Comparativo entre mesas de baixo custo. Ciclotron x Staner x

bersan

Administrator
Moderador
Tópico para a discussão do seguinte Teste de Equipamento publicado no Som ao Vivo:

Comparativo entre mesas de baixo custo. Ciclotron x Staner x Unic
http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=7

Aqui está um pequeno trecho do teste:
"<p>Já tive a oportunidade de usar e testar 3 mesas de baixo custo, de diferentes fabricantes. São muito utilizadas em igrejas pequenas, ou quando o custo é fator determinante. Apesar de serem muito parecidas entre si e terem praticamente os mesmos recursos, existem diferenças que precisam ser levadas em conta.  </p>
<p>São 3 os modelos: Ciclotron sér..."


Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Som ao Vivo
http://www.somaovivo.mus.br
 
Me lembro muito bem dessa Ciclotron
me lembro de passar muito mau quando estava começando a mexer com som.
muita microfonia
 
teste de mesa

Concordo com a equipe

Temos na igreja uma mesa de 16 canais. O modelo é ainda das que tem apenas entrada P10.
O som que sai é com muito grave. o médio ainda sobra e agudo não existe.
É sufoco equalizar com essa mesa. Interessante que alguns convidados traziam seus equipamentos e utilizavam apenas os amplificadores da igreja, ficava uma maravilha. Quando iam embora os irmãos todos olhavam para mim cobrando a diferença. Hoje vejo que a diferença não está no operador(rs.rs.rs) e sim no equipamento, pois tive oportunidade de usar uma mesa de 12 da staner. E o teu comparativo chegou na hora certa, pois embasado não só em informação minha poderei cobrar que melhore a qualidade sonora em nossa igreja, como diz um irmão A FÉ VEM PELO OUVIR, concordo com ele.
 
Re: teste de mesa

heriberto disse:
como diz um irmão A FÉ VEM PELO OUVIR, concordo com ele.
Ta aí a importância do nosso serviço,que é reconhecido por Deus e pela bíblia(obviamente).
Esse é o real infoque desse site> Otimizar o áudio nas igrejas*, para que possamos alcançar nosso reais objetivos nos templos> Salvar Vidas.


(*essa opnião é apenas de um usuário, não relata necessariamente a opnião do Administrador)
 
Rafa, exatamente é esse o objetivo. Um ajudar o outro.

Aguentem um pouco que estou fazendo um comparativo das AMBW x Staner BUX, e tem um sobre Amplificadores de Fone que vai dar o que falar.

Um abraço,

Fernando
 
Muito legal o comparativo. É bom frisar no teste que economizar uns trocados numa mesa de baixa qualidade é economia porca. Quer algo simples? Sem problemas, mas procure algo simples porém de qualidade aceitavel. Melhor R$450 bem investidos do que R$300 jogados fora.


Só acrescento no artigo a baixa qualidade do acabamento da Staner. A pintura risca fácil e os Fades deslizantes costumam dar problemas.
 
muita fé

È muito dificil quando vç pega um som nos nucleos(congregaçoes)com esse tipo de equipamento ,nos temos 4 nucleos ccom esse tipo de mesa mais estamos mudando todas para behringer 1832fx .
 
O Ferrari,

você falou bem, o pessoal costuma elogiar muito a pintura da Ciclotron, dizem que é muito resistente. Pena que o som seja uma porcaria! A Staner pode ter pintura pior, mas o som, que interessa, é muito melhor.

Mas você está certo com uma coisa: os faders das mesas Staner eram muito problemáticos. Não sei se já melhoraram. Mas pelo menos são fáceis de trocar, qualquer técnico com um pouco de experiência de solda troca tudo em algumas poucas horas.

Um amigo tem uma TASCAM antiga (1985) mas perfeita. As importadas dão muito problema de pintura, e a dele estava muito feia mesmo. Mesmo feia, som excelente. Brincando um pouco, "eu prefiro uma feia que faça comida boa que uma bonita que não saiba cozinhar!"
 
Nova linha MXSIII

Saudações irmãos,
Sou novato aqui, desculpar por entrar na corrida pelo premio pá de ouro,mas vamos lá.
Link site ciclotron - <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ciclotron.com.br/produtos/mixwattII/mixwattII.html#m8">http://www.ciclotron.com.br/produtos/mi ... II.html#m8</a><!-- m -->
Eu estou em dúvida entre essas três mesas de som. LLaudio, o modelo novo de 8 canais sem USB, Oneal 8 canais ou a ciclotron MXSIII 8. Todas na faixa de 300,00R$ a 400,00R$, isso é o que dispomos.
Eu sou infeliz proprietário desta ciclotron a MXSII :( , realmente é muito difícil trabalhar com ela, usamos ela na minha banda, a compramos para gravar o ensaio e sair da multi uso, no fim das contas só usamos ela porque compramos pois não tivemos ganho algum. Será na MXSIII modelo terei mais sorte?
Então voltando ao motivo pelo qual eu ressuscitei este tópico, na igreja que eu participo, estamos também saindo das multi uso e vamos comprar uma mesa de som para ligar nas multi como caixas amplificadas, tudo bem só teremos o ganho da equalizarão mas por hora é o que podemos fazer rsrs. A igreja é pequena dever ter 8 por 15 mais ou menos e temos e em torno de 60 pessoas no máximo.
Diante disso vocês perceberam que não da para investir em algo muito grande nem com muito recursos, porém precisamos da mesa de som para vocês terem uma idéia hoje temos 3 multi uso 2 da wattsom e uma da llpro, creio que uma de 500 wattson uma, 450 wattsom e uma 400 da llpro.
Em minhas pesquisas me deparei com a mxsIII - 8. (isso mesmo MXSIII) nova versão da pior mesa que conheço, segundo o site foi feita uma reestruturação completa na parte eletrônica, segundo eles ela esta muito melhor que a anterior segue link para vocês darem uma olhada.<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ciclotron.com.br/produtos/mixwattII/introMix.html">http://www.ciclotron.com.br/produtos/mi ... roMix.html</a><!-- m -->
Enfim gostaria de saber se alguém já testou esta mesa ou tem disponibilidade de testa-la pois eu não tenho muito conhecimento, tempo e equipamento para isso. vou tentar faltar do meu serviço sábado para testar porém acho que em pleno sábado os vendedores não vão ter muita paciência comigo :lol:
 
Re: Comparativo entre mesas de baixo custo. Ciclotron x Stan

Meu caro, sinto informar, mas creio que com esse valor não dá p/ se comprar nenhuma mesa de som minimamente decente.

E acho difícil a MXS v3 realmente ser boa. É mais provável que a reengenharia sirva p/ reduzir custos de fabricação, do que p/ melhorar a qualidade final do produto. Até pq, por esse preço, é difícil sair algo realmente bom.


Sinto, mas é a verdade.


Entendo sua situação. Te recomendo o seguinte: planejamento.

É ter paciência, e ir juntando dinheiro, aos poucos, até que se possa comprar algo de qualidade, que resolva os problemas de vocês.
Como vc mesmo disse, já passaram pela experiência de comprar algo que não resolveu.

Quando se tem pouco dinheiro, aí é que se deve investir bem, sem dar chance p/ erros.


É difícil, eu sei. Mas é o caminho p/ a resolução dos problemas.

Pra isso, vc precisa ter, obviamente, apoio da liderança e da igreja, e, p/ tanto, eles precisam compreender a importância do som; precisam saber porque vale a pena esperar p/ investir corretamente nisso.
No site e no fórum tem bastante informação sobre isso.

Além disso, com essa mentalidade pode-se resolver não apenas o problema da mesa, mas de todo o sistema.
OK?



Como curiosidade, qual a demanda de vcs (quais instrumentos, quantas vozes, necessidades de retorno, etc., etc., etc...)?
 
Re: Comparativo entre mesas de baixo custo. Ciclotron x Stan

Obrigado TSA, eu entendo esse é o caminho que eu gostaria de tomar, mas é tanta coisa para investir, só para você ter uma idéia estamos colocando o forro no salão e a porta de vidro para melhorar a acústica eu pretendo fazer algum tratamento nos cantos das paredes para ver se diminuo a reverbação,para ver se consigo colocar uma bateria acústica em um ambiente de 8 por 15(120m2). Ai ai é tanta coisa que o pastor não esta querendo gastar ainda mais que eu tive a brilhante idéia de falar que conseguia uma mesa por 300 e poucos reais, sem pesquisar primeiro.
Agora vou falar um pouco de nossa igreja, nossa formação hoje (por vários motivos, desde limitação de equipamentos até físicas do local, o altar tem 5 por 2,5) é 2 vocal um violão ou uma guitarra, um baixo, as vezes um teclado e futura- mente se a acústica permitir uma bateria.
Hoje dispomos de uns 6 mics sendo que só 4 se salva e ainda assim por não ter opção, 3 multi uso como já disse acima, 1 amp para baixo com falante de 12" e só. Com isso cheguei a esta configuração: vóz do pastor e de vocalista homen na caixa da wattson 500, também ligo a guitarra e o teclado nesta caixa por ter mais potência e "qualidade", na outra multi uso uma llaudio 450 eu ligo as vozes femininas, na multi que sobrou uma wattson 400 eu uso como retorno, pegando o sinal do line out das duas caixas citadas e jogando na keyboard da wattsom 400 assim temos dois frontais e um retorno com mult uso :shock:
Essa foi a melhor configuração que encontrei para poder "timbrar" as vozes se é que isso é possível com multi uso porém foi o melhor que Deus me inspirou a fazer.
Esta é nossa triste realidade, igreja começando pastor novo, muitas dificuldades mas com graça de Deus chegamos lá.
 
Re: Comparativo entre mesas de baixo custo. Ciclotron x Stan

Pessoal, com medo de errar e confiando na palavra de nosso amigo, estou inclinado a escolher a UNIC modelo MAC 08STD. Será que será bom negocio? Diante da situação acima vocês concordam que essa seria a melhor escolha?
Uma outra dúvida, eu quero e preciso no momento de uma mesa simples, será que vale a pena investir um pouco a mais e pegar uma de 12 canais, mesmo sendo uma mesa simples com poucos recursos, ou é ficar com 8 canais mesmo e quando surgir a necessidade de mais canais, eu trocar por uma com mais recursos e mais canais. Qual seria a melhor opção?
help pessoal! :roll:
 
Re: Comparativo entre mesas de baixo custo. Ciclotron x Stan

eae amigao blza...entao vo tentar de ajudar.na minha igreja montei um Pa 1x12 1 driver d-250 x e tweter trinium da hinor,coloquei essas caixas pinduradas no teto,no chão ja tinha uns graves prontos 2x12 de cada lado,kara gastei legal com cabos plugs etc.mais fiko massa, sabe fiko um som definidos comprei tbem um crossover de 4 vias da ciclotron muito bom mesmo ,agora esta bem legal kara,tenho um mesa de 16 canais ciclotron da pra timbrar legal,da para fazer um som para umas 300 pessoas com os graves chegando legal na mesa a uns 25 mts atras,bom kara é issu ai...bom diz o que tenho rsrsr,ve o q vc precisa de ajuda,sou novo de tecnica mais ja aprendi bastante

um abção fike na paz!!
 
Re: Comparativo entre mesas de baixo custo. Ciclotron x Stan

Biograve disse:
estamos colocando o forro no salão e a porta de vidro para melhorar a acústica eu pretendo fazer algum tratamento nos cantos das paredes para ver se diminuo a reverbação,para ver se consigo colocar uma bateria acústica
É um tratamento planejado, projetado por gente qualificada? Acústica é algo deveras complexo, deve ser tratada por profissionais.


Biograve disse:
ai é tanta coisa que o pastor não esta querendo gastar
Entendo; mas é por isso que o caminho do planejamento deve ser seguido. Segura a onda, aguenta as dificuldades, e quando puder, compra o que precisa, comprando direito, p/ só comprar uma vez.
Não adianta pagar pouco e não prestar.


Biograve disse:
ainda mais que eu tive a brilhante idéia de falar que conseguia uma mesa por 300 e poucos reais, sem pesquisar primeiro.
Tenta falar p/ ele que errou, falhou. Simples assim. Apresenta os argumentos; se ele não aceitar, sua parte estará feita.


Biograve disse:
igreja começando pastor novo, muitas dificuldades
De novo, não adianta gastar pouco e ter que gastar várias vezes.
Suporta as dificuldades mais um tempo, argumenta com a liderança sobre o assunto, e já procura traçar um planejamento. Nem que seja coisa de beeem longo prazo. Sem saber aonde chegar, não se vai a lugar algum.


Se vc for seguir o caminho que te recomendo, te dou outra dica: esqueça acréscimos (bateria), modificações na acústica sem consultoria profissional... enfim, simplifique ao máximo. Faça o que dá p/ fazer, sem inventar nem fazer investimentos furados.



Biograve disse:
será que vale a pena investir um pouco a mais e pegar uma de 12 canais, mesmo sendo uma mesa simples com poucos recursos, ou é ficar com 8 canais mesmo e quando surgir a necessidade de mais canais, eu trocar por uma com mais recursos e mais canais. Qual seria a melhor opção?
Normalmente esse investimento é feito pensando-se numa margem p/ expansão futura, além de eventualidades (outra banda tocando junto, por exemplo); não é boa idéia comprar mesa com canais na continha. Sobrar demais tb é desperdício.


Enfim, reflita bem antes de tomar uma decisão.


Sobre a (eventual) escolha da mesa, tem que ver se já não saiu de linha.
 
Mesa de som pequena, qualidade e custo beneficio.

TSA você esta certo, sobre o forro ele esta sendo colocado pelo proprietário do salão (o salão é alugado). O proprietário disse que ira colocar o forro mas pelo que andei vendo, será apenas por estética, pois é uma empresa normal e o forro parece de PVC, não tenho certeza mas creio que tratamento acústico será zero, eu por hora abandonei a idéia de tratamento acústico, vou apenas me concentrar no som.


Sobre gastar varias vezes, eu creio que o investimento, não será mal feito. Analise melhor a situação. Hoje temos uma demanda real de 4 microfones, 1 cd, 2 line.
O baixo tem caixa própria, minha hehe eu sou o baixista, guitarrista, violeiro, técnico, quebra galho, rsrs. Os dois line, um para o violão ou guitarra e o outro raramente e usado em um teclado. O cd seria ligado na entrada auxiliar. E os quatro microfones 1 pastor e 3 vocal ou visitante.
Então usaremos 5 canais da mesa, sobrando 3.
Sobre casos atípicos, no salão onde a igreja esta realmente não cabe outra banda, leteralmente falando. Como eu disse o altar tem 5 por 2, neste espaço não cabe nem uma bateria, nessa caso a bateria será colocada em baixo fora do altar, realmente vai ficar meio estranho o batera vai tocar de lado, mas não é um problema tão sério pois já fiz isso antes .
Só para elucidar, a mesa ficara no altar, eu o baixista ou outro membro iremos opera-la, então funções como mute, ganho, retorno com pré fader, subgrupo, e tantos outros recursos não terão tanta utilidade, mesmo porque, lembre-se 3 multi uso, no melhor dos cenários, o próximo up será uma potência e duas frontais. Qual mesa caberia melhor nesta situação, 2 frontais sendo que não tem necessidade controle de volume individual para cada frontal (o local é pequeno), 2 retornos um para o futuro batera creio que por fone, ai poderia tirar da saída de fone da mesa, ou mesmo nem colocar retorno, a caixa frontal da esquerda fica no pé na orelha dele :shock: .O outro retorno ficara no altar, compartilhado por todos.
Por hora até o dia em que a igreja crescer ao ponto de precisar de trocar de salão já estará na hora de trocar a mesma, (depreciação) ai ela poderia ir para backup, ou com um salão maior quem sabe microfonar a bateria...Quem sabe nê.
Nossa igreja pensando bem tem um público em torno de 15 a 40 membros com lotação máxima de mais ou menos 60 sendo alguns em pé, quando recebemos um pregador importante :lol: .

A mesa é o modelo que o nosso amigo falou no fórum, eu posso graças a alguns contatos, comprar direto do fabricante, por um preço ótimo, 25% mais barato que o menor preço do mercado.


O que vocês acham?
 
Re: Comparativo entre mesas de baixo custo. Ciclotron x Stan

Olá amigos desculpe-me enterromper o papo de vcs.
A pouco tirei uma dúvida sobre ligação de mesa de som/cabeçote e amplificador com o Fernando. Por que o meu interesse pelo assunto:
Tenho uma sobrinha de 15 anos que nasceu com deficiência visual total e ela tem verdadeira paixão por música (esta estudando teclado e bateria) e dentro dessa paixão uma parte que se destaca em especial e o CANTAR tanto acompanhada por músicos como no aparelho de Karaokê que temos ela arrebenta (tem uma voz maravilhosa). Sendo assim eu (Tio) e minha irmã (Mãe) estamos começando a montar um equipamento de som na qual queremos uma boa qualidade, tanto para aparelhos e instrumentos como microfones e é nessa parte que contamos com a ajuda de vcs.

Duvidas:
1- Com um aparelho de Videokê ligado a uma mesa de som BEHRINGER UB1204 FX conectada a um amplificador THUNDER DE 300w com quatro caixas acústicas NCA EQ100W (uma sendo usada como caixa de retorno) consigo um som de qualidade ou ainda precisarei da ajuda de um EQUALIZADOR.

Um grande abraço e desculpe-me pela interrupção da conversa de vcs.

Célio Delazari
 
Re: Comparativo entre mesas de baixo custo. Ciclotron x Stan

O pessoal da um força aqui, :x se esta pergunta estiver em local errado por favor me falarm, gostaria da opnião de vocês.
 
Re: Comparativo entre mesas de baixo custo. Ciclotron x Stan

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.megadisconildo.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=604">http://www.megadisconildo.com.br/Produt ... dutoID=604</a><!-- m -->
 
Re: Comparativo entre mesas de baixo custo. Ciclotron x Stan

Boa noite.
Preciso de uma dica.
Na igreja vamos trocar a mesa, porém não temos condições de comprar uma soundcraft ou yamaha.
Temos atualmente a ciclotron deste comparativo, e estive pensando em comprar a Staner.
Porém muitos aqui falam bem da berhinger, mais ainda sim penso na Staner pela durabilidade.
Então o que faço ? Qual comprar ?
 
Back
Topo