01V96vcm dobrando os canais ( compartilhando experiencias)

Paz, Amados Irmaos,

Abri este tópico para compartilhar uma experiencia que tive com minha 01V:

Depois de fuçar muito consegui colocar o compressor na voz do preletor, porem nosso pastor me comunicou ao final de um culto de domingo que sentia que seu retorno estava com maus contatos, pois oscilava muito o som - mau sabia ele que era o compressor atuando pois coloquei o compressor sem ele saber - apartir dai começei a buscar metodos que me auxiliasse nesse pleito.

Em conversa com o Dener, ele me ensinou a dobrar os canais da 01v sou seja:

No Patch vc direciona o in 1 para o 17 - 2 para o 18 - 3 para o 19 e por ai vai....

Entao do Layer 1-16 vc controla o PA e do 17 ao 32 o retorno, lembrando que fica assim com o botao "HOME'' selecionado os fader da Layer 17-32 tem que estar zerados e com os auxiliares selecionados é o inverso os faders do 1-16 estaram zerados .

DEssa forma para vc mixar o aux 1 selecione - o e em seguida o layer 17-32 e ai vc pode equalizar e mixar tudo so que nos auxiliares seja ele retorno de palco ou fones.
Ou mixar todo o PA de forma diferente do auxiliar ( que foi minha soluçao)!

TOdos na igreja amaram e até o nosso pastor comentou que eu resolvi o "mal contato do retorno dele " !

Bom eu resolvi postar esse tópico pois sei que embora foi uma duvida sanada fora do sav nao podia deixar de contar minha experiencia e quem sabe ajudar outros pois essa é nossa funçao estar a serviço do Reino e do proximo.

Abraços
 
Re: 01V96vcm dobrando os canais ( compartilhando experiencia

Eu apenas passei adiante o que aprendi com o ************ aqui mesmo no SAV...

Antes mesmo de a mesa chegar eu já tinha feito o "patch mental" de como seria.... rsrss

Alías recomendo esse processo a todos (lógico que usem até 16 canais)...

estou usando assim já ha um bom tempo perdi até a conta... e sinceramente (como avisei pro Vinicius) dá muito trabalho pra vc assimiliar o procedimento durante o culto... mas depois fica "presetado" na cabeça e vai muito bem...
 
Re: 01V96vcm dobrando os canais ( compartilhando experiencia

O compressor deveria agregar, tanto no PA quanto no retorno, e não atrapalhar. Qualquer coisa insertada num determinado canal (como um dinâmico), vai valer também para todos os auxiliares. E isso não costuma ser ruim.

Nesse caso, Vinicius, vejo mais como uma regulagem do compressor que poderia ser ainda melhor. Não deveria ser tão evidente (auditivamente) o momento em que o sinal ultrapassa o threshold. Quem sabe um knee mais suave possa ajudar.

Um compressor dando sinais da sua atuação dessa forma não serve muito nem para o PA. Mas ele é uma ferramenta excepcional. Continue investindo no aprendizado do uso dos compressores, ok.
 
Re: 01V96vcm dobrando os canais ( compartilhando experiencia

Estava pensando nisso tb... vc deve ter exagerado um pouquinho no threshold ou no ratio. Vá testando até chegar no ponto ideal. Não há receita de bolo, mas vc pode começar com um ratio de 2:1 e a partir daí ir buscando a melhor configuração.

[]'s
 
Re: 01V96vcm dobrando os canais ( compartilhando experiencia

Pra ter sido confundido com mal contato, realmente deve estar bem exagerado.
 
Re: 01V96vcm dobrando os canais ( compartilhando experiencia

Na verdade no começo eu exagerei no kNEE tinha colocado 5 ja o threshold estava em - 20db, o que apertei mesmo foi no ratio 3,5:1, mas mesmo quando diminui para 3 o Knee e o ratio para 2:1 ele reclamava que sumia as vezes a voz no retorno, na verdade é que ele gosta de "pressao" no monitor dele, e nao gosta de compressor e eu tinha colocado sem que ele soubesse, mas ai resolveu com a dobrada de canais pois tenho 2 compressoes diferentes uma pro PA e outra no monitor !
 
Re: 01V96vcm dobrando os canais ( compartilhando experiencia

Utilizo compressor para esses casos, e resolve bem, o que me deixa tranquilo protegendo as caixas sejam elas retorno ou PA.
 
Re: 01V96vcm dobrando os canais ( compartilhando experiencia

Vinicius.

Só uma observação: não se costuma usar compressor em monitor exatamente por causa deste problema... os músicos/vocalistas (neste caso o pastor) não gostam. Use a compressão só no PA.

[]'s
 
Re: 01V96vcm dobrando os canais ( compartilhando experiencia

ter tem, mas só se vc colocar o compressor pra ficar pós-fader.... ai o sinal dos auxiliares não seriam afetados...

Aliás... uso o compressor nos dois porém no monitor com a compressão mínima... é mais pra ter um controle de ganho independente do PA...
 
Re: 01V96vcm dobrando os canais ( compartilhando experiencia

Exato.... como disse ter tem, porém não aconselho....
 
Back
Topo