Especificação de Equipamentos de sonorização completa

osmar

New Member
Meu nome é Osmar,

Nossa Igreja está mudando para um novo espaço de 53 metros por 20 metros. A sala de som ficará nos fundos da Igrejas na verdade a 55 metros do altar. é correto ? precisamos de uma mesa de som que possa fazer gravação profissional. quais os equipamentos e marcas a ser usado. ficaria grato com a ajuda.

dimensões da igreja 59 comprimento por 20 de largura por 5,80 de altura

atte
 
@osmar ;

Seja bem vindo ao SAV!
Parabéns a sua igreja! Está mudando para um local bem grande, isso quer dizer que ela está crescendo bastante. Glória a Deus por isso.
Vc poderia dizer o que vc já tem, como é formado o Ministério de Louvor da sua igreja e o quanto pretende gastar. De início acho que como o comprimento é grande vc vai precisar de umas 3 linhas de delay, talvez seja interessante pensar em um Line Array uma vez que isso significaria ter 4 pares de caixas e um ou mais processadores dependendo do modelo que vc escolher ( de processador ).
 
Paz Meu Irmão. A igreja tem hoje 400 membros e estar crescendo muito rápido. Graças a Deus. Mas não traremos nada do antigo templo pois vamos mantelo para cultos infantis. Nos temos 5 grupos de louvor com violão base, guitarra base, solo. Baixo. Batéria. Teclado. Percussão. Bateria.com média de 1 vocal e bakvokel 4. Não entendo muito os termos técnicos
Temos um orçamento de 18.000,00. Gostaríamos que o áudio fosse gravado em qualidade profissional. Teria algum problema a sala de som ser no fundo da igreja a 50 metros do altar?
O que é linhas de delay liné árRay. Processador e o mesmo de potência. Desculpe os termos técnicos não entendo se puder simplificar os termos. Grato pela paciência.
 
Acho que 18K pra começar do zero em uma igreja deste tamanho vai ser pouco. Vou convidar os amigos @Sandro_Alves e @DJ GARAM, que tem experiência com sistemas passivos pra ajudar aqui. Nos tempos de Dilma Lá Nas Altas vc consegue um som passivo de boa qualidade com um valor mais em conta.
Seria interessante que vc trouxesse o responsável pelo som de sua igreja para esta conversa tb. Ele vai poder traduzir muito do que falamos aqui pra vc agilizando sua compreensão.
Line Array, a grosso modo, são caixas construídas de forma específica para que arranjadas e anguladas umas sobre as outras consigam cobrir de forma homogênea longas distâncias, ou seja, o volume ouvido por quem está atrás seja o mais próximo possível do volume ouvido por quem está na frente. Assim quem está na frente não fica surdo e quem está atrás não fica com raiva.
Linhas de delay seriam a opção pra resolver o mesmo problema com caixas convencionais. A cada distância padronizada, digamos 15m, vc coloca caixas de reforço. Como o som percorreria assim uma distância, ao encontrar o público coberto pela caixa sequente, o faria com atraso, isto seria percebido como eco. Pra resolver isso é preciso atrasar o som que sai das caixas posteriores proporcionalmente á distancia em relação á primeira caixa do PA.
Processador não é o mesmo que potência ( o que tb é chamado assim são os amplificadores ). Ele é o equipamento responsável por fazer este atraso ( delay ) entre as caixas, mas tb agrega várias outras funções.
 
Realmente 18k é pouco, vendo o tamanho da igreja e as necessidades que vc aponta. Começando pela gravação, se quer em nível profissional, precisaria gravar em multipista, ou seja, cada canal separado, em tempo real, para poder tratar o som. Assim necessitaria de mesa digital. Supondo que escolha a Behringer x32 compact ou soundcraft si2 já tomaria 12-13 mil reais do orçamento.

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
 
Boa tarde galera e obrigado pelas dicas. Mas eu tenho uma opção. A igreja por um tempo terá um público de mais ou menos 500 ou 600 pessoas. Estes 18.000.00 podem ser aumentado para 26.0000.00 com uma boa argumentação com conselho financeiro. Poderiam especificar o som conforme solicitado. E as caixas seriam acrescentadas a medida que fosse necessário. Gostaria que o som que fosse especificado fosse ativo. Por hora agradeço. Lembrando que o orçamento pode ser ampliado em até 40%. Já previsto no orçamento pluranual da igreja. Grato
 
A bateria e acústica certo? Mais percussão, se for tudo microfonado e deve ser, vai precisar de 32 canais no mínimo, exigindo uma X32 full (+-23.000) ou uma SI expression 3(+-18.000). Provável que um Line LR... Digamos que 26.000 dará para a entrada.
 
continua com sua mesa, que deve estar te atendendo ainda, e investe nas caixas, pois o ambiente é bem grande para sonorizar. Rcf art715a, Milan M15, caixas deste porte que voce precisará. E custam mais de 5k CADA UMA. Um orçamento com a Attack ou DBviria a calhar para um Line Array
 
O que você quer dizer com gravação profissional? Gravar todos os canais separados? Ou somente uma saida de boa qualidade?

O Everton (@tonreb) esta com algumas caixas usadas para vender, com preço mais em conta, mas pra essas dimensões, esse orçamento ta bem apertado, mas não desanime, o pessoal vai te ajudar ;)

Só compre coisa boa, pra não ter que gastar duas vezes, mesmo que va aumentando a quantidade de caixas aos poucos.
 
@osmar;
Primeira coisa que vamos ter que fazer, orar. Muito, pra Deus proporcionar as oportunidades e mais ainda para sabermos reconhecê-las ( sei que vcs já estão fazendo isto). Então deixe-me direcioná-lo um pouco. Vc realmente vai precisar de uma X32 Full, e pode cogitar de comprar usada de boa procedência, não faz muito tempo consegui em uma loja de minha região uma oferta por 13K e um membro do SAV disse conhecer alguém que estava vendendo uma por 12k. Caso o conhecido dele não tenha vendido ainda, pode ser que ele se manifeste vcs possam fazer um bom negócio.
Caixas eu indicaria as FBT Promaxx14a, tem membro anunciando o par por 7,5k. Novas devem estar por volta de 5k cada. Bem, acabou seu orçamento por que o que sobrar vai para cabo, pedestal, microfone, DI e ainda faltam os retornos.
Para os retornos eu indicaria 1 par de art310a e mais 2 HA4700 ( estes para fazer monitoração por fone ). Aqui talvez vc gaste mais uns 9k.
Acho que com isso vai dar pra começar. A house mix ( sala ou espaço destinado ao operador de som ) deve ficar no meio da igreja e lembre que vai precisar de multicabo pra interligá-la com o púlpito. Como vc quase que certamente, pela necessidade de gravação multicanal, vai optar por uma mesa digital, devido a distância entre mesa e púlpito pode ser que um sistema de multicabo digital seja viável.
 
Tendo em vista a preferência por um sistema ativo, como pronunciado pelo companheiro, com o valor descrito e o volume de compra, para que o sistema esteja o mais completo possível, acredito que a máxima qualidade que ele vá encontrar seja com a Staner. Claro, sem considerar as inferiores, como dito anteriormente, o negócio é comprar certo, pra não gastar duas vezes.
Resumindo...
Minha dica seria um sistema Staner, com Sub's passivos.
 
@DJ GARAM;

Tb pensei nisso, e cogito esta opção para os retornos. Mas com uma igreja com um salão com 59 m de comprimento e 400 membros, estamos dando as opções com o ideal para que o amigo @osmar vá começando a ter noção de preço e custoXbenefício. Ele tendo a noção correta e segurança no que vai especificar fica mai fácil envolver a igreja para levantar o recurso necessário pra ter um som com a melhor qualidade possível. Façamos uma conta rápida: 26K dividido por 200 e dá 130. Arredondemos pra 150 e lançamos uma campanha com contribuição de 50 reais durante 3 meses e se, apenas metade dos membros contribuir já vai mais que dobrar o recurso inicial. Logicamente que, independente de como o recurso vai ser levantado, é preciso antes montar um projeto claro e que permita ao leigo reconhecer o valor agregado do que está sendo especificado e este deve ser apresentado primeiramente á liderança e depois, com o aval desta, á membresia. Pode ser que já na apresentação á liderança se consiga a liberação da verba necessária. Pode ser que surjam doações inesperadas após a apresentação a membresia. Mas é preciso um projeto bem elaborado.
Tendo isto em vista acho que é algo muito vultoso para ser encaminhado por alguém com pouca experiência @osmar. Vc vai precisar de assessoria ou do responsável pelo som ou de alguém externo. Por que vc não traz o responsável do som da sua igreja pra trocar idéia aqui com a gente junto contigo? Pode convidar a liderança pra vir tb, vai te ajudar na hora de vc argumentar.
Não sei se eles dispõe deste serviço mas vc pode tb solicitar orçamentos, por exemplo, da DB tecnologia, da FZ, da Attack e até mesmo da Staner, tanto pra um a sistema convencional quanto para um Line.
 
Back
Topo