Falante + Tweeter no mesmo plug - como fazer?!?

G

Guest

Guest
Olá! Sou novato aqui no site. Perdoe-me se eu desrespeitar alguma regra.

Na minha igreja, tem uns pedaços de caixa de som que o povo quer juntar e fazer pelo menos duas.

Temos dois falantes e dois supertweetwers da Selenium. Montamos numa caixa que estava vazia. Beleza até aqui.

Agora queremos conectar o falante e o tweeter no mesmo plug. Temos capacitores 225k 250v. Os tweeters são Selenium ST 200. Disseram que tem como conectar os dois num único plug usando esse capacitor. Mas não sei como fazê-lo.

Desde já, agradeço. Abraços a todos!

Wilsinho
 
O certo a se fazer nesse caso é adquirir um divisor de frequencias para que cada falante receba somente aquilo que ele consegue responder. Nos dê mais detalhes do seu sistema, fale sobre a mesa de som, o amplificador e por aí vai.

E seja bem vindo ao SAV!!!
 
wilsinhosp, seja bem vindo ao SAV!

Se houver um crossover, através dele vç manda o sinal para o amplificador em canais diferentes, simplificando, os graves em um canal e os agudos em outro.

Ai voce arruma um cabo PP de 4 vias e liga na caixa com um conector speakon de 4 vias, ficando duas vias para os graves (+/-) as outras duas vias para os agudos(+/-).

Também tem a solução do raphael, ai vai o conforme a sua necessidade.

Abraços!
 
Bom... vamos lá... mais detalhes...

A caixa é bem simples, "caseira". O falante é de 15" da ARLEN, está escrito 500W, mas não sei dizer se é real ou não.

O supertweeter é da Selenium, ST 200, de 8 Ohms.

E o capacitor é 225k 250v.

Vou ligar essas caixas numa potência da UNIC de 400W (200W por canal). Cada caixa será ligada num canal.

Basicamente, é isso!

Não conheço tanto quanto vocês. Nem sei o que é esse "divisor de frequências", "crossover", "cabo PP de 4 vias", "conector speakon de 4 vias"... rsrsrs...

A tentativa é gastar pouco, usando o que já temos. Resumindo, "ligar o falante e o tweetwer num único plug fêmea e fechar tudo dentro da caixa"... Essa é a idéia geral... Bem leiga, né?!? rsrsrs...

Mas estou aqui pra isso mesmo, aprender mais. Agradeço a todos!

Wilsinho
 
coloca o capacitor no + do tweeter. e pronto, pode ligar o + do falante com a outra ponta que sobrar do capacitor e os dois - tb ... seria melhor um crossover ou divisor, mas já que vc quer usar o que tem ...
 
Wilsinho,

Primeiro sugiro que leia alguns dos artigos que estão disponíveis no site, e a medida que as dúvidas surgirem vá postando aqui para o pessoal te ajudar:
Sobre impedância e alto falantes...
http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=189
Sobre o famoso jeitinho brasileiro...
http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=167
Resposta para suas dúvidas, o que é um conector Speakon...e outros.
http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=103
O que é um cabo PP...entre outros....
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=102">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=102</a><!-- m -->
E agora sem pegar pesado, mas já pegando um curso básico de caixas acústicas, pode entrar de cabeça:
http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=94
http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=95
http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=96
http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=97

Siga a ordem acima, tem quase tudo que você precisa de imediato, mas posso te dizer que com o que você possui a sua caixa não vai ficar boa não.

rvtsom escreveu:
coloca o capacitor no + do tweeter. e pronto, pode ligar o + do falante com a outra ponta que sobrar do capacitor e os dois - tb ... seria melhor um crossover ou divisor, mas já que vc quer usar o que tem ...

Não é assim, o que garante que o tweeter não vai queimar? Qual é o corte que esse capacitor fará? Sem contar que um falante de 15" e um supertweter é uma péssima combinação, vai ficar um buracão nos médios.

Wilsinho tente arrumar um drive de médio e um divisor de frequências para instalar nas caixas...

Abraço,

Marcelo
 
Wilsinho

Bem vindo!

Como já indicado, faça a leitura de alguns tópicos do SAV e de alguns artigos.
Amplificadores, capacitores, Woofer e tuweeters são componentes eletroeletrônicos que obedecem regras de cálculo ( elétrico ) para funcionarem corretamente. ( para não queimarem mesmo! ).

Quanto a sua funcionalidade vão desde o "papagaio" até o Home Future. Veja que eu já inventei um nome.

Você está com componentes que não casam para uma boa sonorização, então primeiro tente saber certinho o que é:
Full range, duas vias, ou tres vias de sinal ( O que é frequência ). E o que é divisor de frequência.

Potência RMS, IHF, PMPO. De cara te digo que potência é RMS ! OK?
Que a soma de médios e agudos em uma instalação somam no máximo de 20% a 35% da potência instalada. ( dependendo da instalação que se deseja ).
E que a somatória da potência do amplificador ( ou potência final )deve estar entre 1,5 a 2 vezes as das caixas

Desta forma tome cuidado com o que vai fazer pois poderá danificar algumas de suas peças.
E, não faça nada antes de levantar custos e possibilidades de modificações.

Forte abraço!
 
Donalire disse:
(...)
Você está com componentes que não casam para uma boa sonorização, então primeiro tente saber certinho o que é:
Full range, duas vias, ou tres vias de sinal ( O que é frequência ). E o que é divisor de frequência.

Potência RMS, IHF, PMPO. De cara te digo que potência é RMS ! OK?
Que a soma de médios e agudos em uma instalação somam no máximo de 20% a 35% da potência instalada. ( dependendo da instalação que se deseja ).
E que a somatória da potência do amplificador ( ou potência final )deve estar entre 1,5 a 2 vezes as das caixas

(...)

PMPO deixa que eu ensino o que é, Potência Máxima Para Otário! hehehe, é quase isso, fuja de qualquer equipamento com essas letrinhas malassombradas aí, se bem que hoje em dia não se enocntra mais, só em quipamentos domésticos.

Seu amplificador está subdimensionado, tente substituir por um que tenha "no mínimo no mínimo" a potência dos falantes por canal, sei que você veio aqui buscar respostas emergênciais, mas é hora de aprender um pouco e pensar numa reestruturação desse equipamento aí.
 
Cara,manda um e-mail para a NENIS especificando o que vc tem que eles vão te dar a dica de qual divisor usar,mas, no mais fico com as palavras do amigo Marcelo Cavic ...
 
Galera, vocês manjam mesmo do assunto. Agradeço a todos pelas colaborações.

Li todos os artigos indicados. Cada vez fico mais convencido de que será difícil aproveitar o que temos.

Mas, continuo cheio de dúvidas...

E se, ao invés de eu montar duas caixas com o que tenho, eu montar uma só, usando os dois falantes e os dois supertweeters (ou 1 supertweeter só)?!? Tem como? Posso usar um falante para os graves e outro igual para os médios?!? Como seria isso?!?

Abraços! Obrigado mesmo!!!

Wilsinho
 
Fala Wilsinho,

Fico feliz que tenha lido os artigos, sobre a sua dúvida infelizamente não dá pra fazer o que está pensando, um falante de 15" bom tem uma resposta de frequência limitada de +- 40Hz a 2000Hz, daí pra cima fica muito difícil, isso se falando de woofer e não de subwoofer.

Adotando uma divisão mais típica dos divisores de frequência de três vias:

20Hz a 1200Hz - via de graves
1200Hz a 5600Hz - via de médios seu falante de 15"com certeza não responderá.
5600Hz as 20000Hz - via de agudos

Já o seu super tweeter no site da Selenium diz que ele responde de 2000Hz a 20000Hz a -6dB, mas fazer um corte desse é muito arriscado, principalmente com capacitor, se você cortar com 5000Hz com 12dB/8a, acredito que ele não vai queimar.

Desta forma a região de frequências entre 2000Hz a 4800Hz vai ficar descoberta. Se não tiver outro jeito monte a caixa com 1 falante de 15"e um tweeter, mas com divisor pra poder fazer o corte mais baixo, se for cortar com capacitor , vai ter que calcular o corte mais pra cima e a região descoberta vai ficar maior ainda.

Você não explicou pra gente quais as principais reclamações do pessoal da igreja com relação ao som. Porque quer montar as tais caixas? Existem outras na Igreja? Possuem qual mesa de som?

Fala mais pra gente poder te ajudar...

Um abraço.

Marcelo
 
Só que o valor de um divisor deve ser semelhante a 2 drivers fenólicos, que "serviriam" pra tapar essa brecha. Sabendo ainda que não é a solução mais indicada, é apenas paleativo, o certo mesmo é ter as 3 vias E o divisor.
 
Menino do Som escreveu:

Só que o valor de um divisor deve ser semelhante a 2 drivers fenólicos, que "serviriam" pra tapar essa brecha.

Com toda a certeza. Um bom drive fenólico pode te ajuar bastante, mas vai precisar de um divisor de duas vias.

Wilsinho só pra você entender melhor clique no link e observe com atenção, está em inglês:

http://www.independentrecording.net/irn/resources/freqchart/main_display.htm

Na resposta anterior eu disse à grosso modo certa faixa de frequência ficaria descoberta se você implementar o uso de um falante de 15" e um supertweeter, para que você tenha uma idéia até mesmo caixas com falantes de 15" e bons drives de titânio ficam devendo um pouco em certas regiões das médias frequeências.

Isso explica o fato de muitos membros aqui do fórum preferirem e usarem caixas com falantes de 12" ou até mesmo 10" com drives de titânio e subwoofers para os graves, produzindo uma resposta mais linear e agradável aos ouvidos.

Comentando um pouco o link acima, as teclas do piano sobrepostas com as linhas indicam a região de atuação de cada instrumento e vozes, masculina e feminina. O nosso objetivo como operador de som em uma igreja e fazer com que a mensagem a transmitida chegue ao ouvinte da melhor maneira possível. Sem agredir os ouvidos dos ouvintes e sem distorções para que a palavra de Deus seja compreendida e assimilada.


Continua...
 
O uso de um falante de 15" irá comprometer a resposta das médias frequências, consequentemente de acordo com a tabela proposta no link, os hamônicos das vozes serão cortados, bem como fundamentais de alguns instrumentos e harmônicos de outros também.

O que isso quer dizer: Você terá um som sem brilho, sem definição de timbre, sâo os harmônicos que diferenciam o som de cada instrumento e da voz de cada cantor, são eles que permitem ao seu ouvido diferenciar o som de uma guitarra e um violão, que são instrumentos que atuam numa região bem próxima ou até mesmo te ajuda a reconhecer a voz do Pastor sem que você esteja vendo que está falando ao microfone.

E por aí vai.... É um longo trajeto :wink:

Abraço,

Marcelo
 
Só para ajudar Unic zx 400 é de 400 wattas RMS total, ou seja 200 w RMS por canal em 4 ohms, em 8 ohms 135 w rms por canal.. vai ficar fraco.... tente dividir as frequencias , deixa ele só para médio e agudos empurrando um driver ti ou falante de 10" mais agudos, e coloca outro para os graves. Tenho um zx 600, e fala bem. utilizo para festas tem uma alta margem dinamica, toco no limite sem clipar aguenta bem os picos, sem " arriar " a potencia e nem distorcer. este seu zx 400 vai bem para médios e agudos.
 
É, pessoal... a coisa está difícil... rsrsrs...

Mais dúvidas!

a) O que é um crossover? Um amigo que trabalha com som automotivo disse que é possível usando um crossover. O que ele faz? É caro?

b) E esse tal divisor de frequência, é caro? Como devo instala-lo?

Marcelo, muito obrigado pela atenção e pelas dicas. E obrigado a todos pela força que têm me dado. Abraços!

Wilsinho
 
Cada alto falante "fala" corretamente em uma faixa de frequencia. Um woofer de 15" responde em média entre 40Hz a 4KHz, os drivers de 500Hz até próximo a 8KHz e os tweeters respondem a partir de 5khz. Quando enviamos todas as frequencias sem divisão para todas as vias a qualidade fica comprometida e há o eminente risco de queima de algum componente, eles recebes frequencias além de sua resposta adequada e o que não consegue reproduzir é transformado em calor, os tweeters são os primeiros a queimar em função da bobina mais frágil. Além disso a própria qualidade do audio fica comprometida.

Para evitar esses problemas existem recursos para dividir as frequencias e fazer com que cada via receba apenas as frequencias que foi projetado para reproduzir.
Os divisores passivos circuitos são usados em sistemas full range onde os parâmetros de trabalho são fixos e é necessária praticidade, eles são instalados dentro da caixa, você tem dois fios para entrada e dois ou três pares para saída, um para cada via.
O crossover é basicamente a mesma coisa só que é um equipamento aprpriado para sistemas de grande porte onde é necessário a mudança de configurações conforme os diversos sistemas a ser usados, portanto oferece opções de configuração dos cortes.

DIVISOR_DE_FREQU_48de2f17aa9d9.jpg

cross.jpg
 
Ok... ok...

Mas esse divisor é caro? Resolve meu problema? E como se faz a instalação dele?
 
Divisores estão na faixa de R$ 80,00 a 120,00 cada um. É utilizado um por caixa.

A instalação deles é fácil. Note que, na foto acima, há 4 pares de fio.

branco/preto - é o de entrada, onde vem o sinal todo misturado. Ele é conectado ao conector da caixa de som (P10, XLR, Speakon, etc)

laranja/preto - via de agudos - conectado ao falante de agudos - tweeter
amarelo/preto - via de médios - conectado ao falante de médios - mid-range, driver
azul/preto - via de graves - conectado ao falante de graves - woofer

Existem modelos de 2, 3 ou 4 vias, ou seja, para caixas com 2, 3 ou 4 falantes diferentes.

O maior problema não é a ligação, mas sim saber qual o divisor certo usar. Para isto, ligue para a Nenis (<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.nenis.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;">www.nenis.com.br</a><!-- w -->), com a marca/modelo dos seus falantes, que eles te ajudam a escolher o mais adequado.

Um abraço,

Fernando
 
Boa tarde, Galera!
Posso ressuscitar o tópico ou abro um novo? Estou com um problema semelhante do Guest com muitas outras dúvidas!

Todo caso vou explanar meu causo! Estamos fazendo um upgrade no som da Igreja o som era composto pelos itens abaixo:
Mesa Ciclotron 12 canais
1 Equalizador que nunca funcionou - antigo não sei qual é a escalada de frequência
1 Potencia de 1500 8 ohms da Ciclotron
1 Potencia de 1500 4 ohms da Ciclotron
2 Retornos - Caixa Meteoro Falante de 12 e um médio
2 PA´s - Caixa com dois Falantes de 12 - 1 Falante de Médio 6 polegadas - 1 tweeter selenium 300

Atual
1 Mesa Digital Behringer X18
1 Processador de Audio DBX Venu 360
2 Retornos RCF Art 200
1 Retorno RCF Art 315
2 PA´s - Caixa com dois Falantes de 12 - 1 Fala de Médio 6 polegadas - 1 tweeter selenium 300

Ainda não instalamos a mesa e nem o processador de audio, por causa dos PA´s, abri um dos Pa´s e reformei os dois falantes pq um estava queimado.
Agora que começam minhas duvidas os Pa´s não tem divisor de frequência apenas uma bobina de cobre e o falante médio de 6 polegadas da Arlem dados técnicos : Impedância 4 ohms, 500watts, SPL 97db e Ressonância 1.000 Hz esses foram os dados que consegui.

Esse falante de 6 polegadas é bem antigo e está queimado, a grana está bem curta e agora tenho que tomar as melhores decisões, vale a pena recondicionar os dois falantes da Arlen Dome Pro 150 Genesis ou;
- instalo um divisor de frequência nos Pa´s ou;
- separo tudo e puxo um cabo para os falantes de 12 e um cabo para o Tweeter e o falante de médio?


Galera se puderem dar uma força agradeço!
 
Back
Topo