Samplear bateria (Gravação)

Caio Fábio

New Member
Bom galera, para dar continuidade no assunto que começamos no meio de outro topico.

Gostaria de saber como posso samplear uma bateria para fazer gravações.

Tenho uma Yamaha MG166C, interface UCA200 (quebra um galhão rs), meu PC.
Uso sonar 8, alguem sabe como fazer?
 
Caio Fábio disse:
Gostaria de saber como posso samplear uma bateria para fazer gravações ... interface UCA200 (quebra um galhão rs)
... ola caio ! comecamos esse assunto no outro topico, entao, o que primeiramente tenho a comentar eh que para samplear bateria, ou qualquer outro instrumento, eh necessario que a placa de audio tenha in/out midi, o que a UCA nao tem :cry: ... no seu caso nao vai ser possivel utilizar esse recurso.

... o processo nao eh tao simples, precisa de conhecimentos em "musica" ... necessario: software sequenciador midi (o Sonar, por exemplo), placa com in/out midi (as mais simples nao teem) + controlador midi (pode ser usado qualquer teclado com in/out midi, um teclado sintetizador ou, no caso da bateria, uma bateria eletronica) ... nao conheco muito de musica, apenas o processo teorico e ja acompanhei na pratica o nosso produtor criando uma trilha base ... eh escolhido na biblioteca de samples o kit de bateria, o qual sera tocado usando o controlador midi (ele usa um PAD da Akai), defini-se o andamento da musica (guiado por metronomo) e eh feita a gravacao ... depois um instrumento harmonico eh inserido no projeto e assim por diante.

... a economia com instrumentos sampleados eh enorme e pode-se ter bons timbres com a biblioteca certa ... eh fabulosa a ideia de ter uma osquestra em apenas alguns cliques!

[ ]'s
 
pergunta "boba"... porque você iria querer samplear sua bateria? tem tanta biblioteca boa por aí pronta...
 
Deiny disse:
pergunta "boba"... porque você iria querer samplear sua bateria? tem tanta biblioteca boa por aí pronta...
... Ola Deiny, se tem um termo mais especifico gostaria de saber ... colocamos "samplear" no sentido de "usar o sampler", como ja dito de bibliotecas prontas ... espero ter ficado claro.

[ ]'
 
Posso estar equivocado, mas sempre me referi ao termo samplear = CRIAR Samples... ou seja... criar uma biblioteca a partir da gravação de amostras de áudio, e controlá-las por MIDI. Eu mesmo já fiz isso com uma caixa de bateria Adah que eu gostava muito do timbre. Gravei várias batidas da caixa, em diversas intensidades e "pegadas", e depois organizei isso numa biblioteca do EX24 (progama sampler do Logic Audio).

Mas se o assunto do tópico é Utilizar instrumentos sampleados numa gravação, fica mais fácil hehe... como a UCA não tem Midi, você precisa comprar um Cabo MIDI x USB... fácil de encontrar pela Net, e ter um controlador MIDI (um teclado, bateria eletrônica). Aí é só usar o sampler (pra bateria recomendo o EZdrummer) no sequenciador de sua preferência (Sonar, Reason, Cubase, etc...)....

Como alternativa, sem precisar de cabo MIDI x USB nem controlador midi... você pode "escrever à mão" às notas no Piano Roll do próprio sequenciador... vai dar uma trabalheira danada... mas já fiz isso principalmente com bateria, já que você pode cortar e colar uma sequência e ir alterando pouca coisa...
 
... achei essa definicao: samplear = "utilizar trechos de registros sonoros, antes realizados, para montar uma nova composição (geralmente musical)". Fonte : <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.dicio.com.br/samplear/">http://www.dicio.com.br/samplear/</a><!-- m -->

Deiny disse:
como a UCA não tem Midi, você precisa comprar um Cabo MIDI x USB... fácil de encontrar pela Net
... pronto, resolvido a compatibilidade da UCA.

Como alternativa, sem precisar de cabo MIDI x USB nem controlador midi... você pode "escrever à mão" às notas no Piano Roll do próprio sequenciador...
... esse detalhe faz a diferenca na producao, conhecimento sobre "musica" e dominio dos termos e do software.

[ ]'s
 
Hum... então eu usava o termo errado :mrgreen:
Mas enfim... samplear (no sentido correto agora rs) é bem simples... O cabo MIDI x USB não é caro...
<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-154819796-cabo-interface-usb-suporte-midi-adaptador-conversor-audio-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -audio-_JM</a><!-- m -->

E os timbres do ezdrummer, só pra ter uma idéia da qualidade que se pode obter...
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=bFuN2TZzKOQ[/youtube]

No mixer do EZdrummer dá pra controlar cada mic separadamente... e no Logic Audio (no Sonar já não sei) há uma forma de controlar pelo mixer do próprio Logic, podendo assim insertar qualquer outro plugin em cada mic separadamente. Enfim, UMA MARAVILHA... sem contar os pacotes de expansão com diversos outros kits de bateria...

Off: Imagina isso numa igreja? =p
 
Ola amigos!
Gostaria de lembrar de um aparelho muito legal.
Entre as coisas "pesadas" e caras 'e uma luz ..Precisa uns sensores (triggers) ou bateria eletronica (mesmo que seja uma piada como Staff Drum :) )..
Custa esse negocio R$600,00.
alesis_triggerio.jpg

alesis-trigger_io-back-450.jpg

Abrcs,
andry110
 
Ah sim... esse trigger I/O da alesis é sob medida pra usar bateria + samplers... não tem timbres, apenas converte o sinal dos pads em MIDI.
Muito mais barato que um módulo pra bateria eletrônica.
 
Deiny disse:
... esse trigger I/O da alesis é sob medida pra usar bateria + samplers... não tem timbres, apenas converte o sinal dos pads em MIDI.

Bem interessante este Alesis.

Só não entendi como mandar o sinal da batera para a mesa de som ...

Por acaso seria pelo "Line Out" do PC?


andry110 disse:
Gostaria de lembrar de um aparelho muito legal ... Custa esse negocio R$600,00.

É R$ 600,00 na CBorges Andry?


Abraço!
 
Pra quem quiser tentar escrever a bateria na mão, não é tão dificil, veja o video abaixo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=_Sj2faFG414[/youtube]
 
... tah ficando muito legal o topico ! ... gravacao e tecnicas de estudio sao poucos comentadas aqui no SAV, mas, tem gente boa no ramo por aqui :D ... falar em estudio, por onde anda o Bedim ???

[ ]'s
 
Se eu resolver samplear msm a bateria, vou marcar com o baterista para ele estar junto, porque sozinho nao sai nada kkkk

Ta ficando bom, o topico.
O cabo USB-MIDI achei no mercado livre. Não comprei ainda.
Tenho que fazer a gravaçao de uma musica nesse final de semana para levar para o retiro de jovens.
 
Só para constar.
De nada adianta o cabo MIDI-USB se você não tiver pads eletrônicos ou triggers para sua batera acústica + o módulo que interpretará os sinais enviados pelo piezo para enviá-lo ao PC finalmente.
 
pTjz disse:
Só para constar.
De nada adianta o cabo MIDI-USB se você não tiver pads eletrônicos ou triggers para sua batera acústica + o módulo que interpretará os sinais enviados pelo piezo para enviá-lo ao PC finalmente.
... uma opcao eh poder tocar direto de um teclado com in/out midi ... conheco mta gente q faz assim ... sem duvidas q ao vivo pads sao melhor opcao ... a nao precisa de modulo para interpretar, soh a comunicacao midi, o resto o software faz.

[ ]'s
 
amarildo santana disse:
... uma opcao eh poder tocar direto de um teclado com in/out midi ... conheco mta gente q faz assim ... sem duvidas q ao vivo pads sao melhor opcao ... a nao precisa de modulo para interpretar, soh a comunicacao midi, o resto o software faz.

[ ]'s

Teclado se usa em estúdio, assim mesmo monta-se a música por partes... E não precisa de uma batera, apenas um músico com bom gosto e paciência, logo axo que o batera do cara não irá gostar da idéia.

Quanto as pads, eles precisam sim do módulo... Onde você irá ligar o P-10 ou XRL que sai dele? :roll:
c077f3e7a09494e39020327988b1283e.jpg


A menos que você use um PAD multi função que tem módulo integrado... (que custa os "zóio da cara")
d4355164c019711a4d289612d498fccf.jpg
 
amarildo santana disse:
pTjz disse:
Só para constar.
De nada adianta o cabo MIDI-USB se você não tiver pads eletrônicos ou triggers para sua batera acústica + o módulo que interpretará os sinais enviados pelo piezo para enviá-lo ao PC finalmente.
... uma opcao eh poder tocar direto de um teclado com in/out midi ... conheco mta gente q faz assim ... sem duvidas q ao vivo pads sao melhor opcao ... a nao precisa de modulo para interpretar, soh a comunicacao midi, o resto o software faz.

[ ]'s

Hoje re-lendo isto acho que interpretei errado o que li, então para ficar mais claro.

Se for usar PADS, precisa de módulo.
Se for usar teclado, não precisa de módulo apenas MIDI/USB.


vlw.
[]s
 
Back
Topo