Como gravar corretamente um culto ?

Marcos.coradin

New Member
Ola pessoal, Boa tarde !!!
Sou operador de som de uma igreja e estou querendo começar a gravar o louvor e a pregação, o detalhe e que não tenho experiência em gravação e gostaria de contar com a experiência dos senhores para me tirar algumas duvidas.
Já fiz alguns testes e ainda não ficou bom. Eu estou usando 1 notebook da Dell com o Sound Forge para capturar o áudio pela entrada de MIC. A mesa que uso é uma Alto L-20.

1º teste.
Usei a saída de fone de ouvido da mesa para mandar o sinal para o notebook, assim eu teria o controle do volume do fone.
Resultado: Estava usando o sinal de entrada de áudio no note um pouco acima da metade, e o volume do fone da mesa quase no mínimo, e mesmo assim o resultado da gravação ficou todo estourado (Clipando)...

2º Teste.
Usei uma saída de retorno da mesa, isso me deu controle de cada instrumento no AUX (esse controle ficou bem sensível, tive que usar o potenciômetro de retorno quase no mínimo para não da Clip no Sound Forge), mas achei estranho que quando aumento o FADE do canal ele aumenta junto o sinal do AUX. Diminui bastante a sensibilidade da entrada de áudio no note para evitar CLIP no Sound Forge.
Resultado: O som capturado ficou baixo pela baixa sensibilidade na captura e quando dei ganho de volume pelo Sound forge veio muito ruído junto. E os volumes dos instrumentos e microfones ficaram bem variados devido a mixagem na hora do louvor, com por exemplo em solos e backs, as vezes a voz do ministro nem aparecia direito.

O que eu gostaria de saber é qual o jeito certo de se capturar som ???

Estou indo no caminho certo e tenho que ter paciência em achar o ajuste ideal eu estou fazendo tudo errado???

Conto com a colaboração e experiência dos senhores...
Abraço a todos e fiquem com Deus
 
Olá amigo,