Contrabaixo - Como aprender??

isinho

Administrator
Moderador
Eu sei que o foco principal do fórum não é esse, mas... Aí vai...

A algum tempo tenho pensado em dedicar algum tempo e aprender a tocar algum instrumento, mas não tinha idéia de algo que me despertasse o interesse...
Hoje estava pensando, e vi que gosto bastante de contrabaixo e estou pensando em "tentar aprender"; o que eu gostaria de saber é se é um instrumento muito técnico (difícil), e se meio que sozinho conseguiria aprender. Será que consigo?

É lógico que tudo demanda tempo e muito esforço, mas será que alguém praticamente sem fomação musical, um ouvido razoável conseguiria (no caso, eu...)

Bem, é isso, o que gostaria de ter é informações mesmo, para conhecer melhor. Obrigado, e desculpem o incômodo.

Israel
 
Vou dar minha opinião... totalmente subjetiva, e sujeita à discordâncias...

Pra mim, não há NADA que substitua um bom professor, principalmente se vc não tem iniciação musical. Digo, pra alguem que já toca algum instrumento de corda (como eu, violão), é muito mais fácil você partir para o contrabaixo. Mas pra você que não toca nenhum instrumento, eu creio que você vá penar muito pra chegar onde chegaria com incrível facilidade junto com um professor bom.

Existem partes teóricas que são complicadas de serem compreendidas por quem não têm iniciação musical. Alguns vícios também devem ser evitados pra quem começa a aprender algum instrumento musical. E quem vai lhe apontar isso se você não tiver um professor, ao menos no início? Falo isso com conhecimento de causa, pois dou aula de iniciação musical à crianças e violão popular.

Resumindo, você pode até escolher ser um autodidata, mas comece com um professor até sentir que vc já sedimentou os fundamentos do instrumento.
 
Isso aí...

Começar o primeiro instrumento realmente é difícil, um professor ajuda bastante. Depois, para partir para o segundo, terceiro instrumento, é questão de prática com o instrumento!
 
ls.bastos disse:
Isso aí...

Começar o primeiro instrumento realmente é difícil, um professor ajuda bastante. Depois, para partir para o segundo, terceiro instrumento, é questão de prática com o instrumento!

Realmente o primeiro é mais difícil, mas se vc já tiver o ouvido afinado e conhecer bem o instrumento só de lidar com ele todo dia tbm, ajuda muito...mas só ajuda, não substitui um bom professor que vai te passar as manhas e como a coisa é realmente.Espero ter ajudado!
 
Sou contrabaixista e aprendi sem fazer aulas, pelomenos não como diz o figurino, fui aprendendo um pouco aqui, um pouco ali e posso dizer que o contrabaixo é um instrumento muito complicado, até mesmo hoje (depois de 4 anos) ao escutar uma misica e tentar perceber os arranjos do contrabaixo é praticamente impossível ouvir cada detale, e o mais importante é que se reproduzir o que ouviu sem os pequenos detales fica muito diferente do original.

O contrabaixo é um instrumento que segue uma "lógica" completamente diferente dos outros instrumentos que compoêm uma banda, ou seja nem sempre o contrabaixista segue o tempo, o tom ou a melodia da musica, por vezes ele é o extremo oposto de tudo.

Não falei isso tudo para fazer vc desistir de aprender, mas sim para vc saber o que está por infrentar, e vai uma dica "A repetição faz a perfeição".

Espero que tenha ajudado de alguma forma.

Abraço,
Luis
 
Obrigado pessoal....

Andei pensando, e acabei chegando a conclusão de que compensa esperar um pouco mais e conseguir umas aulas. Como moro em Tatuí, posso tentar conseguir entrar no CDMCC (Conservatório Dramático Musical Dr. Carlos Campos) que fica aqui mesmo e é referência internacional ao se tratar de música. O problema, é que a peneira é brutal, mas, com esforço nada é impossível.

Haja fé....

hehe
 
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.toquemaisbaixo.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.toquemaisbaixo.com.br/</a><!-- m -->

Sou saxofonista e arranho teclado.
Entrei neste site, peguei as aulas gratuitas... e... toco contra-baixo.
To longe de tocar como adoraria, mas, dá para tocar em uma reuniao ou culto... sem passar grandes vergonhas....rsss
 
Isinho,

Acho que o mais importante ao se iniciar um instrumento são as aulas de teoria musical, aprender ler as partituras no começo é muito importante, se não aprender usar agora, provavelmente nunca mais conseguirá usá-las, este é o meu caso.

Não existe instrumento musical fácil, todos eles são difíceis e necessitam de muita técnica, estudo e treinamento, mas é maravilhoso, se puder, siga em frente que você não irá se arrepender. Veja que maravilha:

Esse é o Victo Wooten, foi baixista da Madonna!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=pEyEu-hS0fA[/youtube]

Abç,

Marcelo
 
Isinho, se você não tivesse falado de dois anos eu não tinha visto que o tópico é de 2008!

Mas Marcelo, mostrar logo a Amazing Grace com o Victor Wooten é covardia...

Deiny disse:
Vou dar minha opinião... totalmente subjetiva, e sujeita à discordâncias...

Pra mim, não há NADA que substitua um bom professor, principalmente se vc não tem iniciação musical. Digo, pra alguem que já toca algum instrumento de corda (como eu, violão), é muito mais fácil você partir para o contrabaixo. Mas pra você que não toca nenhum instrumento, eu creio que você vá penar muito pra chegar onde chegaria com incrível facilidade junto com um professor bom.
Vou discordar um pouco, bem atrasado :D Eu me considero um auto-didata. Fora a flauta doce quando criança que era só brincadeira, eu comecei tocando contra-baixo, presente de minha mãe. Fui com ela à loja, e quando cheguei em casa procurei cds com fotos ao vivo porque não sabia como usar a correia... Até hoje nunca fiz aula, mas até que me saio bem no baixo, guitarra, violão e bateria.

Meus tutores foram os CDs e o mxtabs.net antes de fechar, em uma época que não havia youtube, guitar pro e a internet era discada. Tudo de ouvido e seguindo as tablaturas muitas vezes numa transcritação errada. Professor é bom mas não é essencial, na minha opinião. Hoje com todas as facilidades é muito fácil aprender.

No baixo minha última aventura é o prelúdio de Bach para cello em sol maior, tem uns 2 ou 3 anos que parei de tocar e agora estou retomando. Por enquanto só consigo até metade...

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=jx9Tp8oRu9w[/youtube]

A primeira vez que tentei tocar violão ou guitarra já tocava baixo, peguei a guitarra do meu irmão e tentei fazer três acordes: Dó maior, Ré menor e Lá menor. Depois de meia hora pensei: "isso não é pra mim". Alguns meses depois comprei um violão. Hoje estou um pouco melhor, essa música foi só com tablatura e o cd do Dilermando Reis:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=4Jn4eV7gRxY[/youtube]

Estou longe de ser um bom músico, mas pelo menos me divirto! :D

isinho disse:
Valeu Marcelo, mas a quase dois anos já aposentei a idéia...
Fico triste quando alguém fala isso... não aposente! Eu gosto de aprender coisas novas. No ano passado eu aprendi um pouco sobre áudio, não sabia nada. Nesse ano vou tentar teclado.

Conhece aquele ditado "cachorro velho não aprende truque novo"? Quero aprender o máximo de truques enquanto ainda há tempo :D
 
ahuahuhaa

Mas sabe o que é Kadú?
Tenho um ouvido muito ruim. Não para música em si, sou afinado, e até canto razoável (apesar que a muitos anos não canto), mas tenho extrema dificuldade para por exemplo cantar em vozes. Solar tudo bem, mas com mais alguém, não dá!

hehe

Bem, também não tentei e não tenho o instrumento... Quem sabe mais pra frente...

Abraços
 
carlosecg disse:
No baixo minha última aventura é o prelúdio de Bach para cello em sol maior, tem uns 2 ou 3 anos que parei de tocar e agora estou retomando. Por enquanto só consigo até metade...

Carlos,
só um pouquinho inútil a observação, mas vai..

Esse prelúdio é lindo. O diretor o colocou em um filme adaptação do ramance da Jane Austen, se bem me recordo Orgulho e Preconceito. o Mesmo diretor usou este mesmo prelúdio em um filme que quero assisitr " O Solista", onde Jamie Foxx é um esquisofrenico que toca um cello com duas cordas para ganhar esmolas. um cara o encontra ( Roberto Downey jr) e o filme se desenrola...parecer ser bem interessante.


..
Eu também o que sei aprendi vendo, ouvindo, meus irmãos me dando uma força. Mas o que sei é bem pouco por issoa tenho buscado um pouco mais de ajuda para maior pratica..

E do victor wooten o solo que gosto, é um que ele gravou junto a David Mathews Band, #41 .. não é tão virtuoso quanto Amazing grace, mas é bem legal.
 
Back
Topo