2 JBL EON 515 XT... para quantas pessoas?

Hota

Member
Paz! Adquirimos uma mesa Mackie ProFx 12 e 2 caixas ativas JBL EON 515 XT (625 W ?). Usamos para voz e violão para tocar em barzinhos e animação em geral. Surgiu uma proposta para tocarmos na AABB aqui da cidade, animando um desfile e, depois um jantar. Sei que minha dúvida de pende de uma série de fatores... mas, com este equipo para quantas pessoas ele aguentaria?? Parece=me que ser]ao em torno de 700 pessoas no local, salão fechado da AABB (não sei as dimensões mas, não deve ser tão grande pelo tamanho da cidade de 30 mil hab), como falei o som será voz e violão, para mpb, pop... creio que não será dançante ? mesmo porque não é nossa praia... mas, volta e meia, conforme a "catarse" rsrsr o povo qur dançar...Enfim, são essas minhas dúvidas, não sei se alugo um equipo mais potente... Se puderem me ajudar. Grato :lol:
 
Ola Hota..

Eu costumo fazer uma calculo bem simples: 1W por pessoa - isso para ambiente fechado, já no seu caso como você tem 2cx de 625W cada = 1250W total, e pretende atender umas 700 pessoas, vai atender bem sim.
O maior problema é quando as pessoas começam a conversar e a fazerem barulhos, ai é preciso ter Watts sobrando para poder cobrir esse volume de sinal paralelo.

[]'s.
 
Olha amigo tambem tenho essas caixas jbl eon 515 é o seguinte a quantidade de pessoas a sonorizar depende sempre da potencia e qualidade da caixa acustica a nossa JBL EON tem um driver de alta (medios e agudos) deficiente que não empurra volume em longas distancias ou melhor salão grande por exemplo,por outro lado essas caixas EON tem uma ótima pressão nos graves,portanto se um salão de eventos grande acima de 800 pessoas lotar,muito provavelmente as duas JBL EON 515 não irão dar conta nos medios e agudos,ficando um som embolado e sem volume para os ultimos expectadores do salão de eventos,agora o mesmo não aconteceria se tivesse duas RCF Art 7 series que possui driver de alta (medios e agudos) de 250 rms e com amplificaçao superior para atender esse mesmo publico!ok?quero dizer aqui que JBL não é grande coisa e não deveria custar o absurdo que custa no brasil!mais uma vez se for para pagar caro,compre RCF Art 7 series e sejam felizes!

Obs>outra soluçao ja que tem duas jbl eon 515 e um salão grande de eventos seria comprar mais duas caixas EON e ja que tens 2 deixar sonorizando de frente e outras duas para sonorizar o meio e final do salão pelas laterias eu ja fiz isso e deu certo!
 
JBL EON 515 XT / Woofer Selenium???

Pessoal, sei que o topico ja esta bem antigo, porem me surgiu uma duvida... com a união da JBL e Selenium, alguns vendedores estão falando que o Woofer utilizado na 515xt é Selenium... porem no site da JBL internacional consta que o alto falante é o JBL 265F-1 380 mm (15”) Differential Drive®. O vendedor me argumentou que este mesmo alto falante é fabricado pela Selenium... achei bem estranho... alguem tem alguma informacao sobre isso?

Abracos!
 
Oi!
1º- Discordo completamente do Dj Marcelo Cerezer, quando ele disse "a nossa JBL EON tem um driver de alta (medios e agudos) deficiente que não empurra volume em longas distancias" mas como ele escreveu "a nossa" creio que deva estar com problema. A dele me parece não ser XT como a do tópico.
Tenho a 515xt e tem uma excelente projeção.
2º- Comparar caixas com preços diferentes não adianta...Tenho RCF também e para conseguir uma projeção igual ou superior a jbl vc irá precisar de um driver de 2" que na série 7 da rcf proposta por Dj Marcelo Cerezer custaria mais que o dobro do preço da jbl. Sendo assim, sem limite de valor, proponho a utilização de caixas da Meyer que considero uma das melhores...
3º- Quanto a questão do woofer a minha não veio com selenium.
abçs!
 
Oi!
1º- Discordo completamente do Dj Marcelo Cerezer, quando ele disse "a nossa JBL EON tem um driver de alta (medios e agudos) deficiente que não empurra volume em longas distancias" mas como ele escreveu "a nossa" creio que deva estar com problema. A dele me parece não ser XT como a do tópico.
Tenho a 515xt e tem uma excelente projeção.
2º- Comparar caixas com preços diferentes não adianta...Tenho RCF também e para conseguir uma projeção igual ou superior a jbl vc irá precisar de um driver de 2" que na série 7 da rcf proposta por Dj Marcelo Cerezer custaria mais que o dobro do preço da jbl. Sendo assim, sem limite de valor, proponho a utilização de caixas da Meyer que considero uma das melhores...
3º- Quanto a questão do woofer a minha não veio com selenium.
abçs!
 
oi! quando me referi a projeção falei "vc irá precisar de um driver de 2", ou seja a 725.
Não quero entrar no mérito do gosto pessoal, da qualidade, mas sim da projeção e potência.
Apenas quero mostrar que não se pode comparar uma caixa que custa no mercado livre 2000,00 com outra que custa 4000,00. só não concordo com a afirmação "mais uma vez se for para pagar caro,compre RCF Art 7".
Na minha opinião tudo depende da utilização, do propósito. Em muitos casos eu posso achar muito melhor 2 jbl eon 515xt do que uma rcf 725, 4 eon515xt x 2 rcf 725 etc.
Concordo que a rcf 725 é melhor do que a 515xt do mesmo jeito que existem outras melhores que a rcf 725 inclusive da própria jbl amplificada. Cada vez o valor vai ficando mais caro....
Sei da preferência pelos seus produtos e considero suas marcas entre as tops do mercado...
grande abç,
washington
 
WBJR10 disse:
oi! quando me referi a projeção falei "vc irá precisar de um driver de 2", ou seja a 725.
Não quero entrar no mérito do gosto pessoal, da qualidade, mas sim da projeção e potência.
Apenas quero mostrar que não se pode comparar uma caixa que custa no mercado livre 2000,00 com outra que custa 4000,00. só não concordo com a afirmação "mais uma vez se for para pagar caro,compre RCF Art 7".
Na minha opinião tudo depende da utilização, do propósito. Em muitos casos eu posso achar muito melhor 2 jbl eon 515xt do que uma rcf 725, 4 eon515xt x 2 rcf 725 etc.
Concordo que a rcf 725 é melhor do que a 515xt do mesmo jeito que existem outras melhores que a rcf 725 inclusive da própria jbl amplificada. Cada vez o valor vai ficando mais caro....
Sei da preferência pelos seus produtos e considero suas marcas entre as tops do mercado...
grande abç,
washington
ok amigo concordo com seu ponto de vista,eu ainda trabalho com 4 eon 515 anterior a xt e 2 subs eon 518s para eventos pequenos,atualmente vejo que a linha JBL PRX tem sonoridade a nivel das RCF ART 7 series ou melhor claro,nos estados unidos a linha jbl prx que é superior as EON 515 XT é vendido apartir de 1000 dolares é só pesquisar no ebay norte americano para ter uma ideia,uma pena aqui no brasil sermos explorados,pois a jbl eon 515 custa mais de 1000 dolares,desculpe o termo pagar caro,mas hoje eu iria JBL PRX apartir da 615,abraço...
 
WBJR10 disse:
Oi!
1º- Discordo completamente do Dj Marcelo Cerezer, quando ele disse "a nossa JBL EON tem um driver de alta (medios e agudos) deficiente que não empurra volume em longas distancias" mas como ele escreveu "a nossa" creio que deva estar com problema. A dele me parece não ser XT como a do tópico.
Tenho a 515xt e tem uma excelente projeção.
2º- Comparar caixas com preços diferentes não adianta...Tenho RCF também e para conseguir uma projeção igual ou superior a jbl vc irá precisar de um driver de 2" que na série 7 da rcf proposta por Dj Marcelo Cerezer custaria mais que o dobro do preço da jbl. Sendo assim, sem limite de valor, proponho a utilização de caixas da Meyer que considero uma das melhores...
3º- Quanto a questão do woofer a minha não veio com selenium.
abçs!

ok amigo verdade eu me refiro a EON 515 anterior a EON 515 XT,porem abrindo as duas (eon 515 e eon 515xt) é o mesmo driver de alta,falante de 350rms na EON 515 contra 500 rms na EON 515 XT,amplificação de 450RMS na 515 e 625RMS na XT ou seja uma leve melhorada,hoje eu compraria a serie JBL PRX apartir da 615 que é melhor em sonoridade a nivel das RCF,MACKYE etc,nos estados unidos a linha JBL PRX sai apartir de 1000 dolares,aqui no brasil o preço deve ser proibitivo ainda infelismente...valew.
 
Re: JBL EON 515 XT / Woofer Selenium???

DJJacques disse:
Pessoal, sei que o topico ja esta bem antigo, porem me surgiu uma duvida... com a união da JBL e Selenium, alguns vendedores estão falando que o Woofer utilizado na 515xt é Selenium... porem no site da JBL internacional consta que o alto falante é o JBL 265F-1 380 mm (15”) Differential Drive®. O vendedor me argumentou que este mesmo alto falante é fabricado pela Selenium... achei bem estranho... alguem tem alguma informacao sobre isso?

Abracos!
cara jbl eon 515 os driver e falantes são JBL,falantes made in USA e driver made in México,sei disso porque ja abri EON 515 para consertar o Amplificador que queimou,que por sinal tive de pedir um placa nova dos estados unidos,emfim eu mesmo consertei,reinstalei a nova placa e esta funcionando ok,caso alquem queimar o amplificador desta caixa custa a bagatela de 125 dolares nos estados unidos,uma autorizada local queria o triplo para apenas consertar....
 
Ressuscitando o tópico... Uma das minhas ciaxas começou com um ruído estranho e, rachando o som caso elevássemos o volume... Na assistencia (não autorizada) recomendaram a troca do falante... Que voces acham? Se, for trocar o falante, quais vcs recomendariam? Acho que original não conseguirei por aqui e, talvez trazer de outro estado, pode ficar inviável...e precisamos da caixa meio que rápido. Aqui talvez consiga um falante da Selelnium quem sabe snake... Grato
 
Oi Gabriel, a caixa é esta mesma JBL EON 515 XT... eu que abri este tópico, ano passado e, infelizmente uma das minha caixas está com este problema...
Não comprei por revenda autorizada, então, garantia já era...
 
Hota disse:
Oi Gabriel, a caixa é esta mesma JBL EON 515 XT... eu que abri este tópico, ano passado e, infelizmente uma das minha caixas está com este problema...
Não comprei por revenda autorizada, então, garantia já era...
ola se for falantes e ou peças para jbl eon vc encontra nesse site,inclusive eu mesmo comprei o amplificador novo para a minha eon 515 e troquei após passa raiva aqui no brasil,pois nao existe uma assistencia séria ,competente e com preço acessivel no brasil,para ter uma ideia assistencia no brasil queria o dobro apenas para concertar...detalhe precisa de cartao de credito internacional para comprar nesse site..vc tambem encontra no ebay norte americano>>>

<!-- m --><a class="postlink" href="http://reconingspeakers.com/products-page/jbl/jbl-265f-1-eon-515-eon-230-15-383837-001x/">http://reconingspeakers.com/products-pa ... 3837-001x/</a><!-- m -->
 
Pessoal,
aproveitando o tópico, estas caixas da JBL - EON 515 XT responderiam bem para uma banda com bateria,
teclado, guitarra, baixo e 2 vocais em um ambiente fechado para 200 pessoas?
 
Sim.

Ela tem ótima resposta em praticamente todas as frequências, som excelente e faz barulho para mais que 200 pessoas com muuuuita sobra.

Julgando só pela quantidade de pessoas e pelo tipo de uso, dá pra dizer que uma só resolve.
 
pablotiburcio disse:
Pessoal,
aproveitando o tópico, estas caixas da JBL - EON 515 XT responderiam bem para uma banda com bateria,
teclado, guitarra, baixo e 2 vocais em um ambiente fechado para 200 pessoas?

eu tenho 4 jbl eon 515 anterior a xt e frequentemente faço som para uma igreja com banda completa e bateria e não me arrisco com menos de quatro 515 (duas para frente e duas de retorno) e duas 518s ,costumo usar subwoofer quando há banda com bateria para sentir o peso sem forçar as 515...nessa configuração costumo fazer até 300 pessoas...
 
ouvi dizer que a 515xt tem problemas de desarmar e que a melhor seria a eon515. isto procede?
outra duvida que tenho estou em duvida entre comprar AS CAIXAS EON515 ou as Eletrovoice ZXA1-Sub 12-inch Powered junto com ZXA1-90 Powered.
o que me sugerem...
abcs!
 
fernandofernandes disse:
ouvi dizer que a 515xt tem problemas de desarmar e que a melhor seria a eon515. isto procede?
outra duvida que tenho estou em duvida entre comprar AS CAIXAS EON515 ou as Eletrovoice ZXA1-Sub 12-inch Powered junto com ZXA1-90 Powered.
o que me sugerem...
abcs!

cara essa de desarmar não procede,as minhas nunca desarmaram mesmo tocando em festas a todo vapor,as caixas jbl são confiaveis sim o unico problema delas é o timbre abafado nas altas frequências (meio abafada nos medios e agudos) porém tem grave espetacular para djs,não é uma caixa que indicaria para bandas mas sim para deejays que tocam musica eletrônica,alias estou vendendo as minhas 515xt novas,segue link,abraço! :D

<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-466223348-caixa-ativa-jbl-eon-515xt-625-watts-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -watts-_JM</a><!-- m -->

obs>outro detalhe caixas da jbl só dão problema se a energia estiver ruim no local a sonorizar tipo em 110v (deve estar minimo de 110v até 130v) ligadas em 220v (minimo de 210v até 230v) ja vi um cara apanhar em uma igreja com estas caixas ligadas em 110v porém a fiação das tomadas eram de 1mm e a energia não chegava legal o resultado as caixas paravam de tocar no meio do culto,mandei verificar a energia e fiação e apos trocar a fiação para 2x2,5mm para as tomadas e verificar a energia dentro dos padroes os problemas acabaram,fique esperto quanto a isso caixas ativas importadas precisam de energia boa para funcionar não é igual potencia nacional que funciona com qualquer energia,mas tbm muitas vezes não toca nada e a pessoa por não entender acaba descontando no equipamento ao invés de verificar a energia eletrica do local.
 
Back
Topo