4 Bheringer EPX-3000 X 1 StudioR-X5

Deig

Member
Criei esta pesquiza para discutir um assunto muito questionado aqui no próprio fórum, para que os defensores e usuários dos excelentes StudioR brasileiros e para os audaciosos aventureiros defensores da marca alemã Bheringer.
Depois de muito ler aqui mesmo, puder ver que muitos usam as EPX-3000 e que muitos também usam StudioR, em se tratando se frequências baixas, subwoofers, pois bem vamos lá:

Imaginem que temos 8 subs T18 de 800rms cada em 8ohms e para empurrar tudo isso:

Opção 01:

4 EPX-3000 em bridge(ponte) 4 ohms, tocando cada 2 caixas, ao custo de cada potência no Brasil de aproximadamente R$ 1.400,00, totalizando 4 unidades a soma de
R$ 5.600,00

Aos que tem o paraguay como artifício hoje gastariam aproximadamente R$ 1.134,00 já com o devido imposto, ou R$ 966,00 sem o imposto, totalizando R$ 4.536,00 (*c/imposto)ou R$ 3.864,00 (s/imposto).
* Considerando que para 4 unidades, seriam necessárias 4 cotas/pessoas.

Sem citarmos as referências de potência desta marca, por se tratar de algo questionável, quando o manual não cita o termo RMS, mas apenas se baseando pelas próprias experiências e depoimentos dos que já usam e aprovam a sua função, a qual esta sendo avaliada neste caso.

Opção 02:

1 StudioR X5, tocando as mesmas 8 caixas T18, utilizando o máximo de potência em 2 ohms por canal, custando aproximadamente R$ 4.500,00
Onde esta sim, temos a referência de fábrica de 5600 rms em 2 Ohms, cada caixa recebendo 700 rms.

Não estou levando em conta aqui um headroom, pois nem no X5 e nem na EPX-3000 acredito que tem uma margem para isso (novamente lembrando pela falta de informação no manual pela referência rms), e apenas sim uma avaliacão de um modelo contra o outro.

Seria interessante levar em conta:

Custos;
Qualidade, projeto, assistência técnica;
Funcionalidades;
Peso, 40kg (4 unidades bheringer) contra 16 kg (1 StudioR);
Garantia de 3 meses(bheringer) contra 3 anos(StudioR série X);
4 unidades contra 1 unidade (onde 4 podem ser usadas separadamente em mais de um evento ou função).

--
Com toda a certeza, os defensores StudioR vão citar que a briga é desleal e tal, pelos motivos que estamos esperando e que cada um poderá colocar aqui neste próprio tópico, bem como os defensores Bheringer, que acham e acreditam que podem sim, tirar um ótimo som dos ampli da Bheringer, mesmo contra a possibilidade de defeitos após a garatia e de poucos locais de assistência, justamente por se tratar de um produto importado.
As discussão será interssante, pelo menos é o que eu espero, por se tratar de um excelente canal de comunicação, e com a existente democracia, acredito que poderemos discutir e analisar todos os aspectos necessários.

Fiquem a vontade, mas com respeito...rssss :lol: :lol:

Forte abraço a todos
Deig
Curitiba/PR
 
Eu mesmo já vou começar...rssss

Tenho uma EPX-3000 a exatamente 3 anos, e pasmem, nunca me deu dor de cabeça, e olha que já suguei tudo o que podia dela, com o cross interno, sem, em mono, stéreo e bridge e me sempre me atendeu para o que precisei, gastei a bagatela de R$ 730,00 no paraguay é claro, e com o imposto embutido, ou seja, pelo tempo e pelo que já usei, ela poderia torrar amanhã, e eu mesmo assim estaria satisfeito pelo tanto que me rendeu, mas é claro que ninguém compra algo, independente do valor, pensando em perdê-lo assim, so nada, a qualquer momento.

Já consegui com um parceiro, disponível para testar, um X5 da StudioR, mas preciso aguardar a chegada de um DCX, recém adquirido, para poder processar o devido sinal do X5 e não torrar meus subs.
Como toda pessoal normal, que quer sempre mais, eu quero mesmo é um X8, mas resolvi aplicar uma dica recebida, de que toda empresa de som, deve ter um X5, então é certo que antes comprarei um X5, pois se garantem tanto nos subs quanto nos médios graves, e que depois sim, com uma melhor estrutura, AC adequado, correr atrás do X8 e quem sabe o X12.

Pois bem, o que me falta para poder palpitar mais e responder a pesquiza com precisão de aceitação, são mais 3 EPX-3000 (estou quase correndo ao py, pra comprar mais 3, a R$ 1000,00 cada...rsss) e as devidas caixas de sub com um subwoofer mais forte e de acordo com o teste, já que não indicam utilizar uma EPX-3000 em bridge pra bater 2 subs de 450 que os subs não irão durar um ano, mas enfim, chegando o processador, poderei avaliar com os meus subs disponíveis (4 de 450 rms em 8ohms cada), e postarei aqui, qual foi o resultado obtido no X5, mesmo assim, esperando de vocês algo mais aproximado do setup da pesquiza.

Com um headroom deste, até acredito que a performace do X5 saíra bem melhor do que se estivesse empurrando os tais 8 subs de 700 rms, onde não teria um headroom.

Seria isso
Abraço a todos
 
E quanto ao consumo de energia?
e em relação à organização de 4 AMP X 1 AMP? (cabos, case, etc.)

Só pela garantia o StudioR já dá de lavada nestes beringher, sem contar o atendimento e suporte deste excelente fabricante nacional.
 
Studio R disse:
Deig,

Muito interessante o debate proposto. Vamos acompanhar e estamos curiosos pelas impressões de todos. :D

Mas gostaríamos de acrescentar mais alguns aspectos importantíssimo de serem analisados nesta questão de ter 4 amps para fazer o trabalho de apenas 1 (parte da "lebre" já levantada em adianto pelo Oseias):

1- Quanto mais amps no sistema, mais chances de problemas. Logo usando 4 amps para fazer o trabalho de 1, se tem 4 vezes mais chances de problemas.
2- Como todo amp pode dar problemas, só está garantido quem tem 100% de amps de reserva. Se você trabalha com 4 amps, precisa portanto levar sempre 4 amps de reserva. Se trabalha apenas com 1 amp, só precisa de 1 de reserva e está 100% garantido.
3- Quanto menos amps em um serviço, mais lucratividade. Quem faz um serviço levando apenas 2 amps (isso já contando com o amp reserva e 100% de backup), economiza muito em transporte, em mão de obra de carregamente e descarregamento, em racks, em tempo de montagem e desmontagem, em fiação e conectores, em armazenagem e até em combustível etc. Quem para fazer o mesmo serviço precisa levar 8 amplificadores (16U rack contra apenas 4U rack e 80kg contra 32kg, fora os racks e cabos), logicamente lucra muito menos se cobrar o mesmo valor pelo serviço prestado (e não terá desculpa para cobrar mais, já que o resultado será o mesmo), fora que terá muuuuuito mais trabalho para fazer exatamente o mesmo serviço.
4- Os amps não fazem nada sozinhos, portanto na hora de calcular o custo de um conjunto de amps e seu custo operacional, temos que calcular também justamente estes custos de fiação e rack juntos. E aí veremos que, no final das contas, apesar do custo de um X5 ser equivalente ao custo de quatro EPX-3000, na hora que somarmos a isso o custo dos racks e cabos necessários a cada grupo de conjuntos, veremos que o custo dos EPX aumenta bastante em relação aos do X5. Fora o custo operacional...

E se a idéia é ter um sistema que pode ser desmembrado constantemente em eventos menores (para valer a pena), aí então em nossa opinião não é melhor nem um e nem outro, e sim considerar o investimento na compra de caixas ativas como as SKY Sound, aí sim flexibilidade total já que cada caixa sozinha pode já fazer um determinado serviço, sem qualquer interdependência das demais. :mrgreen:

Grande abraço!

PS:
Como toda pessoal normal, que quer sempre mais, eu quero mesmo é um X8, mas resolvi aplicar uma dica recebida, de que toda empresa de som, deve ter um X5, então é certo que antes comprarei um X5, pois se garantem tanto nos subs quanto nos médios graves, e que depois sim, com uma melhor estrutura, AC adequado, correr atrás do X8 e quem sabe o X12.

Quanto a afirmação acima, não é bem assim... dê uma olhada em nossa resposta em seu outro post: <!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=7&t=6556&start=45">viewtopic.php?f=7&t=6556&start=45</a><!-- l -->


Realmente, ao se considerar um backp de todo o sistema, melhor ter 2 do que 8 amps, só consigo ver a saída para EPX, quando o poder aquisitivo é pequeno e devagar, onde a compra é feita por partes, outra que acho dificil queimar de uma unica vez 4 amplis, já vi gente usar 4 e mais um de backup que até hoje nem sequer utilizou.
Logo, também sou a favor que se tem pra gastar em 4 EPX, deve comprar é um X5, senão deve avaliar o que é mais importante, guardar mais recursos ou ter que optar em alternativas mais em conta e já poder atender alguns serviços compativeis as guerreiras EPX.

Eu realmente gostaria de ver aqui aquela tropa que usa os EPX, que já testaram de cabo a rabo, até mesmo em 110V, estes sim , têm consigo uma experiência desigual para com o assunto, só nos resta aguardar.

Quanto a questão de se usar o X5 ao invés do X8 quando a energia não for boa, certamente quem postou lá no orkut, está mais perdido que eu...rssss, é cada um, ao invés de ajudar, só vem a atrapalhar, como é bom conversar com quem realmente entende e que tem baseamentos em seus ensinamentos.

Encontrei mais um depoimento, citando que toda empresa deve ter um X5...lá nos depoimentos de clientes da studioR, segue o link:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.studior.com.br/opine.html">http://www.studior.com.br/opine.html</a><!-- m -->
Comentário do Eduardo Irigaray - Proprietário da La Movida
Saberia me informar no que poderia usar um X5, quando se tem varios outros superiores da linha? Eventos pequenos???

Valeu novamente StudioR
Abração
 
edumichel disse:
QUAL USAR MARK AUDIO MK 3.0 OU BEHRINGER EP 4000, VOU USAR EM 02 SUB DE 800W RMS 8ohs

Mesmo não tendo usado nenhuma das duas, eu iria de Mark Audio Mk 3.0, em bridge deve ficar bem bacana com dois subs, considerando que esta potência pesa 21,5 kg e utiliza 3Us, segundo o manual, pena não especificar quando dá em bridge, mas se realmente dá 3000 rms em 2 ohms, em bridge em 4 ohms (dois subs) deve atender bem, já quanto a EP4000, como todo Behringer não especifica se sua potência é em rms, é de suspeitar, acredito não dar os tais 4000 rms em 2 ohms como informa o manual, mas em bridge deve atender também dois subs, lembrando que a EP4000 são 2Us e pesa apenas 16,6 kg, como ambas são em classe H, eu ainda voto na Mark Audio, fora a assitência nacional, que acredito ser mais acessível que Behringer.

Mas se o problema não é custo, eu iria de StudioR, quem usa subs fortes de 800 rms, deve optar por potências também fortes, e que tenham o dobro de potência do sub.
Veja a X12 da StudioR:
2 ohms - 11.000 w RMS - 5.500 w RMS por canal - 8 subs x 1.375 w RMS - Tranquilamente aceitável
4 ohms - 6.580 w RMS - 3.290 w RMS por canal - 4 subs x 1.645 w RMS - Headroom ótimo - dobro de potência/ainda sobra um canal
8 ohms - 3.640 w RMS - 1.820 w RMS por canal -2 subs x 1.820 w RMS - Headroom absurdo de bom !!!

Para qualquer opção em quantidade de subs, numa X12 não esqueça que precisa de um processador para limitar o sinal, para não torrar seus subs.
Com uma X12, pode começar com 2 subs, depois dobrar pra 4, e depois novamente dobrar pra 8, sem precisar comprar outra potência.
São 2Us em somente 17,5 Kg

Dei o meu pitaco, mas a dica mesmo, é pesquisar amigo, e bastante para não se arrepender.

Abração
Deig
Curitiba/PR
 
Back
Topo