P.A. em igreja pequena

Calma, pessoal. Perguntei pq preciso de opiniões mais abalizadas do que a minha.

Eu não disse que não estou disposto a mudar de ideia. Apenas relatei uma brincadeira que ouvi de um conhecido. Certamente eu não teria perdido meu tempo aqui no fórum apenas para ver se alguém por aqui comunga de mesma ideia que eu, pois eu não estou necessitado de reafirmação pessoal.

Quanto ao sistema instalado na outra igreja (usando 4 caixas NXL 24A), de fato se trata de uma igreja com capacidade para 800 a 1000 pessoas. Usei essa igreja como exemplo apenas para relatar que lá eu executei a ideia de distribuir bem as fontes sonoras e deu muito certo.

Se vcs notarem, em todas as minhas respostas eu faço menção a essa intenção de distribuir bem as fontes sonoras para alcançar conforto acústico na audiência.

A propósito, em relação ao que foi dito pelo AltVan13, o tópico não foi aberto com o objetivo de pedir indicações de caixas, mas, de fato, para discutir uma ideia, um projeto. Tanto assim o é que, ao abrir o tópico, tomei o cuidado de relatar todas as circunstâncias do ambiente, a aplicação do sistema, a sugestão recebida e as minhas sugestões.

De toda sorte, obrigado aos que se manifestaram e deram opinião. Fiquem tranquilos, pois eu tomei nota das orientações e com absoluta certeza as considerarei.
 
@pedroeol ;
Não há nervosismo aqui. Apenas da mesma forma que vc não quer perder seu tempo nos tb não queremos.
Já foi dito mais de uma vez que dá forma como vc idealizou haverá desperdício e o projeto ficará incompleto. Insiste em delay e não pensa no retorno.
Se tem o recurso disponível pra compra e quer microfonar baixo e bateria, use 1 Art 315 ( ou 715 se quiser bastante folga ) no PA conforme o @RLUIZ demonstrou e 2 Art 310 para o retorno.
Se quer distribuir melhor o som, mesmo sem ser necessário no seu caso, use 2 Art315 no PA em Fly centralizado uma atendendo os ouvintes do começo ao meio da igreja e outra atendendo do meio ao final. Só pra vc ter idéia já fiz 300 pessoas com banda com um par de Art310 e não usei mais do que 60% do volume delas.
Acho que essé seria um projeto conciliatório, vc vai comprar o mesmo número de caixas mas atenderá tanto o PA quanto os retornos e seria portanto um projeto mais completo.
 
Ta vendo @pedroel?
Continuando, tire essa ideia errada da cabeça. Ta errado. Isso vai atrapalhar mais que ajudar. Eu sei porque já passei por isso. O@AltVan13 está passando, o RLUIZ mostrou a solução. Se você já tinha a ideia fixa na cabeça, pra que perguntar num fórum? Mas já que postou aqui, aceite a opinião de quem já passou por isso. Ao invés de comprar 4 caixas, compre uma HD12 ou HD32 e seja feliz. Ah, não esqueça de um bom sistema de retornos também. E da mesa. E dos cabos.


Ronaldo, por que vc indicou a HD12 Ou HD32?

Sempre vejo o pessoal aqui no fórum indicar muito as Art's (séries 3 ou 7). Acho que é a primeira vez que vejo alguém indicar um equipamento da série D.

O que difere as HD12 ou HD32 das Art712 ou Art732? Qual série é melhor para formar um P.A.?
 
@pedroeol ;
Não há nervosismo aqui. Apenas da mesma forma que vc não quer perder seu tempo nos tb não queremos.
Já foi dito mais de uma vez que dá forma como vc idealizou haverá desperdício e o projeto ficará incompleto. Insiste em delay e não pensa no retorno.
Se tem o recurso disponível pra compra e quer microfonar baixo e bateria, use 1 Art 315 ( ou 715 se quiser bastante folga ) no PA conforme o @RLUIZ demonstrou e 2 Art 310 para o retorno.
Se quer distribuir melhor o som, mesmo sem ser necessário no seu caso, use 2 Art315 no PA em Fly centralizado uma atendendo os ouvintes do começo ao meio da igreja e outra atendendo do meio ao final. Só pra vc ter idéia já fiz 300 pessoas com banda com um par de Art310 e não usei mais do que 60% do volume delas.
Acho que essé seria um projeto conciliatório, vc vai comprar o mesmo número de caixas mas atenderá tanto o PA quanto os retornos e seria portanto um projeto mais completo.


AltVan13, eu não me esqueci do retorno. Eu abri um tópico específico para tratar desse tema, pois estou em dúvida se utilizo um side fill ou monitor de chão.

O projeto que pensei, como eu disse anteriormente, pode estar errado. Como eu não fiz compromisso com o erro, estou atento às sugestões de vcs. Estou realmente considerando o que vcs estão falando e sugerindo.

O delay é uma ideia e só. Repito: minha preocupação é distribuir bem as fontes sonoras. Vou tentar fazer isso com 2 caixas de P.A., como amplamente sugerido. Tentarei colocar em fly e direcionar o máximo possível para os bancos do meio.

Só não abro mão de duas caixas porque pretendo trabalhar com L&R.

Estou comprando uma mesa QSC Touchmix-16 e aguardando uma ida a Manaus para trazer bons microfones e cabos para instalação. Talvez Audix OM3 ou Shure SM58... Ainda pesquisando o que nos atenderá melhor.

Preparei um check list para não esquecer nenhum detalhe.

A igreja em si é modesta e possui maioria de membros humildes. Eu não desperdiçaria as receitas da igreja com algo que ela não poderia assumir. A montagem desse sistema possui receita de outra fonte...

Enfim, após as sugestões de todos vcs, estou pensando em 2 caixas de 10' ou 12' para o P.A., acompanhadas por um bom subwoofer de 15'.

Quanto ao retorno, penso numa única caixa de 10' no side fill para poupar espaço no altar. Nessa caixa eu jogo a imagem do P.A.
 
Obs.: O monitor que aparece nas imagens não funciona.

Obs2.: São duas colunas de P.A. idênticas, sendo uma de cada lado.

Obs3.: Por incrível que pareça, o som não é ruim. Ligamos guitarra diretamente nessa mesa, sem direct box, sem simulador, sem nada. Dos pedais direto pra mesa e ainda conseguimos tirar um timbre bom. E a mesa nem entrada balanceada tem!


53F6F68A-5BE5-4301-98B6-227B6D08B0F4.jpeg 57AA3150-9AF7-443F-AED2-606A2E23A2F0.jpeg 6423DD22-A4DD-480B-91DA-09625790E9AF.jpeg 5207D179-E3E2-4EF4-92F1-095147A805B2.jpeg 58267792-FB70-45D8-BDE8-031E8B2742E8.jpeg 73843136-8FA2-419A-99AE-842F67819CA6.jpeg 1927CC5C-A953-4DBD-9AB9-47C3F2E9C101.jpeg
 
@pedroeol, sugerimos caixas RCF da linha ART pelo custo menor, com som excelente. Mas a HD é melhor, porém bem mais cara. Sugeri ela pois ao invés de você desperdiçar dinheiro tem quatro caixas que não são necessárias, investia em uma que já te atenderia com sobra e qualidade superior.
Veja bem, você instalou as NXL numa igreja que compra mil pessoas, quantas pessoas o @AltVan13 disse que esse sistema atenderia?
E Altair, acho que ele começou entender.
 
@pedroeol , bom dia!

Da uma olhada neste link.

https://www.somaovivo.org/forum/threads/mudanca-de-pa.15125/

Hj eu sei o sei foi primeiramente pela misericórdia de Deus e pela a ajuda deste fórum onde participo a muitos anos.

No link assim vc vai ver q o som da minha igreja era muito bagunçado, as vezes a verdade sobre nosso som dói né @tonreb e @AltVan13 kkk mais quando eu decidi fazer exatamente o que me indicaram aki o resultado é imprecionante e virou referência entre outras igrejas.

Só um toque.
 
Então senhores;

Na verdade a questão aqui é bem fácil de resolver e propícia pra abordarmos questões como posicionamento de caixas, dispersão sonora e outros detalhes que fazem a diferença em bom projeto e que dificilmente se aprende sem gastar muito (seja tempo aprendendo seja dinheiro pagando pra alguém que já investiu esse tempo pra fazer ). Não está havendo espaço pra isso.
É preciso responder as perguntas:
Porque 2 caixas, sejam em L&R, sejam em fly distribuídas pelo centro da igreja são mais indicadas para a aplicação?
O domínio desses conceitos vai ajudar , e muito a resolver tb a questão adjacente referente aos retornos.
Eu pessoalmente tenho experiência com ambas as situações. Passei por uma ( sidefill em púlpito pequeno ) e estou passando por outra ( delay quando não precisa ). Comum em ambas as situações que vivi é o responsável insistindo que dá pra funcionar como está mas não conseguindo de forma alguma fazê-lo.
E funcionar até funciona, mais vai limitar extremamente o posicionamento do executante e a dinâmica do que for executado. Fatalmente. E exigir que o operador trabalhe tenso o tempo todo. Isso é cruel.
Outra coisa, sub nesse ambiente somente um de 15" ou talvez 2 de 12" acoplados mais que isso tem Gd chance de dar ruim. Eu usaria caixas de 15" e seria feliz.
 
Mais um detalhe importante:
A grande diferença de volume entre os primeiros e os últimos bancos é consequência das colunas que são usadas como PA. Colocando L&R na parede melhoraria em fly L&R faria com que a diferença não ficasse incomoda é em fly central 2 caixas distribuídas pelo comprimento resolveria totalmente.
 
Ronaldo, RLUIZ e AltVan13,

Só agora vi as respostas.

Eu entendi desde o começo o que vcs sugeriram. Compreendo a proposta e, como disse anteriormente, eu as levarei em conta.

Como este é um espaço de debate, coloquei desde o início as ideias que eu tive para o projeto e tentei compreender se, de alguma forma, elas fariam sentido. Na minha cabeça, enquanto leigo, elas faziam sentido. Para vcs, que já tiveram experiências semelhantes e executaram e hoje operam os seus respectivos projetos, o que idealizei deve ser muito ruim.

RONALDO, vou optar pela HD. Eu sempre opto pelo melhor produto e pelo melhor resultado. Todavia, quero executar com 2 caixas, pois pretendo fazer L&R. Não acha que o resultado ficará melhor, pelo fato de ter a opção de executar estéreo? Teclado, por exemplo...

RLUIZ, vou ler o tópico que vc postou com calma. Obrigado pela atenção e paciência.

ALTVAN13, quanto ao sistema de retorno, eu pensei na questão de posicionamento de quem estiver executando algo, seja manuseando microfone ou instrumento musical. Esta seria minha única objeção ao uso de side fill. De toda sorte, como terei de adquirir a caixa para usar como monitor, poderei testar as duas aplicações (side ou chão) e optar por aquela que resolver melhor e com menos problemas.

Quanto ao sub, eu pensei na hipótese de usar 2 subs de 12', sendo um de cada lado da igreja (preocupado com a melhor distribuição das fontes sonoras), mas acho que usarei um de 15', a menos que eu reste convencido de que o sub será completamente desnecessário. Eu, particularmente, gosto de frequências graves bem definidas. Para mim, é o espectro de frequências mais complexo de se trabalhar (auditivamente). Por isso, acho o sub tão necessário. Ele realmente contribui para uma significativa definição das frequências abaixo de 120hz, ainda que eu não precise usar frequências abaixo de 60 ou 70hz. E a definição dessas frequências eu acho importante para deixar o som claro e limpo. Não sei se um alto falante de 15' não dedicado a essa pequena faixa de frequências faria esse trabalho da forma como imagino que seja necessário. Até pq ele estará operando todo o espectro. Não sei... Repito: sou leigo e possuo muito pouco conhecimento sobre sonorização e, principalmente, sobre os equipamentos indicados.

E, conforme sua última mensagem, qual sua sugestão para melhor instalação, considerando as fotos que postei? O que seria fly central? As duas caixas juntas no meio ou uma de cada lado na posição central de cada metade?
 
@pedroeol;

Vc me parece estar entrando em looping nas suas idéias. Neste espaço de debate, como vc próprio diz, este fundamento essencial está severamente prejudicado neste tópico, justamente por que apresentamos uma alternativa por ser diferente da sua proposta inicial vc automaticamente fica resistente e os fundamentos nos quais as sugestões estão baseadas passam batido tanto por vc quanto para aqueles que vierem buscar informações aqui posteriormente. Isso é muito ruim e desgastante.
Vamos por partes então :

RONALDO, vou optar pela HD. Eu sempre opto pelo melhor produto e pelo melhor resultado. Todavia, quero executar com 2 caixas, pois pretendo fazer L&R. Não acha que o resultado ficará melhor, pelo fato de ter a opção de executar estéreo? Teclado, por exemplo...
Como é esse lance de teclado estéreo? Como o instrumentista usa e qual o benefício? L&R é a mesma coisa que estéreo?
Te asseguro que para aplicações como as nossas 95% delas são mono e que se o sistema está bem instalado vc não saberá dizer só de ouvido se está mono ou estéreo, se estão usando uma caixa ou 2.
 
Quanto ao sub, eu pensei na hipótese de usar 2 subs de 12', sendo um de cada lado da igreja (preocupado com a melhor distribuição das fontes sonoras), mas acho que usarei um de 15', a menos que eu reste convencido de que o sub será completamente desnecessário. Eu, particularmente, gosto de frequências graves bem definidas. Para mim, é o espectro de frequências mais complexo de se trabalhar (auditivamente). Por isso, acho o sub tão necessário. Ele realmente contribui para uma significativa definição das frequências abaixo de 120hz, ainda que eu não precise usar frequências abaixo de 60 ou 70hz. E a definição dessas frequências eu acho importante para deixar o som claro e limpo. Não sei se um alto falante de 15' não dedicado a essa pequena faixa de frequências faria esse trabalho da forma como imagino que seja necessário. Até pq ele estará operando todo o espectro

Ao usar subs é desejado, tanto quanto possível, usá-los juntos para nos beneficiarmos do acoplamento sonoro entre eles, como tb ocorre quando usamos um cluster central por exemplo. Isso nos dá alguns db`s a mais o que é sempre bem vindo.
Sub, como o próprio nome diz, é usado para frequências abaixo dos graves, os quais uma caixa comum não reproduziria bem. Ele é indispensável quando usamos sistemas de Line Array ou Vertical Array, pois esses costumam reproduzir a partir de 100Hz mais ou menos. Não é o caso das caixas convencionais que estamos te recomendando, a Art310 reproduz a partir de 45Hz ( no manual ) e as Milan M15 á partir de 36Hz. Logo se vc está falando de frequências acima de 60Hz, pra mim vc não está falando de sub e sim de grave. Nesta faixa, de 45Hz pra cima, te garanto que qualquer das caixas de 15" que te indicarmos aqui vai te surpreender.
Não estou dizendo que um sub é dispensável, mas em várias aplicações que já vi, sobre tudo em igrejas pq e com teto baixo, acabam sendo um problema e virando, como já foi dito, um suporte para copos muito caro.
Eu por exemplo, estou tendo dificuldades em domar os graves da minha M15 depois que comprei minha XR18, na verdade até minhas Art310 ficaram muito salientes neste quesito, exigindo tb certo controle.
Por isso recomendo para vc caixas ( 2 no máximo ) de 15". Se forem as HD então nem se fala ( mas essas só tem até 12" eu acho ), mas se fosse vc, pegaria 2 Art735 ( na verdade eu usaria só uma, mas como vc encasquetou com esse negócio de 2 e dinheiro não é problema... ).
 
Repito: sou leigo e possuo muito pouco conhecimento sobre sonorização e, principalmente, sobre os equipamentos indicados.

E, conforme sua última mensagem, qual sua sugestão para melhor instalação, considerando as fotos que postei? O que seria fly central? As duas caixas juntas no meio ou uma de cada lado na posição central de cada metade?

Leigos, muitos de nós tb somos. Eu sou. Alguns aqui realmente são profissionais, acho que todos os moderadores são, mas aprendemos com nossos erros e com a experiência dos mais velhos. Não se preocupe ou fique constrangido por isso.
Minha sugestão é exatamente como o @RLUIZ postou a foto. Pra vc ficar feliz usa uma HD32 ou uma Art735. Se for usar duas usa HD12 ou Art315, uma na mesma posição citada e outra do mesmo jeito mas no meio da distância entre a primeira caixa e o final da igreja. Minha última opção seria as HD12 ou as Art315 em fly L&R.
Pro retorno 2 Art 310 no piso e é isso aí. Já que grana não é problema, e estamos racionalizando o recurso aqui, pega tb uma mesa XR18 ou uma M18, mais uns mics da Lewitt, pode ser os MTP 250 e duvido que vc se decepcione com seu sistema.
 
@AltVan13, teclado em stereo ou L/R, quando o tecladista toca notas agudas o som sai pelo lado direito, notas graves pelo lado esquerdo, mas isso você sabe. Tons em L/R ficam legais também. No fone de ouvido. As vezes na sala de casa. Em som ao vivo não a benefício algum @pedroeol. Já sub não importa a posição, não tem stereo em sub.
Uso L/R na minha igreja. Mas a mixagem é mono. Não adianta mixar stereo em som ao vivo. Simplesmente quem estiver do lado direito ouve uma coisa, quem estiver do lado esquerdo outra. Quem estiver exatamente no meio, entre as duas caixas, conseguira perceber, ou não, o efeito.
 
@AltVan13, teclado em stereo ou L/R, quando o tecladista toca notas agudas o som sai pelo lado direito, notas graves pelo lado esquerdo, mas isso você sabe. Tons em L/R ficam legais também. No fone de ouvido. As vezes na sala de casa. Em som ao vivo não a benefício algum @pedroeol. Já sub não importa a posição, não tem stereo em sub.
Uso L/R na minha igreja. Mas a mixagem é mono. Não adianta mixar stereo em som ao vivo. Simplesmente quem estiver do lado direito ouve uma coisa, quem estiver do lado esquerdo outra. Quem estiver exatamente no meio, entre as duas caixas, conseguira perceber, ou não, o efeito.

@Ronaldo1;

Obrigado meu amigo, pela ajuda! Estava exatamente incentivando o @pedroeol a solidificar sua base de conhecimentos e perceber que ás vezes coisas maravilhosas são inúteis pra nossa aplicação. O tecladista da igreja anterior sempre vinha me falar de colocar o teclado em estéreo, mas sempre que eu perguntava pra quê ele não sabia responder, falava que viu/ouviu alguém usando e ficou lindo mas tb nunca lembrava quem e nem onde.
Logicamente existem alguns recursos legais que dá pra usar em L&R e que tem a ver com a imagem posicional que o cérebro faz dos instrumentos no palco. Por exemplo, vozes masculinas de um lado e femininas do outro, mais de um instrumento á esquerda e menos á direita ( de acordo com a posição no palco ), mas sempre acabava dando ruim quando outro operador pegava a mesa e não conseguia entender o que eu havia feito. Como o resultado era legal pra mim mas 90% das pessoas nem notavam o que estava acontecendo ( na verdade era 99,99%, e o 0,01% restante era eu ), desisti disso.
 
@pedroeol;

Vc me parece estar entrando em looping nas suas idéias. Neste espaço de debate, como vc próprio diz, este fundamento essencial está severamente prejudicado neste tópico, justamente por que apresentamos uma alternativa por ser diferente da sua proposta inicial vc automaticamente fica resistente e os fundamentos nos quais as sugestões estão baseadas passam batido tanto por vc quanto para aqueles que vierem buscar informações aqui posteriormente. Isso é muito ruim e desgastante.
Vamos por partes então :


Como é esse lance de teclado estéreo? Como o instrumentista usa e qual o benefício? L&R é a mesma coisa que estéreo?
Te asseguro que para aplicações como as nossas 95% delas são mono e que se o sistema está bem instalado vc não saberá dizer só de ouvido se está mono ou estéreo, se estão usando uma caixa ou 2.


AltVan13, todo sintetizador possui duas saídas, sendo que a esquerda é sempre pra utilizá-lo mono. Se plugar as duas saídas, vc o terá em estéreo. Por eu não ser experto em sonorização, como já afirmei diversas vezes anteriormente, acredito que não seja possível conseguir tal efeito com apenas uma coluna (ou uma caixa) de P.A. L&R não é sinônimo de estéreo, mas tb acredito não ser possível alcançar efeito estéreo sem configurar o P.A. em L&R.

Quanto ao "entrar em looping com minhas ideias", teria sido bem inteligente de sua parte indicar onde eu entro em contradição ou antagonismo, até para que eu tenha oportunidade de explicar. Até aqui, vc posta para expor sua opinião, o que é louvável para os fins a que se presta o fórum, mas faz questão de me atacar de alguma forma.

Honestamente, vc poderia debater o assunto de uma forma mais polida e menos grosseira. Se por um lado vc não é antagônico ao expor opiniões (tampouco eu o fui) e, inclusive, deu boas sugestões, como eu já ressaltei em outras mensagens deste tópico, por outro lado demonstra que somente sua opinião pode ser validada.

Vc não tem nenhum dever legal ou moral de ler as postagens deste tópico. Pode se abster, caso entenda que tem sido perda de tempo falar neste tópico, como vc já deixou isso claro por duas vezes. Se este tópico, em sua honesta opinião e já exposta por duas vezes, não tem servido para suscitar o debate ou estimular o conhecimento, basta evitá-lo. Se o debate está "severamente prejudicado", abstenha-se.
 
Ao usar subs é desejado, tanto quanto possível, usá-los juntos para nos beneficiarmos do acoplamento sonoro entre eles, como tb ocorre quando usamos um cluster central por exemplo. Isso nos dá alguns db`s a mais o que é sempre bem vindo.
Sub, como o próprio nome diz, é usado para frequências abaixo dos graves, os quais uma caixa comum não reproduziria bem. Ele é indispensável quando usamos sistemas de Line Array ou Vertical Array, pois esses costumam reproduzir a partir de 100Hz mais ou menos. Não é o caso das caixas convencionais que estamos te recomendando, a Art310 reproduz a partir de 45Hz ( no manual ) e as Milan M15 á partir de 36Hz. Logo se vc está falando de frequências acima de 60Hz, pra mim vc não está falando de sub e sim de grave. Nesta faixa, de 45Hz pra cima, te garanto que qualquer das caixas de 15" que te indicarmos aqui vai te surpreender.
Não estou dizendo que um sub é dispensável, mas em várias aplicações que já vi, sobre tudo em igrejas pq e com teto baixo, acabam sendo um problema e virando, como já foi dito, um suporte para copos muito caro.
Eu por exemplo, estou tendo dificuldades em domar os graves da minha M15 depois que comprei minha XR18, na verdade até minhas Art310 ficaram muito salientes neste quesito, exigindo tb certo controle.
Por isso recomendo para vc caixas ( 2 no máximo ) de 15". Se forem as HD então nem se fala ( mas essas só tem até 12" eu acho ), mas se fosse vc, pegaria 2 Art735 ( na verdade eu usaria só uma, mas como vc encasquetou com esse negócio de 2 e dinheiro não é problema... ).

Mais uma vez, obrigado pela contribuição. Como já falei anteriormente, levarei em consideração.
 
@AltVan13, teclado em stereo ou L/R, quando o tecladista toca notas agudas o som sai pelo lado direito, notas graves pelo lado esquerdo, mas isso você sabe. Tons em L/R ficam legais também. No fone de ouvido. As vezes na sala de casa. Em som ao vivo não a benefício algum @pedroeol. Já sub não importa a posição, não tem stereo em sub.
Uso L/R na minha igreja. Mas a mixagem é mono. Não adianta mixar stereo em som ao vivo. Simplesmente quem estiver do lado direito ouve uma coisa, quem estiver do lado esquerdo outra. Quem estiver exatamente no meio, entre as duas caixas, conseguira perceber, ou não, o efeito.


Honestamente, não sei a vantagem de ter um sistema estéreo. Penso da mesma forma: quem está de um lado, ouve apenas o que se reproduz naquele lado e vice-versa. Mas, por desconhecer qual seria a vantagem é que achei que talvez fosse importante tentar fazer.
 
Back
Topo