Alimentação para Silent Guitar por phanton

DiegoViglioni

New Member
Bom dia a todos!

Novo por aqui, então perdoem algum deslize. Seguinte: Tenho um violão Yamaha Silent Guitar SLG 110N e não aguento mais comprar baterias 9V, am mesmas duram somente 13h com os efeitos ligados. E tocar com o cabo da fonte pendurado é muito incômodo.

Pensei um pouco, e gostaria de uma opinião. É possível utilizar a alimentação Phanton +48V da mesa para ela, fazendo um cabo XLR - P10/P4? A idéia seria o esquema que mando anexo?

E o mais importante, VAI QUEIMAR ALGUMA COISA SE EU TENTAR??

PS.: Baterias recarregáveis não cabem no local do violão.

projetophanton.jpg


Muito obrigado e parabéns pelo site, sempre pesquiso minhas dúvidas aqui!!
 
DiegoViglioni disse:
E o mais importante, VAI QUEIMAR ALGUMA COISA SE EU TENTAR??

Seja muito bem vindo Diego!

Rapaz seria uma idéia interessante utilizar o phantom power para isso se aqueles violões que tem xlr já aceitassem essa configuração, contudo outras coisas precisam ser levadas em conta.

como por exemplo ao ligar este violão com captação ativa em um canal xlr da mesa a possibilidade de saturar o canal e por ventura danificar o canal da mesa é muito alto, talvez você use o PAD, ou reduza o ganho ou dê outro jeito mas pode ser que algum desavisado não saiba disso, e quanto ao esquema pode ser que queime até o violão! o sinal deveria ser enviado pelo pino 2 do xlr, e no esquema está ligado no 3, e tem também a voltagem muito acima da necessária, enquanto seu circuito precisa de 9V você estaria fornecendo 48V! imagina o cheirinho de queimado que ia ficar... rsrs para isso a voltagem teria que ser regulada.

acho que a ideia até funcionaria mas com um circuito um pouco mais elaborado... a não ser que usasse um direct box pro violão e um canal xlr para usar de fonte, mas ainda acho a ideia arriscada...

minha opinião seria você comprar um cabo com de SINAL + AC como os que a Penn-Elcom venda que são da SMART CABLE By amphenol ou de outro fabricante,

este cabo é assim:
0f96613235062963ccde717b18f97592.jpg


aí pronto, no sinal você coloca P10 - P10 e no AV, vc descarta um fio e solda o vermelho e preto no jack que vai pro violão e na outra extremidade vc coloca um jack Fêmea (ou compra outra fonte de 9V e faz uma emenda) e reveste com Conduíte termoretratíl. :wink:

acho que desse jeito você vai ficar com somente um fio pendurado lhe dando mais mobilidade e ainda pode fazer do tamanho que quiser!

O link deles é esse aqui em baixo, e eles vendem direto para você é só você ligar e pedir, inclusive os conectores...
http://www.penn-elcom.com.br/produtos/informacoes.html?group=4&category=95&product=688

espero ter ajudado!

vlw! :wink:
 
A fonte de phantom da mesa terá corrente suficiente para isso? Pelo que pesquisei até agora, me parece que são fornecidos apenas alguns mA. Se você está descarregando uma bateria de 9V assim, vai precisar de muito mais que isso.

EDIT: O padrão IEC 61938 define uma corrente máxima de 10 mA.
 
carlosecg disse:
EDIT: O padrão IEC 61938 define uma corrente máxima de 10 mA.

imaginava que deveria ter um limite de corrente só não sabia que era tão pouco assim... :shock: rsrs

pensa só, para alimentar um circuito do Samson C01 que possui um LED azul com alta luminosidade que quase me cega.

Acho que um led desse consome pelo menos 20mA ainda mais com um brilho tão exagerado a ponto de eu colocar uma fita isolante no led, rsrs

tenho a fonte original do teclado Kurzweil SP88 que tem 500mA, acho que um Pre amp deste violão não deveria consumir tanto assim...

Só faltou falar algumas coisas, o circuito do violão é ligado quando o cabo P10 está inserido nele, então toda vez que for tocar coloque o cabo no violão,
contudo se for fazer uma pausa, retire o plug P10 do violão.
Não sei se notou mas o violão não tem uma chave que liga e desliga o circuito ativo, este circuito é ligado quando o plug P10 é inserido no violão e desligado quando o plug é retirado, assim como em um pedal de efeito.

e só utilize Baterias Alcalinas Duracell... (na pratica faz bastante diferença)


Obrigado Carlos pela informação do padrão IEC 61938 :wink:


Vlw! :wink:
 
Bom dia gente!

Muito obrigado pelas respostas! Vamos analisar:

enquanto seu circuito precisa de 9V você estaria fornecendo 48V!

Funciona a bateria, mas a fonte dele (Original) é 12V. Coloquei o resistor para dar uma queda de tensão, abaixando de 48V para 12V. Mas realmente já imaginava que somente um resistor não seria suficiente, teria de ser um circuito mais elaborado.

minha opinião seria você comprar um cabo com de SINAL + AC como os que a Penn-Elcom venda que são da SMART CABLE By amphenol ou de outro fabricante,

Realmente, a melhor alternativa. Não conhecia essa cabo, muito prático. Aqui em Belo Horizonte rodei pelas eletrônicas procurando plugs de fonte de qualidade, mas só achei uns horríveis..

o circuito do violão é ligado quando o cabo P10 está inserido nele

Já perdi 2 baterias esquecendo o cabo ligado a noite.. :cry:

Não sei se notou mas o violão não tem uma chave que liga e desliga o circuito ativo

Na verdade tem, porém somente para saída de fones de ouvido.

Muito Obrigado Levi, vou tentar comprar o cabo e posto aqui!!

acho que um Pre amp deste violão não deveria consumir tanto assim

Consome mais por causa dos efeitos!

Obrigado pela ajuda gente!! Qualquer coisa estou a disposição também!!
 
Usando esse cabo sugerido pelo amigo é o mais cômodo. Só acrescentar um Jack no violão e na ponta do cabo mais outro pra fonte de 12 volts.
 
Bom, já vimos que via phantom não será possível.
DiegoViglioni disse:
já imaginava que somente um resistor não seria suficiente, teria de ser um circuito mais elaborado
Caso pretenda fazer algo do tipo (sem usar Phantom), use um regulador de tensão como o LM7809 ou LM7812. E alguns diodos para proteger de polarização incorreta.
 
carlosecg disse:
Bom, já vimos que via phantom não será possível.
DiegoViglioni disse:
já imaginava que somente um resistor não seria suficiente, teria de ser um circuito mais elaborado
Caso pretenda fazer algo do tipo (sem usar Phantom), use um regulador de tensão como o LM7809 ou LM7812. E alguns diodos para proteger de polarização incorreta.

Isso é relevante!
 
Back
Topo