas?.... altere para o Subline (seguindo a mesma linha de eqpto).
O multicabo, o maior possível, pense em vários ambientes, ou então, como está cogitando a XR18, nem precisa de multicabo grande, apenas cabos de tamanhos adequados para ligar diretamente na mesa (neste caso, pense na mesa como sendo um digital snake!), desta forma teria de incluir um IPad na lista....
O processador acho que da pra aguardar um pouco.... os ajustes que fará podem ser feitos diretamente na mesa digital, fica mais fácil (a não ser que tenha delay....).
O kit de batera eu alteraria, pensaria em um Audix, Shure (sem ser PG!!!), Lewitt, AKG...... mas como não sei os valores envolvidos.... não posso falar os modelos....

O mic sem fio não é bem aceito para locação (mesmo sendo muito melhor do que a maioria tem por ai..... e muito melhor mesmo!!!), desta forma recomendo pegar um Shure GLDX (que já terá um sistema de transmissão legal) e será bem aceito.


Tonreb e caros colegas, sobre o kit pra bateria, é uma boa opçao tbm o kit da Audio Technica MB/DK6?

http://www.audio-technica.com/cms/wired_mics/aa1dae76db28f937/index.html
 
Já tive o prazer de utilizar, mas não gostei do resultado não.

Não estou falando que seja ruim, pelo contrario, são legais, mas pelos valores envolvidos prefiro outros modelos.
 
Uma dúvida que me ocorreu agora relendo o tópico:
Há muita diferença de rendimento entre o Promaxx15SA e o SubLine 15SA? E o custo de cada um?
 
Back
Topo