AES 2012 no SAV - ao vivo

Gerson Araújo

New Member
Pessoal,

Por questões familiares e profissionais, muito provavelmente não poderei estar na AES 2012, mesmo morando tão pertinho de São Paulo. Quem sabe um milagre para conseguir um dia.

Então estou sentindo na pele o mesmo que outros, por querem participar do encontro e não poderem (por motivos legítimos).

Assim, quero fazer uma proposta a todos os que estão com passagens compradas para o evento e estão certos de participar. É o seguinte:

a) Cada um que for na AES poderia levar sua máquina fotográfica e escolher um item/evento/estande/equipamento/novidade para fotografar e escrever um pequeno texto sobre o assunto (pode ser um parágrafo) ou fazer uma entrevista com alguém, quem sabe. Nada muito elaborado, não é um tratado jornalístico. Apenas suas impressões, da forma que você as percebeu. Quanto mais pessoas fizerem isso, mais elementos diferentes podemos ter.

b) Num dia depois do evento, quem sabe na segunda feira seguinte (não pode demorar muito para não dispersarmos), à noite, me prontificaria a disponibilizar uma sala virtual para um debate ou comentários de quem foi sobre cada assunto que ele fotografou ou quizer comentar. Tudo via webconferência. E gratuito. Eu só precisaria que enviassem as fotos e textos (ou qualquer outro material pertinente) para que eu possa organizar o material antes.

c) Divulgaríamos aqui no SAV para o máximo de pessoas possam ouvir as experiências dos que foram.

Resumo: uma webconferência ao vivo, interativa, via internet, gratuita, com as pessoas que participarem da AES 2012 e quizerem compartilhar o que foi o evento para eles com os outros aqui do SAV que não puderam ir. Para participar dessa proposta online, bastaria um computador e internet de banda larga. Os "palestrantes do SAV" precisariam ter também câmera e microfone. Os interessados receberiam um link especial e teriam acesso à sala no dia combinado. Claro, o encontro virtual é gravado e ficaria disponível para quem quiser rever.

Quem sabe poderíamos fazer em 2 etapas (dois dias): uma com os comentários de quem foi, e outra com um resumo do painel sobre áudio nas igrejas. Quem sabe.

Bom, é só uma ideia. Fico disponível para viabilizá-la tecnicamente com a ferramenta de webconferência. Mas preciso do apoio de todos, dos que irão ao congresso (com algum material visual e comentários), de quem possivelmente participaria do encontro virtual (com a sinalização de uma possível presença), e principalmente da anuência dos líderes do fórum. Também estou aberto para sugestões e evolução da ideia. Vamos ver a aquiescência do projeto.
 
Oi, Carlos.
A paz.

Usamos uma ferramenta da Adobe para web meetings já há algum tempo, para treinamentos e cursos online. Inclusive já fizemos uma aula aberta com participantes do SAV, também um congresso sobre sonorização com a participação do David Fernandes e do Bersan.

Pelo método, os "alunos" da sala virtual podem estar em qualquer lugar do país (ou do mundo) desde que tenham um computador e internet de banda larga. Não é preciso que a banda seja extraordinária, 1 ou 2 Megas já são suficientes. Claro que quanto mais melhor. O chamado "palestrante" da sala virtual também pode ministrar o conteúdo de qualquer lugar, até mesmo de sua própria casa. Foi assim com o David e com o Bersan, eles estavam em suas casas quando deram a aula. Mas o professor, além do computador e internet, também vai precisar de uma câmera e microfone instalados.

A cada participante lhe é enviado um link, e tão somente por esse link ele poderá entrar na sala. Uma vez na sala virtual, tudo se parece com uma sala presencial convencional. O palestrante aparece num video (e os alunos também se quisermos), pode usar o seu ppt, mostrar fotos, textos, páginas da web, outros videos, e até o seu próprio desktop. Os alunos podem fazer perguntas ou comentários em tempo real, usar um chat, responder enquetes ao vivo, baixar algum arquivo que o professor queira disponibilizar na hora, dentre outras coisas, tudo de forma muito controlada. Até mesmo se um aluno estiver falando besteiras, conturbando a aula, ou com comportamentos indecorosos, ele pode ser excluído do ambiente virtual. Mas isso não vai acontecer, espero. Aconteceu comigo apenas uma vez.

Não é preciso nenhum programa especial para isso, tudo é feito pelo próprio navegador da pessoa. Dá para ver algumas imagens de uma aula em nosso site, entre em "Sobre a Sala Virtual" no site <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.acmo.com.br">http://www.acmo.com.br</a><!-- m -->

A ferramenta permite gravar a palestra, com todos e com tudo o que aconteceu. E imagino disponibilizá-lo. É um pouco diferente do que acontece no audioreporter ou no skype, pois o ambiente é rico em recursos didáticos disponíveis, o professor pode até desenhar à mão livre se quiser. Não é um video apenas.

Bom, acho que é isso. Espero ter dirimido suas dúvidas. Se não, é só perguntar.

Deus o abençoe.
 
Deixa eu ver se entendi, é streaming? Alguém atua como servidor ou há uma máquina com link dedicado para isso? Pois se for servir algumas dezenas de pessoas, nossa internet residencial não tem upstream suficiente para isso. Outra pergunta: qual a codificação desse vídeo que chega para os clientes, quantos mbps? Resolução? Áudio mono/estéreo, qual compressão, quantos kbps?
 
Oh, Carlos. Não sei se vou conseguir responder todas as perguntas nesses termos, mas vamos lá:
- o servidor é da Adobe
- quem tiver pelo menos 1 Mbps de download e 0,30 Mbps de upload consegue participar bem, se tiver menos fica travando muito; mas hoje é bem comum banda maior do que isso em grandes cidades (claro que a internet não é igual para todos)
- não sei de cabeça se o audio é mono ou estereo, mas para esse fim o mono é mais do que suficiente, acho que ainda não precisei de algo realmente em 2 canais.
- sobre a compressão do áudio, costumamos usar a melhor possível, afinal essa é nossa ferramenta. Mas não sei em kbps, eles disponibilizam 3 estágios de opção, e escolhemos a melhor. Dá para trabalhar bem, pois a voz humana fica transparente, clara e inteligível. Não é muito diferente do que você ouviria pelo skype, por ex. Dá pra fazer até alguns exercícios auditivos, como identificar frequências.
- já no vídeo, para não carregar muito a banda, usamos no máximo 640x480 a 15 (ou 20) quadros por segundo. Às vezes até menos, 320x240. O pessoal da Avid, quando eles usam essa ferramenta da Adobe, deixam um vídeo microscópico, bem menor do que o nosso. Na realidade, o vídeo não é a coisa mais importante, há muitas outras opções para visualizar.

Acho que você não precisa se preocupar muito com essas questões, é uma ferramenta "profissa" e rola bem. Pelo menos, ao longo dos anos, temos tido uma experiência muito positiva. Muita gente séria usa a Adobe, procure no site dos caras por Adobe Connect (<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.adobe.com">http://www.adobe.com</a><!-- m -->). Claro, que se a banda do aluno (ou professor) estiver oscilando muito, e eles tiverem uma banda pequena, picota um pouco. Assim como (talvez) aconteceria no skype. Mas para driblar isso é só evitar, pelo menos para quem estiver palestrando, que ele esteja numa banda limítrofe. Nunca vimos problemas, nem picotes, nem nada do gênero, com 0,6 Mbps de upload e 3 Mbps ou mais de download.

Ficamos com o coração apertado porque muita gente em nosso país nem tem internet de 1Mbps. Muita gente usa via rádio de baixa qualidade e sofre até com uma chuvinha. Mas enfim, muitas outras pessoas podem ser beneficiadas. Na última aula aberta que promovemos, tivemos cerca de 80 participantes. Um número razoável, tratando-se de Brasil.

Bom, é uma ferramenta que usamos, tem dado certo, um sistema que tem lá suas limitações, mas que nos tem dado um saldo positivo. Como disse, estamos disponibilizando gratuitamente para o SAV (ela nos custa 500 dólares por ano), e acreditamos que possa ser bênção na vida de muitos. Inclusive, em conversas com o David Fernandes, nos dispomos a promover coisas semelhantes, gratuitas, mais vezes. Quem sabe uma vez por mês. Mais detalhes desse projeto acho melhor ser direto com o David. Penso que ele disse que iria consultar os outros responsáveis do site, talvez pela correria da AES ainda não tenha dado tempo.

Se não der certo para essa vez, podemos pensar num encontro virtual, com essa ferramenta da Adobe, só com a liderança do SAV para conhecer, sem compromisso algum de nada, apenas para conhecer. Quem sabe haja mais tranquilidade. Ou não.

De qualquer forma, os questionamentos são pertinentes. Há muitas outras formas e ferramentas para fazer a mesma coisa. As que fazem a mesma coisa literalmente, são caras quanto. Nós temos essa, por isso oferecemos essa. Só mais um detalhe, podemos abrir quantas salas virtuais quisermos, inclusive simultaneamente, mas com o limite de 100 participantes por sala. A Adobe também tem uma página que testa se o seu computador está ok para uma webconferência, inclusive verifica a sua banda e lhe fornece um diagnóstico de tudo.

Tudo bem, Carlos. Espero ter ido de encontro às suas expectativas e ter sido feliz. Algo mais? É só perguntar, ok.
 
Obrigado pelas informações, Gerson. Na verdade não estou duvidando da capacidade, apenas curioso em relação à tecnologia usada pois no meu emprego anterior na Caixa Econômica estávamos fazendo aulas virtuais pela WAN da Caixa, usando o Windows Media Encoder. Uma solução mais simples e também muito mais limitada pois não temos interatividade.
 
Beleza. Vamos ver se dá certo, isto é, se conseguimos a aderência do pessoal que vai oara a AES, para participar ao vivo conosco, dividindo a experiência do congresso, inclusive mandando algumas fotos.
 
Uma EAS virtual já é meio muito, mas se o pessoal falar um pouquinho doque encontraram, acho que vai ser bom. Se houverem imagens, textos, entrevistas, ou qualquer coisa do gênero, vai ser melhor ainda.
 
pTjz,

A ferramenta que o audioreporter usa é apenas um videochat, não uma ferramenta educacional de webconferência (que é bem diferente e muito mais rica em recursos didáticos). Mas o bom do vokle é que é gratuita, pra coisas mais simples dá. Usamos a Adobe porque temos outra proposta online. Mas a vokle também é legal.

Gabriel,

Vamos ver se o pessoal que vai aderir mesmo à proposta.
 
A Paz para todos, quem puder pegar informações, fotos videos da nova série da Yamaha a CL será de grande valia, pois esta sendo apontado por muitos la fora como o grande lançamento do ano. E parece que para sabermos um pouco mais sobre ela, essa sera a unica oportunidade.
 
seguem algumas fotos do workshop da Allen e Health sobre a Ilive e GLD 80, fotos apenas da GLD 80...

DSC00083.jpg


DSC00076.jpg


DSC00075.jpg


DSC00074.jpg


DSC00073.jpg


DSC00072.jpg


DSC00071.jpg


DSC00073.jpg


DSC00069.jpg


DSC00068.jpg


DSC00080.jpg
 
O murilo benedito pode comentar um pouco mais... mas no meu ver a GLD 80 vem com tudo contra as Roland com as V-mixer e as Ls9....

O preço será muito bom cerca de 30 mil completo.... e com muito facil de se operar... depois de pegar algumas duvidas com o especialista (meu pai preciso aprender ingles.... me senti um analfabeto hoje) entendi toda a funcionalidade da mesa e sinceramente gostei muito das opções apresentadas...

Só de aux pra efeitos são 8... detalhe é muito fácil de se cascatear a saida de um efeito na entrada de outro pra se poder combina-los...


aboliu-se o uso da velha e boa fita crepe com marcador de CD pra nomear os canais... o visor te passa o nome e um resumo de algumas informações basicas do canal....

Pra quem pensa em usar em estrada não é muito atrativa não... nesse caso vai de iLive que é muio mais negócio.... quanto ao publico de instalações principalmente igrejas é muito bom...

O ideal pra mim seria duas GLD uma pra PA outra pra monitor com placa Dante audionate pra splitar o sinal....


Ah quase esqueci ganhei um fone de Brinde no sorteio... rsrsrs XONE XD-20....
 
Back
Topo