Violão em Linha

BetoBP

New Member
Fala companheiros,
gostaria de pedir uma ajuda para ajustar o controle de ganho do captador do violão e da interface de audio.
O gain do violão nao pode estar no minimo se nao nao sai som, mesmo se o trim da interface estiver no max. Pro som sair legal deixaria o gain do violao quase no max e o trim da placa em +10dB, e tenho que tocar com uma pegada boa pra preencher o meter da daw. Teria problema se nao ficar muito alto, e e der um ganho no software ao invez de já sair com o volume ideal?
Se eu aumento mais o trim da placa só de encosta na corda ja aparece tipo uns estalos no som, fica muito sensivel.
Isso da correto mesmo ou tem algum problema no sistema?
Desculpem a pergunta bem amadora, mais nunca gravei em linha e se é desse jeito mesmo.
Obrigado
Beto.
 
Amigo, gravar em volume baixo e aumentar via software não é o mais recomendado, pois esse processo pode gerar ruído de fundo na gravação.
Porém, se você testar assim, e o resultado ficar compatível com o que espera, não há porque não fazer.

Não dá também para gravar o tempo todo com os meters "no talo", pois você não teria headroom para fazer uma pegada mais forte quando quiser.
Essa faixa dinâmica é normal e aceitável.

Enfim, não tem receita de bolo. Ache um meio termo entre ter o maior volume possível, sem perder a margem dinâmica para um pegada mais forte quando quiser.
 
Oi gabriel, valeu pelas dicas.
Olha, com cereza nao busco os meters no talo, o problema que eles ficam muito baixos, e para sair "alto"(nem tanto) tenho que bater bem forte no violão. É normal eu aumentar o ganho do violão no knob da interface e sair um som estalado ?
O que nao estou consguindo é achar um meio termo, ou ele sai muito baixo sem ruido e sem estalo ou sai alto com ruido e estalado. Ai para encaxar numa mix eu teria que dar algum ganho no computador.
 
Presonus Audiobox. Mas estalo que eu digo é só de da uma batida com a mao direita na corda ele ja sai tipo um "transiente clicado meio estalado" no som. Se eu toco normalmente vem o som do violão+esse estalado
 
Obrigado David, vou tentar ver esse direct box. Nesse caso, esse Direct box iria abaixar a impedancia do meu instrumento?
Achei que com violão bastasse plugar na interface e ja estaria OK.
Esse problema que eu descrevi acontece justamente com quem nao usa um DI entre um violão com captador e uma interface entao correto? Sempre é necessario um Direct box nesse caso?
Gabriel obrigado pela ajuda também
 
É isso aí, Beto. O sinal do captador do violão está em nível de linha. Com o DI vc vai conseguir colocar o volume do violão num nível legal sem distorcer na entrada da interface.

[]'s
 
Se puder testar o direct antes de comprar um, é melhor...
Peça emprestado para um amigo, ou alugue em alguma empresa. Essa locação não vai custar mais do que R$20.

Assim você compra certo de que vai solucionar seu problema.
 
Back
Topo