NÃO CAPTOU O MICROFONE NA GRAVAÇÃO

WAGNER LOBATO

New Member
Tive um problema de gravação neste fds.
Minha intenção era gravar o culto na minha igreja que se apresentava um cantor (voz e violão).
Não possuo nenhum equipamento sofisticado de gravação. Utilizei um notebook mesmo com sua placa onboard.

Liguei o REC OUT L/R (RCA) da mesa até a entrada do computador que configurei como ENTRADA DE LINHA (plug P2 do cabo RCA/P2 era MONO).

Utilizei o Audacity e fiz dei o REC no programa e começou os espectros serem gerados, sinalizando que estava gravando. Quando salvei em Mp3 e fui ouvir, percebi que só havia gravado o violão e não gravou a voz.

A noite, resolvi não usar o REC OUT e usei o MAIN OUT da mesa (mono) para a ENTRADA DE LINHA do notebook (Mono) e gravei e deu o mesmo problema.

Não entendi o que houve, alguem já passou por isso? Como resolveu?

A estrutura de som da igreja é composta por:
- 1 Mesa Allen & Heath ZED 22FX
- 2 Caixas Ativas PA Loudvox LP151A USB
- 1 Caixa Ativa 10" Behringer Eurolive 210D (usado como retorno)
- 1 Caixa Ativa Novik Neo EVO-150A de 10" (usada como retorno)
 
Olá Wagner,

Estranho esse comportamento. Não conheço a sua mesa, mas por padrão, a saída REC OUT recebe TODOS os canais para realizar a gravação.

Se gravou o violão e não a voz, pode ser que na sua mesa tenha algum botão para mandar para o REC OUT. Consulte o manual a respeito desta saída.

Aqui na Igreja eu uso a mesma estrutura que você está usando: Mesa -> REC OUT -> Cabo RCA-P2 -> Placa de som onboard de um notebook -> Audacity. Não tem mistério neste caminho. O detalhe só pode estar na mesa mesmo.

Abs,

Vanderson Araújo
 
Obrigado Vanderson pelo comentário.

Também achei estranho. Na mesa não tem nenhum envio do canal para REC OUT.
Será que a ativação do PFL do canal corta o envio para o REC OUT.
O estranho é que depois tentei gravar não usando o REC OUT e sim o MAIN OUT e deu o mesmo problema.

Outro detalhe: O violão estava entrando com sinal muito alto no Audacity daí diminui o sinal de entrada no audacity. Será que isso fez com que não pegasse a voz, que no espectro estava com as bandas bem mais centralizadas...
 
A única coisa que vem a cabeça é você checar se o pan está no centro, poderia acontecer de ter gravado um só canal ou algo assim.

Essa mesa ainda tem a opção de mandar o Aux1/2 (pre-fader), Aux3/4 (post-fader), ou a saida principal LR para a conexão USB. Pode ser que resolva, não custa tentar.

No seu caso de voz e violão, se os auxiliares estiverem disponíveis, consegue mandar até os canais separados para mixar depois.

Abraço,
-------------------
Gustavo
Studio Facil
http://studiofacil.com.br
 
Back
Topo