Amarga experiencia na estréia da Soundcraft EFx8

vittorio

New Member
Amigos,
Foi amargo pra mim a comprovação de que não adianta ter os melhores equipamentos se não houver conhecimento de áudio. Eu sou um cantor. Infelizmente achei que poderia controlar uma mesa de som ( sofisticada) e ao mesmo tempo cantar, rodar playbacks num Ipod, prestar atenção em cada momento das entradas da cerimônia de casamento, dar orientações pros músicos que me acompanhavam, e ainda ter que buscar no andar de baixo à mãe da noiva que sismou de cantar e fez aulas comigo durante 6 meses. :cry:

Graças a orientação deste fórum, comecei a me equipar com produtos de qualidade pra melhor fazer meu trabalho profissional: cantar em casamentos e eventos de pequeno porte.

No decorrer dos meses de pesquisas e conselhos dos amigos deste fórum foi comprando aos poucos , um microfone headset Akg , uma caixa Art 310A, e agora uma soundcraft EFX8.

Confesso que tinha grandes esperanças de que a estréia desses equipamentos seria um show de qualidade sonora.

Comprei ainda um Ipod , para rodar playbacks que reforçariam a presença de músicos ao vivo( violino, teclado e trompete)
Minha esperança era que depois de vários testes em casa,(um dia antes) o resultado no local seria maravilhoso. Não entanto não consegui botar os efeitos a funcionar :oops: por ignorante.

Tinha muita pressão encima desse evento, pois eram 2 irmãs que casariam ao mesmo tempo. O local, era uma casa de eventos...eu ficaria numa varanda no segundo andar.
O resultado foi um desastre.

Algumas pessoas até me falaram que foi bom , mas na hora , o Ipod começou a disparar o volume, o microfone começou a dar falhas, e eu praticamente não consegui cantar, de tão apavorado que fiquei querendo manipular a mesa que não respondia .

A senhora ficou chateada porque eu não desci para levá-la a cantar e quando subiu Ainda o mic senheisser E815, que sempre funcionou perfeitamente começou a dar interferencia. Nessa hora eu já tinha deixado de lado o headset que tampouco funcionou na hora.

Os musicos salvaram tocando ao vivo e pelo menos a parte de instrumentos ficou decente.
Nossa , tenho que procurar aprender áudio de verdade. Fiquei muito chateado, e agora inseguro para o p´roximo evento que será ao ar livre. :roll:
abraços
Vittorio
 
Na minha opinião, faltou:

1- Passagem de som. Inclusive com a senhora que queria cantar. Se vai cantar na hora, tem que passar som. Não importa se tem salão, manicure, massagem ou yoga na mesma hora.
2- Conhecimento melhor do equipamento. Aí é estudar, estudar, estudar e botar em prática, botar em prática e botar em prática.
3- Uma pessoa para operar o som. Realmente não dá para cantar, operar e disparar playbacks.

Seus equipamentos são bons. Tenho certeza que o próximo evento será melhor.
 
Amigo Vittorio.

Tenho também uma Soundcraft EFX8 comprada com base nas informações deste forum apenas, pois nunca tinha visto uma fisicamente. Com essa mesa acompanhada de um Senheiser E835, um JTS NX8, uma Potência Times One e Gabinetes Nenis com componentes Selenium, já fiz casamentos e várias celebrações com resultados acima do esperado. O detalhe é que no meu caso envolve eu, minha esposa e o teclado, o que já dá uma bela mão de obra. Mas, na igreja católica tem sim que assobiar e chupar cana as vezes para se conseguir algo. No seu caso, não tenho a menor dúvida de que é necessário alguém para auxiliar no controle do equipamento.

Quanto a qualidade da Soundcraft, sem comentários.......

sds

Toninho
 
gabriel_renascer disse:
oliveira disse:
Mas, na igreja católica tem sim que assobiar e chupar cana as vezes para se conseguir algo.
Tá achando que é só aí? Hahaha. Onde há seres humanos é assim.

Pois então Gabriel. Na maioria das igrejas, 2 Caixas Selenium SPM e uma boa mesa já nos ajudaria muito. Mas, como é dificil convencer certas pessoas. Bom, é melhor parar por aqui para não desviar o tópico.

sds

Toninho
 
Início é assim, lembro de quando eu era literalmente um "menino do som".
Em uma das minhas primeiras atuações a tarefa era simples:
Soltar o CD e controlar uns poucos microfones, 3 ou 4.
Nesse passado não tão distante era comum ostentar como um troféu um porta-cds cheio de discos.
Assim que acabava uma música eu já deixava a outra no ponto. Só que em uma das músicas meus enso de organização foi tão grande que fui colocar uma música no ponto antes de acabar a outra hehehe.
O grupo terminou a música cantando acappella, e só percebi o que havia feito depois de deixar a próxima música "no ponto" rsrsrs.

Relaxa, esse foi seu primeiro evento. Ainda vai acontecer imprevistos nos próximos, mas vai melhorando.
Agora também não hexite em por alguém pra controlar. É muito d esconfortável cantar sem ter atenção total na música. Deixe alguém em quem confie pra que possa cantar tranquilamente.
 
Gente , obrigado a todos, com certeza essa foi uma grande experiencia pra mim.
Embora já esteja pensando em chamar alguém= contratar um técnico , alguém que sabe mexer com os equipamentos, vou entrar de verdade neste mundo maravilhoso do áudio.

Como cantor e músico desde muito cedo, nunca me interessei em saber como as coisas do áudio funcionam. Chegava lá , e cantava e pronto, sempre com ouvido critico para saber se minha voz estava soando legal , confortável, mas quase nunca isso acontecia...

Depois de conhecer este forum e tanta gente com experiência, não deu outra; estou apaixonado pelo áudio e necessito mesmo aprender. Assim ao menos conseguirei achar os pontos corretos para entender um pouquinho do que não devo fazer. Creio que isso , a pesar do desastre, me ajudou algo, ou seja...quanto menos mexer melhor...

Confesso que tive vontade de sair apertando todos os faders e knobs...aquelas luzinhas vermelhas sem piscar na zona dos FXs ...indicavam que algo estava errado...às vezes apareciam também no canal 1 do mic...mostrando que havia sinal sobrando...mas não sabia o que fazer...nossa... :cry:

Obrigado mesmo a todos pelas respostas e pelo apoio. Ainda espero que aos poucos começe a entender e a ficar amigo da Soundcraft.
abraços,
Vittorio

PS: Onde tenho que atualizar os dados?
 
O grupo terminou a música cantando acappella

Uma vez aconteceu isso comigo. Trabalhando com dvd como tocador não dá pausa de uma faixa pra outra e durante a execução o som parou uns cinco segundos, eu nem pensei e pressionei o pause, preocupado de tocar a faixa seguinte. Como a cantora não havia me avisado sobre a pausa na música e ela continuou perfeitamente, eu não percebí o que havia feito. Depois a gente se acabou de tanto rir do que tinha acontecido.
 
vittorio disse:
...aquelas luzinhas vermelhas sem piscar na zona dos FXs ...indicavam que algo estava errado...às vezes apareciam também no canal 1 do mic...mostrando que havia sinal sobrando...mas não sabia o que fazer...nossa... :cry:

As luzinhas vermelhas sem piscar na zona do Fx significa que os ajustes estão de acordo com os parâmetros de fabrica ou a memorização realizada por você. Portanto, não há problema algum se elas estiverem apagadas ou acesas, pois o que importa é o ajuste exigido para o ambiente em questão. Quanto ao não conseguir inserir o efeito, há uma série de fatores que podem contribuir para isso: ajuste individual do fx, master do fx, mute do fx...... Minha sugestão é que você leia atentamente o manual, depois pegue um microfone e comece a brincar em casa até se familiarizar com os ajustes. Lembrando que os parâmetros variam de acordo com o ambiente.

sds

Toninho
 
Samuel P Suriano disse:
O grupo terminou a música cantando acappella

Uma vez aconteceu isso comigo. Trabalhando com dvd como tocador não dá pausa de uma faixa pra outra e durante a execução o som parou uns cinco segundos, eu nem pensei e pressionei o pause, preocupado de tocar a faixa seguinte. Como a cantora não havia me avisado sobre a pausa na música e ela continuou perfeitamente, eu não percebí o que havia feito. Depois a gente se acabou de tanto rir do que tinha acontecido.

isso é facil de acontecer ... mas hoje eu me programo .., tem uma função nos players de DVD que mostram o tempo que falta para terminar a música ... ajuda e muito ... mas as vezes esqueço de precionar pausa, e ou stop ... dai ...
 
Back
Topo