Igreja Batista de Joinville

David Geraldi

New Member
Olá,

Estamos reformando o nosso sistema, tenho algumas idéias, gostaria de passar pra vocês o problema e a idéia proposto.
Estou atrás das medidas exatas do templo que está em construção, mas, estou procurando.
Temos um templo em construção pra 3 mil pessoas sentadas, mas a nave hoje ocupa somente metade dela, dividimos o templo no meio, tem a entrada principal e a nave uma parede e salas atrás.
O templo não esta pronto, não tem tratamento acustico, por isso, temos um problema de eco imenso, ela tem mais ou menos uns 10 metros de altura, devido a galeria que nao esta sendo utilizada, as paredes estão no tijolo ainda, mas nós entramos devido a necessidade.

O que temos:

Sistema Line Array Staner - Alive 306A - 8 Unidades
Alive 950A - 2 Unidades
Mesa Ciclotron 24.8
Bateria somente com o bumbo microfonado e nao está fechada com acrilico.
Retorno dos músicos por fone e o back um caixa pequena da staner.

O que pretendemos comprar:

1ª Etapa
Mesa digital Yamaha TF5
Fechar completamente a batera e microfono-la.

Sobre a qualidade o eco e a altura, creio que fechando a batera vamos poder ajustar melhor o volume e com a mesa digital vamos ter uma posssibilidade bem maior de ajustes. Pensamos em colocar madeira naval com lã de vidro e carpete (que temos sobrando numa parede onde o line ira bater diretamente pra absorção do som) isso iria ajudar mesmo?


Queria perguntar? Será que trará uma mudança? Que sugestões vocês me dão?

Preciso muito da ajuda de vocês
 
Bateria eltronica de boa qualidade no lugar de fechar a acustica no acrilico.
Porque? num templo para 3k sentados?
Solta uma batera de verdade mesmo :)

David,
A TF5 é uma baita mesa, tem recursos realmente legais, mas considere outras mesas.
A TF5 é bem engessada no quesito de roteamento nos patchs, pode não ser problema para você mas uma hora pode fazer falta.
Sabe quantos canais e AUX você precisa usar? A QU32 é uma ótima opção e tem um puta timbre.
Tem também a M32, mas que esta com preço um pouco acima.
Mas para quem esta num projeto grande como esse, eu consideraria a GLD80 que é espetacular e tem o dobro de recursos

Quanto a batera, num templo para 3k pessoas, consideravelmente grande, creio que o palco também seja grande, sendo assim não vejo a necessidade de se fechar a batera toda.
Use um acrílico apenas para evitar vazamentos nos MICS.
 
QU32 também é path fixo!

Entre as citadas, a GLD80 é a melhor opção, mas para uma igreja deste porte já recomendo partir para as as maiores, como exemplo as ILive e trabalhar com monitor + pa!

e por favor, não me leve a mal, mas seu sistema atual não dará para ser aproveitado não.... vai faltar muito....


Quanto a Batera, igreja grande eu nem colocaria acrílico!rs.... investiria em uma batera TOP (DW, Sonor, etc) e bons pratos... Batera eletrônica só acho vantagem para igrejas pequenas, caso contrario, só recomendo as acústicas com um bom sistema de captação (Audix, Lewitt, Beyerdynamic, etc)!
 
Eu trabalho com a M-480 em minha igreja, como a montagem é fixa, nunca precisei mexer no patch.

Não sei sobre a GLD80 mas TF5 pode conectar até 3 ipads e até 10 iphones para auxiliares, isso seria um sonho pra mim...rsrs
Fora as facilidades que a linha TF possui para operadores inciantes, justamente pensando em igrejas, onde nem sempre toda a equipe tem boa experiencia.
 
Desculpe, não tenho um amplo conhecimento em mixer digital. Podem definir pra mim "path fixo"?

Bom, hoje usamos 24 canais tranquilamente e sobra , e hoje usamos 6 Aux (fone) e o retorno que eu coloquei staner ali mas é caixa passiva da attack.

O que me deixou intrigado, é a facilidade da mesa, tenho voluntários com pouca experiência e me disseram que as Allen e Heath são ótimas mas complexas de operar procede?
 
Não procede não.... A&H (Allen & Heath) são muito simples de serem operadas, a linha QU então nem se fala....

Quanto ao Path Fixo que mencionamos, é que não se pode alterar os canais de entrada e nem mesmo as saídas, é como se fosse um mix de mesa digital com analógica.

Na 01V96 por exemplo, vc pode direcionar uma via de auxiliar para qualquer saída fixa, ou um input físico para qualquer canal de controle (input 1 sendo controlado no canal 20 da mesa por exemplo), consegue entender?


No seu caso, o ideal é se trabalhar com mesa no monitor (controlando todas as vias de retorno) e uma mesa no PA.
 
Ah compreendi perfeitamente.

A Gld 80 é com preço semelhante a que encontrei da yamaha aqui? No caso 22k?
A M32 é excepcional operei em Bh. Mas preço muito acima e não sei como funcions assistência.

As series Ilive ja devem ultrapassar os 30k né.
 
A GLD80 trabalha com multicabo digita, podendo chegar a até 48in/30bus out, o valor dela vai variar de acordo com o que vc vai querer, vamos chutar que custará para fazer PA + Monitor uns 60k, mas neste caso seria já as 2 mesas com a placa da expansão Dante, onde poderá fazer até gravações multipista (que ela não faz nativamente).

O investimento é bem maior, porém a qualidade é muito superior! Ah quem diga que ela concorre diretamente com a Midas Pro1.

Mas uma coisa é certa, terá sim de trabalhar com PA + Monitor, a igreja é muito grande e quem ficará no PA não terá condições de fazer o monitor satisfatoriamente.
Isso falando apenas da mesa de som, fora o sistema de PA e de monitores/retornos, o ideal é fazer um projeto adequado, quais as medidas do novo templo? Já estão fazendo a acústica do local?
 
responder um post sem ler tudo foi uma coisa que sempre critiquei, e acabei fazendo. Não li que era um templo pra 3k, erro meu. Nesse caso uma bela bateria acústica com pratos tops seria bem vinda, mas fechada no acrílico não, só com aquela proteção na frente.Pra mim se precisa trancar a bateria num aquário é porque ela não é bem vinda lá, nesses casos a eletronica se sai melhor, mas se tem espaço bom pra acústica, então não é preciso trancar.
No mais vou lendo e aprendendo aqui sobre mesas digitais, perdão galera!
 
Acho isso ainda relativo, talvez até pelo gosto do músico. Aqui perto fica o ministério Apascentar, e o André Mattos tocava com acústica toda fechada. O lugar é enorme!!! Cabe umas 5 mil pessoas. Talvez seja escolha pessoal mesmo. Mas na PIB da Pavuna o Anderson tocava e ainda usam assim, acústica sem acrílico, toda microfonada.
 
o André Mattos tocava com acústica toda fechada. O lugar é enorme!!! Cabe umas 5 mil pessoas. Talvez seja escolha pessoal mesmo.
Nem sempre, pode ser escolha técnica, onde o som do palco é tão alto que suja os mics da bateria ou vice versa, a bateria suje os mics do palco então se usa o acrílico.
Alias diga-se de passagem a funcionalidade principal do cercado de acrílico é essa.
 
Mas uma coisa é certa, terá sim de trabalhar com PA + Monitor, a igreja é muito grande e quem ficará no PA não terá condições de fazer o monitor satisfatoriamente.
Isso falando apenas da mesa de som, fora o sistema de PA e de monitores/retornos, o ideal é fazer um projeto adequado, quais as medidas do novo templo? Já estão fazendo a acústica do local?

@Ton

Uma solução para "baratear" o custo das 2 mesas que adotamos foi deixar a mesa fixa para os monitores e fazer o PA com o IPAD, mais isso utilizando 2 operados.

Nada que um acordo de cada um no seu "layer" não resolva.

8) 8)
 
Iai David já resolveu o que vai fazer? E o Projeto acústico foi feito? Já comprou os equipamentos? Ou ainda tem alguma duvida?
 
Última edição:
Back
Topo