Dúvida voltagem de periféricos!!!!!

Gostaria de saber por qual motivo se usa os amplificadores em 220V e os periféricos em 110v, tem algum mal em usar tudo em 220v, qual os prós e contras?
 
Bom dia

Alan sua colocação foi correta, mas fisicamente em 220Vac não é que a corrente se divide em duas fases e sim o aumento da voltagem diminui a corrente, pois a potencia de um equipamento não se altera em 110 ou 220, sendo a potencia um produto entre a voltagem e a corrente, portando quando a voltagem aumenta a corrente diminui e vice versa

Como a corrente em 110 é maior, tem um aquecimento maior na parte da fonte de alimentação de alguns equipamentos, portanto alguns equipamentos que trabalham em 110 ou 220 a eficiência em 220 tende a ser maior por não ter muita dissipação de calor aproveitando melhor a energia fornecida pela tomada elétrica

Outra questão seria inviável fazer dimensionamento de bitola de fios para alimentar amplificadores de alta potencia em 110 este motivo leva os fabricantes a optar por fontes em 220 em amplificadores de maior potencia

segue as formulas só para conhecimento

(p=v.i) onde p=potencia, v=voltagem e i=corrente

então por exemplo

p=440
v=110
i=?

440=110.i

então

i=440/110

i=4 então a corrente em 110Vac é 4A

fazendo as contas para 220Vac

p=440
v=220
i=?

440=220.i

i=440/220

i=2 ou seja a potencia é a mesma mas a corrente se reduziu a metade
 
alan_lima disse:
Kadumixsoundez disse:
Bom dia

Alan sua colocação foi correta, mas fisicamente em 220Vac não é que a corrente se divide em duas fases e sim o aumento da voltagem diminui a corrente, pois a potencia de um equipamento não se altera em 110 ou 220, sendo a potencia um produto entre a voltagem e a corrente, portando quando a voltagem aumenta a corrente diminui e vice versa

ou seja a potencia é a mesma mas a corrente se reduziu a metade

Sim, eu sei não disse que a potencia diminuiria, se a potencia diminuíse logo o equipamento iria consumir menos e todo mundo iria somente optar por equipamentos em 220 ou até maior para gastar menos energia.

O que ocorre é que em 110v toda a corrente só será verificada na fase, já em 220 como temos duas fases a corrente será verificada em ambas, logo somando a corrente de ambas as fases voltamos a corrente de 1 fase em 110.

Quanto ao aquecimento na fonte, nunca tinha pensado nisso, realmente é algo a se considerar. O que já notei é que motores em 220 tendem a ter vida útil mais longa.

Amigão, isso ai depende do esquema de distribuição da concessionária local da região, aqui no Nordeste temos 220V em apenas uma fase em relação ao neutro, entre fases 380V
 
Sei que em 220V tem menor amperes e com isso pode usar cabos com menor bitola mais minha dúvida é a seguinte: por qual motivo o pessoal de sonorização sendo ela pequena ou grande usa os periféricos(mesa, equalizador e etc.) em 110V e não em 220V?
 
Jeanderson disse:
Sei que em 220V tem menor amperes e com isso pode usar cabos com menor bitola mais minha dúvida é a seguinte: por qual motivo o pessoal de sonorização sendo ela pequena ou grande usa os periféricos(mesa, equalizador e etc.) em 110V e não em 220V?

Pelo que já andei lendo na minha vida, eu acredito que seja uma questão cultural mesmo.
Vejam só, não estou aqui dizendo A ou B para não gerar polêmica!

Estou dizendo que é igual a discussão sobre usar estabilizador em computadores, existe estudos e pesquisas que mostram que na grande maioria dos casos as pessoas usam porque acreditam que "faz bem" ao equipamento.

Já se sabe que o uso de estabilizadores (os furreca mesmo!!!) trazem mais danos do que beneficios.

Então de repente pode ser a mesma linha na parte de sonorização. Tem um artigo aqui no SAV falando sobre essa parte de eletricidade bem direitinho.
 
alan_lima disse:
Sim, eu sei não disse que a potencia diminuiria, se a potencia diminuíse logo o equipamento iria consumir menos e todo mundo iria somente optar por equipamentos em 220 ou até maior para gastar menos energia.

O que ocorre é que em 110v toda a corrente só será verificada na fase, já em 220 como temos duas fases a corrente será verificada em ambas, logo somando a corrente de ambas as fases voltamos a corrente de 1 fase em 110.

Isso não procede, o Kadumixsoundez está certo. A corrente nos dois fios que entram no aparelho, em um dado momento, é sempre igual e de sentido contrário, então não existe isso da corrente existir somente em um deles. Se não fosse assim, haveria uma violação da Lei da Conservação da Carga. Não importa se os dois fios são fase, ou se um é fase e o outro, neutro. A corrente menor existe, como já foi dito, porque a potência continua igual, mas a uma tensão maior. As equações já foram colocadas anteriormente.

O que ocorre é que em 110v toda a corrente só será verificada na fase, já em 220 como temos duas fases a corrente será verificada em ambas, logo somando a corrente de ambas as fases voltamos a corrente de 1 fase em 110.
Se for somar a corrente nos dois fios da alimentação, de modo correto (considerando o sentido), dá 0, a menos que haja algum defeito grave.

Além disso, como o rickeloy já disse, é um erro achar que 220V significa duas fases. Em muitos lugares (como aqui), a tensão entre fase e neutro é 220V, e 380V entre fases.
 
Quanto à pergunta do tópico, existe um certo "padrão", vindo dos EUA, de usar os equipamentos do palco em 110V. Muitos equipamentos vêm com essa voltagem, e isso acabou se tornando o padrão, não saberia dizer bem o porquê. Mas, como esses equipamentos costumam ter relativamente pouca potência, usar 110V não chega a trazer desvantagens muito grandes.

No entanto, nos amplificadores mais potentes, e na iluminação, a corrente seria alta demais em 110V, e aí vale muito mais a pena usar 220V. Os fios de energia se tornam mais baratos, e com menos perdas. Além disso, conseguir 220V em um lugar com rede 110V é relativamente fácil, é só juntar duas fases, mas conseguir 110V em um lugar de rede 220V envolve transformadores. Para os equipamentos pouco potentes do palco, se convive. Já para os 20kW de amplificadores, e mais para a iluminação (24 PAR64 já são 24kW), ficaria inviável, imagina o tamanho do transformador.

O mais normal é usar os periféricos, mesa, palco, tudo em 110V.
 
Jeanderson disse:
Então o uso em 110V é mais por cultura mesmo e não tem problema em se usar tudo em 220V?

Eu pelo menos penso que sim, e também pela questão do padrão EUA maioria ser 110V, como o usuário rafaellerm falou:

Além disso, conseguir 220V em um lugar com rede 110V é relativamente fácil, é só juntar duas fases, mas conseguir 110V em um lugar de rede 220V envolve transformadores. Para os equipamentos pouco potentes do palco, se convive. Já para os 20kW de amplificadores, e mais para a iluminação (24 PAR64 já são 24kW), ficaria inviável, imagina o tamanho do transformador.

então, o massa é ter as duas opções mesmo sem stress. :)

outra coisa que ia esquecendo,

com os equipamentos em 220V se você der alguma mancada e não estiver usando nenhum sistema de proteção a chance de queimar por ligar em tensão errada é nada, o que acontece é que os equipamentos ou não ligam ou vão ligar apresentando mal funcionamento (como se tivesse doido), já se os equipamentos estiverem em 110V e ligar na tensão errada, repito (se por acaso não estiver usando nenhum sistema de proteção !) é queima na hora. :evil:
 
Back
Topo