Saida/ fone de Teclado

tsalves

New Member
Um tópico aqui sobre teclado me fez lembra de uma pequena conversa com um tecladista que ocasionou em uma duvida.

Existem teclados cuja a saída P10 estar escrito assim, Out/Phone ou seja serve também para você ligar um fone de ouvido.

Minha duvida é o seguinte o plug e o cabo que devo tem que ser obrigatoriamente stereo??? Se sim, ligo na mesa no insert do canal ou no line?
 
o plug e o cabo que devo tem que ser obrigatoriamente stereo???
Lê o manual, se a saída for stereo, use um conector stereo.
Se sim, ligo na mesa no insert do canal ou no line?
Insert não é uma “entrada”, ela serve para enviar o sinal de áudio do canal, para um processamento externo e depois retornar com o sinal já processado novamente para a mesa.
Logo utilize a LINE para entrar com o teclado.
 
Se é saída para fone, com certeza o jack é estéreo. Senão sairia apenas de um lado do fone.

Eu usaria um cabo TRS-2TS (facilitando a linguagem: de um lado um P10 estéreo, e do outro lado 2 conectores P10 mono).
Aí você pode usar um canal estéreo da mesa, ou 2 canais comuns.
 
Se for ligado com cabo estéreo, o sinal vai ser nada ou quase nada, devido ao cancelamento entre os dois lados. Isto porque a mesa tem uma entrada balanceada, ou seja, ela analisa a diferença entre os sinais do T e do R. Como os dois lados são bastante semelhantes em um teclado estéreo, o sinal será quasse nada, será somente a diferença mínima entre eles.

Tente ligar com um cabo Mono, a maioria dos teclados aceita. É bom ler o manual sobre isso também, quem sabe diga alguma coisa. Se não funcionar com o cabo mono, podes fazer um cabo P10 TS ("mono") para P10 TRS ("estéreo"), deixando o R sem ligar em nada. Isto com certeza vai funcionar.
 
rafaellerm disse:
Se for ligado com cabo estéreo, o sinal vai ser nada ou quase nada, devido ao cancelamento entre os dois lados. Isto porque a mesa tem uma entrada balanceada, ou seja, ela analisa a diferença entre os sinais do T e do R. Como os dois lados são bastante semelhantes em um teclado estéreo, o sinal será quasse nada, será somente a diferença mínima entre eles.
Se ele ligar em canal estéreo, cada sinal será endereçado para L ou R, evitando o cancelamento.
Caso sejam ligados em canais mono, bem lembrado: não pode esquecer de "abrir" os PANs.
 
Mas nem foi isso que eu disse... eu só disse uma gambiarra para ligar somente o L (falta de costume de ligar teclado em estéreo...). Mas realmente, a solução de usar o cabo P10TRS - 2P10TS é melhor.
 
Rafaellerm, você está certo.
Já trabalhei com vários teclados assim, apenas com saída Phone/Line Out. Nunca tive problema em usar cabo P10 comum...
Teoricamente, a solução que dei inicialmente é mais correta. Na prática, ambas funcionam.
 
Back
Topo