Montagem de Equipamento

Graciliano

New Member
Meu pai possui uma pizzaria no interior e pretende adquirir um equipamento de som para pequenos eventos ao ar livre (na rua), para picos de 300 pessoas.
O equipamento será pra varias funções (DJs, pequenos shows, música ambiente, etc...)

Estou verificando a aparelhagem pra comprar mas existem algumas duvidas: caixas passivas ou ativas, o amplificador de potencia correto pras caixas, por aí vai.

O que seria melhor:

Mixer Yamaha MG20 (2664,00)
2 Caixas passivas Attack VRF 1530 (1089,00 cada)
1 Caixa Passiva Subgrave Acústico Attack VRS 1880 (1683,00)
Potência não sei a ideal (gostaria de dicas)

ou

Mixer Yamaha MG20 (2664,00)
2 Caixas Ativas Attack VRF 1550 A (2016,00 cada)

1 Caixa Ativa Subgrave Attack VRS 1510 A (2241,00)

Gostaria então de uma boa alma pra ajudar a escolher os equipamentos certos.

Grato!
 
Graciliano, seja bem vindo ao SAV!

Este assunto é um tanto controverso, há argumentos favoráveis a ambas configurações ( ativa e passiva ).
Eu sou, por gosto pessoal, um entusiasta das caixas ativas e te indicaria duas VRF 1550a. Não compraria o sub de imediato. Compre o som, instale, teste e, se sentir falta de graves, aí sim compre o sub.
 
Última edição:
Grato Altair!

Então só a mesa e as duas caixas VRF 1550a já puxam um som legal?
O que pode me dizer sobre a mesa yamaha MG20?
 
Yamaha é mesa boa e confiável. Seria digamos a marca de entrada das tops.Tenho uma Mg206c que é a série anterior a esta Mg20 que vc cita. Ela me atendeu acima de minhas expectativas, possui boa sonoridade e bons recursos para sua faixa de preço, dá pra gente se virar bem. As VRF1550a ouvi quinta-feira passada em um workshop que aconteceu em uma igreja aqui da região e pelo que vi, e ouvi, acho que elas te atenderam muito bem. Não vi vc citar mas vc vai precisar pensar em cabos para ligar a mesa nas caixas, suportes ou pedestais para instalá-las, cabos para microfone, microfones e pedestais para os mesmos. Recomendo ainda um condicionador de energia, indispensável aqui onde moro, para proteger seu equipamento em relação á rede elétrica.
 
Com os 2 mil que está custando as Attack, não seria interessante dar uma olhada na DBR ou na RCF art310? Os preços são bem próximos.
 
Pode até ser. Vai ficar em torno de 1k a mais o par de caixas. Mas percentualmente não são tão próximos assim, de 25% á 30% de diferença, embora em minha opinião e em relação ás RCF Art 310a MKIII ( tenho um par ) vale a pena.
 
Alessandro, pelo que olhei as DBRs são no mínimo 2000 reais a mais, fica difícil pro meu orçamento.

Altair, to olhando tb os periféricos, valeu!
 
Graciliano, voce ja chegou a fazer eventos desse tipo nesse mesmo local? com programação de banda ao vivo e 300 pessoas? Se sim, quais equipamentos voce alugou? Isso te daria uma base para saber o que atende ou não atende. vendo na pratica o som/equipamentos alugados antes de comprar.
 
Sim já fizemos, mas não sei informar as especificações. Só sei que o som que levaram foi mais do que o necessário, não preciso comprar coisa igual, pode ser inferior. Vou consultar com eles.
 
A DBR 10 custa 2350, na megadisconildo, em Caxias. Mas vale a pena as attack de 15, talvez não precise nem do SUB, desde que baixo vá em cubo separado.
 
Alessandro,

Realmente tá num preço muito bom, a loja é confiável?

Olhando a caixa DBR consta: Potência de saída: Dinâmica: 700 w (LF: 500 w, HF: 200 w) / Contínua: 325 w (LF: 260 w, HF: 65 w).
Poderiam me explicar a diferença entre Potência Dinâmica e Contínua?
 
Tenho reparado isso ao frequentar o forum e não posso deixar de comentar. Considero 95% das postagens dos membros mais ativos, quando o assunto se trata de montar um PA ou som para atender determinado publico, a opinião de se difere muito da minha no quesito quantidade/proporção de cxs, SPL aceitavel para tal evento. Não só se difere da minha opinião pessoal como da maioria dos eventos que vejo espalhados por aí.
Não consigo entender porque a maioria das indicações são um par de 310 + 1 subzinho para praticamente tudo. Acho exagerado demais o que vcs dizem fazer com mini sistemas e similares. banda 300 - 400 pessoas. ate relatos 700 pessoas ao ar livre com 1 unico sub já presenciei aqui.

Tem hora que penso: Será porque a maioria do pessoal que opina é envolvido com igreja fechada e o foco não é SPL e qualquer caixinha atende dentro do templo ? Ele acha aquilo um super som? Mas aí vejo que esse pensamento não tem sentido, pois igrejas fazem cultos ao ar livre, tem templos com som bem estruturado, bandas completas e que membros frequentam grandes shows de cantores golpel e tem conhecimento do nivel de pressão exigido para atender grande publico a ceu aberto.
Então fico pensando da onde vem fundamento para tantas "indicações milagrosas" que vejo aqui.

Se uma pessoa me pedir para fazer um som ao vivo ao ar livre para 300 pessoas NUNCA arriscaria fazer sem sub e somente com um par de caixas no pedestal. Ainda mais com DJ. Mas aqui tem gente que diz fazer com "caixas de entrada" com muito esforço e o clip piscando. E para meu espanto tem muita gente que diz que sobra som com tal equipamento.
Sei que cada um tem uma opinião, mas acho que a minha é muuuuito diferente. Isso que me deixa encucado.
Não consigo presenciar essa situação na vida real.
Essa semana mesmo passei em um forrozinho que não tinha nem 100 pessoas e lá tinha 1 par de sub oneal e 4 selenium 15'' todas ativas fazendo o PA.
Se eu pegar esse topico de exemplo eu indicaria tudo dobrado, amps fortes e pelo menos 2 SBs.

Lembro que dias atras comentei em um post o que seria um PA aceitavel para banda e DJ para 500 pessoas.
Ativo. como a maioria aqui prefere e critica muitos passivos. pedi a opiniao do Andry.
Dei como base o seguinte video. 2x RCF 712 + 2sub x 8004
Esse sistema fica em mais de 30.0000.

Aí aparece alguem que diz fazer o mesmo evento com qualidade com um PA de 4000 reais - 2 ativas no pedestal.
E se a grana ta curta e não pode comprar nada ativo gringo, vc indica "clone passivo nacional" para alcançar tal SPL gastando menos, muitos torcem o nariz dizendo ser "cxs quebra galho".
 
A Megadiscoildo é excelente, já comprei muita coisa com eles, apesar de nunca ter comprado no site, pois moro há uns 30 minutos de caxias, ai prefiro ir direto e negocio desconto pagando à vista, sempre rola. Esquece essa potencia dinâmica, ou programação musical, ou potencia musical.... Só serve para dar números maiores as caixas, nada de útil. Apesar de RMS não ser o correto para potencia, consideremos este (no caso potencia contínua) como sendo a "potencia real da caixa" que seria aí os 325w informados.
Quanto ao que o Sandro disse, concordo em partes:
Tem grana suficiente para investir: eu diria que para 300 pessoas ao ar livre vc poderia comprar 2 Sub 8005 + 2 hd20 e vai ser feliz (gastando uns 30 mil pelo menos)
Voltando à nossa realidade: dá sim prá fazer um som com qualidade, sem exageros de pressão com o indicado. Aí voce pode ir somando o que comprou depois, dando mais robustez. Daí ser importante comprar bons produtos no início, para não precisar trocar depois, ao invéz de apenas somar novos componentes.
 
Back
Topo