Vertical Array Versa 206A ou SkySound 400?

G

Guest

Guest
Olá Pessoal do SAV!

Sou Grande admirador dos companheiros do fórum. Agora chegou a minha vez. Gostaria de deixar esse "Estudo de Caso" da minha igreja pra vcs.


UPGRADE NO SOM DA IGREJA

Somos a Igreja Batista da Orla de Niterói.

Salão: L:11,5m x P: 25m x A:4,5m

Hoje possuímos duas caixas FullRange como PA principal, JBL, cada uma com 200W RMS e mais duas caixas Attack de 230W RMS no meio do salão com delay para reforço.
Temos um Sub-Grave Attack ativo de 600W e mais um passivo ligado nesse sistema.
Uma mesa Yamaha Mg32 e periféricos que suportam esse sistema (que não veem ao caso agora)

Com diversas alterações que foram sendo promovidas com o tempo, hoje o som é equilibrado e atende inicialmente a nossa necessidade.

>>> Estamos mudando nossa mesa para uma Behringer X32 e com isso, foi aberta a discussão para o sistema de PA´s

Nessa linha, sem a necessidade de exagerarmos no som, depois de pouco consulta e alguma leitura, foram sugeridos as caixas SkySound 400 ou o sistema Versa

Com a SkySound foi pensado em duas caixas lado a lado para cada Main (L - R), e com o sistema Versa foi pensado em dois clusters de 3 caixas cada.

Alguém poderia retornar com informações a respeito da experiência com estes equipamentos e qual poderia ser o mais adequado para nosso ambiente?


Lembrando que já possuímos cotações para os dois sistemas.

Enorme abraço para todos do Forum!
IBON
Igreja Batista da Orla de Niterói.
 
Rodrigo

Meu P.A é composto de 4 Attack Versa 206 e 2 Subs Antera LF.1000 A&P ( CENTRALIZADO )

4 Versa 206 atende um ambiente como o teu, 20m comp x 11,5m larg x 4,5m alt.

O único problema é a altura. 4 metros é muito baixo. As minhas Versas ficam a 4 metros de altura e eu tive que reduzir muito no processador o sinal que vai para as duas primeiras caixas do line. Pois se isso não for feito que sentar na frente vai ficar muito incomodado com o som.
rg
O fato de eu ter escolhido esses sistema, apesar da altura, foi o fato de que vamos aumentar o tamanho do templo , dos atuais 16m comp x 9m larg x 5m alt. para 22m comp x 9m larg x 6 alt.

Com relação ao timbre, o sistema Attack é bom. Não posso falar da Studio R pois nunca ouvi caixas da marca, até mesmo porque aqui na minha cidade ninguem tem dessas caixas.
Se você disponibiliza de um pouco mais de grana, vai encontrar sistemas bem melhores que Attack. Se a igreja na época da aquisição do sistema tivesse mais recurso financeiro eu teria comprado caixas de outra marca, como D.A.S, até cheguei a fazer ORÇAMENTO de caixas D.A.S mas, só o P.A de D.A.S dava para comprar todo o som.
 
Obrigado pela resposta!


Em termos de qualidade, vejo a Skysound um pouco na frente. Pensei também em utilizar um cluster central com 3 caixas SkySound 400 e um reforço a 16m, com mais duas caixas SkySound. Tb tenho a mesma preocupação com o nível de sinal. Outra coisa é que tenho o processador aqui também (Behringer DCX) mas, estava pensando em simplesmente regular o nível de cada caixa pois estaria fazendo todo o controle de EQ´s para as mandadas principais através da mesa digital. Ou seja, não tenho a intensão de utilizar o processador.

Mais uma coisa é que, escolhendo Versa, só temos grana pra comprar 6 caixas. Então, seriam dois clusters de 3 caixas cada!
 
O sistema Full Range está 1m após o palco (3,8m aproximadamente de Altura). Nosso palco tem 10m de largura e 6m de profundidade.
 
Então as caixas irão cobrir 18m comp.

Esse comprimento 4 Versa 206 centralizados, cobrem perfeitamente. Não precisa de Delay.
 
Não fui muito claro. Nossa salão tem 25m de comprimento após às caixas do PA. Mesmo sabendo da amplitude das caixas vertical array, creio que será necessário um reforço. Seria uma questão de teste porque o nosso salão não tem tratamento acústico nas laterais.

Outro questão importante é que a estrutura do teto é composta por vigas estruturais em aço-carbono e, não existe nenhuma reforço para o centro do salão. Ou seja, na cota central do salão (aproximadamente 6m, olhando de frente para o palco), lembrando que o conjunto Versa chega a quase 85Kg, incidirá uma força muito grande que preciso calcular com mais calma se será suportada. Mesmo assim, se for o caso, pensei em utilizar o cluster central tb com 4 Versa e, caso tenha uma perda, utilizar outras duas Versa como reforço.

Agora, falando de qualidade, tenho enormes dúvidas quanto ao resultado sonoro entre todas essas opções, principalmente quanto as duas marcas (Attack e Studio R). Falando de Marketing, as duas estão muito bem... mas isso não é tudo!
 
Meu amigo, posso estar falando besteira mais quando se usa line não é preciso fazer torre de delay por bons metros não sei ao certo quantos, mais o line é justamente projetado para evitar essa segunda torre de caixas. tem um excell da attack eu acho que faz todos esses cálculos pra vc com o modelo dela claro rsss.

O delay é feito de uma caixa pra outra na própria torre, pois cada unidade da torre é focada em uma determinada área do PA, no seu caso onde se tem muita reverberação tem q ser avaliado se o line é realmente a melhor opção.

8) 8)
 
Exato! Utilizando a planilha de cálculo da Attack, dá pra perceber que a cobertura sonora do público vai ficar muito legal, porém, em contato com o pessoal da Attack, foi considerada a necessidade de um reforço em função do comprimento do salão.

Sobre o delay na própria torre, estou estudando isso com cuidado, pois, configurar um Line Array de verdade com ajuste de fase e ângulo, aí sim temos a possibilidade de alinhar parte do sistema para um reforço no fundo do salão, porém, a Versa é um vertical array com limitações. Somente um amplificador para drive e cone, pré ajustes de fábrica impostos pelo processador, faz as coisas ficarem mais difíceis. Se você acha que é possível realizar esse ajuste, peço sua ajuda pois são somente 3 Versa de cada lado.

Estamos mais uma vez lutando com a questão financeira e quesitos como esse acabam passando e, se é possível fazer desse jeito, penso que pode ser uma solução bem prática.

Detalhe: Nosso salão não tem tratamento acústico direito mas não posso reclamar, ele tb não tem tanta reverberação não. O sistema está realmente equilibrado por enquanto. Mas temos os nossos receios quanto a potência de novas caixas entrando nesse "circo".

Valeu pela dica, vamos conversando....
 
Boa Noite, amigos.

Se não me engano, essas Versas não são lines, são verticais.... A linha de Lines da attack é outra..

Rodrigo Mello, se for possível, teria como nos passar essas cotações?

Abraço
 
Back
Topo