Lã de vidro: espessura x densidade

pedroeol

Member
Pessoal,

quanto à aplicação da lã de vidro para tratamento acústico, o que causa maior resultado na absorção sonora: espessura ou densidade? É preferível valorizar qual dessas medidas?

Considerando um painel com lã de vidro, qual trará um resultado mais satisfatório:

- 50mm de espessura com densidade 40kg/m3
ou
- 12mm de espessura com densidade 80kg/m3?
 
A principio a densidade, porém dependendo da aplicação o de 50mm pode ter melhor resultado.
 
@pTjz quando você cita que dependendo da aplicação, é em relação a frequências?

Vou chutar, maior espessura para frequências baixas e densidade maior para altas frequências?
 
Isso também.
Mas acredito que seja o inverso, maior densidade para sons de maior intensidade/frequências

E também no quesito aplicabilidade, se estamos falando de tratamento ou isolamento.
 
Isso também.
Mas acredito que seja o inverso, maior densidade para sons de maior intensidade/frequências

E também no quesito aplicabilidade, se estamos falando de tratamento ou isolamento.


Estou me referindo à absorção para fins de tratamento, redução de reverberação.
Já vi diversos videos explicando como fazer um bass trap ou painéis acústicos, porém, nenhum "tutorial" informa a densidade do material.
Seria muito bom saber se a maior densidade influi nas altas ou nas baixas frequências.

O que sabemos é que frequência alta tem o comprimento da onda menor, enquanto as frequências graves possuem o comprimento da onda maior.
Por mera dedução, acredito que a frequência grave seja capturada com mais propriedade por material mais denso....porém, isso é mera dedução.
 
Se é pra tratamento então maior densidade, melhor para baixas frequências.
Nas altas tanto faz, mas evidentemente que as de alta densidade são mais eficazes mesmo com menores espessuras.
 
Se é pra tratamento então maior densidade, melhor para baixas frequências.
Nas altas tanto faz, mas evidentemente que as de alta densidade são mais eficazes mesmo com menores espessuras.

Então vc considera a lã de densidade 80kg/m³ e apenas 12mm mais eficiente do que a lã com 40kg/m³ de 50mm. Ótimo.

Quanto à captura de frequências graves, qual seria uma forma eficiente em grandes auditórios?
Todo bass trap que eu vejo é para ser colocado em cantos de salas pequenas, estúdios, aplicações menores.
No âmbito de uma igreja de 17x9x30 (LxAxP), com altar e galeria de coral em formato de trapézio e sem muitas esquinas aptas para recebimento de bass trap, eu tô batendo cabeça para situar os painéis da forma mais eficiente possível.
 
Então vc considera a lã de densidade 80kg/m³ e apenas 12mm mais eficiente do que a lã com 40kg/m³ de 50mm.
Pra afirmar isso eu teria que medir, eu disse que a de MAIOR DENSIDADE é mais eficiente que a de MENOR DENSIDADE.
Evidente que deve haver uma relação entre as espessuras, mas não sei qual é.

Quanto aos BASSTRAP eles ficam nos cantos sim, pois é onde matamos as ondas estacionárias.
Esse é o jeito mais eficiente.
 
Back
Topo