Gate na Microfonação da Bateria

G

Guest

Guest
Olá a todos, aposto que ja deve existir um tópico com esse assunto, mas eu não achei.

O Gate é realmente necessário? Estou com dois overs, mais um no chimbal, e mais um na caixa, eu usei eles pela primeira vez ontem, e os over tão pegando muito a caixa, séra que eu consigo arrumar isso no posicionamento dos overs? Alguem tem uma dica? ou é melhor eu comprar o Gate de uma vez?
 
Olá,

Olha só, não entendi direito o que vc quis dizer quando fala que os overs estão pegando muito a caixa. Afinal, não era mesmo para pegar, não esta a intenção?

Tipo, quando uso overs estou pensando em captar não unicamente o som dos pratos, afinal, seria impossível isto. Como é uma técnica importada dos estúdios para o "ao vivo", se usada em estúdio a intenção é captar ambiência que é uma soma do som direto do instrumento com o som da sala em que o instrumento esta sendo gravado. Logo, o conceito por trás disto tudo não é captar unicamente som de pratos, mas da bateria como um todo somada a resposta do ambiente.

Assim, se os seus mics estão captando o som da caixa (fábrica de SPL) aceite isto como normal é natural que seja assim.

Abraços,
 
Tudo bem, vazamentos são inevitáveis então se acostume com eles e os use ao seu favor...

1- Pode-se melhorar um pouco isto, aumentando a altura dos overs, afastado-os mais dos tambores eles pegaram menos o som dos mesmos.
2- Complemento do 1, estude o posicionamento de acordo com a acústica da sala em que condiciona sua batera.
3- Corte no EQ as freqüências que não sejam utilizados pelos "alvos" desejados.
4- Escute³³, veja o que não dar para evitar na captação dos overs e somente complemente com o MIC da peça. (Isso creio que seja a parte mais importante)

Bem... Eu não usaria um gate nos overs... Porque? Eu acho que você vai tirar muito a dinâmica dos pratos, só captaria os toques com mais intensidade, e os rulos? as baquetas de efeito? A não ser que toque somente HARDCORE, ai não terá este problema.
Claro, só perderá também a dinâmica dependento da intensidade de corte, ambiente etc... um Gate ao vivo somente para tirar aquele som "background" dos bastidores é bem vindo :lol:


Espero ter ajudado, abraços.
 
Não é a pergunta do tópico, mas vou comentar:

Você microfonou a bateria com 2 OH, chimbal e caixa?
Gastou dinheiro com 3 microfones hipercardióides, e nenhumzinho para bumbo ou tons? Não creio que foi um bom negócio.


Eu costumo usar gate/compressor apenas no bumbo e caixa. Nos OH, HH e Tons, não acho legal.
 
Você microfonou a bateria com 2 OH, chimbal e caixa?
Gastou dinheiro com 3 microfones hipercardióides, e nenhumzinho para bumbo ou tons? Não creio que foi um bom negócio.


Ai realmente complica...
Até da pra tirar som descente dos toms, caixa, HH com os overs, mais bumbo tem que ter o MIC dele isso é imprescindível para um bom som.
Até mesmo o surdo é difícil tirar um som legal só nos overs... (dependendo do seu diâmetro e profundidade)

Sendo assim recomendo você investir um pouco mais nos MICS.
A JTS tem um NX2 se não me engano para bumbo é muito bom, cópia do BETA52 deve esta em torno de R$ 220, ja traria uma melhora significativa no seu som.


abraços
[]s
 
Alo rapazeada, uma outra possibilidade é de utilizar os mics, ditos de over para captar o o som dos pratos em si, ou seja, coloca-los mais próximos dos pratos e diminuindo o ganho de entrada minimizar a sensibilidade e o vazamento.
Colocando-os por exemplo embaixo dos pratos.
Isso funciona bem em kits grande ao vivo.
Abs.
 
Vcs estão certos..

É que eu nao estou usando mis nos tons nem no surdo, entao queria pegar mais eles com os over.. mas graças eu consegui achar uma possição que ficou muito bom o som.

Obrigado a todos
 
Vcs estão certos..

É que eu nao estou usando mis nos tons nem no surdo, entao queria pegar mais eles com os over.. mas graças eu consegui achar uma possição que ficou muito bom o som.

Obrigado a todos

Algum dos 2 passos te ajudou?

1- Pode-se melhorar um pouco isto, aumentando a altura dos overs, afastado-os mais dos tambores eles pegaram menos o som dos mesmos.
2- Complemento do 1, estude o posicionamento de acordo com a acústica da sala em que condiciona sua batera.

Que bom que resolveu assim, sem utilizar artifícios de EQ, ou cortes, etc, assim você tem uma batera mais bonita, menos artificial com um som bem mais natural, amo isso :D



graça e paz!
 
Back
Topo