Gravação

pedronesmartins

New Member
Boa tarde, galera!
É um prazer trocar idéias e ter aulas com vocês, grandes professores!
É o seguinte, ajudo no som da minha igreja, e agora surgiu a vontade de gravar os louvores e pregações...
Tenho um Note core2duo com 4gb de ram e 320 de hd.
Não quero muita coisa, pois não tenho muita grana no momento para invesitr. Sou universitário (direito) e trabalho com hobby na fotografia, que é mto caro tb...
Vi muitos falando na placa INTERFACE DE AUDIO USB BEHRINGER UCA202, e vi também que existe a UCA222, uma vermelha, que é um pouco mais cara.
A igreja tem um som muito bom, e uma Mesa Behringer (não me recordo o modelo, mas se for necessário eu olho depois e posto aqui). Há um tempo atrás um irmão chegou a gravar direto da mesa pro notebook dele, sem placa de áudio, e até que não ficava tão ruim assim. Já vi um outro irmão usando essa usb da behringer, mas nunca ouvi como ficou. Ele sumiu da igreja...
Vocês acham que pra eu começar a pegar gosto, da pra começar? Não quero nada profissional. Talvez uma gravação pra montar um cd pra que eu mesmo possa escutar no carro e tal... Tenho algumas noções de som, pois fiz um curso na escola de música de Brasília, mas não pude aproveitar ao máximo pela falta de tempo e até dedicação. No curso, trabalhei com o sonar e cubase.
Tenho o Sound Forge e baixei recentemente o Audacity. Qual sugerem, ou outro?
Desculpe o texto grande!
Um abraço a todos!
Agradecido.
 
Olá Pedro, seja bem vindo ao SomAoVivo.

para começar, nada profissional, nem precisa de placa alguma!!! Basta comprar um cabo P2 estéreo x 2 RCA (compre um BOM, o mercado está cheio de porcarias), ligar as saídas RCA OUT da mesa no LINE IN do notebook (note que alguns tem MIC IN apenas, até dá para usar, mas com cuidado).

Para tanto, use o Audacity, que é um programa bastante razoável, podendo salvar MP3, fazer pequenas edições.

Um detalhe: você notará que o som gravado nunca fica igual ao som da igreja. Por melhor que fique no culto mesmo, na gravação não fica igual. O motivo é simples: a mixagem na igreja leva em conta diversos fatores (acústica, som dos monitores dos músicos, etc), e obviamente quando você for ouvir em casa não haverá isto.

As interfaces UCA elas lhe proporcionarão uma qualidade melhor no áudio da gravação, mas não imagine que tudo soará melhor: os mesmos problemas existirão, só que melhor gravados.

O Sound Forge é bom para gravação multicanais, mas para começar gravando L/R, o Audacity faz o mesmo serviço de modo mais simples e fácil.

Um abraço,

Fernando
 
Fala pedronesmartins, bem vindo a nossa humilde casa..


andei sumido devido os estudos e trabalho, mas sempre leio os posts..vamo la..

Como o chefe fernando citou ai em cima, para começar a gravar é relativamente facil, pegar um cabo P2 stério de boa qualidade e o audacity, facim de mexer, mas tem que ser esperto se for usar esse cabo P2, nas partes de pico (mais fortes) no culto, pode distorcer um pouco, ja com essa interface USB, ela parece que tem um mecanismo que faz o papel de um limitador, não sei se estou falando doidera, mas até hoje a minha não clipou nenhuma vez nas partes mais fortes do culto, o bom dela que não consome muita memória na hora de gravar, mas seu pente de memória tem que estar 100% bom, o do meu note estava com um módulo defeituoso, dava despejo de memória facil facil. Mas essa é uma opção de várias, a galera ae tem idéias boas sobre gravação, só esperar que vai aparecendo.

Forte Abraço,


Lucas,
 
Olá pedronesmartins! Satisfação!

Até quanto pretendes gastar em uma possível interface? Qual o modelo da mesa?

Abraço!

Anselmo
 
Fala amigos!
O modelo da mesa é Behringer Eurodesk mx8000a

http://www.aktive.nl/behringer-eurodesk-mx8000a.jpg

Bom, perguntaram quanto estou disposto a gastar.. Na verdade não quero gastar muito agora, pois estou investindo em outras coisas, e quero aprender o básico antes de pegar um equipamento profissional e consequentemente mais caro.

Minha dúvida é em relação a essas duas placas. Qual a diferença entre elas? E qual vocês me indicam? Não quer dizer que eu vá comprar nesse site, mas é só pra ter uma idéia mesmo...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-131777503-interface-de-audio-usb-behringer-uca222-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/...-de-audio-usb-u-control-uca-202-behringer-_JM

O Lucas mencionou a respeito do notebook, pente de memória... Meu note é novo, e creio que não tem problemas quanto a isso. Tem 4gb e acho que vai ajudar um pouquinho.
Bom, já decidi que não vou mexer com o Sound Forge agora, vou começar com o Audacity mesmo e ''brincar'' com ele um pouco.

Acho que é isso... Abraço a todos, e MUITO obrigado pelas dicas e sugestões. No aguardo por mais! =D
 
Amigo, vou te dar uma dica preciosa ein!

hehe

Compra pelo Ebay!!

Olha só:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://cgi.ebay.com/Behringer-U-CONTROL-UCA222-2-Channel-Audio-Interface_W0QQitemZ230431253792QQcmdZViewItemQQptZLH_DefaultDomain_0?hash=item35a6c5e520#ht_3401wt_940" onclick="window.open(this.href);return false;">http://cgi.ebay.com/Behringer-U-CONTROL ... 3401wt_940</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://cgi.ebay.com/New-Behringer-UCA202-U-Control-USB-Audio-Interface_W0QQitemZ300397858028QQcmdZViewItemQQptZLH_DefaultDomain_0?hash=item45f11b8cec#ht_500wt_1182" onclick="window.open(this.href);return false;">http://cgi.ebay.com/New-Behringer-UCA20 ... 500wt_1182</a><!-- m -->
 
Grande isinho, primeiramente, muito obrigado. Bom, eu nunca comprei pelo ebay. É muito complicado? Quantos dias deve demorar pra chegar? Realmente sai bem mais barato... Alguém me ajudaria a comprar pelo site? E só por curiosidade (ou não), uma INTERFACE DE AUDIO M-AUDIO FAST TRACK PRO sairia quanto no ebay? olha eu crescendo o olho... rs... eu compro com cartão internacional, e posso dividir no ebay? se alguém me ensinar, ou quiser me ajudar, meu cep é 70308-900. Obrigado! E um abraço!
 
Estou meio sem tempo, mas:

Paypal é sempre a vista e com cartão internacional. Como é barato, a alfândega não taxa (e NÃO é contrabando). Quanto ao prazo, depende...

Em leilão as vezes consegue preço bom em coisas mais caras, o duro é enviar pra cá. Mas um Fast Track da nova está 119,00 dólares. Mas aí tem imposto...
 
Mesmo assim fica em conta. Eu animo fácil comprar uma da M-audio! Mas sempre chega? uns 30 dias?
Qual vocês votam? rs... da M-audio só consigo comprar se for pelo ebay msm...

Desculpem tantas perguntas... Sei o quanto isso deve cansar vocês...
Obrigado!
 
Lembre-se:

É 119 dólares + frete = valor total

Imposto:

Valor total x 60%

Isso se não cobrar ICMS...

Aí sobe bastante mesmo...
 
Eu comprei um case para o notebook no final do ano, estou esperando até hoje... Me passaram o código de rastreamento mas nenhuma notícia. Vendedor com quase dez mil qualificações.

O site dos correios diz que houve um aumento nas importações no fim de ano e isso causou atrasos. Espero que seja o meu caso. Menos mal que foram apenas alguns dólares.

Em compensação já comprei outro item, um adaptador de vídeo para o notebook, e chegou em algumas semanas. As mesmas recomendações para o ML servem para o ebay.
 
Olá pedrones!

As alternativas que vejo são:
- Sair da mesa e entrar direto no note (Cabo Y com 2 P10 TS em uma ponta e 1 P2 TRS na outra). Usa a saída 2Track (2TRK) da mesa e entra no LINE IN do note...
- Sair da mesa, entrar na inter (UCA202) e ir para o note (2 cabos, em uma ponta P10 TS e na outra RCA para o L/R). E da inter o USB direto para o note...

Como dito anteriormente pelos mestres, com a UCA você terá um pequeno acréscimo de qualidade se comparado a gravar sem ela. Daí realmente vai da sua necessidade... Além do já citado Audacity, tu também tem o Kristal Audio para pequenas edições.

Com relação a M-Audio Fast Track Pro, é uma inter onde tu realmente terá mais opções, inclusive com a possibilidade de gravar múltiplos instrumentos com uma boa qualidade. Esta inter acompanha uma versão Lite (5) do Ableton... Ou podes usar o Soundforge que já possui.
http://www.m-audio.com/products/en_us/FastTrackPro.html
No tocante ao preço, o mais acessível que achei por aqui foi R$549,00 no ML mesmo.
http://produto.mercadolivre.com.br/...o-usb-m-audio-pronta-entrega-lema-imports-_JM

Minha opinião é, se queres e podes investir em uma inter com mais recursos, a M-Audio é uma ótima pedida. Agora caso não esteja realmente disposto a investir, grave direto no note sem inter nenhuma e faça uns testes. Escute o material gravado e veja se lhe agrada; caso sim, mantenha. Caso contrário, veja se consegue emprestar a UCA e compare.

Qualquer dúvida, manda aí que a galera aqui ajuda mesmo! (experiências própria.. rsss)

Abraço!

Anselmo
 
Back
Topo