Como gravar corretamente um culto ?

Marcos.coradin

New Member
Ola pessoal, Boa tarde !!!
Sou operador de som de uma igreja e estou querendo começar a gravar o louvor e a pregação, o detalhe e que não tenho experiência em gravação e gostaria de contar com a experiência dos senhores para me tirar algumas duvidas.
Já fiz alguns testes e ainda não ficou bom. Eu estou usando 1 notebook da Dell com o Sound Forge para capturar o áudio pela entrada de MIC. A mesa que uso é uma Alto L-20.

1º teste.
Usei a saída de fone de ouvido da mesa para mandar o sinal para o notebook, assim eu teria o controle do volume do fone.
Resultado: Estava usando o sinal de entrada de áudio no note um pouco acima da metade, e o volume do fone da mesa quase no mínimo, e mesmo assim o resultado da gravação ficou todo estourado (Clipando)...

2º Teste.
Usei uma saída de retorno da mesa, isso me deu controle de cada instrumento no AUX (esse controle ficou bem sensível, tive que usar o potenciômetro de retorno quase no mínimo para não da Clip no Sound Forge), mas achei estranho que quando aumento o FADE do canal ele aumenta junto o sinal do AUX. Diminui bastante a sensibilidade da entrada de áudio no note para evitar CLIP no Sound Forge.
Resultado: O som capturado ficou baixo pela baixa sensibilidade na captura e quando dei ganho de volume pelo Sound forge veio muito ruído junto. E os volumes dos instrumentos e microfones ficaram bem variados devido a mixagem na hora do louvor, com por exemplo em solos e backs, as vezes a voz do ministro nem aparecia direito.

O que eu gostaria de saber é qual o jeito certo de se capturar som ???

Estou indo no caminho certo e tenho que ter paciência em achar o ajuste ideal eu estou fazendo tudo errado???

Conto com a colaboração e experiência dos senhores...
Abraço a todos e fiquem com Deus
 
Olá amigo,

Quanto ao resultado do teste 2, o auxiliar da mesa que você usou deve ser pos fader, ou seja se você alterar o fader, vai alterar tb o som que vai pro auxiliar. Melhor seria que fosse pre fader.
Acho que o ideal seria você utilizar uma interface usb, tem umas baratinhas da maudio. Compra uma simples de 1 canal, manda o som de um auxiliar pre fader ( se disponivel ) ou até mesmo da saida do fone ...
Não tenho experiencia com gravação, mas acho que essa seria uma opção barata.
 
Na sua mesa existe uma seção chamada 2-track in/ou com 4 conectores RCA...
utilize os conectores TAPE OUT para fazer a gravação.

Você vai precisar de um cabo RCA x P2 Stereo.
 
Saudações,

Nunca use a entrada de mic a não ser para usar um mic de computador, pois essa entrada é alimentada por uma voltagem para que o microfone de eletreto possa funcionar.

Se o seu Note não tem entrada de linha, compre qualquer placa USB no mercado livre que tenha essa entrada, não precisa ser uma placa de áudio profissional, a não ser que você queira um trabalho profissional, mas tenho alcançado excelentes desempenhos na gravação de cultos com placas simples.

Aí você pode pegar qualquer saída de baixa para ligar na entrada de Linha da sua interface de áudio, dessa forma você terá um controle melhor de sua gravação.

Não tenha como referência o som do PA, mas sim de um fone de ouvido ligado no seu note, pois o som do PA nos faz ter outra dimensão dos controles.

Fique na Paz.
 
Marcos,
Alguns notebooks permitem que você defina a função do conector de entrada (line ou mic) nas configurações de audio. Se for o caso do teu, selecione "line". Daí você pode fazer a gravação de qualquer saida da sua mesa que possua nivel de linha como por exemplo uma "tape out" ou auxiliar
 
Eu sempre gravo pela entrada de microfone sem problema algum, e com resultados satisfatórios.
Mas tem que se levar em conta a configuração da entrada de microfone do not como citou o nosso amigo Claudemir.
Eu configuro o meu not assim:
Foto.jpg

E para enviar o sinal eu uso uma saída bus.
Abraço.
 
Bom dia. A Paz.

A melhor forma é comprando uma placa USB (São Baratas). Você pluga o USB no notebook e na mesa pode ser feito de duas maneiras.

1 - Com um cabo RCA, você pluga na entrada do USB (IN) e na "REC OUT" da Mesa. Dessa maneira você grava com a Mixagem que está pro templo.

2 - Essa segunda maneira é a que eu utilizo. Ao invés de usar a "Rec OUT", você usa um Auxiliar. Mixa o auxiliar só pra gravação.

Vou deixar o link de um evento que gravei lá na igreja usando essa segunda forma. Joguei a banda toda na mesa (A bateria só captei com 3 MIC´s).

Esse Vídeo eu fiz pra divulgar esse DVD (Recordação) desse evento. Faço isso pra arrecadar grana pra outros eventos. Vendo só na própria Igreja.

Abraço

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=qarl7JQQu9I&list=UUFGdLwk7AOCejv27wUd61hQ&index=1&feature=plcp">http://www.youtube.com/watch?v=qarl7JQQ ... ature=plcp</a><!-- m -->
 
Cara da para fazer de todas as formas que foram faladas e também nas formas que você já tentou...

O problema é que seu notebook provavelmente não tem entrada LINE, OU você esta usando a entrada de MIC achando que esta usando a LINE.
Se ele não tiver line, não recomendo que use a entrada de MIC, independente da configuração que será feita via software você corre o risco de queimar a entrada como já foi dito.
 
Boa tarde amigo

Em minha igreja uso uma mesa Ciclotron CSM24.4, onde tem uma saida para gravação e controle de volume individual.

Uso um notebook Dell com sound Forge 11 e as gravações tem saido boas, é uma questão de aprendizado e paciencia até achar a equalização - volume ideal para cada canal de forma que não sature o sinal.

Qualquer Duvida estou a disposição
 
Back
Topo