Trocar PA convencional por line array (Boose Panaray MA12)

alexluza

New Member
Boa Noite galera do SAV!

Estamos tentando reinventar o som de nossa igreja (Adventista do 7o. Dia de Rio Negrinho), pois como já comentei em outros posts temos uma acústica terrível e equipamentos de baixo custo/qualidade. Enfim, depois de minha saga atrás de retornos que eu pudesse utilizar sem "estragar" a estética da reforma feita na igreja (piso cerâmico, janelas lisas, paredes lisas e gesso no forro...tudo de bom!!rsrs), parece que agora poderemos nos envolver em algo mais ambicioso e trocar o sistema todo (eu vou bancar uma mesa nova (que ainda não escolhi) e deixar "emprestada" definitivamente para a igreja, vamos colocar os retornos, fazendo as mudanças necessárias na estrutura, que antes não podia (quebrar paredes e cerâmica) e trocar as caixas.
Pois bem, a minha pergunta agora é sobre essas "caixas". Tenho lido bastante a respeito, e estou tentando a ir para esse sistema da Boose, tem um link do ml aqui http://produto.mercadolivre.com.br/...ma12-modular-line-array-300wrms-8ohms-und-_JM.
Bem, gostaria de opiniões, quem já usou, recomenda ou não. A ideia é por uma de cada lado, bem na frente, na altura das pessoas. Como o sistema é um pouco carinho, de repente sugestões que possam ter o mesmo desempenho com custo menor...

Bem, sou pouco experiente no PA e analfabeto em line array. Apenas sou voluntário na operação do áudio na igreja e como responsável pelo setor estou estudando, então, além de saber se é bom ou não, é uma grande ajuda se me derem dicas de como dispor esse sistema e que complementos usar, por exemplo sub, amplificadores e outros.
Outra coisa, tenho pensado no Boose 802 (essas desse link http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-687875487-caixas-bose-802-completas-_JM)
Apesar de serem mais caras, penso que se colocar suspensa, bem na frente, próximo ao palco, eu teria economia, pois utilizaria apenas 1 caixa, sendo que o MA12 penso em por 2 e estou quebrando a cabeça em que posição colocá-las.
 
Última edição:
Segue uma "planta" feita meio as pressas de como é o nosso ambiente hoje:
A "sala pastoral" é uma antessala, fechada com uma porta que dá para a área de apresentações, que é um espaço que fica entre o final dos bancos e a plataforma (local do púlpito). Normalmente é aqui que qualquer cantor e outras participações se apresentam. Hoje todo essa área de apresentações e a plataforma ficam totalmente sem retorno, pois as caixas estão dispostas neste ponto, entre a área de apresentações e os bancos, virada para a plateia, fixadas a uma altura de aproximadamente 2,8m, com inclinação de uns 35º graus em direção ao público. Isso possibilitou uma melhora, pois pudemos baixar o volume, uma vez que as caixas estão diretamente sobre as cabeças dos ouvintes, mas o reflexo do som pelo piso aumentou e deu umas emboladas.
Na possibilidade de mudança para MA12, eu ainda não sei a melhor disposição das caixas, pois ao que me consta, uma única "caixa", bem no centro (com 145º graus de dispersão horizontal) daria conta do ambiente, mas, por motivos óbvios, é impossível dispor nesse local.
Medidas:
Largura: 9m
Comprimento: 17m
Comprimento área da plateia: aprox. 13m
Altura: 4m
Público: aproximadamente 120 pessoas
 

Attachments

  • iasdsomatual.jpg
    iasdsomatual.jpg
    24.8 KB · Visitas: 22
Última edição:
Eu acho que uma caixa dessas é um investimento muito alto para usar nesse ambiente. Pretende utilizá-las em outro local?

eu vou bancar uma mesa nova (que ainda não escolhi) e deixar "emprestada" definitivamente para a igreja
Já passei e presenciei situações semelhantes. É muito bom ter essa disponibilidade, mas eu não sou a favor disso. A igreja deve realizar o investimento. Se a valorização da sonorização não partir da igreja, é bem provável que o seu trabalho não seja valorizado.
 
Obrigado pela dica. Mas acho que não vou ter problema pelo fato da mesa ser minha.
Outra coisa, para esse ambiente, teria uma sugestão? Na verdade demorei a convencer a direção a gastar, mas também não quero fazer desperdício. Meu ideal é fugir dos reflexos, ecos e todo o problema do áudio que temos aqui...
 
Problemas acústicos, soluções acústicas. Com essas dimensões eu optaria pela simplicidade: L/R com uma ou mais linhas de delay, posicionadas de forma a evitar superfícies reflexivas. E tratamento acústico.

Quais as caixas que vocês tem hoje?
 
Última edição:
Problemas acústicos, soluções acústicas. Com essas dimensões eu optaria pela simplicidade: L/R com uma ou mais linhas de delay, posicionadas de forma a evitar superfícies reflexivas. E tratamento acústico.

Quais as caixas que vocês tem hoje?

Fiquei fora uns dias e só agora voltei ao fórum...
Bem, temos umas caixas caseiras, com falantes de 15" e driver de titânio. Estive em uma igreja com dimensões bem parecidas com a nossa e com acústica da nave pior que a nossa. Mas o som é bom. Tem 2 caixas com woofer de 8" e driver. Outra coisa que fez diferença nessa igreja que estive é a posição das caixas. Vou estudar a respeito. Estou mudando de ideia sobre o investimento, porque se eu conseguir um bom desempenho os demais recursos disponíveis podem ser usados para outros fins.
 
Isso é muito subjetivo, a quantidade de pessoas nesse dia, temperatura e SPL médio por exemplo podem mudar completamente o resultado final.
O Cadu falou algo certo "Problemas acústicos, soluções acústicas".

Entretanto um posicionamento correto das caixas podem atenuar seus problemas evitando mais reflexões.
Tire fotos do templo como um todo e poste aqui que nós opinamos sobre.
 
Back
Topo