P.A. em igreja pequena

pedroeol

Member
Pessoal,

Pensem em uma igreja pequena com as seguintes características:

- LAP = 10m x 3,5m x 18m;
- dentre os 18m de profundidade, o altar consome 3m e a audiência 15m;
- audiência para até 130 pessoas (média de 100);
- excelente acústica mesmo quando vazia (não temos problema com reverberação);
- música cristã tradicional e contemporânea;
- equipe composta por bateria, violão, guitarra, teclado e contrabaixo, mais 4 ou 5 vocais;
- igreja tradicional e pouco barulhenta.

O que vcs usariam para montar o P.A., sendo que o P.A. deverá cobrir apenas a audiência (15m de profundidade x 10m de largura)?

Não me refiro à marca ou modelo (por enquanto), mas ao tipo de equipamento.

Recebi a sugestão de utilizar 2 caixas de 15' em cada lado, mais um subwoofer de 18'. A sugestão foi para usar a RCF ART 715 (ou 725... Não me lembro bem) e sub de mesma qualidade.
Falando a marca e modelo apenas para referência do tipo e qualidade do equipamento que pretendo usar.

Eu pensei em 2 configurações um pouco diferentes:
- 2 caixas de 15' para o P.A., 2 caixas de 12' para delay e 1 subwoofer
Ou
- 2 caixas de 10' para o P.A., 2 caixas de 10' para delay e 1 subwoofer.

O que vcs fariam no meu lugar?
 
Rem. Pensei em UMA caixa de 10" ou 12" no meio da igreja e vocês aparecem com 4!!! Não precisa. Uma caixa pra vocês resolve. Quanto ao sub, tem de ver de realmente precisa dele, se não vira um porta copos muito caro.
 
Oi, Ronaldo.

Obrigado pela gentileza de responder.

Pensei em 2 caixas para o P.A. e 2 para delay pq pretendo preencher o ambiente com um volume adequado e constante. Problema de usar apenas uma caixa é que a audiência da frente recebe pressão sonora muito maior do que quem está nos últimos 15m do salão.

Além disso, a igreja tem banda completa. O som não ficará saturado se usar apenas 1 caixa? O subwoofer será para aliviar o uso das caixas. Na verdade, o que pretendo é realmente ter um som de muita qualidade na igreja.

Justamente pensando na hipótese de que 4 caixas de 15' e 12' seria desperdício, pensei em usar 4 caixas de 10' associadas a 1 subwoofer.
 
Minha igreja tem 21 metros e não tem delay, porque não precisa. Na verdade tinha, e eu tirei. Ficou muito melhor sem elas. Sua igreja e menor. Tire conclusões.
 
O som atual é muito ruim. Até há inteligibilidade na fala e alguma definição para os instrumentos, mas é ruim.

São duas colunas, sendo uma de cada lado. Em virtude da pressão sonora produzida em cada coluna, as pessoas evitam os assentos da frente. Até as primeiras fileiras já ficam afastadas do altar. Já o fundo da igreja fica bem servido de volume.

Por essa experiência que pensei na hipótese de colocar delay. Sendo caixas de boa qualidade, usaríamos pouco volume e conseguiríamos um som equilibrado em todo o ambiente. Ou seja, a ideia não é usar todo o SPL disponível, mas distribuir um pouco de cada caixa em cada pedaço.

Dentre os equipamentos de ponta, eu tenho um pouco de experiência com a RCF NXL 24A e não conheço nada de outros modelos e marcas. A NXL 24A produz pressão sonora similar à saída até uns 15m ou um pouco mais de distância. Mas é óbvio que não usarei essa caixa na igreja pequena. Não faz sequer sentido.

Na sua igreja vcs conseguem produzir a mesma pressão sonora na primeira e última fileira de assentos? Não fica muito alto próximo ao P.A.?

Qual o set de vcs?
 
Mesa Yamaha MG24/14fx
Amplificador wattsom w power II slim 6800 + caixas WGK 3 vias com divisor de freqüência interno para PA.
2 caixas staner SR212a para retorno.
Microfones superlux pra D
Mic sem fio kadoshi
 
Lógico que na frente o som e mais alto retire nos fundos. Mas não muito, e os irmãos não reclamam. Deixo o volume Sempre baixo.
 
Reforço a opinião do @Ronaldo1 diz, minha igreja tb te uns 20 e poucos metros de nave , possue delay, mas vou trabalhar junto com o novo responsável pelos instrumentos ou pra tirar ( e usar como retornos ) ou pra limitar ( beeeemmmm ) o volume que usam. Logicamente isso quer dizer que deveriam ter investido em outras coisas. Caixas melhores e um melhor sistema de retornos por exemplo.
 
Uma alternativa para evitar muito volume no início da audiência pode ser instalar as caixas num ponto mais alto e mirar para o centro, em vez de colocá-las voltadas de frente para a audiência?

Lá na igreja, as caixas ficam no chão e direcionadas para quem está na frente da audiência.

Obs: as caixas são DIY.
 
Lá na igreja, as caixas ficam no chão e direcionadas para quem está na frente da audiência.
???? Como assim o PA fica no chão? ??
Deve ser os retornos que ficam assim né? !
Se for, para o seu caso, púlpito pequeno , é o posicionamento ideal. Agora se for o PA já sabemos o motivo do som tão alto nas primeiras fileiras .
Se vc vai usar sub não use caixas de 15", eu usaria 12" se fosse usar sub. Mas minha opção prioritária seria usar caixas de 15" e não usar sub. Usaria um par de Art315 vai te atender com folga. O posicionamento seria em fly L&R. Sua igreja é baixa então os volumes não ficará tão equilibrados quanto seria desejável na frente e atrás mas certamente ficará melhor que na lateral.
 
???? Como assim o PA fica no chão? ??
Deve ser os retornos que ficam assim né? !
Se for, para o seu caso, púlpito pequeno , é o posicionamento ideal. Agora se for o PA já sabemos o motivo do som tão alto nas primeiras fileiras .
Se vc vai usar sub não use caixas de 15", eu usaria 12" se fosse usar sub. Mas minha opção prioritária seria usar caixas de 15" e não usar sub. Usaria um par de Art315 vai te atender com folga. O posicionamento seria em fly L&R. Sua igreja é baixa então os volumes não ficará tão equilibrados quanto seria desejável na frente e atrás mas certamente ficará melhor que na lateral.


Sim, ficam no chão.
São duas colunas com 3 caixas cada coluna. Não existe retorno. O som fica na parte frontal do altar, que fica uns 40cm acima do nível da audiência. Ou seja, o som é projetado para a primeira fileira da audiência.

Quanto à instalação em fly, acho difícil executar. Não existe viga nessa divisão entre altar e audiência, em virtude do tamanho da edificação.

Como vc disse, penso em caixas de 10' ou 12' com a ajuda de um subwoofer de 15'.

A ideia do delay é justamente usar todo o conjunto de alto falantes em baixo volume. Espalhar o som uniformemente por toda a audiência.

De toda sorte, vou bater foto das igreja e colocar aqui. Vcs verão o som instalado e como está posicionado.
 
Vc não tem 48 torno e quer usar 4 caixas em uma igreja com nave de 15 m?
Sr tem teto, seja laje seja telhado, tem que ter viga aí, mesmo que não esteja aparente.
Usa duas Art 315 pro PA e pega 2 Art 310 pra retorno. Vai ficar top.
 
Vc não tem 48 torno e quer usar 4 caixas em uma igreja com nave de 15 m?
Sr tem teto, seja laje seja telhado, tem que ter viga aí, mesmo que não esteja aparente.
Usa duas Art 315 pro PA e pega 2 Art 310 pra retorno. Vai ficar top.

Kkkkkkkkkkkkkk. Pois é.
O Wagner (da C. Borges) falou que, por me conhecer, sabe que será difícil tirar essa ideia da minha cabeça.
 
@pedroeol, o som de sua igreja está montado de maneira totalmente equivocada, e assim você tem uma experiência muito ruim. Vou dizer de novo. Você não precisa de delay! Dependendo do que ligar no PA não precisa de sub. Sub é pra reproduzir freqüências graves, não pra aliviar o PA. Se não for reproduzir essas frequências subs são desnecessários.
Você está focado numa ideia, errada
 
@pedroeol

A minha igreja tem um configuração um pouco parecida com a sua, a área da audiência é de 18mt e hj eu uso apenas um RCF ART 722 (altifalante de 12).

Uso um violão e 8 microfones. Um detalhe uso apenas 60% do volume da caixa.
 
@pedroeol, o som de sua igreja está montado de maneira totalmente equivocada, e assim você tem uma experiência muito ruim. Vou dizer de novo. Você não precisa de delay! Dependendo do que ligar no PA não precisa de sub. Sub é pra reproduzir freqüências graves, não pra aliviar o PA. Se não for reproduzir essas frequências subs são desnecessários.
Você está focado numa ideia, errada


O sub é para poder usar contrabaixo e microfonar o bumbo. O que pretendo é deixar as caixas trabalhando leve e com os cortes de frequências necessários.

Como tenho pouco conhecimento de sonorização, é bem possível que minha ideia não seja muito boa, quando levada em conta a qualidade dos equipamentos que pretendo instalar.

Em outra igreja que eu frequentava até o início de 2017, instalei 4 caixas RCF NXL 24A e 2 subs FBT de 18'. O som ficou excelente justamente por causa da distribuição do som pelo templo.
 
Ta vendo @pedroel?
Continuando, tire essa ideia errada da cabeça. Ta errado. Isso vai atrapalhar mais que ajudar. Eu sei porque já passei por isso. O@AltVan13 está passando, o RLUIZ mostrou a solução. Se você já tinha a ideia fixa na cabeça, pra que perguntar num fórum? Mas já que postou aqui, aceite a opinião de quem já passou por isso. Ao invés de comprar 4 caixas, compre uma HD12 ou HD32 e seja feliz. Ah, não esqueça de um bom sistema de retornos também. E da mesa. E dos cabos.
 
@pedroeol;
O fato do som que vx fez com 4 NXL ter ficado bom, na sua concepção ou realmente, não quer dizer que era o melhor sistema a ser usado. 4 NXL devem fazer som para umas 1k ou 1K5 pessoas, a igreja que vc colocou tudo isso de vê ser grande .
Não é o caso, ao que me parece, da igreja atual. Logo não devemos esquecer que temos o dever de fazer o melhor uso possível do recurso destinado para o som, afinal são com os dizimos que estamos lidando.
Outra coisa, como o @Ronaldo1 bem disse, é ter que lidar com um sistema mal dimencionado e com operadores que não sabem operá-lo. Meu amigo responsável pelos instrumentistas tem que usar plugs para proteção auricular dentro da igreja por recomendação da otorrinolaringologista dele, que é músico profissional e já acumula alguma perda auditiva.
Tb acho um absurdo vc cogitar usar um sistema super dimensionamento em uma igreja que nem tem retorno. Acho esquisito pra um técnico que determinou gastos em um sistema com no mínimo 4 NXL24A.
Mas afinal, vc já deu sinais de que não quer opinião sobre seu projeto, quer apenas indicações de quais caixas usar, então pega logo 4 Art710 o um 8003 e pronto.
 
Back
Topo