Spam no fórum

carlosecg

Administrator
Moderador
Gostaria de compartilhar com vocês como tratamos spam aqui.

Não abrimos isso para todos, mas somos alvo de spam constantemente. Na verdade acho que nem o Bersan está sabendo como estamos hoje.

Estimo que aproximadamente 30% do nosso tráfego de rede seja de spam.

Como o phpBB é software livre, é muito fácil estudar seu código para saber como o sistema funciona. Programas para vasculhar fóruns na internet, se registrar e enviar spam são encontrados facilmente.

Infelizmente as medidas básicas de confirmação do registro por e-mail e até mesmo captcha não são suficientes para parar esses programas. Por esse motivo para prevenir, fizemos alterações diretas no código do fórum para que um bot receba uma resposta inesperada do servidor e não saiba o que fazer, ficando "travado".

Com isso nós reduzimos a quase zero o número de spams. Um ou outro ainda passa, mas em frente ao número de tentativas que recebemos, posso dizer que é uma quantia totalmente insignificante.

Apenas para ilustrar, segue relatório mostrando apenas uma faixa de IP que estava tentando enviar spam:
[attachment=0]
Vejam a quantidade de acessos que esse bot estava causando. E isso nem são todos os bots, foi apenas uma parcela do que chega aqui. Ele estava respondendo por mais da metade dos acessos do fórum na semana passada. Em casos assim a medida é mais extrema: banir o ip. Depois disso, 0 acessos.

Mas o problema é que não dá pra sair banindo todos os IPs. Com isso, bots continuam consumindo nossa rede. Só para ter uma ideia, de domingo até agora tivemos exatamente 800 bots de spam que se cadastraram no fórum. Mas nenhum conseguiu enviar mensagem. E enquanto escrevia essa mensagem, mais quatro se registraram. Só não foram mais porque acabei de implementar outra medida contra spam que pegou essa leva de bots dessa semana.

Se somos um alvo assim tão interessante, só pode ser por causa do nível de conteúdo que temos aqui. E isso só é possível graças a participação de todos. Por isso gostaria de agradecer a todos que formam essa comunidade.
 

Attachments

  • bots.png
    14 KB · Visitas: 822
Com todo isso, hoje ainda um consegui passar.
Carlos, parabéns pelo esforço em nos manter livres desta praga.
 
Olha..Parabéns galera!!!!!!Ótimo trabalho!!!!!
esse é o fórum/comunidade mais organizado e instrutivo que eu participo.
Assim dá até orgulho participar dessa comu!!!!
 
Bota no código "oi você é um bot?" se ele responder sim você diz não :roll:
kkkkkkkkkkk quem dera fosse assim.
Parabéns cadu e parabéns ao SAV!
 
Graças as ações do Cadú estamos bem até hoje... Mas sei que não é fácil

Parabéns a você pelo trabalho
 
Que isso pessoal não tem que agradecer nada não.

Acho que vou colocar uma pergunta assim no registro: "Vá ao artigo X e diga qual a 7ª palavra", como era a anti-pirataria nos jogos antigos.
 
Bota uma frase e diga para falar 1,2,3,4º palavra, aleatoriamente com frases aleatórias também.
 
Bem, coloquei uma pergunta pedindo pra ir em um artigo e citar uma palavra. Vamos ver se funciona, e até quando.
 
Back
Topo