Tratamento Acústico na Igreja

pTjz

Moderator
Moderador
Bem, de imediato você já pode fazer três coisas...
Um bom começo seria dar uma solução para a bateria, ou dispô-la em um biombo/aquário para ter um controle maior na MIX, ou trocá-la por uma eletrônica.
Em segundo lugar, tente controlar os excessos via EQ de preferencia com um “Q” bem estreito, já que conhece suas frequências mais dificultosas.
A terceira é o que já esta fazendo, migrar para um monitoramento por fones para aliviar a pressão do palco mais ainda.

Estes passos já devem aliviar e muito o SPL do ambiente, e quanto menor SPL menor nível de reverberação...
Porém problemas de acústica não se resolve com eletro-acústica, apenas se ameniza...
Sendo assim tenha em mente que precisará contratar um profissional da área para que seja feito um projeto para seu templo.

Porém se quer fazer algo “hand made” prepare-se para estudar bastante, pois o material para fazer algo em quantidade que de alguma certa eficácia não é barato, e se feito “ao léu” é o mesmo que rasgar dinheiro.
Então vamos as leituras? Pega ae: <!-- m --><a class="postlink" href="http://audiolist.org/siteantigo/artigos/absorv/absorv.htm">http://audiolist.org/siteantigo/artigos ... absorv.htm</a><!-- m -->
 
Graça e Paz amigo, na minha igreja, colocamos bateria eletronica, com caixa própria e o controle do volume na cabine de som e instalamos forro acústico apartir de lã de pet, o som agora é outro. não nos adaptamos com retornos por fone. agora é só melhorar nosso equipamento, que ainda é ruim.
 
"Agora coloquei teclado, violão, guitarra, contra-baixo, sax, tudo no PA e coloquei fones para todos eles
Ontem coloquei fone pros backs e reclamaram um pouco, mas depois de um tempo acostumam e vêem que é melhor
Fique na paz!"

Eu comecei usar fone para o baixo (eu mesmo) e bateria, mas o som do Baixo e bateria não ficaram legal no PA, preferi colocar caixa própria pra bateria e estou comprando um Hartke A70 para o baixo. acho que o som fica com qualidade melhor, (se bem que nosso PA é ruim ainda). mas com o forro de lã de pet ficou muito bom. teremos um retorno só para vozes, outro para violão e teclado. baixo e bateria terão som próprio, que já vale como retorno.
o retorno sem fio é caro demais, e os com fio são fios demais, hehe...
Mas sei que por fone a quantidade de som dentro do templo diminui. vamos comprar um decibelímetro para analisar a pressão sonora para não exceder o nível saudável.
Abraço.
 
atilacteixeira disse:
gonraminho disse:
não nos adaptamos com retornos por fone.
Cara, você tem que demonstrar que o fone de ouvido vai ser o melhor para eles e para a igreja
Antes só era ligado no PA os microfones, o resto era tudo em caixas de retorno lá na frente, ficava com uma pressão sonora altíssima
Agora coloquei teclado, violão, guitarra, contra-baixo, sax, tudo no PA e coloquei fones para todos eles
Ontem coloquei fone pros backs e reclamaram um pouco, mas depois de um tempo acostumam e vêem que é melhor
Fique na paz!


Eu comecei usar fone para o baixo (eu mesmo) e bateria, mas o som do Baixo e bateria não ficaram legal no PA, preferi colocar caixa própria pra bateria e estou comprando um Hartke A70 para o baixo. acho que o som fica com qualidade melhor, (se bem que nosso PA é ruim ainda). mas com o forro ficou bom. teremos um retorno só para vozes, outro para violão e teclado. baixo e bateria terão som próprio, que já vale como retorno.
o retorno sem fio é caro demais, e os com fio são fios demais, hehe...
Mas sei que por fone a quantidade de som dentro do templo diminui. vamos comprar um decibelímetro para analisar a pressão sonora para não exceder o nível saudável.
Abraço.
 
Sonoplasta é um termo utilizado para pessoas que são responsáveis pelo tratamento/adição de efeitos em trilhas e afins. Muito comuns em tv, e teatro...

O termo correto para quem trabalha na igreja é operador de áudio/som. Ou técnico se este também é responsável pela montagem e manutenção do sistema.
 
E sobre usar fone com os backs, isso não é fácil. Nem muito comum. Mas os monitores de chão costumam resolver...
 
atilacteixeira disse:
Cara tu vai detonar o ouvido dos pastores no culto, já basta o som da bateria e de quem canta.
Combinei com o contra-baixista da minha igreja pra ligar o baixo em linha pois o som dele estourava lá na frente e não vinha nada atrás, ai liguei o contra-baixo no DI-20, mandei pra linha e coloquei o fone nele, não vejo mais reclamações dele, e tem dias que ele toca sem fone porque nem é tão necessário assim.
Se eu colocar caixas de retorno pra todos os intrumentistas (teclado, violão, guitarra, baixo, sax) eles me matam !
Tenho sorte que meu guitarrista é tecladista e sonoplasta também então ele mesmo me implorou pra comprar o porta-pró dele pra ele tocar com fone, fui eu lá, coloquei o DI-20 e mandei ele pra linha, ta todo feliz e não reclama do timbre da guitarra!

O único grupo que to tendo problemas para colocar o fone são os 3 backs, não sei se é porque são mulheres, ou porque elas usam a voz ao invés das mãos, tá meio enrolado, vou começar ensaiando com elas no fone pra tentar usar no culto

Fica a dica, Graça e paz!

He he, não sei se nas boas caixas de som de pa (rcf, jbl... ) o som do baixo ficaria perfeito, mas com as caixas que nós temos não fica, o som do baixo ficava horrível. pra elas, violão, teclado e vozes está de bom tamanho. ainda não podemos comprar boas caixas. mas o que estou tentando fazer é colocar o controle do som da bateria (eletronica) e do baixo na gabine de som (no fundo da igreja) para o operador de som controlar o volume, mas que o som saia das caixas próprias (a70 para o baixo e uma boa caixa para a bateria), assim este som não sairia no pa, mas cada um (baixo e bateria) sairia em sua própria fonte caixa de som, com qualidade, e já servem como retorno para os instrumentistas.

Agora, se o som fosse no pa e ainda com caixas de retorno, concordo que duplicaria o som do instrumento no ambiente. Me corrijam se eu estiver errado (e é possível); quando um instrumento usa sua própria caixa para emitir som, o resultado final da pressão sonora no ambiente será igual a quando o som dele vai pra mesa e soma-se aos outros no pa. de qualquer forma o som dele tem que ser ouvido, se vai sair de uma caixa própria ou no pa.

Se o templo fosse grande, concordo que o som ficaria mal distribuido pelo ambiente, necessitando de outras caixas espalhadas de distancia em distancia, mas nosso templo tem 10x11m.

Abraço.
 
Uma dica para o irmão Atilacteixeira.

Quando se usa uma DI (Direct Box) é para balancear a linha de instrumentos eletrônicos guitarra etc.. que são linhas desbalanceadas pela característica do instrumento após passar pela DI este sinal deve entrar preferencialmente no canal do microfone normalmente XRL em mesas mais simples P10 estéreo pois para isso a direct box possui atenuadores de 0db 20db e 40db no caso da DI-20, seria mais lógico pois a DI foi feita para este propósito. Mas se ligar no Line vai funcionar mas nativamente é para entrar na entrada de Mic.

Que Deus esteja sempre com você.
 
Ja fiz alguns trabalhos em locais muito ruins de acustica ambiente piso, frio teto muito alto ou muito baixo, vidros e janelas e uma das soluçoes baixar o SPL em tudo principalmente. Em igrejas os musicos terem noção de musica e estarem estudando.
Normalmente nunca passam o som, chegam atrasados e a culpa é do tecnico operador.
O tratamento acustico é importante mas se nao houver disciplina, vais gastar dinheiro atoa cuidado.
 
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?annotation_id=annotation_756123&feature=iv&src_vid=kXXLkjUhMx4&v=I9XUS00Cxag">http://www.youtube.com/watch?annotation ... 9XUS00Cxag</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="https://www.youtube.com/watch?v=kXXLkjUhMx4">https://www.youtube.com/watch?v=kXXLkjUhMx4</a><!-- m -->
 
A fé não é uma coisa que cai do nada.
Ela vem através de algo que a gente ouve.
Então, se eu não tiver um meio de veicular essa palavra de forma inteligível, a pessoa sai daqui (igreja), talvez, baseada em religiosidade e, misticismo.
Mas, fé genuína ela precisa ouvir com clareza e entendimento.
Então, a gente precisa ter uma sonoridade boa. Uma acústica boa. Uma aparelhagem de som que possa permitir que a gente veicule essa palavra com tranquilidade.
Pr. Mauricio Fragale
Pastor Nova Igreja da Barra-RJ
 
Back
Topo